Curva original X Curva reta!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Gustavo/PR
Moderador
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Curva original X Curva reta!

Mensagem por Gustavo/PR »

Ouvi que a curva original da tornado mantem o torque em baixa mais forte doque com a "curva reta"


Procede?
The_Piston_man
Membro
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Mensagem por The_Piston_man »

sim... pois a rreta eh mais livre benefeciando a alta e naum a baixa..... jah a original..tem uma cuvinha para benefeciar a baixa.
GELOUS
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Mensagem por GELOUS »

Procede sim Cicarelli!
achira19

Mensagem por achira19 »

Procede.... o q um especialista em escape q conheco disse foi pra fazer uma curva com cano mais grosso no formato da original, usando uma ponteira mais livre tipo a 788, por exemplo. Ganha em baixa e em alta... :)
CãoBravo
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Mensagem por CãoBravo »

Puxa!!! Essa foi muito boa, disso eu não sabia. O achira19, desculpe a ignorância, mas a curva da 788 (vendida em lojas) já é assim, do jeito que esse especialista disse que é melhor???
Fernando PF
Ultra Membro
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Mensagem por Fernando PF »

achira19 escreveu:Procede.... o q um especialista em escape q conheco disse foi pra fazer uma curva com cano mais grosso no formato da original, usando uma ponteira mais livre tipo a 788, por exemplo. Ganha em baixa e em alta... :)

Pelo que percebi até hj, uma curva bem dimensionada promove ganho em baixa e alta, os ganhos somente em baixa ou somente em alta são devidos as restrições da curva. O ideal de uma boa curva é jogar toda a curva de torque para cima, podendo essa obter maior ganho em algumas rotações se comparando com a original, esse tipo de comparação pode ser feito mais pela restrição imposta da curva original do que pelo mérito da nova curva.

Trabalhar com os gases tanto de admissão como de escape é muitas vezes complicado, fabricar novas curvas, testar e escolher a melhor é fácil, o problema é tentar entender o que acontece, na maioria das vezes não conseguimos, o fator da velocidade, temperatura, pressão são fatores que influenciam, também o enquadramento dos comandos e o proprio cabeçote. Algumas curvas podem funcionar bem em um motor com certa preparação e não dar muito certo em outra.

Acho que não existe tanta regra para isso, vai do que se adapta melhor para seu motor.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Fernando PF escreveu:
achira19 escreveu:Procede.... o q um especialista em escape q conheco disse foi pra fazer uma curva com cano mais grosso no formato da original, usando uma ponteira mais livre tipo a 788, por exemplo. Ganha em baixa e em alta... :)

Pelo que percebi até hj, uma curva bem dimensionada promove ganho em baixa e alta, os ganhos somente em baixa ou somente em alta são devidos as restrições da curva. O ideal de uma boa curva é jogar toda a curva de torque para cima, podendo essa obter maior ganho em algumas rotações se comparando com a original, esse tipo de comparação pode ser feito mais pela restrição imposta da curva original do que pelo mérito da nova curva.

Trabalhar com os gases tanto de admissão como de escape é muitas vezes complicado, fabricar novas curvas, testar e escolher a melhor é fácil, o problema é tentar entender o que acontece, na maioria das vezes não conseguimos, o fator da velocidade, temperatura, pressão são fatores que influenciam, também o enquadramento dos comandos e o proprio cabeçote. Algumas curvas podem funcionar bem em um motor com certa preparação e não dar muito certo em outra.

Acho que não existe tanta regra para isso, vai do que se adapta melhor para seu motor.
O especialista que o ... citou trabalha com bancada de fluxo! :D
Vini
Membro
Mensagens: 407
Registrado em: 27 Outubro 2004 à55 16:19

Mensagem por Vini »

Então pra trilhas é melhor a curva original pra manter as baixas melhores?????

E pq todo mundo muda pra curva "reta"??
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

hehe por isso ele é especialista.. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Par_de_Orelha
Membro
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Registrado em: 24 Março 2006 à23 10:58

Mensagem por Par_de_Orelha »

Ando com o escape da MA e testei as duas curvas, preferi a original com ponteira.
*Mas reparei que a HONDA mudou a curva na 2006 ela fica mais afastada do chassis*
Como minha moto é original, concordo com o Fernando cada caso um caso.
Par_de_Orelha
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 24 Março 2006 à23 10:58

Mensagem por Par_de_Orelha »

Agora mudei para curva da brc melhou um pouco em todas as faixas.
Mas sempre dando uma acertada (o velho muda, acerta, anda)
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