Óleos Diversos 2T entre outras questões.

Área destinada a comparações entre os mais diversos ítens relacionados ao motociclismo Off-Road. Antes de criar um novo tópico comparando motos e equipamentos diferentes cheque se aqui tal comparativo não foi feito.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Eu nao to entendendo essa do teu mecanico dizer que é melhor errar p/ menos do q p; mais.... prefere deixar o motor trancar por falta de lubrificação do q correr o risco de com mais oleo encharcar a vela, e deixar a moto mais gorda ??

Ah não ser q tenha um problema mais grave se usar a moto com mistura mais gorda... mas pelo q eu saiba, é preferível usar mais gorda do q mais magra... por exemplo um cara q nuca andou de 2 tempos, e é meio novato, vai dar uma 2 Tempos bem afinadinha p/ ele usando porcentagem menor de óleo ??
Eu não arriscaria... prefiro deixar ela gorda até o cara pegar as manhas da moto.. heheheh

Mas não sei...
Acho q se ta no manual da moto, e óleo q vc usar independente da marca, atenda as especificações contidas no manual, não tem o q errar. Faz o q ta no manual e pronto

é o mais certo

abraço
zambapower
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 21 Fevereiro 2006 à13 18:55

Mensagem por zambapower »

Olha ja usei motul800 a 1% , nao tive problemas isso no cross que vc acelera e tira a mao , nunca mais que alguns metros com mao atolada , isso e uma situacao diferente das trilhas !
Tenho amigo que usa motorex um pouco mais que 1% a uns 3 anos ou mais na cr 125 dele e ela apita bonito e forte ! ele usa 60 Mls para 5 litros que da 1,2 % ele usa mais que 1% por garantia e troca 1 pistao por ano e deu cilindro cromo sempre zeradinho !
Eu pra amaciar o pistao novo e cilindro novo na yz coloquei 3% de repsol racing 100% sintetico mas a moto ta embolando nao gostei do oleo , vou adotar o motorex pois e bom mesmo tenho outro amigo que usa a 1% puro e anda trilha longa e mete a mao mesmo e disse abro e ta sempre melecadinho de oleo , e com menos oleo a moto responde mais fica mais esperta ! obs a moto dele e uma yz 125 2003 igual a minha !
Agora como o Ale primo falou , cada um cada um !
Ja falei com algumas pessoas que disseram que o chumbo foi campeao em 2003 com uma cr125 que usava ,75 % de oleo na mistura ! Vai entender
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

PERUCH NO MANUAL DA GASGAS Pelo menos o do site eu só vi óleo mineral e óleo sintético.

100% sintetic 2%
mineral 3%

Nunca vi alguem usar desta maneira.


E outra manual voce sabe que não é tudo..ele colocam esse valor supondo o uso severo da moto coisa que nenhum de nos consegue fazer , eu creio...

Aguardo esclarecimentos hehe...
Abraços :!: :!:

Vamos continuar falando sobre os Óleos ai hehe..pois a dúvida continua...

Gastar 80 conto com motul?
Ir para o Elf/mobil/repsol 100%?
Ouvir a voz de 2 caras que trabalham com moto a anos e já abriram 500 motores ao longo da vida?

Abraço

Só queria deixar uma pergunta..Alguem já viu motor que usa MOTUL 800 dar problema?....do tipo carbonizar..travar..sei lá..


Será que isso depende apenas da porcentagem que usa do Óleo? ou a tocada influencia? Ou será que nao passa de propaganda???...

Se eu fosse usar um elf 100% seria a 1% tb????
Outra coisa, muitos acham que o óleo além do especificado lubrifica mais...e não é bem assim!

Acho que na maioria das vezes a PROPAGANDA E A ALMA DO NEGÓCIO EM...


vamos ver...

Abraços!
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

chicones escreveu: Gastar 80 conto com motul?
Ir para o Elf/mobil/repsol 100%?
Ouvir a voz de 2 caras que trabalham com moto a anos e já abriram 500 motores ao longo da vida?
Abraços!

Amigo chicones, ao meu ver em todos os seu posts vc tá tipo que puxando o saco desse seu amigo mecânico! muita gente aqui que deu sua opinião anda direto e sabe o do que tá falando, seu amigo mecânico anda de moto 2t tbm? ou só meche nos motores?
Eu sempre usei óleo elf 100% sintético à 1,5% e nunca tive problemas (numa cr250 que ñ é sempre que gruda o cabo enrolado), eu penso que essa mistura tá ótima, por experiência! e passei a acreditar mais ainda quando vi o motor da moto do Elton aberto (YZ125, alto giro sempre), todo sequinho, sem carbonização e nada de marca no cilindro e pistão como se tivesse dado falta, se ñ me engano à 1,5% de motorex.
Tenta ter a cabeça mais aberta e escuta um pouco a experiência que nós já tivemos, derrepente vc chega a uma conclusão mais sensata..
Boa sorte na escolha, abraço
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

Joao Gabriel copera ai amigao..puxando saco jamais...se eu estivesse aqui para puxar saco de mecanico nao postaria nada aqui.

Ele anda de moto 2t ha simplismente 10 anos. e é mecanico ha 20. o cara hoje mexe com trial e é mecanico da GASGAS..acho que voce nao sabe metade doque ele sabe.

A questão aqui é a seguinte, procuro custo benefício e nao apenas benefício,se voce nao sabe opinar colocando em questão custo x Benefício vai pra outro Tópico.

...Quanto ao BR Moto 2...com toda sinceridade nunca ouvi ninguem falar mau..e nunca vi um motor carbonizado por moto 2. e sim por mistura gorda...e por ai vai....

Mas a questão é a seguinte...independente do Óleo mistura gorda é um problema?....

A questão do óleo continua hehe...
Abraço...e aos que nao acham ruim da insistencia e das coisas claras conto com a colaboração.. Creio que esse nao seja um problema só meu.

Abraço
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

Com certeza ñ sei nem a metade da metade da metade que esse cara aí sabe... eu sei só o que tenho tido como experiência, assim como os outros amigos do fórum passaram pra vc...
Se for pra levar em conta o histórico e os diplomas de cada um, nem perde teu tempo aqui, pois aqui tem contador, engenheiro, eletrônico, comerciante, vendedor.. se vc quer ver por esse lado, acho difícil ter um membro aqui com uma ficha melhor que esse teu mecânico expert!
eu sei muito bem ver o custo X benefício, pois te dei a sugestão de um óleo 100% sintético que custa $29,00 o Lt.
Se vc procura custo benefício, pq ñ segue a dica do teu mecânico de usar óleo semi sintético na proporção "vale errar pra menos do que pra mais"? Até então foi a mais em conta, se tu quiser baratear mais ainda só se misturar azeite na gasolina...

abraço
Betioli
Super Membro
Mensagens: 1512
Registrado em: 22 Setembro 2004 à33 10:15

Mensagem por Betioli »

Minha humilde opnião....
Tenho uma RMX e uso Motul ou Motorex a 2,0% na mistura. Está gorda a mistura ? Sim , está. Mas aumenta a vida útil das peças e diminui o risco de travamento, porém tem que descarbonizar o sistema com maior frequência. É assim que faço.
Vc pode usar qualquer óleo...vai depender do seu bolso, mas lembre-se:
O barato pode sair caro no final.
Espero ter ajudado .

Boa sorte.
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

joaogabriel escreveu:se tu quiser baratear mais ainda só se misturar azeite na gasolina...
Voce tem o dom do humor em camarada?... to me matando de rir aqui...

Sua opnião é valida amigo mas o que tu falou eu já sei, ao contrário do que voce imagina muitos aqui já abriram motor e testaram óleos, acho que o único apressadinho aqui é voce.... vai pescar...dormir..

Aos que já tiveram experiencias com o MOTO 2 em motos especiais aguardo esclarecimentos...

Obrigado
Editado pela última vez por chicones em 26 Janeiro 2009 à08 17:13, em um total de 1 vez.
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

Betioli escreveu:Minha humilde opnião....
Tenho uma RMX e uso Motul ou Motorex a 2,0% na mistura. Está gorda a mistura ? Sim , está. Mas aumenta a vida útil das peças e diminui o risco de travamento, porém tem que descarbonizar o sistema com maior frequência. É assim que faço.
Vc pode usar qualquer óleo...vai depender do seu bolso, mas lembre-se:
O barato pode sair caro no final.
Espero ter ajudado .

Boa sorte.
Batioli..até aonde entendo das RMX..elas parecem pedir mais Óleo no manual...estou errado?
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

chicones escreveu:.... Creio que esse nao seja um problema só meu.

Abraço
Meu num é mais!
To de 4t.

Num sei dizer o que deve ser usado.
E só conheci, Motorex, Motul e Mobil.
Em 3 anos de 2t num cheguei a 4L (tenho mais de 1/2 L do último que comprei) de óleo pra andar praticamente todos os finais de semana.
1L vai durar quanto? Divide ai pra saber o custo mensal.

Porcentagem de óleo (premix) num é algo fixo. E ninguém chega a conclusão alguma. Gringo num admite menos de 3%. Brasileiro usa entre 1 e 2%. Eu gostava - dependendo de onde ia andar - de 1,5% e um chorinho (+-1,75) no Mobil, nos outros quase 2%. Isso pra minha tocada, e sabia a cor da vela, via se babava, ficava atento ao ronco do motor, etc.

Quem vai dar manutenção na tua moto? Alguém do Forum????? Vai na do teu mecânico, é ele que vai saber os sintomas, que sabe da carburação, etc e tal.
Com o tempo tu pega a mão na coisa.

Óleo 2t num passa de acetona, óleo de motor de barco, óleo de rissero e das vez até óleo de freio.rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs Tem nos manuais do SENAI.
O ruim é as %%%%%%%%%kiakiakiakiakiakiakiakia
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

gostaria de alguem que já usou moto 2 em especial...e resultado obtido.
Nao que eu vá usar este óleo mas gostaria de saber mais a respeito..

Obrigado
Betioli
Super Membro
Mensagens: 1512
Registrado em: 22 Setembro 2004 à33 10:15

Mensagem por Betioli »

chicones escreveu:
Betioli escreveu:Minha humilde opnião....
Tenho uma RMX e uso Motul ou Motorex a 2,0% na mistura. Está gorda a mistura ? Sim , está. Mas aumenta a vida útil das peças e diminui o risco de travamento, porém tem que descarbonizar o sistema com maior frequência. É assim que faço.
Vc pode usar qualquer óleo...vai depender do seu bolso, mas lembre-se:
O barato pode sair caro no final.
Espero ter ajudado .

Boa sorte.
Batioli..até aonde entendo das RMX..elas parecem pedir mais Óleo no manual...estou errado?
Amigão....não sei quanto pede no manual da moto. Eu uso 2% e estou feliz da vida.
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Mensagem por robertovarela »

Andei mais de 2 anos com uma RD 350 toda preparada e com óleo de rícino, nunca travou o motor ou qualquer problema de lubrificação, ainda tinha a vantagem de encontrar em qualquer farmácia.
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

robertovarela escreveu:Andei mais de 2 anos com uma RD 350 toda preparada e com óleo de rícino, nunca travou o motor ou qualquer problema de lubrificação, ainda tinha a vantagem de encontrar em qualquer farmácia.
??


Haha... :lol:
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Mensagem por Guga Ramone »

De acordo com o manual da RMX, o pré-mix deve ser feito a 32:1, ou seja, aproximadamente 3%. Lá cita inclusive os óleos recomendados pela Suzuki, que são:
B.P. Racing 2T-R
Shell Sports SX
Motul 800 2T
Castrol A747
Não cita mais nada a respeito de outras porcentagens ou outros tipos de óleos.

Quem aqui do fórum usa o Lubrax Moto 2: cascao e o bananarmx. Dá uma olhada no tópico q eu criei anteriormente q lá eles citam a respeito desse óleo: http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... hp?t=19916

Agora, o q teu mecânico anda falando de q "é melhor errar prá menos do q prá mais" eu tenho q discordar. Nunca vi motor quebrar por excesso de óleo. Agora, se faltar lubrificação, já era...
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

"é melhor errar prá menos do q prá mais" eu tenho q discordar
A mais pura e simples verdade... =D>

Minha experiência com motores 2T remonta aos anos 80...tinhamos aqui no Brasil algo simples como Castrol TT e M50, Ipiranga 2T, Atlantic 2T e Agip 2T....nada muito diferente disso.
Talves por serem óleos simples sempre usava 3% de Agip 2T....nunca tive problemas de travar motor.
Repetia sempre a mesma fórumula....o pessoal dizia usa tanto, usa assim, usa assado....nunca mudei do Agip 2t nem dos 3%....incrível!! Nunca travou um motor sequer por falta de lubrificação.
Este era o melhor óleo?
Não creio.
Era o pior?
Muito menos.
Era igual aos outros?
Possivelmente.
Sei que para o meu bolso e para a moto que eu usava, ele era o melhor!
De onde tirei esta idéia?
Ouvindo o pessoal que usava este óleo nas pistas sob as mais diferentes condições de uso, e era o que aparecia com menos reclamações sobre ele.
Não tão barato como o ipiranga 2T e nem tão caro como o Castrol M50.
Esta é a definição de melhor "custo x benefício".
Onde quero chegar?
Simples....é básico que tenhamos que obedecer a algumas regras simples como partir de uma mistura indicada pelo fabricante, seja do motor, seja do óleo...e apartir dai aceitar isso ou usar a concentração de um óleo que conhecemos bem com o uso experimentado, e faz o motor de nossa motoca rodar numa boa, sem sustos...esta é a concentração ideal de óleo a ser usado....simples assim.... :D
Mas para isso, precisamos nos dedicar a conhecer um pouco da motoca que tanto nos dá alegrias...
É só lembrar uma das definições básicas da ciência:

"É um conhecimento apoiado na demonstração e na experimentação."

:D
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

chicones escreveu:gostaria de alguem que já usou moto 2 em especial...e resultado obtido.
Nao que eu vá usar este óleo mas gostaria de saber mais a respeito..

Obrigado
chicones, quando comecei a andar de moto eu tinha uma agrale 27.5 e ñ tinha a menor noção de como tocar corretamente uma 2t. Em um ano e pouco que fiquei com ela sempre usei o BR2t, que na época era 100% mineral! Nunca fiz o motor da moto, andava toda semana, podia ser sol ou chuva, e usava 40:1 (25ml por litro) o único incômodo que via era que a moto parecia uma maria fumaça, sem contar o cheiro horrível da queima do combustível comum + óleo mineral.

hoje, se tivesse uma agrale ou coisa parecida usaria sem problemas esse óleo BR2t pq nunca tive problema pra tocada daquela época, mas jamais na minha CR!! se der uma pendência na agrale eu gasto $200 e coloco uma bielinha toko com pistão kmp e tá zero a motoca (ñ to discriminando agrale nem dt nem simpatizantes, gostava muito da agrale), mas se tiver que mecher numa especial a ré é bem maior..

eu só penso que vc que tem uma GG, eu CR, o outro YZ, outro WR, outro RMX e por aí vai, que são motos que tem um desempenho bem maior e exigem uma melhor lubrificação, acho que vale investir um pouquinho mais e usar um óleo que seja 100% sintético, de confiânça.. entre o certo e o duvidoso eu prefiro ir pelo certo, e ñ tenha dúvida que usando um óleo sintético vc vai ter motor pra muito mais tempo...
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

joaogabriel escreveu:
chicones escreveu:gostaria de alguem que já usou moto 2 em especial...e resultado obtido.
Nao que eu vá usar este óleo mas gostaria de saber mais a respeito..

Obrigado
chicones, quando comecei a andar de moto eu tinha uma agrale 27.5 e ñ tinha a menor noção de como tocar corretamente uma 2t. Em um ano e pouco que fiquei com ela sempre usei o BR2t, que na época era 100% mineral! Nunca fiz o motor da moto, andava toda semana, podia ser sol ou chuva, e usava 40:1 (25ml por litro) o único incômodo que via era que a moto parecia uma maria fumaça, sem contar o cheiro horrível da queima do combustível comum + óleo mineral.

hoje, se tivesse uma agrale ou coisa parecida usaria sem problemas esse óleo BR2t pq nunca tive problema pra tocada daquela época, mas jamais na minha CR!! se der uma pendência na agrale eu gasto $200 e coloco uma bielinha toko com pistão kmp e tá zero a motoca (ñ to discriminando agrale nem dt nem simpatizantes, gostava muito da agrale), mas se tiver que mecher numa especial a ré é bem maior..

eu só penso que vc que tem uma GG, eu CR, o outro YZ, outro WR, outro RMX e por aí vai, que são motos que tem um desempenho bem maior e exigem uma melhor lubrificação, acho que vale investir um pouquinho mais e usar um óleo que seja 100% sintético, de confiânça.. entre o certo e o duvidoso eu prefiro ir pelo certo, e ñ tenha dúvida que usando um óleo sintético vc vai ter motor pra muito mais tempo...
Muito interessante...a colocação penso assim também...

Não que eu queira usar o moto2..ou recrimine quem nao use...mas quero entender uma coisa, por qual motivo a galera usa apenas óleos 100% sintético ? e não usam óleo semi-sintético? a nível de comparação surte muita diferença?... Qual a diferença do sintético pro semi-sintético? até porque a porcentagem dos 2 no manual é a mesma.( em termos de uso, resultado final,etc...)

Eu só ando com milionário..então os caras usam MOTUL 800 sabe porque? porque é o mais caro e acham que isso sempre surte melhor resultado...
Todos têm WR450 , KTM 450...KTM 300, TM 125...e por ai vai...

Eu poderia muito bem tirar 70 conto do bolso de 2 em 2 meses pegar um MOTUL e ponto final...mas gostaria de ouvir a opnião de todos hehe...

E outra, como um cara que trabalha com motos tão caras como esse amigo meu e inclusive anda em uma de trial de 18 pau..usa um óleo desses? como o BR MOTO 2 DE 7 REAIS.

De qualquer maneira 95% de chance de ir de elf 100%...e qual a porcentagem? no caso do motul...para os que conhecem o KIM..todas as motos de LÁ usam 1% de MOTUL....

No caso do ELF seria a mesma coisa ? ou é bom roubar um pouco pra mais??...

E a respeito da podium?...vale a pena trocar o gicle para usar de comum? em relação a custo benefício e durabilidade do motor?

Abraços!!
Moderador Geral
Membro
Mensagens: 155
Registrado em: 13 Junho 2007 à25 15:34

Mensagem por Moderador Geral »

E a respeito da podium?...vale a pena trocar o gicle para usar de comum? em relação a custo benefício e durabilidade do motor?
Chicones.
a moderação do fórum solicita que vc não misture os assuntos dentro de um mesmo tópico.
Por favor, crie um novo tópico para esta nova dúvida.
Assim, todos contribuiremos para uma organização cada vez melhor do fórum.
Obrigado pela compreensão.

Moderadores FLM.

:wink:
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Mensagem por Guga Ramone »

Chicones, aqui no fórum quase ninguém usa semi-sintético em moto especial, salvo um ou outro. Acho q o mais recomendado nesse caso específico do Lubrax Moto 2, é vc ligar nas oficinas da sua cidade e ir questionando os mecânicos a respeito desse óleo, pra saber se as motos q o utilizam costumam apresentar defeitos inerentes ao óleo. Pelas poucas pessoas q realmente utilizam esse óleo aqui no fórum, ele está devidamente testado e aprovado.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem