CRF 230 X TORNADO

Área destinada a comparações entre os mais diversos ítens relacionados ao motociclismo Off-Road. Antes de criar um novo tópico comparando motos e equipamentos diferentes cheque se aqui tal comparativo não foi feito.
flavio.ferrazzo
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Abril 2007 à32 23:15

CRF 230 X TORNADO

Mensagem por flavio.ferrazzo »

Negócio é o seguinete: Logo que lançaram a CRF todo mundo começou a comprar a motinho. Agora, tenho notado que o pessoal tá colocando motor de tornado nas CRF ou a "roupa" da CRF na Tornado. O que que tá pegando? A CRF é meio fraquinha e não tem como preparar muito o motor sem quebrar?
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Flavio, estou passando seu tópico para comparativos diversos ok?

Sobre sua pergunta, a minha opinião é a seguinte (é a minha opinião, sem fazer bafáfá! #-o ):
A CRF é uma moto muito limitada onde seu único ponto positivo é: peso baixo.
O resto não tem nada demais, as suspensões são uma evolução da XR 200, tem menos curso que a Tornado, o quadro é o mesmo da Bros com leves mudanças de encaixe para a roupa, o motor é o mesmo de uma 125 antiga que foi evoluindo, chegou na XR 200, aí aumentaram a cilindrada e o curso mais ainda, chegando praticamente no limite do motor na moto original, praticamente não aceitando mais preparação, já que fica bem perto dos prisioneiros a camisa, o limite da segurança para dissipar calor, isso sem falar na alta quantidade de curso do motor, que faz o pistão ovalar com facilidade, diminuindo drasticamente a durabilidade...

Aí vc me pergunta, então por que todo mundo compra CRF 230?
Simples, a galera se ilude achando que a CRF 230 é uma especial ou quase isso, e aí compra vê que a moto é fraca, suspensões nacionais e apenas leve, e com isso tendo uma boa ciclistica que depende muito de peso, e aí só resta duas possibilidades, ou adaptar um motor mais forte que nem o da Tornado, aumentando também o peso do conjunto, ou torrando a moto e voltando para as especiais, não é atoa que a 230 tá tendo uma desvalorização absurda, olha quanta gente arrependida de comprar essa pseudo-especial por aí!

Já a Tornado é o contrário, o motor é teoricamente bom, as suspensões são equivalentes a da CRF 230, só tem o problema do fator peso, mas quem compra sabe que ela é pesada, portanto tem que saber lidar com isso, e não se ilude achando que é quase uma especial, o seu motor é subdimensionado pra capacidade que tem, poderia tranquilamente ser 300cc originais que duraria MUITO, tanto que uma Tornado com kit 340cc dura mais o motor que uma CRF 230 com kit 240cc (apenas 17cc de aumento dos 223cc originais), ela só peca um pouco na ciclistica, o que todos sabemos.

No final da história colocando na balança preço, custo x beneficio, desvalorização, ciclistica, motor, durabilidade etc, eu sem dúvida alguma compraria uma Tornado, aliás não só compraria como comprei, pelo mesmo preço que pagaria numa CRF 230 usada de ano equivalente ou até um pouco superior, se você reparar o que as 230 lhe proporcionam de tecnologia, chegará a conclusão que elas não poderiam custar mais de 7 mil reais, já que usam peças de fabricação simples assemelhando-se mais a Bros do que as Off Roads, e não vem com nenhum equipamento de andar na rua tal qual Renavam que encarece o projeto.

Sei que meu post vai virar polêmica, mas é o que eu penso, cada um tem direito de pensar dum jeito, se fosse pra todo mundo pensar igual não existiria Tornado, só CRF 230 :wink:
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Aí tio, criou calo nos dedos com esse post hein.
aeueahuaehae

Eu não vou falar nada sobre as motos, pq já tá cherne demais esse assunto, mas até concordo em grande parte com o Skol.
Mas, a verdade é q a motinho ta pegando e caindo muito no gosto do pessoal. Isso não tem como negar.

Vamos ver o q vem em 2009 ou 2010....

Abraços
Sordi
Membro
Mensagens: 268
Registrado em: 28 Dezembro 2006 à49 21:24

Mensagem por Sordi »

:lol:
Editado pela última vez por Sordi em 15 Novembro 2008 à24 11:58, em um total de 1 vez.
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

again?

#-o
flavio.ferrazzo
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 20 Abril 2007 à32 23:15

Mensagem por flavio.ferrazzo »

Aí Sordi,
Só levantei a questão porque fui em uma oficina de motos ontem aqui em Goiânia e de 10 motos que tinha 8 eram tornado com roupa de CRF. Aí perguntei pro cara e ele me falou que se andar de CRF original nas estapas do Goiano os caras de tornado mexida "passam de viagem", e como não dá pra mexer muito na CRFf sem quebrar tá todo mundo voltando pra tornado e adaptando a roupa da 230 para dar uma melhorada na ciclística. Segundo ele, as tornados com 293cc aguentam o campeonato inteiro sem quebrar....
Não estou aqui dizendo que uma é melhor que a outra, pois só levantei a questão pelo fato de ter me chamado a atenção a quantidade de tornados na oficina e o fato dele ter me falado que tá até difícil verder CRF....
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Mensagem por murilo_cb »

Sordi, ta estressado cara?

Falar que 230 parece com 250? Nao vo nem comentar viu.. vc é quem nao entende nada de moto.

E CRF230 com suspensao invertida em 2010?

É vem mesmo, em 2010 ela vem com I.E, 40cv, susp invertida, ponteira dupla e quadro de alumino. Por 10K

flavio.ferrazzo, No goiano vc nunca viu o Thiago Melo andando nao? ELe tem uma 230 da coro nessas toni 400 tudo.

Cara ja tive 230 por 2 anos, e ja andei em toni preparadaça e te falo que nao troco toni por 230 nao..

Pode ser por meu peso e estatura ser o ideal, se o cara é alto e gordo ai acho que a historia pode mudar.. nao sei.

Ja fui para umas corridas que tinha umas toni 300 e poco, eu na hora uq vi pensei que elas pensei que iam dar muito trabalho, mas as toni bruta so fazia zuada mesmo.
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Mensagem por mfd »

ja deu pra ver que tem gente com birra pessoal em relação a CRF230.
eu, sinceramente, não consigo entender como esse tipo de "sentimento" surge na cabeça de um homem, mas tenho visto isso por ai.

vamos nos guiar pelo bom senso...

a CRF está longe de ser uma especial, muito longe.
Mas não tão longe quanto a Tornado está.
a 230 é um meio termo entre uma moto de rua fraca e um equipamento esportivo para iniciantes.

já a Tornado é uma boa moto de rua, que tem sido adaptada para uso esportivo.

Quando o cara é gordo, a CRF230 não serve pra ele, e se ele não tem grana pra algo melhor, tem q ir pra Tornado mesmo, pois apesar de todo o resto ser ruim, tem motor que consegue empurarr alguem acima de 100 kg morro acima.

Dizer que a CRF230 é fraca, é chover no molhado, pois a própria Honda oferece o produto como algo fraco, para inciantes, meninas, roias como eu e alguns até mais fracos.

Mas dai pra colocar a Tornado com algo acima disso, ja é um exagero, pois a Tornado vai ser melhor do que a CRF230 em casos específicos, mais em função das caracterisiticas físicas do piloto do que em função do traçado, trilha ou pista a ser enfrentada.

Se for pra falar em CRF230 ou XR250 mexida, com kit e com mais sei lá o que, ja acho bobagem, pois pelo valor que se gasta com isso, da pra partir pra uma ESPECIAL USADA, que vai ter não apenas mais motor, mas muito mais de tudo.

Eu jamais compraria uma CRF230 ou uma Tornado para arrombar motor. Ou uso a moto como foi projetada ou procuro a moto que possa me atender.

No caso da Tornado, da pra colocar kits e fazer um frankstain, mas no cado da CRF230 isso nunca presta. As motos andam pouco, o motor não aguenta e o custo é inviavel, portanto quando o cara vai comprar uma CRF230 ele tem q saber se ele quer mesmo andar de CRF230 ou se ele quer outra coisa q esse produto não pode fazer. CRF230 é um produto pronto, ou ele te atende como vem de fánbrica ou não atende. Tudo o que se faz de preparação gera resultados, mas são resultados pequenos perto do custo.
Arcampos
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 08 Setembro 2008 à27 16:28

Mensagem por Arcampos »

Eu tõ mt feliz com a minha tornado, já andei na 230 e achei mt xôxa, é uma coisa óbvia que uma especial é mais moto, mas, levando em conta a "crise mundial"(rsrsrs, minha falta de grana) eu fico com a tornado...Já tive xr200 com o kit e não perde nada pra crf230.....
Valeu
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

mfd escreveu:ja deu pra ver que tem gente com birra pessoal em relação a CRF230.
eu, sinceramente, não consigo entender como esse tipo de "sentimento" surge na cabeça de um homem, mas tenho visto isso por ai.

vamos nos guiar pelo bom senso...

a CRF está longe de ser uma especial, muito longe.
Mas não tão longe quanto a Tornado está.
a 230 é um meio termo entre uma moto de rua fraca e um equipamento esportivo para iniciantes.

já a Tornado é uma boa moto de rua, que tem sido adaptada para uso esportivo.

Quando o cara é gordo, a CRF230 não serve pra ele, e se ele não tem grana pra algo melhor, tem q ir pra Tornado mesmo, pois apesar de todo o resto ser ruim, tem motor que consegue empurarr alguem acima de 100 kg morro acima.

Dizer que a CRF230 é fraca, é chover no molhado, pois a própria Honda oferece o produto como algo fraco, para inciantes, meninas, roias como eu e alguns até mais fracos.

Mas dai pra colocar a Tornado com algo acima disso, ja é um exagero, pois a Tornado vai ser melhor do que a CRF230 em casos específicos, mais em função das caracterisiticas físicas do piloto do que em função do traçado, trilha ou pista a ser enfrentada.

Se for pra falar em CRF230 ou XR250 mexida, com kit e com mais sei lá o que, ja acho bobagem, pois pelo valor que se gasta com isso, da pra partir pra uma ESPECIAL USADA, que vai ter não apenas mais motor, mas muito mais de tudo.

Eu jamais compraria uma CRF230 ou uma Tornado para arrombar motor. Ou uso a moto como foi projetada ou procuro a moto que possa me atender.

No caso da Tornado, da pra colocar kits e fazer um frankstain, mas no cado da CRF230 isso nunca presta. As motos andam pouco, o motor não aguenta e o custo é inviavel, portanto quando o cara vai comprar uma CRF230 ele tem q saber se ele quer mesmo andar de CRF230 ou se ele quer outra coisa q esse produto não pode fazer. CRF230 é um produto pronto, ou ele te atende como vem de fánbrica ou não atende. Tudo o que se faz de preparação gera resultados, mas são resultados pequenos perto do custo.
aonde eu assino?

8)
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Mensagem por caco »

gostei da discussão e acho que tá tudo bem explicado. Opiniões que devem ser respeitadas.
O que eu torço, apesar da crise, é que vejam o mercado em aberto, teve mês de vender mais de 600 crf 230, então vamos ver quem se habilita a pôr no mercado alguma coisa intermediária (entre 14 a 18 pilas?) de 250 cc. ?????? a Empresa que tiver este produto vai fazer a festa, até as importadas vão ter de se ajustar......
estamos na espera......
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

Na minha região a CRF230 esta valorizada. CRF 230 0km esta a R$ 10.500,00 e estão pedindo uma 2007 usada R$ 9.500,00.

E quem tem Tornado esta encalhado. Estão pedindo R$1.000,00 , R$ 1.500,00 abaixo da tabela e não conseguem comprador. Na consecionaria Honda eles nem estão acentando Tornado na troca.

Além de que com a CRF vc economisa IPVA, seguro e taxa de licenciamento (se não estiver em dia desvaloriza ainda mais a Tornado).

Estou com vontade de voltar para uma importada... mas voltar para a Tornado, só se for para uso na rua.
rameluz
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Dezembro 2008 à05 15:14

Mensagem por rameluz »

Pessoal, aqui em Maceió é a mesma coisa... CRF 230 SUPER valorizadas e as Tornados jogadas ao Léo... Sou novato no negócio mas por ver "Todo mundo" de CRF achei que tinha feito uma má compra da Tornado (Já preparada sem Suspensão e Sem Motor) e pensando melhor, lendo os Reviews aqui, acho qu fiz uma boa compra... o Único grande Problema da Tornado é o Peso, e algo simples como Trocar o tanque por um de plástico ajuda... Re-valvular a suspensão principalmente a dianteira resolve uma série de problemas inclusive de melabilidade da moto... :wink:
carvalho_leonardo
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 03 Janeiro 2008 à26 06:10

Mensagem por carvalho_leonardo »

Porra estão jogondo as Tornadas para o Léo errado, ainda não caiu nenhuma aqui em casa!!!
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Eu acho que existem duas situações: tem aqueles que usam a CRF 230 para SE DIVERTIREM e os que usam para COMPETIÇÃO.

Para diversão e para competições "leves", a CRF 230 é imbatível. Não tem comparação com Tornado, principalmente se for original.

Mas, o que o colega relatou em relação ao Campeonato Goiano, realmente acontece. Lá 90% dos pilotos que compraram CRF 230 venderam e montaram Tornados com kit de CRF 230. Porque? Porque o Tornadão guenta preparação que não acaba mais.

Citaram aí pra cima o Thiago Melo. Realmente ele anda de CRF 230. Mas, no dia que aquela CRF 230 dele for original eu mudo de nome! :lol: É preparação e é da forte. E até onde eu sei, ele tem um dinheirinho razoável para consertar os motores da moto dele! 8) Além disso, ele é um piloto que está acima dos demais que correm na categoria nacional. O cara anda de importada e anda na ponta. Então, pega a bicheirinha e faz miséria, he, he, he.

Aqui em Brasília as Tornados estão encalhadas também. Mas, aqui o esporte é TRILHA, temos poucas competições. E, normalmente, a CRF tem sido um degrauzinho para os trilheiros. É quase regra o cabra comprar uma CRF 230 e seis meses depois montar numa especial de verdade! :P Por isso, CRF 230 aqui é barata também. 2007 é de 8k pra baixo.

Um outro agravante é que não tem jeito: aqui em Brasília tem morro que CRF 230 não sobe. E pode estar na mão do piloto que for. Não sobe e pronto. Eu ia comprar uma CRF 230, mas uma das coisas que me desanimou foi isso. Eu me amarro em subir uns morrões. Imagina vc ir pra trilha, tentar 280 vezes e não conseguir subir um morro porque a moto não tem motor pra subir? Eu botava fogo na motoca no outro dia! :lol:
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

GELOUS escreveu:Eu acho que existem duas situações: tem aqueles que usam a CRF 230 para SE DIVERTIREM e os que usam para COMPETIÇÃO.

Para diversão e para competições "leves", a CRF 230 é imbatível. Não tem comparação com Tornado, principalmente se for original.

.....
GELOUS, matou à pau! Creio que toda vez que surgir esse comentário, vou copiar esse seu post. :!:


Parece que a maioria não entende (ou se faz de desentendido) que essa moto é pra nós, trilheiros de FDS!

Aí uns ficam defendendo com unhas e dentes, enquanto outros ficam procurando os defeitos pra descarregar no teclado :wink: :wink:
junior30
Super Membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 19 Março 2007 à07 19:15

Mensagem por junior30 »

Juliano escreveu:
GELOUS escreveu:Eu acho que existem duas situações: tem aqueles que usam a CRF 230 para SE DIVERTIREM e os que usam para COMPETIÇÃO.

Para diversão e para competições "leves", a CRF 230 é imbatível. Não tem comparação com Tornado, principalmente se for original.

.....
GELOUS, matou à pau! Creio que toda vez que surgir esse comentário, vou copiar esse seu post. :!:


Parece que a maioria não entende (ou se faz de desentendido) que essa moto é pra nós, trilheiros de FDS!

Aí uns ficam defendendo com unhas e dentes, enquanto outros ficam procurando os defeitos pra descarregar no teclado :wink: :wink:
eh mas eu sempre falei isso com outras palavras e neguinho detonava geral...

eu nunca disse que o motor dela era mais forte ou as suspas dela era melhor do que as importadas!!!!

outra coisa tem gente que insiste em falar que a moto nao eh especial... sendo ruim ou nao ela eh especial sim so que nacional!!!!

outro detalhe eh que tem gente que tem nocao do seu nivel de pilotagem e nao ta rasgando grana!!!!!

vai na motinho que eh diversao garantida sem se encomodar!!!!
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

GELOUS escreveu:Eu acho que existem duas situações: tem aqueles que usam a CRF 230 para SE DIVERTIREM e os que usam para COMPETIÇÃO.

Para diversão e para competições "leves", a CRF 230 é imbatível. Não tem comparação com Tornado, principalmente se for original.

Mas, o que o colega relatou em relação ao Campeonato Goiano, realmente acontece. Lá 90% dos pilotos que compraram CRF 230 venderam e montaram Tornados com kit de CRF 230. Porque? Porque o Tornadão guenta preparação que não acaba mais.

Citaram aí pra cima o Thiago Melo. Realmente ele anda de CRF 230. Mas, no dia que aquela CRF 230 dele for original eu mudo de nome! :lol: É preparação e é da forte. E até onde eu sei, ele tem um dinheirinho razoável para consertar os motores da moto dele! 8) Além disso, ele é um piloto que está acima dos demais que correm na categoria nacional. O cara anda de importada e anda na ponta. Então, pega a bicheirinha e faz miséria, he, he, he.

Aqui em Brasília as Tornados estão encalhadas também. Mas, aqui o esporte é TRILHA, temos poucas competições. E, normalmente, a CRF tem sido um degrauzinho para os trilheiros. É quase regra o cabra comprar uma CRF 230 e seis meses depois montar numa especial de verdade! :P Por isso, CRF 230 aqui é barata também. 2007 é de 8k pra baixo.

Um outro agravante é que não tem jeito: aqui em Brasília tem morro que CRF 230 não sobe. E pode estar na mão do piloto que for. Não sobe e pronto. Eu ia comprar uma CRF 230, mas uma das coisas que me desanimou foi isso. Eu me amarro em subir uns morrões. Imagina vc ir pra trilha, tentar 280 vezes e não conseguir subir um morro porque a moto não tem motor pra subir? Eu botava fogo na motoca no outro dia! :lol:

Tb vou com Gelous....apesar de vários posts estarem dentro da lógica.... :wink:

Muito bom o tópico... :wink:
Canivas
Membro
Mensagens: 194
Registrado em: 24 Outubro 2006 à48 11:41

Mensagem por Canivas »

É opinião de cada um mas eu prefiro 1000 vezes a CRF do que a Tornado, isso que não sou fraquinho não, tenho 1,78 e 81kg. Já fiz trilha de Tornado e ela me acabou literalmente. Já de CRF a brincadeira vai longe, andamos sábado passado da 13:00 as 19:30 diretasso e cheguei inteiro, na boa

Pra mim tá ótimo, não ganho dinheiro com isso, não vivo disso, quero mais é me divertir, nem que seja de CG adaptada pra trilha :mrgreen:
rafiuskis
Membro
Mensagens: 148
Registrado em: 23 Novembro 2005 à38 14:26

Mensagem por rafiuskis »

Canivas escreveu:É opinião de cada um mas eu prefiro 1000 vezes a CRF do que a Tornado, isso que não sou fraquinho não, tenho 1,78 e 81kg. Já fiz trilha de Tornado e ela me acabou literalmente. Já de CRF a brincadeira vai longe, andamos sábado passado da 13:00 as 19:30 diretasso e cheguei inteiro, na boa

Pra mim tá ótimo, não ganho dinheiro com isso, não vivo disso, quero mais é me divertir, nem que seja de CG adaptada pra trilha :mrgreen:
era isso q estava querendo saber Canivas, se ela leva um rôia de 80/85 kg, pra trilha e consegue proporcionar diversão.

se o cara que competir e tentar uns troféusinhos, tem que ter uma especial...

mas se só quer diversão, tem que optar pelo melhor custo/beneficio!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem