Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Mensagem por Andre Mello »

Pesquei lá no Motoraid. ta ai a dica... :lol:





Nove dicas sobre a calibragem dos pneus. E qual a pressão ideal?



Por Izaias Branco / Zaca

1º - Com que pressão devo começar?
Geralmente 12 psi na frente e 12 psi no pneu traseiro, excepto em condições extremas. Duas (2) libras acima ou abaixo (10 a 14 psi), será o ideal.

2º - Pode uma libra fazer diferença?
A mudança de uma libra de pressão num pneu corresponde a 10% de ajuste.
A mudança na rigidez, aderência e efeitos gerais na tracção são, porém, exponenciais. A pressão dos pneus é tão sensível que grandes equipas a ajustam em quartos-de-libra.
Quando for fazer o primeiro ajuste de pressão use um aumento ou decréscimo da pressão em 1 psi. Se necessário, faça uma sintonia fina de 1/2 ou até 1/4 de libra.

3ª - Andar com a moto aquece o pneu?
Sempre que o pneu estiver a rodar a borracha aquecerá por causa da fricção. Mas essa não é a única causa do aquecimento do pneu. O flexionamento e deformação da carcaça também aumentam a sua temperatura.
A pressão do pneu traseiro aumenta mais que a do dianteiro. Mais num dia quente que num frio, e mais em chão duro do que macio.
Após três voltas à pista a pressão do pneu traseiro elevar-se-á cerca de 4 libras e o dianteiro 3.
A solução mais simples para esse problema é ir para a partida com uma pressão abaixo da ideal, que seria 10 psi no traseiro, que depois das três voltas, atingirá aproximadamente 14 psi.

4º - Os pneus dianteiros são mais susceptíveis a furos?
Sim. O dianteiro tem uma cavidade menor e também menor volume de ar. Com a mesma pressão, tanto no dianteiro quanto no traseiro, o dianteiro sofrerá mais impactos no aro.

5ª - Como saberei se os pneus estão cheios demais?
Falta de aderência ou "patinação" em excesso são as indicações mais óbvias de que os pneus estão com muita pressão.

6º - Como saber se a pressão está baixa demais?
Parecido quando está com muita pressão, um pneu muito ‘murcho’ também não terá aderência nas curvas. Mas ao invés de derrapar, a frente sairá porque as laterais do pneu estão baixas demais e o pneu está "assente" na extremidade do aro.

7º - Qual a melhor calibragem para a lama?
Se as condições da lama reduzem a velocidade na pista, você precisará baixar a pressão para 10 psi ou menos no pneu traseiro. Se a lama não for tão profunda e a velocidade ainda continua alta, continue com a calibragem padrão. Se o barro for muito pesado e você tenha que lutar para manter a trajectória da dianteira, então aumente a calibragem.

8º - O que devo fazer em terreno com pedras?
Aumente a pressão.

9º - E nas motos 4 tempos?
As 4T transferem o peso diferentemente das motos a 2 tempos. Concentra mais na dianteira, por isso o ideal é colocar 14 libras na frente e manter as 12 na traseira.
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

Eu semprei usei 15/15
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

Eu não sei o que é mais dificil acertar as suspa ou a calibragem dos pneus... eu sempre vou pelo achometro..... :dentim: Mas geralmente eu também uso 15/15 (em pista seca)
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

uso 15/15 no seco e 13/13 qdo tá muito liso (epoca de chuva)

obs: vou dar um tempo pro pessoal comentar e/ou acrescentar algo e depois movo pro Dicas, ok ??? Valeu André !
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Eu uso 13, normalmente! Em alguns casos, a depender do tipo de pista/trilha, já cheguei a usar 8 libras! :mrgreen:
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

GELOUS escreveu:já cheguei a usar 8 libras! :mrgreen:
Vc foi fazer trial com sua moto???
o pessoal de trial usa tipo 6libras!
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

se eu usar 15 aki nas minhas trilhas eu nao paro em cima da moto.
Terreno aki é bem liso, a grande maioria, em contrapartida grande parto do terreno tem pedras... ai vc tem q andar com pressao baixa devido ao terreno liso e com barro mas ai se rala nas pedras.
aehauehae

Uso 13 tr/15 diant em tempo beeem seco
Mas geralmente é 12/13.
Nunca furei um pneu na trilha, e raramente a moto desgarra pela pressão do pneu.

Abraços
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

GELOUS escreveu:
já cheguei a usar 8 libras!


Vc foi fazer trial com sua moto???
o pessoal de trial usa tipo 6libras!
Eu gosto de 12 libras, nessa ultima corrida usamos 13.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

normalmente 15/15
PEBINHA
Membro
Mensagens: 427
Registrado em: 01 Dezembro 2005 à23 08:22

Mensagem por PEBINHA »

Tbm uso 15/15 e acho que é uma medida boa tanto no seco como no terreno molhado.

Abraços !
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Pois ai nasce outra questão. Não tenho trava no pneu trasero da minha agrale, então ate quantas libras posso colocar sem correr o risco do pneus girar e arrancar fora o ventil da camara??
DMSB
Membro
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Julho 2007 à04 17:39

Mensagem por DMSB »

Pneu de cross não precisa mais do que 15 libras em nenhuma situação.

Pra piso intermediario a macio, no máximo 12 libras. Podendo baixar de 10 libras.

Agora, lembre-se que tem que ter a trava do pneu, tanto pro dianteiro quanto pro traseiro, senão o pneu gira no aro e estoura a camara.

Eu ja fui pro chão por estar com pneu muito cheio em terreno duro. heheheheh

Agora aprendi.

Quem me deu esta dica foi o Ze Luiz da www.zracing.com.br durante os treinos da copa lander aqui em Floripa.
Ivan
Membro
Mensagens: 261
Registrado em: 08 Março 2006 à06 19:09

Mensagem por Ivan »

eu uso 14 nadianteira e 12 na traseira e vai bem galera mesmo eu que nem tirlha faço somente estradão com a motinha vai bem !
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Quantas libras vai na trava do pneu??
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

jjacob_xt225 escreveu:Quantas libras vai na trava do pneu??
Nenhuma! :wink: A trava de pneu é um acessório (normalmente de plástico ou de alumínio) que segura o pneu contra as paredes do aro, para que o pneu não "gire" livre e não estrague o bico da câmara de ar.

Eu não uso trava na frente. Precisa? Porque se não tem tração ali? Em que situações o pneu pode rodar na roda da frente? Alguém já viu isso acontecer?
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Pois sé esses tempos eu peguei uma trava de pneu que um amigo comprou e ela era uma pequena camara de ar, pois tinha ventil, essa eu não sabia que tinha.
gugafsa
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 18 Abril 2006 à38 11:01

Mensagem por gugafsa »

e pra motocross sao quantos
DMSB
Membro
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Julho 2007 à04 17:39

Mensagem por DMSB »

GELOUS escreveu: Eu não uso trava na frente. Precisa? Porque se não tem tração ali? Em que situações o pneu pode rodar na roda da frente? Alguém já viu isso acontecer?
É bem mais difícil de aocntecer, mas acontece. Eu já vi isso em trilha. Qdo vc usa o pneu dianteiro mais vazio pra fazer uma trilha muito molhada e pega um terreno mais duro. Se der uma freada mais forte pode acontecer.

Comigo só aocnteceu uma vez no pneu traseiro. A trava afroxou e eu nao percebi. Na verdade eu nunca tinha conferido o aperto dela. hehehe
Will xtz
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 21 Julho 2011 à48 12:45

Re: Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Mensagem por Will xtz »

acho que trava são desnecessarias para motos até 250cc 4 tempos nacionais, agora motos 2t ou importadas é bom usar pois tem motor mais explosivo.


sempre uso 16 libras frente/tras e pego as piores lamas possiveis (banana lama) e nunca furei pneu.
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Re: Nove dicas sobre a calibragem dos pneus.

Mensagem por Gargamel »

Will xtz escreveu:acho que trava são desnecessarias para motos até 250cc 4 tempos nacionais, agora motos 2t ou importadas é bom usar pois tem motor mais explosivo.

sempre uso 16 libras frente/tras e pego as piores lamas possiveis (banana lama) e nunca furei pneu.
Caraio véio, ta concorrendo pro Coveiro Awards 2012 ??!!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem