Gasolina podium e outras

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Fabiano
Membro
Mensagens: 398
Registrado em: 05 Agosto 2004 à06 20:33

Gasolina podium e outras

Mensagem por Fabiano »

Olá amigos, muitas pessoas usam gasolina podium ou aditivada, Lembrem-se que a gasolina para competição exige uma maior octanagem para que o desempenho seje melhor, mas para que a moto funcione perfeitamente a regulagem é bem mais complicada. Até a diferença de pressão atmosférica, temperatura e altidude influenciam na regulagem.
Por isso, se vc compete em vários locais do Brasil, lembre-se de levar o seu mecânico para fazer as alterações quando necessárias.

Eu uso na minha Tornado gasolina PODIUM + OCTANE BOOSTER, tenho amigos que usam nas Twister no Brasileiro ( avigás+ podium+octane booster)

Abraços
Fabiano
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

OLha brow, é o seguinte, tenho alguns amigos k correr o brasileiro de motovelocidade.

UM dele é piloto de treste de uma revista, e ele ia fazer um teste pra revista: comum X podium.

é o seguinte, foram testas 2 motos identicas, uma com o motor taxado e outra original............

e depois de inumeros testes chegaram k a podim naum faz diferença alguma, à naum ser num motor taxado (tipo uma boas 2T ou uma 4T preparada)

Eu ja testei varias vezes a podium, e nunca vi grande diferença............

Tenho um amiogo k tem uma KX 100, mexida até o rabo, e nela sim...............eu k naum sou o dono da moto, percebi a difrença brutal.........

Se vc tiver uma tornado Mexida, acho legal ,mas uma original nem vale
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Mandou bem na dica bessa, e mais uma vez vc está correto. Eu tinha um fuquinha 79, coloquei gasolina podium e o bixinho não passou de 110Km/h.... kia kia kia kia kia ..... Sacanagem...

Mas é verdade...

Ahh, tem uma vantagem, a galera q anda atrás da sua moto fica doidona com cheiro da Pódium.. ô bixa cheirosa....

Abraços...
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

Fabricio, uma perguta.... O que é OCTANE BOOSTER, aonde eu consigo isso? Isso é aconselhavel para motores 2t?Isso melhora mta coisa?
Qual o preco do L?
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Nos postos de combustível da Petrobrás. O vidro tem 236ml, e é para ser diluído em 30 litros de combustível...

Nós temos uns amigos aqui em Brasília q correm na motovelocidade (TWISTER), as tornado na pista de cross, o piloto tem q ter braço tb, como na motolocidade, a pista é muito grande, e a moto fica com cabo enrolado por muito tempo, e qualquer diferença já é grande...
Os caras colocam Pódium + Avigás (gasolina de avião) + Octane Booster... O combustível evapora antes de cair no chão. KIA KIA KIA KIAK.... :lol:
Quanto isso aumente em octanagem, eu não lembro, mas vou procurar saber com eles novamente...

Ahh, custa R$ 12,90 aqui em Brasília...
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

Fabrício escreveu:Nos postos de combustível da Petrobrás. O vidro tem 236ml, e é para ser diluído em 30 litros de combustível...

Nós temos uns amigos aqui em Brasília q correm na motovelocidade (TWISTER), as tornado na pista de cross, o piloto tem q ter braço tb, como na motolocidade, a pista é muito grande, e a moto fica com cabo enrolado por muito tempo, e qualquer diferença já é grande...
Os caras colocam Pódium + Avigás (gasolina de avião) + Octane Booster... O combustível evapora antes de cair no chão. KIA KIA KIA KIAK.... :lol:
Quanto isso aumente em octanagem, eu não lembro, mas vou procurar saber com eles novamente...

Ahh, custa R$ 12,90 aqui em Brasília...
EU ja uso podium na minha dt200 pq no velocross qualquer diferenca na motoka ja da pra ganha umas pozicoes... Minha dt200 foi taxada axo que 5 mm o cabecote e esta com taixa de compressao 8.5:1 e ta bem afindadinha... Se eu comprar esse octane booster e misturar certinho, terei que carburala devolta? Em qualquer posto da Petrobras eu acho isso, é que eu moro em uma cidade pequena de SC e so tem um posto que vende podium, por isso tbm acho que vai ser dificil encontrar esse negocio ai.
Obrigado.
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

Ah, lembrei de mais uma coisa... Esse octane booster nao ira detonar com o motor da minha dt200 mais rapidamente?
Da pra usar ele em motos 2t?
Nao vai ter problema do oleo 2t nao diluir corretamente na gasolina por causa disso?
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

naum se eskerçam de uma coisa:

A octanagem ideal é por volta das 100

(dados à seguir tem como base a média dos postos de são paulo)

- a gasolina brasileira (26% de alcool) tem +-80 octanas
- a Aditivada tem +-85octanas
- A premium (shell) e a Podium tem 95
- Gasolina de aviação tem 130, oq ja é ruim, pois passou da octanagem ideal para um motor (motor à pistão, pois nuuma turnbina é melhor)


Esse octane bosster aumenta essa octanagem, poram naum sei o quanto.

Mas vale lembrar, k naum se pode passar da octanagem ideal, pois ai ela ja começa a perder seu poder detonante, ou seja, ela começa a explodir menos.


PS - E tbm naum se eskeçam k naum é só por podium e esse adtivos e pronto................tem k afinar a carburação e ar...............se vc naum fizer isso, vc tará jogando dinheiro fora.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Aff, mais uma vez o bessa dando aula... Falou tudo...

Motolov, o negócio é o seguinte, se vc compete bem, anda na frente blz, investe grana nas suas corridas, se destaca legal, etc, etc, etc... Realemente pequenas coisas já fazem diferença...

Eu tenho um colega q corre no Brasileiro de motovelocidade na categoria 250cc Twister... O cara é doido... Já vendeu até as cuecas para correr, e recentemente vendeu seu comércio. Vê se o cara pira. Tudo o q for para melhorar o desempenho do motor ele faz. E o problema é q no Brasiliero, as motos são vistoriadas, e mesmo assim o cara alucina no motor...gasolina, etc...Quando queremos saber de novidades para Tornado consultamos ele... Essa mistura de combustível (avigás + octane) não é indicada, pelos mesmos motivos citados pelo Bessa, mas lá se abre, e refaz o motor á cada corrida, eles querem é q se lasque....O q importa é andar na frente...

Se vc for assim, pode colocar sem medo.. KIA KIA KIA KIA KIA... :lol: Brincadeira...Mas o octane booster é legal...indico sim...O problema é q a regulagem do carburador fica mais sensível, vc tem q regular para altitudes diferentes, por exemplo... Mas não custa nada tentar...

Se vc quiser, junte uma galera legal aí, compre me mande o dinheiro q compro pra vc aqui em Brasília... Lhe mando sem custos, apenas o valor do frete....

Abraços...
Marcio Juliano
Super Membro
Mensagens: 1316
Registrado em: 02 Setembro 2004 à54 16:01

Mensagem por Marcio Juliano »

Bom, eu uso podium pura na minha tornado (360cc/polaco), levando em consideração que o ideal seria atingir 100 octonas, seria somente misturar podium com avgas, não estou entendendo o porque do octane?
Não seria mais simples somente colocar mais avgas?
Ou o octane tem alguma outra função alem de aumentar a octanagem?
Já, me falaram que é fria este octane buster, "me falaram"? eu particularmente nunca usei.
Alguém sabe qual a proporção entre podium e avgas, para atingir 100 octonas?
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

Marcio Juliano escreveu:Bom, eu uso podium pura na minha tornado (360cc/polaco), levando em consideração que o ideal seria atingir 100 octonas, seria somente misturar podium com avgas, não estou entendendo o porque do octane?
Não seria mais simples somente colocar mais avgas?
Ou o octane tem alguma outra função alem de aumentar a octanagem?
Já, me falaram que é fria este octane buster, "me falaram"? eu particularmente nunca usei.
Alguém sabe qual a proporção entre podium e avgas, para atingir 100 octonas?
O problema é que moro numa cidade pequena que o unico lugar que consigo avgas o kra que cobrar 6r$ o litro. E pelo que me falaram a quantidade pra se chegar exatamente a 100 octanas e 12% de avgas e 88% de gasolina podium.
fallschirmjager
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 22 Setembro 2004 à58 09:00

Mensagem por fallschirmjager »

colokei podium na minha tornado original... nao senti diferença tremenda... mas ela nao cai nas subidas de estrada... uma gasosa q eu sinto diferença é a supra tmbm da petrobras... ela segura muito a moto... e as 2 vezes q usei entupiu a tornerinha... agora uma q eu usei e gostei é a adtivada da repsol, so usava a da shell mas ta muito cara.. aqui!
qual a melhor pra usar na cidade?
msimoni
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Outubro 2004 à48 15:25

Mensagem por msimoni »

crosschão escreveu:
bessa27 escreveu:naum se eskerçam de uma coisa:

A octanagem ideal é por volta das 100

(dados à seguir tem como base a média dos postos de são paulo)

- a gasolina brasileira (26% de alcool) tem +-80 octanas
- a Aditivada tem +-85octanas
- A premium (shell) e a Podium tem 95
- Gasolina de aviação tem 130, oq ja é ruim, pois passou da octanagem ideal para um motor (motor à pistão, pois nuuma turnbina é melhor)


Esse octane bosster aumenta essa octanagem, poram naum sei o quanto.

Mas vale lembrar, k naum se pode passar da octanagem ideal, pois ai ela ja começa a perder seu poder detonante, ou seja, ela começa a explodir menos.


PS - E tbm naum se eskeçam k naum é só por podium e esse adtivos e pronto................tem k afinar a carburação e ar...............se vc naum fizer isso, vc tará jogando dinheiro fora.
soh um detalhe bessa turbina de helicoptero ou avião eh movido a querosene e não gasolina, a AVGS, eh usada em motores a explosão como de carros pois muitas aeronaves ainda usam motores a explosão.
abraço
crosschão
Putz que bagunça.
Bom.. vou tentar ajudar em algo com meu mínimo conhecimento de mecânica.
Octanagem quer dizer o poder calorífico (chama do fogo) gerado pelo combustível sem detonar (explodir), ou seja ele tem que queimar e nao explodir.
A gasolina automotiva que conhecemos, tem em média 82 Octanas, já as especiais como a pódium da BR tem 92 Octanas, com a tradicional mistura de álcool e sem chumbo.
A AVGAS ou gasolina de aviação tem de 100 a 110 Octanas, ou seja muito forte, porém utiliza o chumbo tetraetila para evitar a pré-detonação do combustível (para manter a estabilidade da queima).
Vale lembrar que os aviões têm seus motores (lycoming, Continental, etc) produzidos para suportar o chumbo em seu combustível, e mesmo assim as vezes notamos as velas sujas pelo chumbo. Em veículos normais, a utilização aumenta o rendimentos, mas a corrosão causada pela Avgas com o tempo será enorme, tanto em carburadores e sistemas de alimentação, valvulas (maior temperatura dentro do cilindro) etc.
Então aí vai meu conselho: Usem preferencialmente a Podium do que a Avgas, ou sua alegria pode durar pouco!
Abraços a todos, e boas aceleradas!
JrDT
Membro
Mensagens: 42
Registrado em: 21 Setembro 2004 à02 10:25

Mensagem por JrDT »

Bom pessoal gostaria de dar minha contribuição sobre o assunto ! Eu tenho estudado um pouco sobre isso e acho que posso contribuir. Na verdade , a octanagem da gasolina nao influencia tanto no desempenho das motos , isso porque o numero de octanas (octana é um dos principais componentes da gasolina) de um combustivel indicada a resistencia que a gasolina tem a autoignição (definição dada no curso de Maquinas Termicas I da Universidade Federal de Itajubá). A autoignição causa ou pode levar a detonção localizada , perda de potencia e danos irreversiveis no motor.
Ou seja , eu posso ter uma DT 200 com motor original e colocar gasolina Podium nela , que ela nao vai andar mais por causa disso ! A taxa de compressão deste motor é baixa , ocasionando uma baixa(relativamente) compressão do combustivel. Uma gasolina comum aguentaria o tranco.
Assim , temos que os tipos de gasolina são oferecidos de acordo com as caracteristicas de projeto do motor , em função da taxa de compressão do mesmo , assim como outras variaveis que afetam a temperatura e a pressão do sistema de injeção de combustivel.
A revista da SAE - Society of Automotive Engineers - disponibilizou uma reportagem sobre o combustivel da Petrobras. Segue abaixo a copia fiel da revista:

- Gasolina Comum - A petrobras produz e fornece às distribuidoras gasolina pura , sem adição de alcool anidro. Mas , por exigencia de lei federal , atualmente é acrescentado álcool à gasolina num percentual definido pelo ministerio da agricultura abastecimento. Essa mistura é feita pelas distribuidoras , antes de o produto chegar aos postos de abastecimento.

- Gasolina BR Supra - Difere da gasolina comom pela presença de aditivos e detergentes-dispersantes , que tem a função de manter limpo o sistema de comsbustivel , incluindo os bicos injetores e as válvulas do motor. Recebe , ainda , um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferencia-la da gasilina comum. Pode ser colocado em qualquer veiculo movido a gasolina , especialmente os equipamentos com injeção eletronica.

- Gasolina Premium - Esse combustivel , de caracteristica diferenciada , vem sendo comercializado pela estatal desde 1997. Possui octanagem mair que a gasolina comum e pode ser utilizada em qualquer veiculo movido a gasolina , Porem , é eficaz somente naqueles motores que tem taxa de compressão maior que 10:1.

- Gasolinas Especiais - São Utilizadas quase que exclusivamente por fabricantes de veiculos e por laboratorios para desenvolvimento de motores , em testes de performance , teste de emissões e tb como primeira gasolina a ser colocada no automovel quando sai da linha de montagem.
As caracteristicas e propriedades das gasolinas especiais diferem das da gasolina fornecida ao mercado para o abastecimento de carros em circulação. São comercializados em tres tipos: Gasolina padrão - com especificação determinada pela ANP e se destina a homologação de veiculos nos ensaios de emissões; Gasolina para testes de desempenho - produzida sob medida para o cliente , obedecendo a especificações por ele definidas ; Gasolina de primeiro enchimento - com alta estabilidade , é desenvolvida com especificações diversas para atender às fabricas de veículos.

- Gasolina Podium - Lançada em 2000 , a gasolina podium reune qualidade até então não-disponivel no mercado nacional. Para efeitos de classificação na ANP , Poduim é um gasolina tipo premium , com caracteristicas diferenciadas, Possui octanagem de 95 unidade IAC - Indice antidetonante ; menor ter de enxofre - 30 ppm; composição especial que evita o acumulo de residuos no motor. Em consequencia , proporciona maior durabilidade ao motor , baixo nivel de emissão de gases poluentes e melhor resposta na retomadas de velocidade. O baixo teor de enxofre faz dele um combustivel mais limpo , de menor impacto ambiental.


Bom , pessoal é isso ai ! Acho que agora ficou esclarecido !

Um abraço T+ !
ypiranga junior
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 24 Outubro 2004 à20 20:12

Mensagem por ypiranga junior »

bem, mas na sua opniao, qual a melhor gasolina a ser usada nas motos de competiçao, tipo enduro de velocidade , de regularidade , motocross e outras? e se faz diferença se usar juntamente com o octane booster?

desde ja obrigado pelas dicas


ypiranga junior
JrDT
Membro
Mensagens: 42
Registrado em: 21 Setembro 2004 à02 10:25

Mensagem por JrDT »

Entao cara , depende da moto que vc ta usando ! POr exemplo , se vc usa uma moto importada , KTM EXC450 por exemplo. Essa moto tem uma taxa de compressão elevada , o que requer uma gasolina de alta octanagem ! Alem disto , se vc usa uma KTM destas , vale a pena cuidar bem dela , uma vez que a gasolina PODIUM proporciona uma maior durabilidade do motor e melhora nas retomadas. Em relação ao OCTANE BOOSTER , eu não conheco o produto , mas acredito que ele eleve a octanagem do combustivel. No entanto vc estara elevando apenas a octanagem , o combustivel continuara a ter outras substancias caracteristica do respectivo tipo de gasolina. Por exemplo se usar a gasolina comum com o OCTANE BOOSTER , vc elevara a octanagem fazendo com que o combustivel aguente uma pressão de compressão maior , mas a gasolina ainda continura a ter 25% de alcool anidro e um alta concentração de enxofre e outros componentes. Assim , NA MINHA OPINIÂO , não vale a pena utilizar o OCTANE BOOSTER. Caso , vc tenha uma moto importada com uma taxa de compressão elevada , e nao tem grana pra colocar uma gasolina PODUIM ou na sua cidade nao tem a PODUIM entao utilize o OCTANE BOOSTER. Mas se vc tem uma DT 200 por exemplo , eu acho que nao vale a pena.

É isso entao ! Falou T+ !

JrDT
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem