Deu pau no câmbio da XR 200R!! Me ajudem!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Deu pau no câmbio da XR 200R!! Me ajudem!

Mensagem por GELOUS »

Caros colegas, estava eu feliz e tranquilo, chegando em casa, quando de repente fui reduzir a XR 200, de 4ª pra 3ª e nada!!! Aí tentei de novo e caiu no ponto morto! Logo depois consegui reduzir pra 2ª, mas não conseguia engatar a 1ª e nem o ponto morto!!! Após uma batalha com a magrela consegui engatar a primeira e sai pra testar. Enfim, a moto só tá engatando até a 3ª e pra reduzir da 2ª pra 1ª e por o ponto morto só com reza braba mesmo!!! Quarta e quinta marchas eu num tô conseguindo nem rezando!! Amanhã vou ter que levar no mecânico, mas se alguém puder me dar informações pra eu não ser lesado lá na oficina eu agradeço!!
O que pode ser? O cambio foi pro beleléu? Será que vai ser caro? A parece que tá funcionando direito, mas, vai saber!!!
Valeu!
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Acabei de voltar da oficina e o cara me disse que deve ser o garfo e a estrela do cambio... mas, certeza, só abrindo! Também já me passou o orçamento da mão-de-obra que vai ficar em 200,00. Resultado: minha moto vai ficar de castigo... vai ficar parada pelo menos uns dois meses, pois tô sem grana pra arrumar.
Além disso, o cara disse que a mão-de-obra é cara porque tem que tirar o motor e abri-lo e que isso é muito trabalhoso. Como pretendo pintar o quadro da minha moto e também jatear o motor, vou deixar pra fazer o serviço todo de uma vez só, pois assim talvez eu economize uns trocados.
Quero agora umas dicas pra deixar a moto parada tanto tempo. Como faço pra bateria não ir pro beleléu? A moto num tá nem ligando, pois ela só pega no ponto morto. Curiosamente, a moto está como se fosse no ponto morto e não tá engatando nenhuma marcha... mas como não está com aquela luzinha do ponto morto acessa a moto num liga de jeito nenhum!
Valeu!
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Mensagem por leobalster »

fala gelous, em u ma outra dt que eu tinha, o ypvs era eletronico, e como a moto ficava no meu sitio, e eu ia pouco la, toda vez que eu ia embora eu tinha que desligar a bateria pra ela naum arriar, e na dt funcionava, acredito que na xr tb funcione, mas se num for isso, espera os mais feras que com certeza eles te darao mais dicas, espero ter ajudado, abraco
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Caramba Gelous, R$ 200,00???? O cara tá te enforcando......

O Fabiano cobra para abrir todo o motor da Toni R$ 120,00....e da XR200 R$ 100,00....o cara está cobrando o dobro.....

Tb perguntei pro Fabiano se ele havia lhe mandando um e-mail a respeito dos serviço de pintura, jateado, etc...q vc está querendo fazer....E realmente ele não entendeu como o cara fez um preço tão barato....
Eu não conheço um cara tão enjoado quanto o Fabiano...Só para vc ter uma idéia..apenas para se cromar todos os parafusos e raios da moto, a Cromangem Manzi combra na faixa de 250,00/300,00...SÓ A CROMAGEM....agora croma tudo mesmo...até pequenos parafusos e arruelas da suspa, da mesa, do motor, dos freios, etc....A nota do serviço é da própria Manzi...o Fabiano não ganha R$ 1,00 por mandar as peças pra lá....Ganha apenas na M.O de montagem e desmontagem....Todo o serviço de pintura e jateado, ele tb não ganharia nada, apenas lhe indicaria quem faz o serviço, e vc poderia diretamente acertar com o prestador do serviço...

Agora te garanto uma coisa....DUVIDO se alguém é tão detalhista quanto o Fabiano...

Mas tudo bem...qualquer coisa, vc faz o serviço de pintura e jateado fora....se quiser pode levar a moto lá pra ele ver o câmbio...são R$ 100,00 pilas a mais pra vc colocar gasolina..hehehhee

Um abração...
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Caramba Gelous, R$ 200,00???? O cara tá te enforcando......
Antes de ler a msg do Fabricio eu pensei "poxa, se o Gelous morasse aqui, eu iria me oferecer pra fazer o serviço por $100"... hehehehe Acho que vc só empenou os garfos da caixa de marcha, talvez possa ter quebrado um dente ou outro de uma engrenagem, mas acho isso dificil, só desmontando pra ver... Uma dica: Use peças originais!!! Não bote partes paralelas, abrir o motor de uma XR200 é uma coisa muuuuito trabalhosa... Aliás, abrir as metades de qualquer motor é uma tarefa grande... Vc não quer refazer esse serviço, quer?


Meu, vc conseguiu demolir um cambio de XR200, parabens! Por favor, posta as fotos das peças detonadas, eu quero *muito* ver! Troquei a biela da minha NX200 (o mesmo motor da XR) e aproveitar para desmontar todo o cambio procurando a causa de um ruido metálico que ocorria nas reduzidas e não tinha um único sinal de desgaste, as peças pareciam que haviam acabado de sair da usinagem... A causa do ruido foi um dos rolamentos do virabrequim que tava emperrando, sabe-se lá como (defeito de fábrica, desgaste natural?) Minha moto tem 90mil km rodados 99.9% por mim e já fiz muuuuita trilha com ela...

Vc vai parar a moto: desconecte o negativo da bateria. Melhor se vc puder conectar ela numa carga lenta inteligente, que pare de carregar qdo a bateria atingir plena carga. Drene a gasolina da cuba e o tanque, ou então encha o tanque até a boca. Acho melhor encher o tanque... Se vc demorar muito pra religar a moto, talvez seja bom despejar a gasolina no tanque do seu carro e usar gasolina nova na moto. Se for parar por muito tempo, tb é bom tirar os pneus do chão pra evitar rachaduras...

Boa Sorte aê, aguardo as fotos... :-)
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

ahuahua....6 nao me conhecem ainda....deixa o X-elão ficar pronto pra ver oque é ser enjoado e detalhista....ahuahu
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

#

Mensagem por GELOUS »

tornado_tinkerer escreveu:
Caramba Gelous, R$ 200,00???? O cara tá te enforcando......
Antes de ler a msg do Fabricio eu pensei "poxa, se o Gelous morasse aqui, eu iria me oferecer pra fazer o serviço por $100"... hehehehe Acho que vc só empenou os garfos da caixa de marcha, talvez possa ter quebrado um dente ou outro de uma engrenagem, mas acho isso dificil, só desmontando pra ver... Uma dica: Use peças originais!!! Não bote partes paralelas, abrir o motor de uma XR200 é uma coisa muuuuito trabalhosa... Aliás, abrir as metades de qualquer motor é uma tarefa grande... Vc não quer refazer esse serviço, quer?


Meu, vc conseguiu demolir um cambio de XR200, parabens! Por favor, posta as fotos das peças detonadas, eu quero *muito* ver! Troquei a biela da minha NX200 (o mesmo motor da XR) e aproveitar para desmontar todo o cambio procurando a causa de um ruido metálico que ocorria nas reduzidas e não tinha um único sinal de desgaste, as peças pareciam que haviam acabado de sair da usinagem... A causa do ruido foi um dos rolamentos do virabrequim que tava emperrando, sabe-se lá como (defeito de fábrica, desgaste natural?) Minha moto tem 90mil km rodados 99.9% por mim e já fiz muuuuita trilha com ela...

Vc vai parar a moto: desconecte o negativo da bateria. Melhor se vc puder conectar ela numa carga lenta inteligente, que pare de carregar qdo a bateria atingir plena carga. Drene a gasolina da cuba e o tanque, ou então encha o tanque até a boca. Acho melhor encher o tanque... Se vc demorar muito pra religar a moto, talvez seja bom despejar a gasolina no tanque do seu carro e usar gasolina nova na moto. Se for parar por muito tempo, tb é bom tirar os pneus do chão pra evitar rachaduras...

Boa Sorte aê, aguardo as fotos... :-)
Cara num foi eu quem demoliu não... eu tô com esta carniça tem só 15 dias... meu papel nesta quebra foi só a burrice de ter comprado a moto mesmo!!!! Quanto às fotos, eu não tenho câmera digital e agora que eu comprei esta moto é que não vou ter tão cedo, afinal só os gastos que me esperam, he, he, he!!!
Mas, acho que vou acabar fazendo os serviços que tenho que fazer lá na LM, porque lá eu confio no pessoal (mesmo sem conhecer)... soda é só que é longe da minha casa!! Mas vou ver o que arrumo.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Aí Gelous, vc. acabou de conhecer um dos problemas crônicos da XRrinha 200. Mas não se assuste, o conserto é simples e provavelmente é a estrelinha ou desgaste natural do garfo... Agora, este mecânico deveria estar preso, porque está te roubando, sai fora deste FDP. Bem, costumo dizer que uma moto de trilha (se for o seu caso) deve ter sua manutenção em dia e bem feita. Noto que vc. se preocupa muuuiiito com a aparência de sua moto... Tá legal, pode ser uma questão de valorizá-la, deixá-la bonitinha etc. Mas se vc. é trilheiro te digo que este tipo de trato deve ser feito sim, mas devagar e com tempo. Lembro que pintura, adesivos, borrachinhas, carenagens, e outros fru-frus não farão com que a sua moto ande mais rápido, ou tenha um melhor desempenho. Conserte a sua cx. de marcha e vai pro mato. Sugestão: não mande cromar os raios da sua moto, apenas faça a substituição por novos, pois além de ser mais barato, o visual melhora também, e tome sempre cuidado para não lavarem sua moto com produtos de limpeza de caminhão, tipo solupan ou limpa baú, porque eles promovem a ferrugem em peças zincadas da moto. Outra: Se vc. substituir os raios por novos, não utilize bombril ou pastas polidoras para limpa-los, pois estes produtos são abrasivos e retiram a zincagem dos raios facilitando a ferrugem. Vc. mesmo pode fazer uma pintura meia-boca no quadro da sua moto. É só retirar alguns itens como banco,tanque, pedaleiras etc. isolar as partes onde vc. não queira que a tinta pegue e lixar os locais onde vc. quer dar uma melhorada com lixa d'agua 400, e aplicar uma tinta spray da mesma cor. Vai melhorar bastante.

NÃO PAREI DE FAZER TRILHA PORQUE FIQUEI VELHO...
FIQUEI VELHO, PORQUE PAREI DE FAZER TRILHA... :lol: :lol: :lol: :lol:
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

#

Mensagem por GELOUS »

synval escreveu:Aí Gelous, vc. acabou de conhecer um dos problemas crônicos da XRrinha 200. Mas não se assuste, o conserto é simples e provavelmente é a estrelinha ou desgaste natural do garfo... Agora, este mecânico deveria estar preso, porque está te roubando, sai fora deste FDP. Bem, costumo dizer que uma moto de trilha (se for o seu caso) deve ter sua manutenção em dia e bem feita. Noto que vc. se preocupa muuuiiito com a aparência de sua moto... Tá legal, pode ser uma questão de valorizá-la, deixá-la bonitinha etc. Mas se vc. é trilheiro te digo que este tipo de trato deve ser feito sim, mas devagar e com tempo. Lembro que pintura, adesivos, borrachinhas, carenagens, e outros fru-frus não farão com que a sua moto ande mais rápido, ou tenha um melhor desempenho. Conserte a sua cx. de marcha e vai pro mato. Sugestão: não mande cromar os raios da sua moto, apenas faça a substituição por novos, pois além de ser mais barato, o visual melhora também, e tome sempre cuidado para não lavarem sua moto com produtos de limpeza de caminhão, tipo solupan ou limpa baú, porque eles promovem a ferrugem em peças zincadas da moto. Outra: Se vc. substituir os raios por novos, não utilize bombril ou pastas polidoras para limpa-los, pois estes produtos são abrasivos e retiram a zincagem dos raios facilitando a ferrugem. Vc. mesmo pode fazer uma pintura meia-boca no quadro da sua moto. É só retirar alguns itens como banco,tanque, pedaleiras etc. isolar as partes onde vc. não queira que a tinta pegue e lixar os locais onde vc. quer dar uma melhorada com lixa d'agua 400, e aplicar uma tinta spray da mesma cor. Vai melhorar bastante.

NÃO PAREI DE FAZER TRILHA PORQUE FIQUEI VELHO...
FIQUEI VELHO, PORQUE PAREI DE FAZER TRILHA... :lol: :lol: :lol: :lol:
Caro Synval, muito obrigado pelas dicas... ainda não uso a XRinha pra tilhas, mas pretendo colocá-la no mato ainda este ano...
Sou muito enjoado com os veículos que já tive, mas o problema é que entendo pouco ou quase nada de mecânica e também não tenho dinheiro pra fazer as coisas que precisava fazer na magrela. Vou deixá-la parada um tempo e depois vou ver se dou um jeito de levá-la lá na LM ou se o pessoal pode pegar a moto aqui em casa e dar um trato nela. Aí lá eu vejo com o Fabiano o que dá pra fazer na moto, tanto na aparência quanto na mecânica, sem ter que gastar muuuiiiittttooo. Já vi que este negócio de cromeação é muito caro e encarece demais o serviço final. Então, vou ver a melhor opção.
Valeu!
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

O caro não é a cromagem e a pintura....acho q com uns R$ 350/400 contos vc faz os dois serviços, mas serviços de primeira...
O caro é a M.O....Tem q desmontar e montar toda a moto...vc deve querer novos adesivos..cabos, etc...dá um trabalhão danado, e demora.

Quanto se buscar a moto na sua casa não tem problema...dê uma ligada pro Fabiano q ele vê se dá pra buscar...qualquer R$ 100,00 paga o frete...kia kia kia...brincadeira....mas te digo uma coisa...se vc está pensando em não gastar muito dinheiro...esqueça....uma coisa vai puxando a outra..ainda mais se vc for enjoado com diz...Eu e o Fabiano compramos uma Toni....e já estamos vendendo as mulheres para comprar os acessórios...hehehehheeeeee.....daqui um 1 mês vcs verão a nova Toni da LM...

Aguardem......

(Tá parecendo aquela propaganda da nova caminhonete da Toyota...kia kia kai....)
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

#

Mensagem por GELOUS »

Fabrício escreveu:O caro não é a cromagem e a pintura....acho q com uns R$ 350/400 contos vc faz os dois serviços, mas serviços de primeira...
O caro é a M.O....Tem q desmontar e montar toda a moto...vc deve querer novos adesivos..cabos, etc...dá um trabalhão danado, e demora.

Quanto se buscar a moto na sua casa não tem problema...dê uma ligada pro Fabiano q ele vê se dá pra buscar...qualquer R$ 100,00 paga o frete...kia kia kia...brincadeira....mas te digo uma coisa...se vc está pensando em não gastar muito dinheiro...esqueça....uma coisa vai puxando a outra..ainda mais se vc for enjoado com diz...Eu e o Fabiano compramos uma Toni....e já estamos vendendo as mulheres para comprar os acessórios...hehehehheeeeee.....daqui um 1 mês vcs verão a nova Toni da LM...

Aguardem......

(Tá parecendo aquela propaganda da nova caminhonete da Toyota...kia kia kai....)
Falaí Fabrício! R$ 100,00 o frete? Não sabia que a LM ficava no Acre não, he, he, he!!! E eu achando que era logo ali no caminho pra Ceilândia! :lol: :lol: :lol:
Quanto ao preço da mão-de-obra, eu sei que deve ser bastante salgado por causa da trabalheira que deve dar e isto eu nem contesto... de toda forma eu vou esperar um pouco, pois tô sem grana nenhuma... então nem adianta eu ir aí na LM, fazer um orçamento completo e só ter dinheiro daqui a 2 meses, por exemplo! Já coloquei a minha Agrale pra vender e vamos ver no que dá! De todo modo, vou ter que arrumar o cambio da XR até o dia 19 deste mês pois tenho que levar a moto no Detran pra transferir pro meu nome... senão já viu, né? Mais 127,00 jogados fora... pq atrasou é multa!!!
Se tiver dinheiro não pretendo economizar muito não... é claro que vou querer trocar adesivos, cabos e tudo o mais que precisar pra deixar a moto zerada... Senão de nada adianta eu gastar 600,00 ou 700,00 se vou ter uma moto bonitinha mas ordinária, se é que vc me entende!!
Vou aguardar e qq coisa te mando uma MP, ok? Valeu mesmo!
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Como disseram... 200 pilas só pro servico no cambio é de lascar, troque de mecânico... JÁ !!!
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

#

Mensagem por GELOUS »

TopsMan escreveu:Como disseram... 200 pilas só pro servico no cambio é de lascar, troque de mecânico... JÁ !!!
Pois é! Por isso que é bom frequentar o fórum... a gente fica mais por dentro dos preços e tudo o mais!! Vc é de Monte Carmelo? Sou de Patrocínio/MG, conhede? Moro aqui em Brasília há 4 anos, mas direto tô lá!
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Patrocinio??? conheço d+, qdo tinha uns 18 anos fazia muita farra em Patro... ia pra lá no fim-d-semana pelo menos umas 2 vezes no mes, conhecia uma galera, já beijei na boca de muita patrocinence.... eita muiezada alinhada, viu. Bons tempos.

Agora no off-road, eu to na copa que o mauricio jr e o moto clube do cerrado organizam aqui pela região (circuito off road do cerrado - www.enduro.esp.br ) já ouviu falar ???
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Não ouvi falar não, mas vou dar uma olhada no site!!! Ainda não posso dizer que sou nem iniciante no off-road!!! Também já fiz muita farra ai no monte. Ainda tem aquele carnaval na rua?
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Carnaval é +/- rua... é no "espaço cultural" q é bem no centro da city, mas eles cercam pra policia dar baculejo em todo mundo antes de entrar.... hehehehe

Ai lá tem palco com as bandas e funciona +/- como na rua mesmo... é a ceu aberto... esse ano acho q vai ser legal.


Mas sobre o off o Maurício Jr. é de patrocínio e tá organizando enduros padrão FIM juntamente com o Odir Aleixo tbem de patrocinio... eles sao da diretoria do Moto Clube do Cerrado e o moto clube organiza a Copa do Cerrado. O Odir eu conheci, gente finissima, já o Mauricio falei muito pouco, n conheco direito.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

#

Mensagem por GELOUS »

TopsMan escreveu:Carnaval é +/- rua... é no "espaço cultural" q é bem no centro da city, mas eles cercam pra policia dar baculejo em todo mundo antes de entrar.... hehehehe

Ai lá tem palco com as bandas e funciona +/- como na rua mesmo... é a ceu aberto... esse ano acho q vai ser legal.


Mas sobre o off o Maurício Jr. é de patrocínio e tá organizando enduros padrão FIM juntamente com o Odir Aleixo tbem de patrocinio... eles sao da diretoria do Moto Clube do Cerrado e o moto clube organiza a Copa do Cerrado. O Odir eu conheci, gente finissima, já o Mauricio falei muito pouco, n conheco direito.
É desse carnaval mesmo que eu tava falando, só que não soube explicar direito! É num "espaço cultural" mas é tudo aberto e entrada liberada!!! Muito loko! Sei que em Patrocínio tem muita gente que anda de moto... dizem que lá tem muita gente boa e muita trilha boa também!!!
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Falaí Galera!! Boa notícia! Liguei lá na Vmann e eles buscaram a moto lá em casa para diagnosticar o problema no cambio. Eles diagnosticaram e era apenas a estrela e a tampa de garrafa ou abridor de garrafa, sei lá como se fala! Fato é que entre mão-de-obra+peças eu gastei R$ 80,00. Pra vcs verem como o cara lá perto de casa tava querendo me estorquir mesmo... Não sei se alguém conhece ou até mesmo é amigo do dono, mas a oficina a que me refiro é lá no Sudoeste a Trilha Motos (parece um nome comum? Pois é a oficina das motos roubadas e apreendidas).
Mas, enfim, resolvi pelo menos um problema na magrela!! A partir de agora vou começar a ir arrumando as coisas aos poucos até ficar com a motinha tinindo!!!
Agradeço a ajuda de todos aqui, principalmente a orientação quanto ao preço dos serviços! Se não tivesse o auxílio de vc talvez tivesse comprado gato por lebre! Obrigado!!! =D> =D> =D>
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Mensagem por Edu1 »

Pessoal, na terca-feira do carnaval estava voltando de uma trilha e minha Agrale SXT 27.5 apresentou sintomas parecidos com os da XR do Gelous.
Ainda bem que pelo menos deu p/ mim chegar em casa. O problema dela aconteceu quando eu estava anadando na 5a. marcha e derepente ela deu um tranco travando a roda traseira. A marcha caiu p/ 1a ou 2a..
Ao acelerar um pouco ela caiu em ponto morto. Aí ficou dificil depois conseguir engatar uma marcha. Sorte minha que era uns 5KMs so de descida :).
Perguntas:
1 - Provavelmente o problema eh no cambio. Na Agrale o sistema do cambio tem a tal estrelinha tambem e/ou o problema pode ser no garfo das marchas? Na Agrale eh mais complicado de mexer?
2 - Estou pretendendo trocar a Agrale por uma XR200. Qual a opiniao que vcs me dao sobre a XR200 na trilha, principalmente em comparacao com a Agrale SXT? Eh uma moto boa? Ate mesmo porque vejo poucas XR200 em trilhas. Vale a pena fazer a troca tendo em vista que a XR eh bem mais cara que a agrale?
3 - O Synval citou que este problema no cambio da XR eh cronico. Isto acontece com muita frequencia?
Valeu galera!
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Fala Edu, blz?
Cara num entendo nada de mecânica! A única dica que posso te dar é: só leve em mecânico de confiança mesmo!!! O cara queria me cobrar 200,00 pra abrir o cambio da magrela, sem peças e nada!! 200,00 só a mão-de-obra!!!!
Mandei na concessionária e ficou em 80,00 já trocando a estrela e o abridor de garrafa!! A moto tá blz!!!
O negócio que o Synval falou acho que não é bem assim!! Para quase todo mundo que perguntei disse que não é comum não estragar cambio na XR. A minha só estragou pq o antigo dono era um porco e a manutenção uma merd@!
Falow!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem