dúvida sobre manutenção da kx250f

Aqui você poderá sugerir, criticar ou elogiar o nosso fórum, bem como, nossa loja Virtual na Internet, a primeira de Brasília. Também disponibilizamos aqui uma grande quantidade de tutoriais para facilitar o aprendizado na postagem de fotos, vídeos, e dicas sobre o novo Fórum Líder Motos e o E-Commerce da Líder Motos.
Roberto Fonseca Arcanjo
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Agosto 2014 à58 00:48

dúvida sobre manutenção da kx250f

Mensagem por Roberto Fonseca Arcanjo »

Boa noite galera ... venho a algum tempinho acompanhando este fórum e recentemente adquiri uma nova motoca rsrs, andava de crf230 toda equipadinha pra motocross daí evolui para uma importada (sonho de todo piloto de motocross que anda de nacional kkkk), a motoca é a seguinte: kx250f da kawasaki. Mas, me veio uma dúvida e como na minha região não tem muitos mecânicos especializados em importadas quero explaná-la aqui ... Comprei os óleos para fazer as trocas, incluindo o óleo de motor (Motul 5100, ester qualidade JASO MA2 15w50), me recomendaram este apesar do manual dizer o Castrol 10w40, então, o manual diz para colocar 1,3 lt. Mas muitos mecânicos e pilotos me falaram que é demais, e que nunca utilizaram tal quantidade e sim apenas 1 lt ... Gostaria de sedimentar minha dúvida à respeito e chegar na melhor opção, tendo em vista que o óleo do motor é o "sangue" da motoca, o que a mantem viva rsrs.
Então a pergunta é a seguinte:

Na troca de óleo de motor quantos litros colocar, 1,3lt ou 1lt?

Agradeço. #braaaaap
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: dúvida sobre manutenção da kx250f

Mensagem por julianorettore »

Cara eu seguiria o manual, pois estourar o motor da moto por causa de 300 ml de oleo e entupir 3 ou 4 mil para consertar nao vai ser nada agradavel. Se o fabricante diz que é essa a quantidade, coloca o que diz no manual
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: dúvida sobre manutenção da kx250f

Mensagem por João Neres »

Cara, se vc mesmo disse que os mecânicos dai não mexem com moto especial, vc acha que eles tem mais razão do que o próprio fabricante da moto? a kx não tem aquele "vidrinho" da tampa do motor pra ver o nível de óleo? se tiver ou se ela tiver a vareta pra verificar o nível, vc coloca os 1.3L e ve, se tiver na marca boa ok, se tiver menos vc completa até na marca.. a minha kdx tem o vidro e no bloco do motor indica 700ml, so que se colocar 700ml fica no nível baixo, ai coloco 750ml pra ficar no nível máximo.. acho que 50ml não altera muito, mas 300 já acho bastante
phrbeleigoli
Membro
Mensagens: 71
Registrado em: 11 Julho 2014 à09 22:22

Re: dúvida sobre manutenção da kx250f

Mensagem por phrbeleigoli »

Roberto também ando de KXF e isso de 1 litro é mania de mecanico, (acho que deve ser pra não abrir outra garrafa) aqui em BH também
O mecanico trocou o óleo..quando vi no "olho" de nível de óleo estava abaixo do mínimo...fiquei ç#@* da vida e completei.
detalhe, pra colocar entre o mínimo e o máximo precisei de mais 250ml.
Dehdao
Membro
Mensagens: 731
Registrado em: 23 Junho 2013 à42 23:35

Re: dúvida sobre manutenção da kx250f

Mensagem por Dehdao »

phrbeleigoli escreveu:Roberto também ando de KXF e isso de 1 litro é mania de mecanico, (acho que deve ser pra não abrir outra garrafa) aqui em BH também
O mecanico trocou o óleo..quando vi no "olho" de nível de óleo estava abaixo do mínimo...fiquei ç#@* da vida e completei.
detalhe, pra colocar entre o mínimo e o máximo precisei de mais 250ml.
Só de pensar o prejuízo que uma economia de 250ml pode causar negativo::
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: dúvida sobre manutenção da kx250f

Mensagem por robertovarela »

Na minha CRF 250R eu coloco em torno de 100ml a mais.
Hermano MSR
Membro
Mensagens: 111
Registrado em: 27 Agosto 2013 à16 18:40

Re: dúvida sobre manutenção da kx250f

Mensagem por Hermano MSR »

Segue o manual, sem duvida. E outra, já vi gente deixando de seguir o manual (inclusive eu), pelo fato do óleo recomendado ser caro. Agora, no manual diz pra usar óleo castrol, e você põe motul? Eu, sem duvida nenhuma, usaria o castrol mesmo, e o melhor, sem peso na consiencia !
Arcanjo
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Agosto 2014 à21 02:56

Re: dúvida sobre manutenção da kx250f

Mensagem por Arcanjo »

Obrigado pelas dicas galera ... Fui de Motul 15w50 jaso ma2 mesmo, andei pesquisando e este realmente é o melhor óleo "custo benefício" para a moto (tem uns da motorex e mobil 15w50 que passam dos R$100 o litro) e possui até uma melhor qualidade do que o recomendado no manual, pois o castrol de lá tem o API SL (que à época era o melhor, pois não existia os API's subsequentes)e esse da motul é API SN ou seja, melhor qualidade de detergência e durabilidade... e a viscosidade recomendada no manual 10w40 é devido à região americana ter o clima mais frio que o nosso. Por aqui o melhor é com viscosidade 15w50 mesmo ... Quanto a quantidade, coloquei 1,250 lt, onde, analisando o "olhinho" do motor preencheu até o máximo, com 1 lt ficava quase que no limite baixo de quantidade ... Agradeço a opinião de todos ... E breve estarei aqui com mais dúvidas kkkk afinal, acabei de iniciar nas importadas kkkk
phrbeleigoli
Membro
Mensagens: 71
Registrado em: 11 Julho 2014 à09 22:22

Re: dúvida sobre manutenção da kx250f

Mensagem por phrbeleigoli »

Arcanjo, que ano é a sua? a minha é 2009 e no site da kawasaki na parte dos manuais temos:

KX250F 2009 General Specifications
tipo de óleo: API SH or SJ SAE 10W40
capacidade: 1,0 litro

já nas especificações dentro do manual do proprietário diz:
tipo de óleo: API SG, SH, SJ or SL with JASO MA, MA1 or MA2 SAE 10W-40
capacidade: 1,0 litro

portanto temos duas informações diferentes para a mesma moto

estou testando o LUBRAX API SL, JASO MA2 SAE 10W-40
portanto atendendo a especificação do manual do proprietário.

Agora quanto a qualidade do óleo não sei te falar, mas to usando sem peso na consciencia...tem gente que gosta de comprar óleo de 100,00 este aí custou 22 reais o litro. acredito assim como já li em diversas matérias especializadas que o importante é atender as especificações e que a tecnologia dos diversos fabricantes é muito próxima e praticamente não há diferença....

ainda mais que a troca é feita com frequencia, no maximo 3 trilhas...
entretanto fica aberta a discussão...
quanto ao volume de 1,0 litro como diz o manual, fica abaixo do mínimo do olho. coloco aprox. 1,25litros pra ficar no meio entre o mínimo e máximo.
Arcanjo
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Agosto 2014 à21 02:56

Re: dúvida sobre manutenção da kx250f

Mensagem por Arcanjo »

phrbeleigoli escreveu:Arcanjo, que ano é a sua? a minha é 2009 e no site da kawasaki na parte dos manuais temos:

KX250F 2009 General Specifications
tipo de óleo: API SH or SJ SAE 10W40
capacidade: 1,0 litro

já nas especificações dentro do manual do proprietário diz:
tipo de óleo: API SG, SH, SJ or SL with JASO MA, MA1 or MA2 SAE 10W-40
capacidade: 1,0 litro

portanto temos duas informações diferentes para a mesma moto

estou testando o LUBRAX API SL, JASO MA2 SAE 10W-40
portanto atendendo a especificação do manual do proprietário.

Agora quanto a qualidade do óleo não sei te falar, mas to usando sem peso na consciencia...tem gente que gosta de comprar óleo de 100,00 este aí custou 22 reais o litro. acredito assim como já li em diversas matérias especializadas que o importante é atender as especificações e que a tecnologia dos diversos fabricantes é muito próxima e praticamente não há diferença....

ainda mais que a troca é feita com frequencia, no maximo 3 trilhas...
entretanto fica aberta a discussão...
quanto ao volume de 1,0 litro como diz o manual, fica abaixo do mínimo do olho. coloco aprox. 1,25litros pra ficar no meio entre o mínimo e máximo.
É a kx250f 2009 também, no manual dela (em inglês) vem dizendo 1,3lt com o filtro de óleo instalado e 1,35 sem o filtro de óleo.
E realmente, este que comprei é muito caro, R$42,90 na adrenalinamx, que é o motul 5100, pra quem saiu de uma crf230 onde gastava R$15 com cada litro de óleo por mês rsrs. Vi uns de R$90~100 100% sintéticos. Vou pesquisar sobre este que me falou aí, valeu a dica ...
Quanto ao filtro de óleo, qual vem usando? Comprei um da marca Athena, pois é metade do preço dos originais kawa... E fluído de radiador comprei um da motul também "motocool", amarelinho à base de monoetilenoglicol, falaram-me que a base de etileno glicol é melhor, "a diferença é na capacidade de absorver mais moléculas e dilui mais rápido, enquanto o mono é mais durável e menor absorção de moléculas para difusão de calor".
phrbeleigoli
Membro
Mensagens: 71
Registrado em: 11 Julho 2014 à09 22:22

Re: dúvida sobre manutenção da kx250f

Mensagem por phrbeleigoli »

Arcanjo, vc comentou que foi de 15W50... no seu manual tem essa especificação? pois estou olhando os manuais do próprio site da kawasaki e lá só tem o 10w40..

quanto ao filtro de óleo estou usando o athena também, criei até um tópico perguntando o pessoal se seria o mesmo da Lander/Fazer etc...vi na oficina e perguntei pro mecânico que filtro era aquele e ele disse que era de Lander, mas é igualzinho ao da KXF250, depois vou levar um meu lá e comparar se for o mesmo dá pra economizar uns 40% no valor...
fluido do radiador to usando tambem o motocool amarelinho e colocando 5% de Mocool..não ferveu ainda e já peguei umas trilhas bem travadas, umas subidas molhadas daquelas que fica acelerando e alguém rolando a roda da frente e nada de ferver...parece que funciona bem...

vc faz trilha ou cross?


abraço
Arcanjo
Membro
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Agosto 2014 à21 02:56

Re: dúvida sobre manutenção da kx250f

Mensagem por Arcanjo »

No manual não fala do óleo 15w50 não, fui por várias indicações mesmo ... falaram que poderia usar o 10w50 tbm, devido ao clima daqui tem que ser entre 10~15w e 50, não menos do que isso. No manual diz até o 40, pq essas motos são feitas pensadas em climas mais amenos e frios ...
Quanto ao filtro comprei desse athena mesmo, R$19,00.

o Fluído, que coloquei, motocool, fui na trilha "primeira vez com a verdinha" sábado passado e ela ferveu uma vez rsrs, trilhas daqui são muito travadas, raízes, pedras e etc ... Uns amigos de 250 e 450 r falaram-me para utilizar um fluído da honda que é muito bom "não me lembro o nome". Quanto a este que usei falaram-me que só presta se usar o mocool junto rsrs, caso contrário é água de batata rsrs, fiz o pedido do mocool ontem na adrenalina R$98,00 1lt chorei::

Quanto a utilização da moto: Pratico motocross mesmo, lá uma vez quase nunca que vou na trilha rsrs

Abç
Responder