CDI para Tornado 2004

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Marcão
Membro
Mensagens: 256
Registrado em: 16 Setembro 2004 à44 15:13

CDI para Tornado 2004

Mensagem por Marcão »

Galera Amiga,

Acabei de comprar uma Tornado zerinho (2004) e já botei para preparar (meu foco é trilha/enduro). Instalei kit 293 cc, preparei cabeçote, carburador, suspensões na Technique. Instalei filtro de ar de espuma, relação 13x49 e todo o resto necessário (pneus, guidão, etc.).
Gostaria de esclarecer qual o melhor CDI para ser utilizado. Li aqui no fórum que o CDI Servitec faz a moto perder potência.
- Qual a razão para isso, já que o motor é exatamente o mesmo ????
- Quer dizer que o CDI original da 2004 é mais bravo ????
- Acaba sendo melhor opção então manter o CDI original ???

Agradeço desde já os comentários de vcs !!

Aquele abraço,

Marcão
GuilhermeVAT
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 14 Setembro 2004 à19 18:44

Mensagem por GuilhermeVAT »

Aí Marcão: estou exatamente com a mesma dúvida sua.

Estou com uma Tornado 2004.
Dizem que o CDI da Servitec deixa das tornados 2004 mais fracas. Também não sei a razao disso, já que a moto parede ser a mesma.
Sendo assim, qual é o CDI que poderemos colocar em nossas 2004??????

Alguem sabe??????
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Ainda não sei exatamente o q pode ser, se inventar fica feio... 8) , mas tenho algumas hipóteses....

No ano de 2002, logo q a Tornado e a Twister foram lançadas, a honda deixou vazar q sairía tb um Kit Preparação original Honda para esses modelos. O kit era composto de cabeçote, suspa, carbura, etc. etc.. e tb o Cdi. O kit custaria por volta de R$ 7.500,00. Não se sabe o pq, mas isso não foi pra frente, mas é claro q o preço era inviável.
Acho q este CDi "preparado" foi exaustivamente testado pela HONDA, q viu a melhor curva de torque q o motor 250cc poderia atingir. Não sei se estes Cdi's estão sendo aproveitados agora, ou se HONDA passou a fabricar um Cdi mais aperfeiçoado. A verdade é q em dino ele foi melhor q o Digital vendido no mercado. O da CG não muda a curva de Torque, por tanto, não aumenta a potência, apenas não corta o giro...

Isso q falei foi apenas uma especulação minha, mas podem ter certeza q vou correr atrás dessa informação para postar para vcs...
Se achar algum CDi q melhore a potência, o q acho difícil, posto tb....

Abraços...
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Fabricio, eu tenho uma sugestão...

Acho que se pegar um CDI 2092 e um CDI 2004, em cima do CDI tem uma etiquetinha que tem uns numerozinhos. Acho que se referem ao código da peça. Basta ver se é diferente... Se for, sua teoria está comprovada...
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

tornado_tinkerer escreveu:Fabricio, eu tenho uma sugestão...

Acho que se pegar um CDI 2092 e um CDI 2004, em cima do CDI tem uma etiquetinha que tem uns numerozinhos. Acho que se referem ao código da peça. Basta ver se é diferente... Se for, sua teoria está comprovada...
Valeu a dica, vou dar uma olhada e postar pra galera.... :wink:
JrDT
Membro
Mensagens: 42
Registrado em: 21 Setembro 2004 à02 10:25

Mensagem por JrDT »

Galera , sobre o CDI eu gostaria de dar uma opinião. Quando se diz que um CDI é digital isso não é totalmente verdade , pois o CDI necessariamente tem uma parte analogica(que é justamente a que da o nome ao equipamento C - Capacitive D - Discharge I - Ignition , ignição por descarga capacitiva). Bom , o CDI possui as chamadas Timing Curves , que são as curvas de tempo de acionamento da vela. O que provavelmente acontece com os CDI servitec é que as suas curvas de tempo , assim como a sua saida para a bobina ( em termos de potencia fornecida , o que influencia na intensidade da faisca da vela), nao estao dimensionadas para obter uma melhor faisca e tempo de acionamento.
Acredito que seja isso ! Caso alguem queria mais delhatalhes tecnicos sobre essa minha opinão me da um toque !
Valeu ! T+
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Caraca JrDT, muito útil essas dicas..Pode colocar tudo aí pra nós...

Ahh, seja muito bem vindo ao fórum, se quiser dê uma passadinha na categoria BEM VINDO. APRESENTE-SE, e fale um pouco sobre vc, e sua turma...

Mas voltando ao CDi, acho q temos tudo para estamos com um Tópico super completo a respeito do assunto...

Seja bem vindo... :wink:
JrDT
Membro
Mensagens: 42
Registrado em: 21 Setembro 2004 à02 10:25

Mensagem por JrDT »

Po fabricio , pode cre! O que vc precisar eu estou disposto a ajudar. Eu estou tentando montar um CDI melhor , com a curvas de tempo bem justas e uma faisca mais forte.

Valeu ! T+
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Deixa eu te perguntar outra coisa JrDT, vc consegue fazer um CDi com 2 com duas curvas diferentes de torque? Isso o piloto podendo mudar essas 2 curvas durante uma prova, por exemplo? Igual a YZ do Everds...

