Deu pau no câmbio da XR 200R!! Me ajudem!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Edu, deixa eu tentar adivinhar: Vc tentou trocar de marcha na hora que deu a pane ou momentos antes?

Aconteceu com um amigo meu, ele forçou a segunda a partir da terceira e empenou o garfo. Dizem por aí que a caixa da Agrale é meio frágil... Mas é bem mais simples de mexer do que numa 4 tempos.

A Agrale anda muuuito mais que a XR200, mas no geral a 200 é uma moto melhor... Mas isso só pq vc não acha todas as peças de agrale, peças de suspensão, freio, acabamento, etc. Isso faz com que a moto vá ficando "áspera" e não dá prazer de pilotar... Não sei aí, mas achar um simples cabo de acelerador por aqui já é uma luta.
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Mensagem por Edu1 »

tornado_tinkerer escreveu:Edu, deixa eu tentar adivinhar: Vc tentou trocar de marcha na hora que deu a pane ou momentos antes?

Aconteceu com um amigo meu, ele forçou a segunda a partir da terceira e empenou o garfo. Dizem por aí que a caixa da Agrale é meio frágil... Mas é bem mais simples de mexer do que numa 4 tempos.

A Agrale anda muuuito mais que a XR200, mas no geral a 200 é uma moto melhor... Mas isso só pq vc não acha todas as peças de agrale, peças de suspensão, freio, acabamento, etc. Isso faz com que a moto vá ficando "áspera" e não dá prazer de pilotar... Não sei aí, mas achar um simples cabo de acelerador por aqui já é uma luta.
Eu tentei trocar de marcha depois que ela deu o problema. Eu estava em uma descida na 5a. marcha. Quando entrei na reta fui dar uma acelerada e de repente deu um tranco na caixa e a roda tras. travou. Como se estivesse pegando no tranco de 2a.. A marcha caiu p/ 1a. ou 2a.. Puxei a embreagem. Ao acelerar novamente ela caiu em ponto morto. Depois fiquei tentando engantar alguma marcha.
Isto aconteceu no aslfato quando eu estava indo embora. Mas na terra, antes do problema, acontecia que de vez em quando eu estava de 4a., por exemplo, dava uma acelerada mais forte e a moto parecia dar uma "chicotada" (dando a impresao de mudar de marcha fora do tempo sem puxar a embreagem). No caso da Agrale p/ abrir a caixa de marcha tem que tirar o motor tambem né? Se caso for o garfo empenado, eh possivel desempena-lo ou tem que ser somente um novo?
Em ralacao às pecas de Agrale, aqui eh uma dificuldade muito grande de encontra-las. Eh um dos motivos porque quero fazer a troca. Por exemplo, o meu pedal do freio traseiro quebrou e tive que rodar a cidade e adjacencias quase toda p/ encontrar um substituto. So encontrei um usado que ainda estava um pouco entortado. Lona de freio, so achei em uma loja. A bucha da relacao e os rolamentos tambem tive dificuldades p/ encontrar. Estou imaginando o dia que eu precisar de algumas peças que sao menos consumidas.
Mas em termos de durabilidade do motor e caixa, suspensao, freio, força nas subidas e etc a Agrale eh melhor que a XR200? Isto considerando a XR sem mexer no motor original dela.
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Pode ter sido mesmo o garfo empenado, mas só abrindo pra saber...

É relativamente facil trocar. Basta tirar o cilindro (com o motor no lugar), tirar o motor da moto, abrir as metades, vc vai ver a carreta com as engrenagens perto do eixo do pinhão, qdo vc puxar ele, os garfos caem todos na bancada, aí é só vc achar o garfo que tem uma marca tipo lixada (esmerilhado) e troca-lo... Pode ter empenado mais de 1 garfo...

Se vc tiver uma fonte de peças de Agrale de forma que tudo que vc quiser vc consegue rapidamente, a Agrale é melhor que a XR200 em todos os aspectos, ainda mais se a sua é uma 30.0 (que não seja a elefantre de partida eletrica, essa moto tem uma suspensão fraca). Mas esse não é o caso, peças de agrale são moscas brancas. Vá de XR200, que ainda tem peças a venda na farmácia... E por mais que vc mexa na 200, ela nunca vai acompanhar uma agrale...
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Agrale no CTI

Mensagem por Edu1 »

tornado_tinkerer escreveu:Pode ter sido mesmo o garfo empenado, mas só abrindo pra saber...

É relativamente facil trocar. Basta tirar o cilindro (com o motor no lugar), tirar o motor da moto, abrir as metades, vc vai ver a carreta com as engrenagens perto do eixo do pinhão, qdo vc puxar ele, os garfos caem todos na bancada, aí é só vc achar o garfo que tem uma marca tipo lixada (esmerilhado) e troca-lo... Pode ter empenado mais de 1 garfo...

Se vc tiver uma fonte de peças de Agrale de forma que tudo que vc quiser vc consegue rapidamente, a Agrale é melhor que a XR200 em todos os aspectos, ainda mais se a sua é uma 30.0 (que não seja a elefantre de partida eletrica, essa moto tem uma suspensão fraca). Mas esse não é o caso, peças de agrale são moscas brancas. Vá de XR200, que ainda tem peças a venda na farmácia... E por mais que vc mexa na 200, ela nunca vai acompanhar uma agrale...
A pessoa que esta mexendo p/ mim tirou o motor e abriu as laterais. Para abrir a caixa tem que tirar o magneto.
Porem o magneto esta dificil de tirar. Tem que ter uma chave apropiada. Me parece ser o magneto japones e nao o espanhol. Ele possui 3 furos.
Ele levou em um mecanico conhecido p/ tentar tira-lo. O mecanico disse que o magneto parece nao ser o da Agrale que ele nunca viu Agrale com tal modelo de magneto.
Duvida: Eh comum em Agrales SXT27.5 o pessoal colocar outro tipo de magneto? Com a suspensao traseira ja ouvi dizer que muita gente coloca a da XL250. Com o magneto acontece algo semelhante?
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

A chave especial ajuda muito, mas eu nunca usei uma, já removi diversos magnetos somento batendo na ponta do eixo, sem usar muita força, sem brutalidade, com bastante paciencia... bate bate bate bate... Meia hora depois (as vezes mais), o magneto sai (cai...) sozinho. Pra tirar o parafuso, basta pisar no freio traseiro com a moto em marcha (peça pra alguem pisar no freio), aí é só girar o parafuso normalmente. Talvez vc consiga abrir o lado da embreagem, não me lembro bem como é na Agrale (faz tempo q não mexo em uma!), mas algumas motos permitem que se abra as bandas só soltando o conjunto de embreagem.

Nunca ouvi falar de trocar magneto em moto nenhuma, mas não duvido.

O amortecedor da XL250 cabe certinho, mas o q é frágil são as articulações da suspensão, elas quebram...
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Mensagem por Edu1 »

tornado_tinkerer escreveu:A chave especial ajuda muito, mas eu nunca usei uma, já removi diversos magnetos somento batendo na ponta do eixo, sem usar muita força, sem brutalidade, com bastante paciencia... bate bate bate bate... Meia hora depois (as vezes mais), o magneto sai (cai...) sozinho. Pra tirar o parafuso, basta pisar no freio traseiro com a moto em marcha (peça pra alguem pisar no freio), aí é só girar o parafuso normalmente. Talvez vc consiga abrir o lado da embreagem, não me lembro bem como é na Agrale (faz tempo q não mexo em uma!), mas algumas motos permitem que se abra as bandas só soltando o conjunto de embreagem.

Nunca ouvi falar de trocar magneto em moto nenhuma, mas não duvido.

O amortecedor da XL250 cabe certinho, mas o q é frágil são as articulações da suspensão, elas quebram...
Abri a caixa e eram algumas engrenagens que estavam com os dentes quebrados. Os garfos parecem estar bons. Agora é achar as peças.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem