Pastilhas de freio

Sala destinada a postagem de peças equivalente entre modelos diferentes de motos.
Renato Junior
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Pastilhas de freio

Mensagem por Renato Junior »

As pastilhas de freio dianteira de todas as hondas sao quase as mesmas, vou citar algumas motos que usam a mesma pastilha:
Biz todos os anos
Bros
Tornado
XRE 300
XR 200
CRF 230
CRF 250R e 250x todos os anos
CRF 450R e 450X todos os anos

Deve ter mais motos, porem ainda nao comparei. A diferença entre elas é o código honda e o preço! Enquanto uma pastilha original Nissin da CRF 450x custa mais de 200,00 a da Biz custa somente 60,00.
phrbeleigoli
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Re: Pastilhas de freio

Mensagem por phrbeleigoli »

Boa Renato! será que o material delas é o mesmo? motos de competição x motos de rua???
será que tem compatibilidade entre marcas? kawasaki / honda / yamanha..etc
f.cker
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Re: Pastilhas de freio

Mensagem por f.cker »

As pastilhas dianteiras das CRF250/450 são quase iguais as outras hondas.. ,mas nào são as mesmas..

As pastilhas de motos de rua são mais grossas, mas o formato é o mesmo.. por isso até entram na pinça das 250/450, mas ou freio fica muito alto, ou fica pegando no disco. Se pegar as duas na mão é visível a diferenca..

Já tive problema com isso...

As traseiras são as mesmas das CR125/250.. tudo igual.
PauloCravo
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Re: Pastilhas de freio

Mensagem por PauloCravo »

Galera, uma explicaçãozinha sobre pastilhas...
Tirem suas conclusões!


Orgânica: feitas a base de celulose e
resina fenólica. Desgastam pouco o
disco de freio, são baratas e quase
não produzem barulho. Por outro
lado, desgastam-se mais rápido e se
degeneram sob alta temperatura.
São mais indicadas para uso urbano
e em motos de pequena cilindrada.
São as mais comuns no mercado.
Lembrando que esta linha está
sendo substituída pela semi-
metálica.
Semi-Metálica (ou
‘organometálica’): estas pastilhas
são feitas de latão, bronze e/ou
alumínios e são ideais para o uso no
dia-a-dia de motos pequenas e
médias (50 a 200 cc.). Em relação às
orgânicas, tem custo pouca coisa
superior, que é compensado pela
maior durabilidade, eficiência e
sensibilidade sem que gerem
desgaste no disco de freio. A maioria
das motos saem de fábrica com este
tipo de pastilha, além de motos
maiores também utilizarem, como
alguns modelos de Harley- Davidson.
Metálica (também
‘organometálica’): São parentes das
semi-metálicas, com maior carga de
pó metálico, que melhora o poder de
frenagem, sem prejudicar o disco de
freio. Praticamente todas as motos
modernas médias e grandes utilizam
este modelo, que em relação às
semi-metálicas, tem maior vida útil,
recuperam-se mais rapidamente
após molhadas e trazem ao
motociclista frenagens mais
progressivas e consistentes. O custo
é médio e também é indicada para o
off-road leve.
Sinterizada: feitas de uma mistura
de metais em pó, como cobre,
alumínio, latão, bronze e outros
metais, estas pastilhas são moldadas
em alta temperatura e pressão de
forma a torná-la um bloco duro. Traz
resistência ao desgaste e tem ótimo
funcionamento no molhado, porém,
acelera o desgaste do freio, demora
no aquecimento e tem preço alto.
Este modelo é a tendência da
indústria motociclística de alto
desempenho e ideal para o uso off-
road.
S-Sinter: estas pastilhas,
exclusividade da marca Fischer,
trabalham bem desde frias e são
menos agressivas ao disco de freio
que uma sinterizada, por exemplo.
Já são usadas pelas melhores
equipes brasileiras de enduro, rally
e motocross com excelentes
resultados. Além disso, são ideais
para uso em quadriciclos.
Carbono: criada para a indústria da
aviação, agora já está disponível para
carros e motos de passeio. Estas
pastilhas oferecem linearidade na
frenagem e suportam altas
temperaturas, ideal para o freio
traseiro das motocicletas. Tem ótima
durabilidade e não desgasta o disco
de freio. Como tudo tem seu preço,
elas são construídas com uma
camada de isolante térmico e, por
isso, é recomendável usar fluido de
freio DOT 5.1.
Cerâmica: além de não sujar a pinça
de freio e a roda com fuligem, este
material proporciona grande
potência de frenagem (mas com
menor linearidade que a de carbono)
e alta durabilidade da pastilha com
o mesmo desgaste do disco de freio
oferecido pelas organometálicas.
Assim como a de carbono, esta
pastilha gera muito calor na pinça
de freio e tem um escudo térmico no
seu verso. Também é recomendável
usar fluido de freio DOT 5.1.

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Renato Junior
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 02 Junho 2014 à33 22:25

Re: Pastilhas de freio

Mensagem por Renato Junior »

Bom pessoal, sobre a equivalencia entre elas, sim, elas possuem o msm formato, mesma alutura, quase tudo igual, porem o composto utilizado entre elas sao diferentes, pois algumas sao organicas, outras metalicas e no caso das importadas sao todas sinterizadas. Em motos de rua, vc pode utilizar qq uma que nao veras diferenca, porem no caso das importadas, se vc utilizar uma nissin da Biz que é metalica e nao sinterizada, o freio vai ficar um pouquinho borrachudo, mas quase que imperceptivel. Mas antes uma Nissin metalica de qualidade do que uma paralela sinterizada!
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