Duvida: pistão de shaara 350 ou falcon 400

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
power
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 22 Novembro 2005 à05 16:24

Duvida: pistão de shaara 350 ou falcon 400

Mensagem por power »

gostaria de saber qual dos dois é o melhor para a instalação na tornado, as informações que eu tenho a respeito deles são:

shaara 350cc: na tornado c/ biela romaq fica com 335cc, o pino é 19mm e as paredes são mais grossas que o da falcon

falcon 400cc: na tornado com biela romaq fica com 340cc, o pino é 20mm, a parede acho que é mais fina e consequentemente mais leve.

Ahhhh, aproveitando, a Romaq está desenvolvendo bielas forjadas en titanio terão a metade do peso de uma original, em carro para arrancada a diferença é gritante!!! deve ser cara, mas nem se compara!!!
Betim
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Junho 2005 à57 23:26

Mensagem por Betim »

Você está olhando dois pistões com ressaltos para válvulas em cabeçote radial. Como vai fazer com as válvulas da tornado? Vai deixar com taxa de compressão baixa?
power
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 22 Novembro 2005 à05 16:24

Mensagem por power »

eu acho que ele ja vem pronto, com os resaltos das valvulas da tornado, e a taxa deve ser corrigida pela biela, é o que eu imagino, o que eu gostaria de saber é se é melhor o mais leve, ou o que tem as paredes mais grossas
Betim
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 13 Junho 2005 à57 23:26

Mensagem por Betim »

Se você pegar um pistão com os ressaltos do cabeçote radial e abrir novos para o cabeçote convencional você vai deixar no mínimo dois ressaltos inúteis ( e dois parcialmente utilizados) que vão servir apenas para baixar a taxa, diminuir a resistencia e juntar carvão...

Eles devem vender pistões com diametros parecidos com a XLX e NX mas não o mesmo pistão.

Corrigir a taxa mudando a biela?, complicado não?

Te sugiro, sem falar mal da Romaq de forma alguma e muito pelo contrário, não passar dos 310cc, usar pistão Wiseco ou JE, camisa de alta-liga da Motorey, comandos/cabeçote da Lider Motos, biela forjada da Romaq e carburador novo ( vai custar uma grana...).

Antes de gastar demais ( ou perder dinheiro) sugiro uma conversa com o Fabiano. Se existisse alguma preparação com custo benefício melhor que a que eles sugerem, te agarantiu que estava aqui.
power
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 22 Novembro 2005 à05 16:24

Mensagem por power »

Betim obrigado pela dica, ja conversei com o fabricio a respeito do kit pro-x 340 e preparação de cabeçote e reenquadro de comando.

Tenho um amigo que colocou o kit romaq + comados italianos (segundo ele, foram comprados na webracing) + bura de falcon e umas coisas a mais, foi dado um talento no cabeçóte, eu andei na moto e pirei, é forte demais, por isso eu queria fazer igual, mas quando entrei em contato com a romaq, eles me falaram desses dois pistões, por isso eu queria saber qual era o melhor.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

esse betim tá me saindo mió q encomenda ... ehehhehehe

bela resposta... parabens bro.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Mas kits pra tornado acima de 310cc num tem que usar mesmo uma biela mais reforçada ?
Se for o caso faz sentido a correção da taxa de compressão com uma biela mais longa já que vai ter que ser trocada a original mesmo, porém, ainda em relação ao pistão tem que ver o posicionamento do pino comparando-se ao pistão original da tornado.
Uma biela mais longa em qualquer tipo de preparação sempre é benéfica, haja visto, melhora a R/L do motor fazendo um motor que sobe o giro mais rápido e com menos vibração. Uma biela mais longa tb talvez seja necessária tirar um pouco da saia do pistão pra num bater no vira.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Opa.. desculpem mas o que eu falei sobre a saia do pistão foi incorreto. Uma biela mais longa ao contrário evitaria que a saia do pistão bater no vira. O que se faz necessário retirar a saia do pistão é quando na preparação vc usa um stroker (virabrequim com mais curso).
power
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 22 Novembro 2005 à05 16:24

Mensagem por power »

Betim, me da uma dica qual vc acha melhor, o da shaara ou da falcon?
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

e o que vai fazer a respeito do diâmetro do pino de pistão?
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Pistão mais leve melhor sem dúvidas. Esse kit da Romaq já vem com biela então consequentemente deve ter o mesmo diâmetro do pino do pistao.
Pegando como exemplo evolutivo podemos considerar o motor GM do monza. Até o ano de 86 ele era chamado de família I que tinha uma biela de 141mm e à partir de 1987 ele recebeu alterações que passou a ser chamado de família II. As alterações foram uma biela de 143mm e um pistão 20% mais leve e como resultado o motor ganhou 10cv e se tornou um motor mais liso subindo o giro com mais facilidade e sem aspereza diminuindo a vibração que havia anteriormente no motor.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem