Equipamentos para participar de enduro de regularidade

Área destinada a textos explicativos, matérias, dicas e esclarecimentos de dúvidas sobre as modalidades Off Road de Enduro de Regulariade, Enduro FIM, Motocross, Cross Coutry, Veloterra, Free Style.
gegebh
Membro
Mensagens: 658
Registrado em: 23 Junho 2005 à11 20:38

Equipamentos para participar de enduro de regularidade

Mensagem por gegebh »

Galera,

quais equipamentos necessários para iniciar no enduro de regularidade?

Tops,
vi no terranozoio e achei bem legal. Tô querendo participar de algumas provas ae do cerrado.

Um roadbook + navegador é o ideal?
Um roadbook + odometro + cronômetro dá pra quebrar o gaio?

Abração
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

bro.... a parada é essa mesma, pra participar de um enduro, alem de todos os teus equipos de trilha normal (capa, joelheira, cotoveleira,bota, blablabla) e de uma moto com manutenção em dia (se não vc vai ficar no meio da prova e isso é muito frustrante) vc ainda precisa de 1 roadbook + odometro + cronômetro OU 1 roadbook + 1 navegador.

Um roadbook + odometro + cronômetro dá pra quebrar o gaio? Dá sim... mas vc vai ter que ter um certo "estado de espiritio" pra usa-los. Pra quem tá começando, acho q vale, dá pra ter uma boa idéia da prova e ainda gastar pouco... dá pra aprender direitim o que são as referências, o tempo, e a adrenalina da prova....

Se sua moto for a Tornado, com o paniel usando aquela função TRIP dá pra fazer às vezes de um odômetro e participar de uma provinha de enduro a título de "ver qual é a da prova". Mas eu n me responsabilizo se vc cair e quebrar seu painel, ok ??? rs* To só te contando que no ultimo enduro q eu fui eu vi umas motos na categoria Local indo pra prova desse jeito e até tenho um amigo em Uberlândia que já fez isso umas 3 vezes.

Depois que vc pegar gosto e quiser investir mais, pode comprar um navegador... ai vc vai ver a diferença.

Um roadbook ELETRICO + navegador é o ideal sim.... Ajuda muuuuuuito, e é muito mais fácil planilhar com eles, mas eles não fazem milagre. Se vc não sabe planilhar, não souber operar o navegador e/ou não consegue andar no tempo da prova, eles não vão ajudar muito. Se vc tiver condições de começar com eles, abrace pq é beeeem mais legal, podes crer, mas se n quiser gastar muito eles são dispensáveis pra quem está começando a se familiarizar com o ambiente do enduro.

Uma coisa que ficou bem claro pra mim qdo terminei minha primeira prova foi:

1º - Antes de participar de uma prova, tenha certeza de que vc aguenta a parada. Digo, em termos de preparação fisica. Procure saber qual a quilometragem da prova de que vc vai participar e tire uma base pelas trilhas q vc faz... por exemplo: Hoje, 100 km eu aguento, mais de 120 km é problema, mas qdo comecei não aguentava mais de 70 km e já me machuquei por conta disso.

2º - Se vc ainda não encara uma trilha encardida, sem desviar de nenhum obstáculo ou morro fudido, espera mais um pouco - treine mais, pra depois mexer com os enduros. Na prova essa coisa de "me ajuda aqui pelo amor-d-Deus" não existe... então é bom contar somente com vc mesmo pra sair dos enroscos, se vc encontrar ajuda é sorte e não regra. Em termos de obstáculos, pelo menos aq no Circuito os organizadores não costumam aliviar, tem vezes que até avacalham o negocio mesmo, rs* o lema é: "Se não aguenta, porque veio ?"

3º - CALMA é fundamental !!! Se o braço tá acabando pare e tome um fôlego, continuar é correr risco de se machucar.

4º - Pare e pense !!! - Se todo mundo tá agarrando num determinado lugar, pare e analise a situação antes de enfiar sua moto lá...


Claro que depois dos primeiros Kms de prova as coisas mudam um pouco, principalmente na categoria novatos e na local (estreantes). Depois que o cara já tá com + de 25 min de atraso, ele já está fora da prova, e dificilmente volta pro tempo antes do neutro principal ou de uma boa "taiada" no trajeto... entao a "solidariedade" começa a aparecer.

A melhor dica que eu posso te dar são 2:

1 - LEVE UM AMIGO - Começar podendo contar com alguem é bem mais fácil e até mais divertido. Mas pelo amor de Deus, nada de levar um ajudante, leve um competidor amigo, entende: OS DOIS DEVERÃO ESTAR INSCRITOS NA PROVA, COM EQUIPAMENTO, PLANILHA E TUDO, SE NÃO VC SERÁ DESCLASSIFICADO.

2- NUNCA !!! NUNQUINHA NA SUA VIDA SAIA DO TRAJETO APONTADO PELA PLANILHA. Os limpa-trilhas passam por esse trajeto, então se tua moto estragou ou se vc se machucou aguarde pacientemente a ajuda ficando exatamente no caminho. Pra ter certeza de que vc está no lugar certo, observe se os outros competidores passam por onde vc está, ou se existem rastros de moto indicando que muita gente passou por ali. Se vc puder para perto de um PC melhor ainda... grude nele e não largue enquanto não chegar na cidade.


Enduro é muito legal... muito mesmo, mas não desanime nas primeiras dificuldades. Nas primeiras vezes tenha como objetivo TERMINAR A PROVA. Deixe pra tentar levar trofeu depois q vc tiver mais experiencia com a coisa... vá desencanado que vc vai se divertir.

E se for participar do Circuito, me avise pra gente poder trocar umas idéias. Eu to meio parado agora, to tendo aulas no sábado até Setembro de 2006, entao meus enduros já foram por agua abaixo até o 2º semestre do ano q vem... rs*


Pra quem quiser mais sobre enduro: www.terranozoio.cjb.net - no menu da esquerda selecione COMPETIÇOES OFF e depois na pagina que abrir escolha ENDURO DE REGULARIDADE.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

Por aqui existe uma categoria onde NÃO PODE usar equipamento de navegação programado, fica bem interessante pra quem está começando, por sinal a categoria é um sucesso.

Querendo + informações sobre regularidade: http://www.trailclubedecuritiba.com.br/ ... enduro.htm
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Predador escreveu:Por aqui existe uma categoria onde NÃO PODE usar equipamento de navegação programado, fica bem interessante pra quem está começando
Muito legal essa iniciativa !!! ótima mesmo... acho q em muitos campeonatinhos como esse nosso aq falta mesmo uma "categoria de base"... sei que ali pros lados de BH e de SP existem campeonatos proprios pra quem está começando, com provas curtas, médias mais folgadas e trajetos mais lisos.. se tivesse uma dessas aq na minha região eu com certeza não teria sofrido do tanto que sofri pra começar nisso... rs*
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Uma categoria que ao meu ver "DEIXARAM MORRER'' no regularidade, foi a Novato em duplas, que sempre encheu de participantes qualquer provinha que aparecia. Na realidade os organizadores de Enduros muitas vezes desconhecem até mesmo as regras para esta categoria e fazem de conta que é uma coisa impossível de se organizar.
O maior engano é justamente deixar esta categoria de lado se alegando que tudo é dobrado quando se fala de materiais usados pelos pilotos(planilhas,jalecos,etc), mas poucos enxergam que estes pilotos novatos é que realmente enchem a prova. Todas as vezes que colocamos esta categoria em nossas provas o resultado foi ótimo, e o melhor ainda, todos os novatos ficaram satisfeitos e felizes por estarem participando do evento.
marcelorux
Membro
Mensagens: 448
Registrado em: 02 Setembro 2005 à14 12:51

Mensagem por marcelorux »

synval escreveu:Uma categoria que ao meu ver "DEIXARAM MORRER'' no regularidade, foi a Novato em duplas, que sempre encheu de participantes qualquer provinha que aparecia. Na realidade os organizadores de Enduros muitas vezes desconhecem até mesmo as regras para esta categoria e fazem de conta que é uma coisa impossível de se organizar.
O maior engano é justamente deixar esta categoria de lado se alegando que tudo é dobrado quando se fala de materiais usados pelos pilotos(planilhas,jalecos,etc), mas poucos enxergam que estes pilotos novatos é que realmente enchem a prova. Todas as vezes que colocamos esta categoria em nossas provas o resultado foi ótimo, e o melhor ainda, todos os novatos ficaram satisfeitos e felizes por estarem participando do evento.
Synval,

eu desconheco TOTALMENTE essas regras e modalidades, onde que consigo maiores informações sobre enduro? vc pode me ajudar?
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

synval escreveu:Uma categoria que ao meu ver "DEIXARAM MORRER'' no regularidade, foi a Novato em duplas, que sempre encheu de participantes qualquer provinha que aparecia. Na realidade os organizadores de Enduros muitas vezes desconhecem até mesmo as regras para esta categoria e fazem de conta que é uma coisa impossível de se organizar.
O maior engano é justamente deixar esta categoria de lado se alegando que tudo é dobrado quando se fala de materiais usados pelos pilotos(planilhas,jalecos,etc), mas poucos enxergam que estes pilotos novatos é que realmente enchem a prova. Todas as vezes que colocamos esta categoria em nossas provas o resultado foi ótimo, e o melhor ainda, todos os novatos ficaram satisfeitos e felizes por estarem participando do evento.
Pois eh synval... to na luta com nosso motoclue aq pra ver se no inicio do ano a gente organiza um enduro voltado pra iniciantes.

To pensando em colocar assim as categorias:

Os bão - Aqui coloco todos q já tenham conhecimento, com uma média puxadinha.

Novatos Importada - So mesmo pra separar as motos.

Novatos Nacional - Já diz tudo

Novatos em dupla - já diz tudo

Iniciantes - Colocamos o pessoal q n tem navegador.


o q acha ?
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

Aí Tops, pra trocar informações, por aqui é assim:

Master, Senior, Over40, Junior, Novatos, Trail Turismo. Normalmente Master/Senior = média alta, Over40/Junior média intermediária, Novatos e Trail Turismo média baixa.

Trail Turismo (TT): essa é a que não pode usar equipamento de navegação programado, só como odômetro e cronômetro. Dessa forma é a categoria ideal pra quem não tem $$$ ou está começando. É uma excelente escola.

Todas as categorias, com excessão da TT é obrigatório estar federado, isso é levado a sério.

No começo do ano sempre tem um cursinho (já com alguns exemplos da planilha do dia seguinte) que tem uma parte teórica de como se navega e no dia seguinte uma prova prática, com várias pegadinhas, mas com uma média baixa. Além disso os PC's são orientados a ensinar o piloto se ele perguntar alguma coisa.

Nunca teve nenhuma separação por moto, pessoalmente sei que a medida que você sobe de categoria a moto ajuda um pouco, mas muito pouco mesmo, se o cara é um bom navegador e piloto pode ir até de XTZ125. Não adianta me dar uma KTM zero km que se eu for andar na Master vou ficar em último. Então essa separação de motos, ainda mais na novatos, ao meu ver não tem necessidade.

Duplas pode ocorrer o problema de um seguir o outro e quem tá atrás não aprender muita coisa. Se quiser manter assim sugiro um pouco de terrorismo (e pode fazer na prática): avisa que alguns PC´s vão perguntar, pra quem tiver atrás, em qual referência ele está. Se não souber, penaliza.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Blz Predador... normalmente aq tbem é:

Master, Senior, Over40, Junior, Novatos e Iniciantes(tbem chamada de Local ou estreantes.)

No caso do Circuito do Cerrado (www.enduro.esp.br) essas são as categorias definidas pelo regulamento e a partir de 2004 a separaçao de motos nacionais/imp tbem foi abolida.

No caso dessa prova q falei ai em cima, é uma prova fora do Circuito q eu e mais um pessoal tamo querendo fazer... a título de experiencia mesmo... "beta teste"... rs*, mas totalmente direcionada aos iniciantes, por isso a separação tão chula de categorias... é uma coisa mais "de brincadeira" mesmo.

Dependendo do resultado dessa experiencia tamo querendo mesmo é fazer uma Copa, talvez a Copa Terra no Zóio de Enduro de Regularidade... com uma prova a cada 2 meses e dirigida aos INICIANTES do enduro. Ai definimos as categorias, e todas as regras, mas claro precisaremos do apoio do pessoal das outras cidades e tal, é tudo um plano que nem tivemos tempo de colocar em pratica ainda nem mesmo discutir direito pois estamos preparando a casa pro Enduro da Telha 2005 agora em 08/10 essa sim válida pelo Circuito.

Mas já gostei muito do que vc contou ai... inclusive depois eu espero contar com suas opniões qdo eu realemnte tiver tempo pra em dedicar a isso....mais pra frente, depois da correria em q eu to aq eu quero abrir um topico sobre isso e trocar uma idéia com vc e com o pessoal dos enduros.... quero mesmo ouvir todo mundo pra montar uma coisa "nova" que atraia os estreantes.

Abraço.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

No meu modo meio quadrado de ver as coisas(sou assim mesmo), entendo que novato é novato, não importando a moto. Em um enduro a moto ajuda, mas é o piloto/habilidade/competência é que mandam. Acho que as categorias já conhecidas devem continuar como estão, apenas incluíndo-se as duplas. Outra coisa: Se é Enduro de Regularidade, como é que o cara vai prá uma prova sem equipamento de navegação, por mais simples que seja :?: :?: :?: O Enduro de Regularidade é baseado em roteiros determinados pela planilha, e se o cara não tiver nem um velocímetro comum na moto, ele estará totalmente fora da competição :!: :!: Não vejo incentivo algum numa categoria dessa. Ô Tops, põe pilha aí na sua galera que o trem é bom mesmo, acredite... Quanto ao amigo Marcelorux, sugiro que vc. visite a página do meu amigo Léo Cascão, onde vc. encontrará muitas das informações que vc. precisa, e se ainda tiver alguma dúvida, mande uma MP. que a gente aqui responde com o maior prazer. Valeu.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Em tempo, a página a qual me referi: www.enduro.hpg.ig.com.br
Abraço
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

synval escreveu: Outra coisa: Se é Enduro de Regularidade, como é que o cara vai prá uma prova sem equipamento de navegação, por mais simples que seja :?: :?: :?: O Enduro de Regularidade é baseado em roteiros determinados pela planilha, e se o cara não tiver nem um velocímetro comum na moto, ele estará totalmente fora da competição :!: :!: Não vejo incentivo algum numa categoria dessa.
hehehe....acho q me expressei mal, Synval, o q eu quis propor é uma categoria sem NAVEGADORES (tipo totem, compass... esses programados) e não sem equipo de navegação. E pelo q entendi o Predador comentou q lá no Sul já existe uma categoria assim. É pra justamente separar os iniciantes que tem apenas um odometro+roadbook de um q tem totem+roadbook, entende... pq os navegaroes ajudam bastante, convenhamos. Como vc mesmo disse, sem equipo de navegaçao não é regularidade, né ?

Abraço.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Hããã Baãooo. Concordo sim Tops...
Abraço
gegebh
Membro
Mensagens: 658
Registrado em: 23 Junho 2005 à11 20:38

Mensagem por gegebh »

Galera cheia de informação e idéias novas...

Vamos incentivas os novatos galera!!

Quero começar, mas com toda essa parafernalha e dificuldades sinceramente desisto.. Categoria novatos sem muita coisa eu animo....

Valeu!!
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

gegebh escreveu:Galera cheia de informação e idéias novas...

Vamos incentivas os novatos galera!!

Quero começar, mas com toda essa parafernalha e dificuldades sinceramente desisto.. Categoria novatos sem muita coisa eu animo....

Valeu!!

Desiste não bro.... faz o q eu te falei, pra começar chama um amigo q tbem tem vontade de aprender e vão vcs dois com odometros e elogim mesmo... Pra aprender a planilhar tá joia, depois q tu pegar os macetes e se empolgar tu compra um totem... eles dividem até m 5x no cheque.
gegebh
Membro
Mensagens: 658
Registrado em: 23 Junho 2005 à11 20:38

Mensagem por gegebh »

Vou animar sim cara... agora é procurar nos calendários alguma prova bakana...

E os enduro FIM? Parece ser mais light não?

Abraços
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

enduro fim é um enduro de VELOCIDADE. Eu nao acho mais ligth nao... pelo contrario, o baguio é pra nego sangue no zóio... quem fizer o menor tempo tá no lucro.

nao precisa de equipo de navegaçao a pista é toda bampeada... é só acelerar mesmo. Tipo um crosscoutry, so q larga 1 piloto por vez.
gegebh
Membro
Mensagens: 658
Registrado em: 23 Junho 2005 à11 20:38

Mensagem por gegebh »

AAA entendi.. ae num é pra mim ainda não hehehe.. vou caçar um regularidade pra novato mesmo...
Treiero
Membro
Mensagens: 165
Registrado em: 26 Setembro 2004 à15 01:53

Mensagem por Treiero »

Uai gege... acho q o FIM é melhor cara... tipow....
eu tenho muita vontade de participar de um XC, mas eu sou super afobado e garanto q na hora q dar a largada e eu sair correndo pra ligar a moto (larga os pilotos longe das motos e com elas desligadas) eu ja trupico umas 3 vezes e saio rolando... qdo subir na moto eu vou esquecer de abrir o pedal de cick e vou bater no ar e acertar minha canela na pedaleira e partir ela ao meio... hauahuah

Eu sei q nao sou tanto sangue nos óio assim mas, o "barato" memso é PILOTAR a moto pow... endur regularidade vc pode ser mó roia e tá numa moto ruim, se tiver a manha de navegar se sai bem... intaum num é enduro de moto, é de navegaçao... aahhh sei la... mi inbolei todo aki.....

Gege, da pra usar aew na sua moto um Cateye de bike q sai uns 50 conto como odometro, conometro e talsz.... e o roadbook se tiverquerendo ir pra uma prova aew de cara e tiver sem grana agente monta um !!! huahuaha acho q da pra fazer um manual na boa !!! ow arrumar imprestado tb nao deve ser dificil !!!

Se rolar enduro FIM aew eu topo ir com vc....

T+
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

TopsMan escreveu:
synval escreveu: Outra coisa: Se é Enduro de Regularidade, como é que o cara vai prá uma prova sem equipamento de navegação, por mais simples que seja :?: :?: :?: O Enduro de Regularidade é baseado em roteiros determinados pela planilha, e se o cara não tiver nem um velocímetro comum na moto, ele estará totalmente fora da competição :!: :!: Não vejo incentivo algum numa categoria dessa.
hehehe....acho q me expressei mal, Synval, o q eu quis propor é uma categoria sem NAVEGADORES (tipo totem, compass... esses programados) e não sem equipo de navegação. E pelo q entendi o Predador comentou q lá no Sul já existe uma categoria assim. É pra justamente separar os iniciantes que tem apenas um odometro+roadbook de um q tem totem+roadbook, entende... pq os navegaroes ajudam bastante, convenhamos. Como vc mesmo disse, sem equipo de navegaçao não é regularidade, né ?

Abraço.
É isso mesmo tops. O cara não precisa investir em equipamento, um cronometro e um odometro original da moto já dá pra andar. E a categoria é competitiva pois estão todos em igualdade de condição.
Vejam também que o equipamento de navegação é posterior ao enduro de regularidade, antes era mais na raça mesmo. Normalmente quem inicia por esta categoria, ao invés de entrar direto na novatos, navega muito bem: tem que prestar atenção em todas as tulipas e no seu contexto, desenvolve noção de distância e tempo.

Nesse link tem o ranking da copa por aqui, dá pra ter uma idéia da participação dos pilotos. http://www.apucron.com.br/www.r4sports. ... ng2005.xls
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem