Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Área destinada a comparações entre os mais diversos ítens relacionados ao motociclismo Off-Road. Antes de criar um novo tópico comparando motos e equipamentos diferentes cheque se aqui tal comparativo não foi feito.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por apalareti »

Marcus DT escreveu:Outra coisa que me fez repensar a compra de uma importada e acabar optando pela CRF230 0km (99% certo já...) é que a quantidade de gente trocando importada por CRF230 é maior que o inverso. Fiquei me perguntando pq tem tanto piloto trocando e ainda não cheguei a uma conclusão. Alguém arrisca um palpite? Seria mais liquidez na venda da CRF230 ou o pessoal não aguenta uma importada (seja pela manutenção, falta de braço, etc)?

Acho que se eu andar uns 2 anos de CRF230 pra pegar condicionamento/técnica e depois partir para uma importada minha evolução será mais rápida e fácil do que se já for pra uma importada de cara. Vai do gosto também, tem gente que gosta de andar com "moto sobrando", eu prefiro andar com "moto faltando". Sinto mais prazer em andar "no talo" do que ter que ficar regulando acelerador, sabe? Quando andei na CRF450R do Gelous é que eu "realizei" o quão rôia eu sou... na CRF230 até acho que sei andar, ahaha!! O que mais vejo em trilha é neguinho de 450 que não passa de 5.000 RPM, parece que a moto tá desligada... não sinto prazer numa tocada assim.

Sair de uma especial para uma 230 pode ser por vários motivos, mas geralmente vejo 2 explicações: Diminuir custo, ou andar com mais tranquilidade (motor mais manso).
São dois argumentos muito fortes.


Quanto a andar de 230 para se preparar para uma especial, esquece. Eu costumo dizer que são dois esportes diferentes. A 230 não exige um preparo físico apurado, pois você acaba se acostumando ao motor manso, e as suspensões limitadas, e acaba parando de se movimentar sobre a moto.
Já numa especial os limites são outros, atropela-se as pedras e buracos, o motor é forte e exige uma postura correta para poder acelerar com vontade. Isso desgasta demais.
Tenho um amigo que anda no Off a décadas, e anda muito. Durante uns 2 anos ele sismou de andar de 230. Resultado: ele se tornou lento, diria que perdeu preparo, e só agora depois de bons meses de especial ele está voltando a ser rápido.
Andre #22
Membro
Mensagens: 974
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à39 10:32

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por Andre #22 »

Acho que vou partir pra 230 mesmo,
estava pensando, vou andar no máximo uma vez por semana, nao quero me estressar com manutenção "rigorosa", gastar muita grana com isso...
Vou procurar uma 230 usada, mas preparada, ver como me saio,
Se ver que o negócio é realmente uma importada, vendo a 230, o que é mais facil que uma especial nos dias de hoje, e abraço a 250..
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por Marcus DT »

Apalareti, embora minha experiência com especial seja mínima (CRF450R, KXF250F e DR400Z), concordo com 99% do que você disse. E vou além, a 230 é tão moto pró-roia que permite o piloto errar, mesmo o cara sendo prego consegue passar em locais brabos, andar direitinho. Já nas especiais esse limite a que você se refere, num gráfico, imagino que seja o ponto onde as curvas (CRF230xEspecial) se cruzam. Ou seja, os pilotos de especial que NÃO conseguem ultrapassar essa barreira, mesmo com uma moto superior, acabam ficando “pra trás” na prática porque cansam rápido e agarram em tudo que é lugar. Talvez a CRF230 seja tão na mão que realmente acostuma mal – na hora que pega uma especial tem reaprender a andar mesmo. Mas por outro lado, aqueles que andam de especial e não treinam, não conseguem se adaptar e não rendem tão bem (alguns são freguês de CRF230...). Pergunto: é mais fácil ser rápido de CRF230 do que de especial? Lado a lado numa trilha, dois pilotos intermediários, há risco do que está na especial ficar para trás?

To perguntando isso pra saber se quando ando junto de especial é mérito meu ou é porque andar de especial é mais difícil? rindo3::
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por GELOUS »

Acho que vou vender minha moto e comprar uma 230! hauahauahua

Zueira.

Mas, eu já falei com o Marcus, acho que vale para o André também.

Pra quem tá sem moto, tá querendo começar ou voltar a andar, a CRF230 é uma excelente escolha, talvez a melhor que exista. Porque serve para vc desenferrujar, gostar das trilhas, se divertir, etc. Quando vc já tiver meio de saco cheio do motorzinho (e pode ser que isso nem aconteça, vai depender de onde e como vc anda), vc pode colocar pegar uma importada botando a CRF no negócio facilmente.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por apalareti »

Marcus DT escreveu:Apalareti, embora minha experiência com especial seja mínima (CRF450R, KXF250F e DR400Z), concordo com 99% do que você disse. E vou além, a 230 é tão moto pró-roia que permite o piloto errar, mesmo o cara sendo prego consegue passar em locais brabos, andar direitinho. Já nas especiais esse limite a que você se refere, num gráfico, imagino que seja o ponto onde as curvas (CRF230xEspecial) se cruzam. Ou seja, os pilotos de especial que NÃO conseguem ultrapassar essa barreira, mesmo com uma moto superior, acabam ficando “pra trás” na prática porque cansam rápido e agarram em tudo que é lugar. Talvez a CRF230 seja tão na mão que realmente acostuma mal – na hora que pega uma especial tem reaprender a andar mesmo. Mas por outro lado, aqueles que andam de especial e não treinam, não conseguem se adaptar e não rendem tão bem (alguns são freguês de CRF230...). Pergunto: é mais fácil ser rápido de CRF230 do que de especial? Lado a lado numa trilha, dois pilotos intermediários, há risco do que está na especial ficar para trás?

To perguntando isso pra saber se quando ando junto de especial é mérito meu ou é porque andar de especial é mais difícil? rindo3::
Olha, isso depende muito do nível do piloto. Acredito que o Zanol jamais seria mais rápido de 230 do que de GG. Porém a maioria de nós (eu me incluo) seria mais rápido de 230 do que de CRF 450 R em uma especial travada, com chão espelhado pela chuva, e cheio de folhas.
Mas na média de uma prova de enduro, acho que meu tempo seria ainda assim melhor de 450 R. É o que tenho visto quando analiso os tempos do pessoal da pakato. Normalmente quando a situação do piso é muito crítica, os tempos das nacionais (E8) chegam perto das categoria das especiais (E4 e E5). Assim como as 250 especiais E5 as vezes ultrapassam as 450 da E4. Ja nas Elite, E1 e E2 não muda muito. Os nomes mais fortes mantem a vantagem. Ex. Nielsen ganhou de 125 2T, Bissinho ganha de 250, as vezes o Joanita leva de 450, ou então o Zanol ganha de yzf 250 ou GG 300.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por apalareti »

PS. Pra quem gosta de vibrar com o sucesso das nacionais, o Bissinho chegou a ficar em 4 lugar na geral andando de Tornado. Deu pau em uns 200 pilotos de especial. Mas esse cara é o futudo do Enduro brasileiro.


Mas campeão mesmo ele foi de CRF 250R hehehehehehehe.
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por Marcus DT »

Gelous, vai CRF230 0km + 5k pela YZ250F? Amigo, amigo... ehehe!!

É lógico que andar de especial será sempre melhor (diversão), não discuto isso e se pudesse andaria (e ainda vou). Mas pra quem não >15k pra dar numa moto OU falta braço pra tirar 100% de uma CRF230, não acho que valha a pena ir de especial (só vai usar tudo 10% das vezes). Agora, se o cara já anda forte e só tem 10,5k, pega uma importada usada fato. Como no meu caso falta $$ e braço, acho que a 230 vai me satisfazer por um bom tempo e não me dará quase despesa extra.

Ainda tem que ver aonde o cara vai andar. No meu caso as trilhas que eu curto são de baixa, a CRF230 como “moto de anão” e “infervível” é a moto certa. E a menos que o cara vá andar em trilhas como as de Brasília - 90% das subidas são de alta e a 230 vai sofrer muito – uma CRF230 tem motor pra quase todos os momentos. Na última 230 que andei (com kit 240, etc) achei a motinha uma delícia, conseguia subir quase tudo de terceira. Só é aquilo, não empolga, não dá susto... e outras coisas “que só uma importada faz por você”.

Mudando um pouco a discussão, outra dúvida que tenho seria entre uma CRF230 (10,5k) e uma KDX220R (6,5k?). Eu sou fã de 2T, a KDX também dizem ser uma especial pró-rôia, indestrutível, etc. Acho que se me aparece uma KDX zerada eu ia ficar na maior dúvida. Sei que a CRF230 atende, mas em compensação, nunca será... nunca, ehehe!!! E aí, tentem me convencer a NÃO comprar uma KDX que tá difícil, ehehe... até procurando encrenca eu to!!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por apalareti »

Marcus, eu no seu caso esperaria para pegar uma especial mais nova. 6.5k acho caro para uma KDX, ainda mais pelo risco de ter que gastar muito em manutenção.
Se o custo de manutenção é fator predominante, pense em uma DR. Acho que é a especial com a menor manutenção, e com 8k já dá para começar a procurar.
Se for optar pelas 2T (uma bela escola), 8K é o preço que vendi a minha YZ 250 2001. É o preço que o atual dono está pedindo nela tb.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por GELOUS »

Comprou no kilo? Ou vc criou vergonha na cara e montou a moto? hauahaua
Andre #22
Membro
Mensagens: 974
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à39 10:32

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por Andre #22 »

É minha gente,
comprei mesmo a bixinha.....
Ela ta passando por uma "semana de reformas", por enquanto ta assim:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ja, ja, posto fotos dela pronta, faltam algumas peças chegarem, mas acredito que sabado ja esta andando joia:::
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por joaogabriel »

Aew Andre, parabéns pela máquina, fez uma ótima compra! O Elton é cuidadoso pacas, manutenção sempre certinha, e ñ acelera nada... rindo2::
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por Ricardo »

.
.
.
pelo jeito foi no kilo! rindo3::


Brincadeiras à parte, parabéns pela motoca cara, agora tá "muntado"!
Andre #22
Membro
Mensagens: 974
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à39 10:32

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por Andre #22 »

Que é isso AAHHAHA
a moto veio montadinha:
Imagem

Desmontei pra dar uma geral mesmo, pintar umas peças, trocar roupa, óleo, lavar bem, etc...
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por Marcus DT »

Porra, que moto linda!!

Parabéns cara.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por apalareti »

Parabens André. E juízo com o canhão heim!
Andre #22
Membro
Mensagens: 974
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à39 10:32

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por Andre #22 »

Valeu galera!!
Espero me entender com ela HAHHA

Tópico com fotos:
http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... 21&t=25577" target="_blank
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por Zenha »

Para quem queria comprar uma 230 vc ate que ta bem ne´? aplauso:: aplauso:: aplauso::

Eu nem posso falar nada destes topicos , acho que só de colocar em duvida este tipo de questão é chamar quem anda de especial de burro , afinal se 230 é tão boa , coloca tempo em KTM etc etc, quem gasta um turra de grana para comprar moto especial só pode ser um jumento ou quer queimar grana....
Andre #22
Membro
Mensagens: 974
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à39 10:32

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por Andre #22 »

Poisé Zenha,

o que me deixava meio cabreiro era a manutenção,

mas por enquanto só o "necessário", dei um tapa na estética, troquei os pneus, e comprei pelo ebay os retentores da susp. dianteira, 3 filtros de óleo, e rolamentos da roda traseira, que no total me custaram R$110, se nao for taxado (espero viola:: ), estao demorando um pouco pra chegar.. foram enviados dia 4 desse mes e até agora nada de aparecerem no site dos correios.. mas pelo preço vale a pena...

Sobre a moto em geral, é um canhao... acho que nao uso nem 50% do que ela tem pra oferecer seila::

Na ultima trilha andei com uma wr 250(2010) e uma yzf 250(2008) e senti a mesma diferença de quando eu andava de wrf 250 e trocava por uma 230 lingua::

Espero ficar um bom tempo com ela...por enquanto só alegria...
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por Zenha »

Andre #22 escreveu:Poisé Zenha,

o que me deixava meio cabreiro era a manutenção,

mas por enquanto só o "necessário", dei um tapa na estética, troquei os pneus, e comprei pelo ebay os retentores da susp. dianteira, 3 filtros de óleo, e rolamentos da roda traseira, que no total me custaram R$110, se nao for taxado (espero viola:: ), estao demorando um pouco pra chegar.. foram enviados dia 4 desse mes e até agora nada de aparecerem no site dos correios.. mas pelo preço vale a pena...

Sobre a moto em geral, é um canhao... acho que nao uso nem 50% do que ela tem pra oferecer seila::

Na ultima trilha andei com uma wr 250(2010) e uma yzf 250(2008) e senti a mesma diferença de quando eu andava de wrf 250 e trocava por uma 230 lingua::

Espero ficar um bom tempo com ela...por enquanto só alegria...
Ou vou te falar uma moto destas para dar zica só se for azar demais é como o Gelous falou , cuida dos liquidos (oleo, agua e gasolina boa ) não deixa ela respirar terra ( filtro de ar sempre novo e bem cuidado) e é só alegria ,eu as vezes me revolto vejo motos 2010 com filtro de ar costurado amigo, cara troca oleo com 3000 kms , teve um que me falou: comprei zera e nunca abri nem a tampa do radiador ( como se a moto tivesse a obrigação de manter a agua la dentro) , ai a moto quebra estoura biela me vem falar que a moto não presta , vai te katar nem dou moral.

Agora um rolamento , retentor , pastilhas , relação isto aí não tem como gasta mesmo, 450 né? Pneu então!! Come mais que baiano como farinha rindo3:: danca:: rindo3::
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Ajuda - 230 Nova ou 250 Usada (DENOVO)

Mensagem por Ricardo »

Zenha, concordo que moto especial é outro patamar, mas que é torra grana com certeza é, tudo é mais caro em especial, desde um rolamentinho qualquer que numa nacional custa centavos e na especial com menos de 100,00 não faz nada. O problema da importada não é sua qualidade, isso todos sabemos que é MUITO superior, só que 99% da população não pode se dar ao luxo de gastar uma nota pra manter uma motinho pro fds, entende?

Quanto a comparar moto x moto, nem tem o que ser dito..
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem