ESTA É A PARTE 1. Veja também a PARTE 2Link original: http://www.nettrail.xpg.com.br/ValvulasCRF250X01.html
Feito por: usuário "leojas"
adaptação para o FLM: "Elton"
Pessoal, este é um tutorial EXCELENTE, feito pelo nosso camarada leojas. É impressionante o detalhismo, a qualidade de fotos, e a ateno com que é executado. Estava linkado para outro site dele, e agora foi montado dentro do próprio FLM.
Façam bom proveito!
Tutorial: Como verificar e regular as válvulas da CRF250X (By: leojas)
É aconselhavel que faça este trabalho alguém que possua experiência em mecânica.
Este tutorial é dividido em 2 partes:
Tutorial Parte 1: Procedimentos para verificação da folga das válvulas.
Tutorial Parte 2: Procedimentos para remoção do comando e calçamento.
Faça download da planilha e anote a folga das válvulas e as medidas dos calços velhos (que estão instalados na moto) para calcular os novos calços, caso necessite trocar.
Planilha para cálculo dos novos calços
OBS: Afim de melhorar este tutorial, por favor envie-me um e-mail se algum erro for encontrado, alguma crítica ou sugestão.
Parte 1 - Verificando a folga das válvulas.
1) Remova o banco tirando os dois parafusos na parte traseira da moto.
2) Remova em seguida a cinta de borracha que mantem fixada a parte traseira do tanque.
3) Usando um soquete de 8mm remova o parafuso que prende a parte de cima do tanque no quadro.
4) Remova a mangueira de combustível da torneira (não se esqueça de fechar a gasolina).
5) Remova o parafuso que prende a torneira.
6) Remova os dois parafusos de baixo das aletas em ambos os lados, deixe os parafusos superiores no lugar.
7) Remova o tanque e as aletas juntos e guarde-os.
8) Limpe em cima da tampa da válvula para remover toda a sujeira.
9) Remova o tampão do plugue da vela puxando para cima firmemente.
10) Remova a mangueira do suspiro na parte traseira da tampa da válvula e remova os dois parafusos de 10mm.
11) Remova com cuidado a tampa da válvula certificando-se que você não danificará a junta. Você pode reusar esta junta se não a danificar. Há também um anel de vedação de borracha no plugue da vela, tome cuidado para não relaxar/afrouxar e não deixar cair dentro do comando.
12) Remova a tampa (na foto abaixo) no lado direito motor, acho que é uma Allen de 8mm.
13) Gire o motor no sentido horário até que a marca na engrenagem alinhe com a seta na tampa lateral. Certifique que as pontas do comando (eixo came) estão viradas para a traseira da moto, se estiverem apontando para a dianteira, continue girando o motor até que a marca na engrenagem alinhe novamente com a seta na tampa lateral.
14) Certifique-se que as duas marcas na engrenagem do comando estão niveladas com a superfície do cabeçote.
15) Inserir um calibre de lâminas sobre as pontas da válvula de admissão, deve deslizar levemente. A especificação para a folga das válvulas de admissão é 0,005" (0,127mm). Se não couber tente com outra lâmina menor, etc...
16) Inserir um calibre de lâminas nas válvulas de escape colocando a lâmina sob o balancim. A especificação para a folga das válvulas de escape é 0,011" (0,2794mm ou 0,280mm).
17) Certifique-se que o anel de vedação de borracha está assentado firmemente na tampa.
18) Aperte os parafusos da tampa da válvula usando um torquímetro. Tome muito cuidado ao apertar estes parafusos, eles são enroscados diretamente nos tampões do rolamento do comando e não são vendidos separdos, somente o conjunto todo. Torque: 84 inch lbs (ou 7 ft. lbs.).
19) Monte o resto na ordem reversa. Não se esqueça de recolocar a tampa no lado direito motor (foto 12)!