Gasolina podium e outras
Gasolina podium e outras
Olá amigos, muitas pessoas usam gasolina podium ou aditivada, Lembrem-se que a gasolina para competição exige uma maior octanagem para que o desempenho seje melhor, mas para que a moto funcione perfeitamente a regulagem é bem mais complicada. Até a diferença de pressão atmosférica, temperatura e altidude influenciam na regulagem.
Por isso, se vc compete em vários locais do Brasil, lembre-se de levar o seu mecânico para fazer as alterações quando necessárias.
Eu uso na minha Tornado gasolina PODIUM + OCTANE BOOSTER, tenho amigos que usam nas Twister no Brasileiro ( avigás+ podium+octane booster)
Abraços
Fabiano
Por isso, se vc compete em vários locais do Brasil, lembre-se de levar o seu mecânico para fazer as alterações quando necessárias.
Eu uso na minha Tornado gasolina PODIUM + OCTANE BOOSTER, tenho amigos que usam nas Twister no Brasileiro ( avigás+ podium+octane booster)
Abraços
Fabiano
OLha brow, é o seguinte, tenho alguns amigos k correr o brasileiro de motovelocidade.
UM dele é piloto de treste de uma revista, e ele ia fazer um teste pra revista: comum X podium.
é o seguinte, foram testas 2 motos identicas, uma com o motor taxado e outra original............
e depois de inumeros testes chegaram k a podim naum faz diferença alguma, à naum ser num motor taxado (tipo uma boas 2T ou uma 4T preparada)
Eu ja testei varias vezes a podium, e nunca vi grande diferença............
Tenho um amiogo k tem uma KX 100, mexida até o rabo, e nela sim...............eu k naum sou o dono da moto, percebi a difrença brutal.........
Se vc tiver uma tornado Mexida, acho legal ,mas uma original nem vale
UM dele é piloto de treste de uma revista, e ele ia fazer um teste pra revista: comum X podium.
é o seguinte, foram testas 2 motos identicas, uma com o motor taxado e outra original............
e depois de inumeros testes chegaram k a podim naum faz diferença alguma, à naum ser num motor taxado (tipo uma boas 2T ou uma 4T preparada)
Eu ja testei varias vezes a podium, e nunca vi grande diferença............
Tenho um amiogo k tem uma KX 100, mexida até o rabo, e nela sim...............eu k naum sou o dono da moto, percebi a difrença brutal.........
Se vc tiver uma tornado Mexida, acho legal ,mas uma original nem vale
Mandou bem na dica bessa, e mais uma vez vc está correto. Eu tinha um fuquinha 79, coloquei gasolina podium e o bixinho não passou de 110Km/h.... kia kia kia kia kia ..... Sacanagem...
Mas é verdade...
Ahh, tem uma vantagem, a galera q anda atrás da sua moto fica doidona com cheiro da Pódium.. ô bixa cheirosa....
Abraços...
Mas é verdade...
Ahh, tem uma vantagem, a galera q anda atrás da sua moto fica doidona com cheiro da Pódium.. ô bixa cheirosa....
Abraços...
Nos postos de combustível da Petrobrás. O vidro tem 236ml, e é para ser diluído em 30 litros de combustível...
Nós temos uns amigos aqui em Brasília q correm na motovelocidade (TWISTER), as tornado na pista de cross, o piloto tem q ter braço tb, como na motolocidade, a pista é muito grande, e a moto fica com cabo enrolado por muito tempo, e qualquer diferença já é grande...
Os caras colocam Pódium + Avigás (gasolina de avião) + Octane Booster... O combustível evapora antes de cair no chão. KIA KIA KIA KIAK.... :lol:
Quanto isso aumente em octanagem, eu não lembro, mas vou procurar saber com eles novamente...
Ahh, custa R$ 12,90 aqui em Brasília...
Nós temos uns amigos aqui em Brasília q correm na motovelocidade (TWISTER), as tornado na pista de cross, o piloto tem q ter braço tb, como na motolocidade, a pista é muito grande, e a moto fica com cabo enrolado por muito tempo, e qualquer diferença já é grande...
Os caras colocam Pódium + Avigás (gasolina de avião) + Octane Booster... O combustível evapora antes de cair no chão. KIA KIA KIA KIAK.... :lol:
Quanto isso aumente em octanagem, eu não lembro, mas vou procurar saber com eles novamente...
Ahh, custa R$ 12,90 aqui em Brasília...
EU ja uso podium na minha dt200 pq no velocross qualquer diferenca na motoka ja da pra ganha umas pozicoes... Minha dt200 foi taxada axo que 5 mm o cabecote e esta com taixa de compressao 8.5:1 e ta bem afindadinha... Se eu comprar esse octane booster e misturar certinho, terei que carburala devolta? Em qualquer posto da Petrobras eu acho isso, é que eu moro em uma cidade pequena de SC e so tem um posto que vende podium, por isso tbm acho que vai ser dificil encontrar esse negocio ai.Fabrício escreveu:Nos postos de combustível da Petrobrás. O vidro tem 236ml, e é para ser diluído em 30 litros de combustível...
Nós temos uns amigos aqui em Brasília q correm na motovelocidade (TWISTER), as tornado na pista de cross, o piloto tem q ter braço tb, como na motolocidade, a pista é muito grande, e a moto fica com cabo enrolado por muito tempo, e qualquer diferença já é grande...
Os caras colocam Pódium + Avigás (gasolina de avião) + Octane Booster... O combustível evapora antes de cair no chão. KIA KIA KIA KIAK.... :lol:
Quanto isso aumente em octanagem, eu não lembro, mas vou procurar saber com eles novamente...
Ahh, custa R$ 12,90 aqui em Brasília...
Obrigado.
naum se eskerçam de uma coisa:
A octanagem ideal é por volta das 100
(dados à seguir tem como base a média dos postos de são paulo)
- a gasolina brasileira (26% de alcool) tem +-80 octanas
- a Aditivada tem +-85octanas
- A premium (shell) e a Podium tem 95
- Gasolina de aviação tem 130, oq ja é ruim, pois passou da octanagem ideal para um motor (motor à pistão, pois nuuma turnbina é melhor)
Esse octane bosster aumenta essa octanagem, poram naum sei o quanto.
Mas vale lembrar, k naum se pode passar da octanagem ideal, pois ai ela ja começa a perder seu poder detonante, ou seja, ela começa a explodir menos.
PS - E tbm naum se eskeçam k naum é só por podium e esse adtivos e pronto................tem k afinar a carburação e ar...............se vc naum fizer isso, vc tará jogando dinheiro fora.
A octanagem ideal é por volta das 100
(dados à seguir tem como base a média dos postos de são paulo)
- a gasolina brasileira (26% de alcool) tem +-80 octanas
- a Aditivada tem +-85octanas
- A premium (shell) e a Podium tem 95
- Gasolina de aviação tem 130, oq ja é ruim, pois passou da octanagem ideal para um motor (motor à pistão, pois nuuma turnbina é melhor)
Esse octane bosster aumenta essa octanagem, poram naum sei o quanto.
Mas vale lembrar, k naum se pode passar da octanagem ideal, pois ai ela ja começa a perder seu poder detonante, ou seja, ela começa a explodir menos.
PS - E tbm naum se eskeçam k naum é só por podium e esse adtivos e pronto................tem k afinar a carburação e ar...............se vc naum fizer isso, vc tará jogando dinheiro fora.
Aff, mais uma vez o bessa dando aula... Falou tudo...
Motolov, o negócio é o seguinte, se vc compete bem, anda na frente blz, investe grana nas suas corridas, se destaca legal, etc, etc, etc... Realemente pequenas coisas já fazem diferença...
Eu tenho um colega q corre no Brasileiro de motovelocidade na categoria 250cc Twister... O cara é doido... Já vendeu até as cuecas para correr, e recentemente vendeu seu comércio. Vê se o cara pira. Tudo o q for para melhorar o desempenho do motor ele faz. E o problema é q no Brasiliero, as motos são vistoriadas, e mesmo assim o cara alucina no motor...gasolina, etc...Quando queremos saber de novidades para Tornado consultamos ele... Essa mistura de combustível (avigás + octane) não é indicada, pelos mesmos motivos citados pelo Bessa, mas lá se abre, e refaz o motor á cada corrida, eles querem é q se lasque....O q importa é andar na frente...
Se vc for assim, pode colocar sem medo.. KIA KIA KIA KIA KIA... :lol: Brincadeira...Mas o octane booster é legal...indico sim...O problema é q a regulagem do carburador fica mais sensível, vc tem q regular para altitudes diferentes, por exemplo... Mas não custa nada tentar...
Se vc quiser, junte uma galera legal aí, compre me mande o dinheiro q compro pra vc aqui em Brasília... Lhe mando sem custos, apenas o valor do frete....
Abraços...
Motolov, o negócio é o seguinte, se vc compete bem, anda na frente blz, investe grana nas suas corridas, se destaca legal, etc, etc, etc... Realemente pequenas coisas já fazem diferença...
Eu tenho um colega q corre no Brasileiro de motovelocidade na categoria 250cc Twister... O cara é doido... Já vendeu até as cuecas para correr, e recentemente vendeu seu comércio. Vê se o cara pira. Tudo o q for para melhorar o desempenho do motor ele faz. E o problema é q no Brasiliero, as motos são vistoriadas, e mesmo assim o cara alucina no motor...gasolina, etc...Quando queremos saber de novidades para Tornado consultamos ele... Essa mistura de combustível (avigás + octane) não é indicada, pelos mesmos motivos citados pelo Bessa, mas lá se abre, e refaz o motor á cada corrida, eles querem é q se lasque....O q importa é andar na frente...
Se vc for assim, pode colocar sem medo.. KIA KIA KIA KIA KIA... :lol: Brincadeira...Mas o octane booster é legal...indico sim...O problema é q a regulagem do carburador fica mais sensível, vc tem q regular para altitudes diferentes, por exemplo... Mas não custa nada tentar...
Se vc quiser, junte uma galera legal aí, compre me mande o dinheiro q compro pra vc aqui em Brasília... Lhe mando sem custos, apenas o valor do frete....
Abraços...
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- Super Membro
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- Registrado em: 02 Setembro 2004 à54 16:01
Bom, eu uso podium pura na minha tornado (360cc/polaco), levando em consideração que o ideal seria atingir 100 octonas, seria somente misturar podium com avgas, não estou entendendo o porque do octane?
Não seria mais simples somente colocar mais avgas?
Ou o octane tem alguma outra função alem de aumentar a octanagem?
Já, me falaram que é fria este octane buster, "me falaram"? eu particularmente nunca usei.
Alguém sabe qual a proporção entre podium e avgas, para atingir 100 octonas?
Não seria mais simples somente colocar mais avgas?
Ou o octane tem alguma outra função alem de aumentar a octanagem?
Já, me falaram que é fria este octane buster, "me falaram"? eu particularmente nunca usei.
Alguém sabe qual a proporção entre podium e avgas, para atingir 100 octonas?
O problema é que moro numa cidade pequena que o unico lugar que consigo avgas o kra que cobrar 6r$ o litro. E pelo que me falaram a quantidade pra se chegar exatamente a 100 octanas e 12% de avgas e 88% de gasolina podium.Marcio Juliano escreveu:Bom, eu uso podium pura na minha tornado (360cc/polaco), levando em consideração que o ideal seria atingir 100 octonas, seria somente misturar podium com avgas, não estou entendendo o porque do octane?
Não seria mais simples somente colocar mais avgas?
Ou o octane tem alguma outra função alem de aumentar a octanagem?
Já, me falaram que é fria este octane buster, "me falaram"? eu particularmente nunca usei.
Alguém sabe qual a proporção entre podium e avgas, para atingir 100 octonas?
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- Membro
- Mensagens: 47
- Registrado em: 22 Setembro 2004 à58 09:00
colokei podium na minha tornado original... nao senti diferença tremenda... mas ela nao cai nas subidas de estrada... uma gasosa q eu sinto diferença é a supra tmbm da petrobras... ela segura muito a moto... e as 2 vezes q usei entupiu a tornerinha... agora uma q eu usei e gostei é a adtivada da repsol, so usava a da shell mas ta muito cara.. aqui!
qual a melhor pra usar na cidade?
qual a melhor pra usar na cidade?
Putz que bagunça.crosschão escreveu:soh um detalhe bessa turbina de helicoptero ou avião eh movido a querosene e não gasolina, a AVGS, eh usada em motores a explosão como de carros pois muitas aeronaves ainda usam motores a explosão.bessa27 escreveu:naum se eskerçam de uma coisa:
A octanagem ideal é por volta das 100
(dados à seguir tem como base a média dos postos de são paulo)
- a gasolina brasileira (26% de alcool) tem +-80 octanas
- a Aditivada tem +-85octanas
- A premium (shell) e a Podium tem 95
- Gasolina de aviação tem 130, oq ja é ruim, pois passou da octanagem ideal para um motor (motor à pistão, pois nuuma turnbina é melhor)
Esse octane bosster aumenta essa octanagem, poram naum sei o quanto.
Mas vale lembrar, k naum se pode passar da octanagem ideal, pois ai ela ja começa a perder seu poder detonante, ou seja, ela começa a explodir menos.
PS - E tbm naum se eskeçam k naum é só por podium e esse adtivos e pronto................tem k afinar a carburação e ar...............se vc naum fizer isso, vc tará jogando dinheiro fora.
abraço
crosschão
Bom.. vou tentar ajudar em algo com meu mínimo conhecimento de mecânica.
Octanagem quer dizer o poder calorífico (chama do fogo) gerado pelo combustível sem detonar (explodir), ou seja ele tem que queimar e nao explodir.
A gasolina automotiva que conhecemos, tem em média 82 Octanas, já as especiais como a pódium da BR tem 92 Octanas, com a tradicional mistura de álcool e sem chumbo.
A AVGAS ou gasolina de aviação tem de 100 a 110 Octanas, ou seja muito forte, porém utiliza o chumbo tetraetila para evitar a pré-detonação do combustível (para manter a estabilidade da queima).
Vale lembrar que os aviões têm seus motores (lycoming, Continental, etc) produzidos para suportar o chumbo em seu combustível, e mesmo assim as vezes notamos as velas sujas pelo chumbo. Em veículos normais, a utilização aumenta o rendimentos, mas a corrosão causada pela Avgas com o tempo será enorme, tanto em carburadores e sistemas de alimentação, valvulas (maior temperatura dentro do cilindro) etc.
Então aí vai meu conselho: Usem preferencialmente a Podium do que a Avgas, ou sua alegria pode durar pouco!
Abraços a todos, e boas aceleradas!
Bom pessoal gostaria de dar minha contribuição sobre o assunto ! Eu tenho estudado um pouco sobre isso e acho que posso contribuir. Na verdade , a octanagem da gasolina nao influencia tanto no desempenho das motos , isso porque o numero de octanas (octana é um dos principais componentes da gasolina) de um combustivel indicada a resistencia que a gasolina tem a autoignição (definição dada no curso de Maquinas Termicas I da Universidade Federal de Itajubá). A autoignição causa ou pode levar a detonção localizada , perda de potencia e danos irreversiveis no motor.
Ou seja , eu posso ter uma DT 200 com motor original e colocar gasolina Podium nela , que ela nao vai andar mais por causa disso ! A taxa de compressão deste motor é baixa , ocasionando uma baixa(relativamente) compressão do combustivel. Uma gasolina comum aguentaria o tranco.
Assim , temos que os tipos de gasolina são oferecidos de acordo com as caracteristicas de projeto do motor , em função da taxa de compressão do mesmo , assim como outras variaveis que afetam a temperatura e a pressão do sistema de injeção de combustivel.
A revista da SAE - Society of Automotive Engineers - disponibilizou uma reportagem sobre o combustivel da Petrobras. Segue abaixo a copia fiel da revista:
- Gasolina Comum - A petrobras produz e fornece às distribuidoras gasolina pura , sem adição de alcool anidro. Mas , por exigencia de lei federal , atualmente é acrescentado álcool à gasolina num percentual definido pelo ministerio da agricultura abastecimento. Essa mistura é feita pelas distribuidoras , antes de o produto chegar aos postos de abastecimento.
- Gasolina BR Supra - Difere da gasolina comom pela presença de aditivos e detergentes-dispersantes , que tem a função de manter limpo o sistema de comsbustivel , incluindo os bicos injetores e as válvulas do motor. Recebe , ainda , um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferencia-la da gasilina comum. Pode ser colocado em qualquer veiculo movido a gasolina , especialmente os equipamentos com injeção eletronica.
- Gasolina Premium - Esse combustivel , de caracteristica diferenciada , vem sendo comercializado pela estatal desde 1997. Possui octanagem mair que a gasolina comum e pode ser utilizada em qualquer veiculo movido a gasolina , Porem , é eficaz somente naqueles motores que tem taxa de compressão maior que 10:1.
- Gasolinas Especiais - São Utilizadas quase que exclusivamente por fabricantes de veiculos e por laboratorios para desenvolvimento de motores , em testes de performance , teste de emissões e tb como primeira gasolina a ser colocada no automovel quando sai da linha de montagem.
As caracteristicas e propriedades das gasolinas especiais diferem das da gasolina fornecida ao mercado para o abastecimento de carros em circulação. São comercializados em tres tipos: Gasolina padrão - com especificação determinada pela ANP e se destina a homologação de veiculos nos ensaios de emissões; Gasolina para testes de desempenho - produzida sob medida para o cliente , obedecendo a especificações por ele definidas ; Gasolina de primeiro enchimento - com alta estabilidade , é desenvolvida com especificações diversas para atender às fabricas de veículos.
- Gasolina Podium - Lançada em 2000 , a gasolina podium reune qualidade até então não-disponivel no mercado nacional. Para efeitos de classificação na ANP , Poduim é um gasolina tipo premium , com caracteristicas diferenciadas, Possui octanagem de 95 unidade IAC - Indice antidetonante ; menor ter de enxofre - 30 ppm; composição especial que evita o acumulo de residuos no motor. Em consequencia , proporciona maior durabilidade ao motor , baixo nivel de emissão de gases poluentes e melhor resposta na retomadas de velocidade. O baixo teor de enxofre faz dele um combustivel mais limpo , de menor impacto ambiental.
Bom , pessoal é isso ai ! Acho que agora ficou esclarecido !
Um abraço T+ !
Ou seja , eu posso ter uma DT 200 com motor original e colocar gasolina Podium nela , que ela nao vai andar mais por causa disso ! A taxa de compressão deste motor é baixa , ocasionando uma baixa(relativamente) compressão do combustivel. Uma gasolina comum aguentaria o tranco.
Assim , temos que os tipos de gasolina são oferecidos de acordo com as caracteristicas de projeto do motor , em função da taxa de compressão do mesmo , assim como outras variaveis que afetam a temperatura e a pressão do sistema de injeção de combustivel.
A revista da SAE - Society of Automotive Engineers - disponibilizou uma reportagem sobre o combustivel da Petrobras. Segue abaixo a copia fiel da revista:
- Gasolina Comum - A petrobras produz e fornece às distribuidoras gasolina pura , sem adição de alcool anidro. Mas , por exigencia de lei federal , atualmente é acrescentado álcool à gasolina num percentual definido pelo ministerio da agricultura abastecimento. Essa mistura é feita pelas distribuidoras , antes de o produto chegar aos postos de abastecimento.
- Gasolina BR Supra - Difere da gasolina comom pela presença de aditivos e detergentes-dispersantes , que tem a função de manter limpo o sistema de comsbustivel , incluindo os bicos injetores e as válvulas do motor. Recebe , ainda , um corante que a deixa com a cor esverdeada para diferencia-la da gasilina comum. Pode ser colocado em qualquer veiculo movido a gasolina , especialmente os equipamentos com injeção eletronica.
- Gasolina Premium - Esse combustivel , de caracteristica diferenciada , vem sendo comercializado pela estatal desde 1997. Possui octanagem mair que a gasolina comum e pode ser utilizada em qualquer veiculo movido a gasolina , Porem , é eficaz somente naqueles motores que tem taxa de compressão maior que 10:1.
- Gasolinas Especiais - São Utilizadas quase que exclusivamente por fabricantes de veiculos e por laboratorios para desenvolvimento de motores , em testes de performance , teste de emissões e tb como primeira gasolina a ser colocada no automovel quando sai da linha de montagem.
As caracteristicas e propriedades das gasolinas especiais diferem das da gasolina fornecida ao mercado para o abastecimento de carros em circulação. São comercializados em tres tipos: Gasolina padrão - com especificação determinada pela ANP e se destina a homologação de veiculos nos ensaios de emissões; Gasolina para testes de desempenho - produzida sob medida para o cliente , obedecendo a especificações por ele definidas ; Gasolina de primeiro enchimento - com alta estabilidade , é desenvolvida com especificações diversas para atender às fabricas de veículos.
- Gasolina Podium - Lançada em 2000 , a gasolina podium reune qualidade até então não-disponivel no mercado nacional. Para efeitos de classificação na ANP , Poduim é um gasolina tipo premium , com caracteristicas diferenciadas, Possui octanagem de 95 unidade IAC - Indice antidetonante ; menor ter de enxofre - 30 ppm; composição especial que evita o acumulo de residuos no motor. Em consequencia , proporciona maior durabilidade ao motor , baixo nivel de emissão de gases poluentes e melhor resposta na retomadas de velocidade. O baixo teor de enxofre faz dele um combustivel mais limpo , de menor impacto ambiental.
Bom , pessoal é isso ai ! Acho que agora ficou esclarecido !
Um abraço T+ !
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- Membro
- Mensagens: 52
- Registrado em: 24 Outubro 2004 à20 20:12
Entao cara , depende da moto que vc ta usando ! POr exemplo , se vc usa uma moto importada , KTM EXC450 por exemplo. Essa moto tem uma taxa de compressão elevada , o que requer uma gasolina de alta octanagem ! Alem disto , se vc usa uma KTM destas , vale a pena cuidar bem dela , uma vez que a gasolina PODIUM proporciona uma maior durabilidade do motor e melhora nas retomadas. Em relação ao OCTANE BOOSTER , eu não conheco o produto , mas acredito que ele eleve a octanagem do combustivel. No entanto vc estara elevando apenas a octanagem , o combustivel continuara a ter outras substancias caracteristica do respectivo tipo de gasolina. Por exemplo se usar a gasolina comum com o OCTANE BOOSTER , vc elevara a octanagem fazendo com que o combustivel aguente uma pressão de compressão maior , mas a gasolina ainda continura a ter 25% de alcool anidro e um alta concentração de enxofre e outros componentes. Assim , NA MINHA OPINIÂO , não vale a pena utilizar o OCTANE BOOSTER. Caso , vc tenha uma moto importada com uma taxa de compressão elevada , e nao tem grana pra colocar uma gasolina PODUIM ou na sua cidade nao tem a PODUIM entao utilize o OCTANE BOOSTER. Mas se vc tem uma DT 200 por exemplo , eu acho que nao vale a pena.
É isso entao ! Falou T+ !
JrDT
É isso entao ! Falou T+ !
JrDT
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