CDI para Tornado 2004
CDI para Tornado 2004
Galera Amiga,
Acabei de comprar uma Tornado zerinho (2004) e já botei para preparar (meu foco é trilha/enduro). Instalei kit 293 cc, preparei cabeçote, carburador, suspensões na Technique. Instalei filtro de ar de espuma, relação 13x49 e todo o resto necessário (pneus, guidão, etc.).
Gostaria de esclarecer qual o melhor CDI para ser utilizado. Li aqui no fórum que o CDI Servitec faz a moto perder potência.
- Qual a razão para isso, já que o motor é exatamente o mesmo ????
- Quer dizer que o CDI original da 2004 é mais bravo ????
- Acaba sendo melhor opção então manter o CDI original ???
Agradeço desde já os comentários de vcs !!
Aquele abraço,
Marcão
Acabei de comprar uma Tornado zerinho (2004) e já botei para preparar (meu foco é trilha/enduro). Instalei kit 293 cc, preparei cabeçote, carburador, suspensões na Technique. Instalei filtro de ar de espuma, relação 13x49 e todo o resto necessário (pneus, guidão, etc.).
Gostaria de esclarecer qual o melhor CDI para ser utilizado. Li aqui no fórum que o CDI Servitec faz a moto perder potência.
- Qual a razão para isso, já que o motor é exatamente o mesmo ????
- Quer dizer que o CDI original da 2004 é mais bravo ????
- Acaba sendo melhor opção então manter o CDI original ???
Agradeço desde já os comentários de vcs !!
Aquele abraço,
Marcão
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- Registrado em: 14 Setembro 2004 à19 18:44
Ainda não sei exatamente o q pode ser, se inventar fica feio... 8) , mas tenho algumas hipóteses....
No ano de 2002, logo q a Tornado e a Twister foram lançadas, a honda deixou vazar q sairía tb um Kit Preparação original Honda para esses modelos. O kit era composto de cabeçote, suspa, carbura, etc. etc.. e tb o Cdi. O kit custaria por volta de R$ 7.500,00. Não se sabe o pq, mas isso não foi pra frente, mas é claro q o preço era inviável.
Acho q este CDi "preparado" foi exaustivamente testado pela HONDA, q viu a melhor curva de torque q o motor 250cc poderia atingir. Não sei se estes Cdi's estão sendo aproveitados agora, ou se HONDA passou a fabricar um Cdi mais aperfeiçoado. A verdade é q em dino ele foi melhor q o Digital vendido no mercado. O da CG não muda a curva de Torque, por tanto, não aumenta a potência, apenas não corta o giro...
Isso q falei foi apenas uma especulação minha, mas podem ter certeza q vou correr atrás dessa informação para postar para vcs...
Se achar algum CDi q melhore a potência, o q acho difícil, posto tb....
Abraços...
No ano de 2002, logo q a Tornado e a Twister foram lançadas, a honda deixou vazar q sairía tb um Kit Preparação original Honda para esses modelos. O kit era composto de cabeçote, suspa, carbura, etc. etc.. e tb o Cdi. O kit custaria por volta de R$ 7.500,00. Não se sabe o pq, mas isso não foi pra frente, mas é claro q o preço era inviável.
Acho q este CDi "preparado" foi exaustivamente testado pela HONDA, q viu a melhor curva de torque q o motor 250cc poderia atingir. Não sei se estes Cdi's estão sendo aproveitados agora, ou se HONDA passou a fabricar um Cdi mais aperfeiçoado. A verdade é q em dino ele foi melhor q o Digital vendido no mercado. O da CG não muda a curva de Torque, por tanto, não aumenta a potência, apenas não corta o giro...
Isso q falei foi apenas uma especulação minha, mas podem ter certeza q vou correr atrás dessa informação para postar para vcs...
Se achar algum CDi q melhore a potência, o q acho difícil, posto tb....
Abraços...
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- Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05
Valeu a dica, vou dar uma olhada e postar pra galera....tornado_tinkerer escreveu:Fabricio, eu tenho uma sugestão...
Acho que se pegar um CDI 2092 e um CDI 2004, em cima do CDI tem uma etiquetinha que tem uns numerozinhos. Acho que se referem ao código da peça. Basta ver se é diferente... Se for, sua teoria está comprovada...
Galera , sobre o CDI eu gostaria de dar uma opinião. Quando se diz que um CDI é digital isso não é totalmente verdade , pois o CDI necessariamente tem uma parte analogica(que é justamente a que da o nome ao equipamento C - Capacitive D - Discharge I - Ignition , ignição por descarga capacitiva). Bom , o CDI possui as chamadas Timing Curves , que são as curvas de tempo de acionamento da vela. O que provavelmente acontece com os CDI servitec é que as suas curvas de tempo , assim como a sua saida para a bobina ( em termos de potencia fornecida , o que influencia na intensidade da faisca da vela), nao estao dimensionadas para obter uma melhor faisca e tempo de acionamento.
Acredito que seja isso ! Caso alguem queria mais delhatalhes tecnicos sobre essa minha opinão me da um toque !
Valeu ! T+
Acredito que seja isso ! Caso alguem queria mais delhatalhes tecnicos sobre essa minha opinão me da um toque !
Valeu ! T+
Caraca JrDT, muito útil essas dicas..Pode colocar tudo aí pra nós...
Ahh, seja muito bem vindo ao fórum, se quiser dê uma passadinha na categoria BEM VINDO. APRESENTE-SE, e fale um pouco sobre vc, e sua turma...
Mas voltando ao CDi, acho q temos tudo para estamos com um Tópico super completo a respeito do assunto...
Seja bem vindo...
Ahh, seja muito bem vindo ao fórum, se quiser dê uma passadinha na categoria BEM VINDO. APRESENTE-SE, e fale um pouco sobre vc, e sua turma...
Mas voltando ao CDi, acho q temos tudo para estamos com um Tópico super completo a respeito do assunto...
Seja bem vindo...
Deixa eu te perguntar outra coisa JrDT, vc consegue fazer um CDi com 2 com duas curvas diferentes de torque? Isso o piloto podendo mudar essas 2 curvas durante uma prova, por exemplo? Igual a YZ do Everds...
Cara se vc conseguir fazer isso com o CDi da Tornado pode ganhar um din din bom... Qualquer coisa me manda uma MP, podemos fazer uns testes feras dentro da pista...ou trocarmos uma idéia legal... Uso sempre a mesma preparação, muito resistente e q não força muito o motor, mas deixa a moto um canhão, aliado a este CDi, a coisa pode engrenar...
Aguardo
Cara se vc conseguir fazer isso com o CDi da Tornado pode ganhar um din din bom... Qualquer coisa me manda uma MP, podemos fazer uns testes feras dentro da pista...ou trocarmos uma idéia legal... Uso sempre a mesma preparação, muito resistente e q não força muito o motor, mas deixa a moto um canhão, aliado a este CDi, a coisa pode engrenar...
Aguardo
Cara , pra vc ver como são as coisas. Eu tava falando isso pra um mecanico da minha cidade. Eu disse pra ele que tinha vontade de fazer um CDI inteligente , mas que precisa de um apoio e tal. O cara nem se interessou , mas a minha ideia e vontade persistiram. Eu faço engenharia e ja ate bolei o CDI , mais eu preciso montar e testar. Ou melhor eu preciso aperfeiçoar a ideia. Seria otimo trocarmos algumas informações. Poderiamos nos corresponder por e-mail ? O problema vai ser os teste em "campo" com a moto. Eu to sem moto agora , e moro no sul de minas. Mas se o CDI ficar pronto eu posso mandar ele pra vc testar ai !
Bom , é isso. Qualquer coisa entra em contato comigo. Vamos melhorar a idéia.
Valeu ! T+ !
Bom , é isso. Qualquer coisa entra em contato comigo. Vamos melhorar a idéia.
Valeu ! T+ !
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- Mensagens: 705
- Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33
Olá pessoal , desculpem-me por me intrometer no assunto de vcs .
Mas acredito que eu possa aprender bastante coisa aqui .
Eu tenho uma twister 2004/2004 e esta com um motor 285cc +cabeçote preparado pela TECHIQUE (moro em Guarapari-ES) , mas achei que naum deu o resultado que eu gostaria.
Estava pensando no CDI , pois ouvi dizer que o da titan é melhor que o original mas que usando ele o meu conta giros naum funcionará.
Alguem sabe se isso procede ?
Obrigado
Mas acredito que eu possa aprender bastante coisa aqui .
Eu tenho uma twister 2004/2004 e esta com um motor 285cc +cabeçote preparado pela TECHIQUE (moro em Guarapari-ES) , mas achei que naum deu o resultado que eu gostaria.
Estava pensando no CDI , pois ouvi dizer que o da titan é melhor que o original mas que usando ele o meu conta giros naum funcionará.
Alguem sabe se isso procede ?
Obrigado
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- Membro
- Mensagens: 705
- Registrado em: 20 Fevereiro 2005 à23 15:33
Tops,
Eu testei os dois (original e Servitec) e acabei fazendo a opção de utilizar o original. Não é nem por uma questão de potência, mas sim pela moto ficar mais "redonda"...hehehehe..que nem a breja....
Mas falando sério, senti que o motor parece subir de giro mais "cheio" quando utilizo o CDI original e, para minha tocada, não senti o motor cortando o giro não. Também me pareceu que o motor "pipocou" menos nas desacelerações.
Fiz experiências com os dois CDI's variando também o número de discos do escape (utilizo um MA) até achar a combinação (CDIxCarburaçãoxEscape) que eu achei ideal para minha tocada.
Aquele abraço,
Marcão
Eu testei os dois (original e Servitec) e acabei fazendo a opção de utilizar o original. Não é nem por uma questão de potência, mas sim pela moto ficar mais "redonda"...hehehehe..que nem a breja....
Mas falando sério, senti que o motor parece subir de giro mais "cheio" quando utilizo o CDI original e, para minha tocada, não senti o motor cortando o giro não. Também me pareceu que o motor "pipocou" menos nas desacelerações.
Fiz experiências com os dois CDI's variando também o número de discos do escape (utilizo um MA) até achar a combinação (CDIxCarburaçãoxEscape) que eu achei ideal para minha tocada.
Aquele abraço,
Marcão
CDI Qual o melhor?
TopsMan escreveu:cara... eu já falei pra uns amigos meus q o CDI servitec n presta em Toni 2004 e eles tão me zuando e me tirando por mentiroso !! :x
Afinal, É VERDADE MESMO ??? DÁ PRA SENTIR A DIFERENÇA ??? QUAL O MELHOR CDI PRA TORNADO 2004 ???
Amigo, o CDI Servitec tambem deu umas falhas comigo...ele em média para alta a moto parecia que estava engasgando, como se fosse carburador...comprei um outro mais caro na Tecno Racing mas resolveu meu problema, ele para mim é perfeito pois alem de não falhar garante o corte com 10.500rpm uma segurança qundo a moto sai de giro.
Na boa digo eu...ué vcs não estão perguntando sobre cdi...caramba eu fiz e deu certo, então...eu tô nessa tambem. poxa. Se quiser me perguntar eu te falo...ok.TopsMan escreveu:Picô... esse é realmente um mistério, ninguem sabe...
Valeu Marcão... se tiver mais alguma informação sobre um bom CDI pra Tonis 2004, conta pra gente.
E velox... na boa, tu já ta enchendo o saco com essa história de techo-num-sei-o-q
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