Cara se vc conseguir fazer isso com o CDi da Tornado pode ganhar um din din bom... Qualquer coisa me manda uma MP, podemos fazer uns testes feras dentro da pista...ou trocarmos uma idéia legal... Uso sempre a mesma preparação, muito resistente e q não força muito o motor, mas deixa a moto um canhão, aliado a este CDi, a coisa pode engrenar...

Aguardo
JrDT
Membro
Mensagens: 42
Registrado em: 21 Setembro 2004 à02 10:25

Mensagem por JrDT »

Cara , pra vc ver como são as coisas. Eu tava falando isso pra um mecanico da minha cidade. Eu disse pra ele que tinha vontade de fazer um CDI inteligente , mas que precisa de um apoio e tal. O cara nem se interessou , mas a minha ideia e vontade persistiram. Eu faço engenharia e ja ate bolei o CDI , mais eu preciso montar e testar. Ou melhor eu preciso aperfeiçoar a ideia. Seria otimo trocarmos algumas informações. Poderiamos nos corresponder por e-mail ? O problema vai ser os teste em "campo" com a moto. Eu to sem moto agora , e moro no sul de minas. Mas se o CDI ficar pronto eu posso mandar ele pra vc testar ai !
Bom , é isso. Qualquer coisa entra em contato comigo. Vamos melhorar a idéia.

Valeu ! T+ !
Marcão
Membro
Mensagens: 256
Registrado em: 16 Setembro 2004 à44 15:13

Mensagem por Marcão »

JrDT.

Se vc precisar testar um protótipo do seu CDI, conte comigo também. Minha moto esta zerada e eu possuo os dois CDI's (original e Servitec) e por isso será fácil de comparar os três.

Aquele abraço,

Marcão
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Olá pessoal , desculpem-me por me intrometer no assunto de vcs .
Mas acredito que eu possa aprender bastante coisa aqui .
Eu tenho uma twister 2004/2004 e esta com um motor 285cc +cabeçote preparado pela TECHIQUE (moro em Guarapari-ES) , mas achei que naum deu o resultado que eu gostaria.
Estava pensando no CDI , pois ouvi dizer que o da titan é melhor que o original mas que usando ele o meu conta giros naum funcionará.
Alguem sabe se isso procede ?

Obrigado
SPEED RACER
Membro
Mensagens: 705
Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33

Mensagem por SPEED RACER »

Ok, vou passar lá sim .
Obrigado.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

cara... eu já falei pra uns amigos meus q o CDI servitec n presta em Toni 2004 e eles tão me zuando e me tirando por mentiroso !! :x

Afinal, É VERDADE MESMO ??? DÁ PRA SENTIR A DIFERENÇA ??? QUAL O MELHOR CDI PRA TORNADO 2004 ???
luciano
Membro
Mensagens: 966
Registrado em: 13 Fevereiro 2005 à04 14:37

Mensagem por luciano »

me falaram isso semana passada vou testar para ver se e verdade.... pois minha toni e 2004 e tenho dois CDI...
Marcão
Membro
Mensagens: 256
Registrado em: 16 Setembro 2004 à44 15:13

Mensagem por Marcão »

Tops,

Eu testei os dois (original e Servitec) e acabei fazendo a opção de utilizar o original. Não é nem por uma questão de potência, mas sim pela moto ficar mais "redonda"...hehehehe..que nem a breja....
Mas falando sério, senti que o motor parece subir de giro mais "cheio" quando utilizo o CDI original e, para minha tocada, não senti o motor cortando o giro não. Também me pareceu que o motor "pipocou" menos nas desacelerações.
Fiz experiências com os dois CDI's variando também o número de discos do escape (utilizo um MA) até achar a combinação (CDIxCarburaçãoxEscape) que eu achei ideal para minha tocada.

Aquele abraço,

Marcão
Velox3
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Fevereiro 2005 à02 17:35

CDI Qual o melhor?

Mensagem por Velox3 »

TopsMan escreveu:cara... eu já falei pra uns amigos meus q o CDI servitec n presta em Toni 2004 e eles tão me zuando e me tirando por mentiroso !! :x

Afinal, É VERDADE MESMO ??? DÁ PRA SENTIR A DIFERENÇA ??? QUAL O MELHOR CDI PRA TORNADO 2004 ???


Amigo, o CDI Servitec tambem deu umas falhas comigo...ele em média para alta a moto parecia que estava engasgando, como se fosse carburador...comprei um outro mais caro na Tecno Racing mas resolveu meu problema, ele para mim é perfeito pois alem de não falhar garante o corte com 10.500rpm uma segurança qundo a moto sai de giro.
Picô
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Fevereiro 2005 à21 07:41

Mensagem por Picô »

Pq só p 2004 que naum é bom?
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Picô... esse é realmente um mistério, ninguem sabe...

Valeu Marcão... se tiver mais alguma informação sobre um bom CDI pra Tonis 2004, conta pra gente.

E velox... na boa, tu já ta enchendo o saco com essa história de techo-num-sei-o-q
Velox3
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Fevereiro 2005 à02 17:35

Mensagem por Velox3 »

TopsMan escreveu:Picô... esse é realmente um mistério, ninguem sabe...

Valeu Marcão... se tiver mais alguma informação sobre um bom CDI pra Tonis 2004, conta pra gente.

E velox... na boa, tu já ta enchendo o saco com essa história de techo-num-sei-o-q
Na boa digo eu...ué vcs não estão perguntando sobre cdi...caramba eu fiz e deu certo, então...eu tô nessa tambem. poxa. Se quiser me perguntar eu te falo...ok.
Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem