Óleos Diversos 2T entre outras questões.

Área destinada a comparações entre os mais diversos ítens relacionados ao motociclismo Off-Road. Antes de criar um novo tópico comparando motos e equipamentos diferentes cheque se aqui tal comparativo não foi feito.
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Óleos Diversos 2T entre outras questões.

Mensagem por chicones »

Sauve galera...bom estou em processo de compra de uma GG EC 250 e surgiram algumas dúvidas já li o manual da moto mas nao resolveu muito.

Bom, nunca tive uma moto 2T, essa será a primeira e a situação é a seguinte:

De cara vou receber 1 litro de MOTOREX para usar na motoca ( óleo 2t ) mas no término deste litro nao pretendo usar mais o motorex ou motul devido ao elevado preço e com toda sinceridade nao vejo necessidade alguma de usa-lo ,acho que esses óleos são muito específicos e para pista. ( Quero ver a opnião de vocês)

Estou pensando em usar ou ELF ou MOBIL ou REPSOL 100% sintético um destes óleos 2t é claro pelo preço deles, e gostaria também de saber em qual porcentagem devo usar, o manual pede de 1,5 a 2 se nao me engano ( Óleos sintéticos ) caso eu escolhesse o MOTUL usaria 1% sem preocupação alguma mas será que por eu estar passando para um óleo "ligeiramente" inferior é necessário aumentar a porcentagem? Irei usar 1,2 +-

Outra dúvida é em relação À gasolina, o manual pede podium, inclusive a que irei comprar esta regulada p/ podium, mas nao vou usar a mesma, quero trocar o giclê da moto, e usar apenas comum além da moto ficar muito mais economica nao irei gastar "tanto" já que só faço trilhas longas e no meio do mato nao tem podium....

As motos 2 T não são tão sensíveis à gasolina como as 4T , quero dizer que usar podium ou nao a diferença é pequena em termos de desempenho nas 2t...e nao creio que isso traga algum dano para moto...Aguardo opnião dos mais experientes...rs 8)

Abraço a todos!
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

O motul num é pra usar a 1%! Motorex também não.
O mobil racing 1 100% sintético é a 1%. Sou fã dele mas num usaria 1% não.
Tem um tópico de Premix muito bom aqui no FLM. Num chega a conclusão alguma, mas é um dos melhores que já vi.
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

MOTUL e MOTOREX nao é a 1%? seja mais claro e detalhado ai ale primo não entendi oq é melhro para voce.

Já li o tópico da PODIUM, nao vi nada de mais, é um tópico que especifíca a gasolina, octanes etc..etc...mas nao responde essa pergunta rs...

Opine sobre os óleos e outros ai meu caro..por qual motivo tu eh fan do mobil? e até aonde conversei com um brother meu que é mecanico da GasGas aqui em BH eh melhor errar para menos doque para mais..e outro ele me falou que se eu perder o motor por usar o "br" a 1,8 ele me da outro..rs..é claro que jamais falaria isso para outra pessoa....

Abraço 8)
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Minha experiencia é em pista. Alta rotação.
Leia o rotulo do oleo.
Se teu mecanico acha tudo igual pra trilha, vai na dele.
Tu vai economizar uma boa grana. Usando Oleo de DT.

ACHA O TÓPICO SOBRE PREMIX NÃO SOBRE PODIUM.
Num falha a memória é do Elton.
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Mensagem por robertovarela »

Se teu mecanico acha tudo igual pra trilha, vai na dele.
Tu vai economizar uma boa grana. Usando Oleo de DT.
Óleo de DT não, óleo para quem não dá valor ao que tem.

Meu sobrinho está iniciando agora no esporte e comprei uma DT 180 pra ele, a primeira coisa foi comprar um óleo decente, essa história de usar óleo barato sai muito caro no final.

Na minha RM sempre usei ELF 100% sintético a 2% e nunca tive problemas.
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

RobertoVarela acho 2% muito...acho que a RMX pede um pouco mais de óleo que as demais no manual.

Por favor opinem sobre os oleos, experiencias, qualidade, etc....
E a respeito da Podium tb.

óleo de DT jamais, será um desses dai que citei.

Abraços
junior30
Super Membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 19 Março 2007 à07 19:15

Mensagem por junior30 »

Eu uso Motul a 1,5% e nao tive problema ainda
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

Junior30 conversei com um brother meu da gasgas. vou ser sincero contigo! 1,5% é muito é melhor errar para menos...use 1 a 1,2!

E outra..até onde conversei ELE FALOU: "USA MOTO 2 E SEJA FELIZ CARA..NAO FIQUE QUERENDO COLOCAR CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO...USE 1,8, ELE MEXE COM TRIAL E SEMPRE USOU ESSE ÓLEO NUNCA TEVE PROBLEMAS! E FALOU QUE SE EU PERDER O MOTOR ELE ME DA OUTRO!"

Por isso quero opnião dos que entendem ai...

Mobil? repsol? O Proprio moto2 semi-sintético? Por qual motivo se usa um ou outro? Motul = jogar dinheiro no lixo para quem nao anda em pista??

Vamo opinar ai galera.. :-)
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Mensagem por Guga Ramone »

Eu usava o Castrol TTS a 2,5% na minha RMX e funcionava muito bem.

Agora tô pra usar o ELF 100% sintético ou o Lubrax Moto 2. Tem um tópico q eu criei há um tempo atrás: http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... hp?t=19916
A conclusão foi a de que óleo semi-sintético funciona tão bem quanto o 100% sintético...
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Sempre usava Lubrax Moto 2.

Mistura à 1,8%, mas a minha moto era uma DT.
chicones escreveu:...ELE FALOU: "USA MOTO 2 E SEJA FELIZ CARA..NAO FIQUE QUERENDO COLOCAR CHIFRE EM CABEÇA DE CAVALO...USE 1,8, ELE MEXE COM TRIAL E SEMPRE USOU ESSE ÓLEO NUNCA TEVE PROBLEMAS! E FALOU QUE SE EU PERDER O MOTOR ELE ME DA OUTRO!"
...
chicones, o que o pessoal está fazendo aqui é dando opniões, mas pelo que eu estou vendo você já se decidiu em usar BR.
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Mensagem por Valentin »

Eu uso Lubrax moto 2 na minha DT.. a moto rodou 3 anos na minha mão sem dar problemas....so abri o motor pq tive um problema no vira ( nada relacionado com lubrificação..)
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Eu usava o YAMALUBE com Gasolina Comum na Gas Gas.
Aí depois passei ela p/ Podium e continuei com o Yamalube.

Notei q com a Podium a moto ficava mais afinada, não "embuchava" tanto, ficava mais acertada.

Meu amigo q ta com a minha ex Gas Gas tb usa comum com Yamalube e ja ta com a moto faz 2 anos... ele ainda não fez o motor dela. (depois q comprou)

Outro amigo tb tem uma Gas Gas 2006 e só usa Yamalube com Comum... nada de problemas, moto show de bola.

Agora sobre a porcentagem eu acho q é 1,5% em trilhas normais.
Qdo vai competir em Enduro Fim ou andar mais com a mão no talo, pode aumentar um pouco mais a porcentagem de óleo.

O Yamalube deve custar em torno de R$ 25,00 o litro... na época eu pagava 18,00...

Abraços
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

Não , não estou decidido a usar o MOTO 2 da BR, estou meio temeroso quanto aos resultados...o Breno é um cara extremamente experiente mas não sei...Pra ser bem sincero o motivo nao passa de propaganda pois o óleo deve ser sim muito bom...

Peruca nunca ouvi falar sobre esse YAMALUBE..é de boa qualidade? estava decidido a usar o repsol 100% por se tratar de um óleo que já foi oficial Honda, e outro motivo...até onde sei carbonizar o motor de uma moto com óleo sintético é praticamente impossível...gostaria de mais esclarecimentos....
Quanto a PODIUM é complicado pois nao é em todo lugar que tem..e muitas vezes vou ter que encher tanque com comum..se tu fala que o resultado é realmente diferente em relação à moto nao "EMBOLAR" vou usa-la.

Quanto a porcentagem se for um semi-sintetico BR usarei 1,8
Sintético será 1 a 1,4% mas qual óleo usar é uma grande dúvida, nao consigo encontrar alguem que fale para usar um óleo e os motivos rs...TODOS EMCIMA DO MURO! HAHAHAHAHA

"A conclusão foi a de que óleo semi-sintético funciona tão bem quanto o 100% sintético..." sinceramente todos foram a favor do 100% elf , mobil , repsol... hehe

Abraços moçada...aguardo mais respostas!

Obrigado 8)
Editado pela última vez por chicones em 26 Janeiro 2009 à09 11:43, em um total de 1 vez.
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Mensagem por robertovarela »

Como já falei anteriormente, sempre usei o ELF 100% sintético e nunca tive nenhum problema, além de mim, vários amigos também usam.

Pode usar sem medo, por aqui ele está custando R$ 29,00 o litro.
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

robertovarela escreveu:Como já falei anteriormente, sempre usei o ELF 100% sintético e nunca tive nenhum problema, além de mim, vários amigos também usam.

Pode usar sem medo, por aqui ele está custando R$ 29,00 o litro.
Roberto, nao querendo te contrariar mas o mesmo falou esse brother que mexe com motos gasgas ha alguns anos já, usou moto 2 a vida toda e nunca teve problemas. hehehe...mas quero saber que tipos de problemas.

Carbonização quando abre o motor? Fumaça? vela queimada?

A diferença básica do sintético para o semi-sintético é a viscosidade? até aonde é importante se preocupar com isso?.... Por que o fabricante indica a mesma porcentagem de óleo no gas tanto no 100% quanto no semi?

Por que 95% dos que eu conheço usam 1% e nunca tiveram problemas e outros usam 1,5% e nunca tiveram problemas tb?

Essa questão é muito complicada.

Abraços
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Mensagem por carara »

Seguinte: eu usava na minha RMX o ELF 100% 1,5 . e nunca tive problemas.
agora com a gas gas estou usando o motul 710 que é 100% sintetico. e estou usando 2% é o que recomenda o manual. mas sinceramente estou pensando em passar para 1,5% pois sempre usei e nunca tive problemas com as minhas motos 2t.

agora chicones quem realmente vai decidir qual óleo usar é você, aqui cada uma vai ter a sua preferencia! eu particularmente só usaria essas duas marcas, ELF ou MOTUL sendo que em 1º lugar o motul 710 ($49,50) e o ELF 100% (39,00) em sengudo! eu dou preferencia ao Motul devido a tecnologia que a motul tem!!!!

sei lá é minha humilde opinião!
Guga Ramone
Membro
Mensagens: 842
Registrado em: 15 Setembro 2006 à51 08:30

Mensagem por Guga Ramone »

Chicones, eu pesquisei bastante sobre esse assunto dos óleos 2T. Pra chegar a uma conclusão definitiva, somente colocando alguns motores em bancadas de testes, só q pra isso tem q ter MUITA grana... hehehe

Tem um ensaio q foi realizado por uma revista gringa há muito tempo (1978), eu tenho essa matéria escaneada aqui, onde eles usaram o mesmo motor pra testar 3 proporções de misturas diferentes (6,5% 5% e 3%) com o mesmo óleo (vagabundo, por sinal) e a conclusão foi a de que a maior mistura (6,5%) proporcionou maior proteção às partes metálicas, quase nenhuma carbonização e um aumento de potência da ordem de 12% se comparada com a menor mistura (3%). Obviamente q não é só acrescentar ou retirar a parcela de óleo do combustível, é necessário regular a carburação para cada mistura.

A receita de usar óleo 100% sintético a 1,5% funciona? Sim, funciona. Mas será que é realmente a melhor? EU ainda acho q mais óleo na mistura é melhor. "Ah, mas na embalagem do motul/motorex tá escrito q pode usar menos." Mas lá tb tá escrito pra seguir a recomendação do fabricante do motor.

Sobre a conclusão q eu postei anteriormente, continuo acreditando nela. Todo mundo recomenda óleo 100% sintético, mas ninguém conhece ou ouviu algum relato de moto com problema por usar óleo semi sintético. :wink:
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

chicones escreveu:Não , não estou decidido a usar o MOTO 2 da BR, estou meio temeroso quanto aos resultados...o Breno é um cara extremamente experiente mas não sei...Pra ser bem sincero o motivo nao passa de propaganda pois o óleo deve ser sim muito bom...

Peruca nunca ouvi falar sobre esse YAMALUBE..é de boa qualidade? estava decidido a usar o repsol 100% por se tratar de um óleo que já foi oficial Honda, e outro motivo...até onde sei carbonizar o motor de uma moto com óleo sintético é praticamente impossível...gostaria de mais esclarecimentos....
Quanto a PODIUM é complicado pois nao é em todo lugar que tem..e muitas vezes vou ter que encher tanque com comum..se tu fala que o resultado é realmente diferente em relação à moto nao "EMBOLAR" vou usa-la.

Quanto a porcentagem se for um semi-sintetico BR usarei 1,8
Sintético será 1 a 1,4% mas qual óleo usar é uma grande dúvida, nao consigo encontrar alguem que fale para usar um óleo e os motivos rs...TODOS EMCIMA DO MURO! HAHAHAHAHA

"A conclusão foi a de que óleo semi-sintético funciona tão bem quanto o 100% sintético..." sinceramente todos foram a favor do 100% elf , mobil , repsol... hehe

Abraços moçada...aguardo mais respostas!

Obrigado 8)

Yamalube é da Yamaha.
Tem o Náutico q é usado p; jet ski e motores de popa e o normal p/ motos de 2 Tempos.
É um ótimo óleo!

http://www.yamaha-motor.com.br/cmi/pagina.aspx?2911

Abraço
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

Guga Ranione eu penso mais ou menos por ai...

Mas te digo uma coisa até aonde eu conversei com caras que realmente entendem e são mecanicos inclusive um da GASGAS..é muito melhor errar para menos doque para mais, e outra foi ele quem aconselhou o moto 2 da petrobras semi-sintético, até aonde isso é loucura ou experiencias eu não sei. Agora uma coisa é fato o cara jamais falaria isso da boca para fora. Ele foi bem claro em dizer que não ha necessidade de comprar Óleo MOTUL para nossas trilhas são óleos muito viscosos que não são "totalmente" aproveitados oque pode gerar problemas já que nao andamos com rotação total sempre, como no CROSS...

Mas creio que abusamos muito das motos tb nas trilhas....se não for pior ainda que no cross...

De qualquer maneira a dúvida permanece. QUAL ÓLEO USAR? TEM NEGO AI FALANDO QUE JAMAIS COMPRA ÓLEO DE 10, 20 CONTO...RS o MOTO 2 É 7,50 500ml... CONVERSEI COM UM CARA QUE NUNCA TEVE PROBLEMAS...

A questão é...voces que falam que esse óleo não deve ser utilizado falam baseado em que?....não estou brigando nem nada rs..apenas uma pergunta...

Acho bem válida a opnião de voces..por isso gostaria de entender...É MERO PRÉ-CONCEITO? JÁ VIRAM RESULTADOS DE ALGUEM QUE USA MOTO 2 E UM 100% SINTÉTICO?

Aguardo opniões... :-)
chicones
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 15 Setembro 2008 à28 17:12

Mensagem por chicones »

http://www.br.com.br/portalbr/pdf/automotivos/moto2.pdf informações sobre o moto 2. Neste "manual" diz para motores refirgerados a ar..e cita a YAMAHA E Agrale hehe...e agora?

GASGAS ??? =( refrigerada a agua... rs.....

Tentem achar as fichas dos outros óleos para compararmos hehe...
Abraços
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem