Alguem mecheu na suspenção dianteira?
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- Registrado em: 16 Março 2007 à18 13:12
Alguem mecheu na suspenção dianteira?
Fala moçada.... é meu primeito post aqui nesse forum, porem participo de varios outros, e vejo nesse forum da lider q é o mais tecnico da WEB.
Bom, minha duvida é a seguinte:
Na transformação de motos trial para supermotard vejo q 99% do pessoal troca apenas os pneus e aros.
Porem acho q isso nao esta certo.
Gostaria de saber se alguem q fez a transformação mecheu na suspenção dianteira, pois com uma roda menor a moto fica meia embicada para baixo, e saber se isso tem algum problema, pois vi em outros foruns q nao mechendo na suspenção a moto pode acabar ficando instavel, ja q o peso da moto ficara mais concentrado na parte da frente. Copiaram?
Outra coisa tambem é o freio diant, ja q o diametro da roda é menor isso indica q comparada com a original ela gira mais, isso influi tambem no disco de freio. É necessario um disco de freio maior para compesar esse giro a mais da roda?
Bom, minha duvida é a seguinte:
Na transformação de motos trial para supermotard vejo q 99% do pessoal troca apenas os pneus e aros.
Porem acho q isso nao esta certo.
Gostaria de saber se alguem q fez a transformação mecheu na suspenção dianteira, pois com uma roda menor a moto fica meia embicada para baixo, e saber se isso tem algum problema, pois vi em outros foruns q nao mechendo na suspenção a moto pode acabar ficando instavel, ja q o peso da moto ficara mais concentrado na parte da frente. Copiaram?
Outra coisa tambem é o freio diant, ja q o diametro da roda é menor isso indica q comparada com a original ela gira mais, isso influi tambem no disco de freio. É necessario um disco de freio maior para compesar esse giro a mais da roda?
Na verdade com a roda menor, o freio freia até mais que com a roda maior!
Sobre a suspensão, o "certo" seria abaixar um pouco a traseira, (dá pra se fazer pela regulahem do amortecedor, ou colocando uma peça no ponto de fixação do amortecedor e do link traseiro!
Mas eu não mechi em nada nas suspas e minha moto tá perfeita!
Acho que fazem uns 6 messes que ela tá motard! :twisted:
Sobre a suspensão, o "certo" seria abaixar um pouco a traseira, (dá pra se fazer pela regulahem do amortecedor, ou colocando uma peça no ponto de fixação do amortecedor e do link traseiro!
Mas eu não mechi em nada nas suspas e minha moto tá perfeita!
Acho que fazem uns 6 messes que ela tá motard! :twisted:
Juarez,
É quase o que vc falou com pequenas correções, veja:
Primeiramente qualquer moto que vc prepare para competições necessitam de ajustes finos usando como referência o piloto que irá usá-la.
Tenho uma DR350 SM, a uso somente nas ruas, porém usei os recursos de suspensão que a DR tem para deixá-la "no ponto".
Quando vc altera uma moto "gringa" para SM vc tem duas condições diferentes:
1) Motos de motocross, que originalmente tem roda dianteira de 21" e traseira de 19" e ao alterá-las para 17", pode-se tirar a diferença com pequena regulagem do SAG traseiro e livre na parte traseira e abaixando as mesas dianteiras para que não tenha problemas de "vibrar" a dianteira.
2) Motos de enduro, que originalmente tem roda dianteira de 21" e traseira de 18", pode-se tirar a diferença apenas com regulagem da altura da mesa.
Um detalhe importante em qualquer tipo de terreno é mantér a suspensão com as características originais de funcionamento, ou seja, a supensão trabalha para deixar (tentar) a moto sempre no melhor paralelo possível em relação ao solo e sendo assim as motos especiais (gringas) tem recurso de regulagem por armotecedor de retorno e comprensão.
Isso foi o que fiz na minha DR.
As motos de "rua" tipo Tornado, Falcon e etc são limitadas em termos de regulagens e nesses casos é necessário mais que regulagens para deixar a moto em acordo.
normalmente usa-se válvulas, óleos de diferentes densidades e etc para ter resultados conforme o piloto...áh, mesmo nelas é possível e deve se regular o SAG.
A grande amioria não faz nada, por ser motos que andaram somente nas ruas e não em competições.
A minha é uma de Rua, metida a ser de pista, pois está com as suspas show de bola e tudo reguladinho!
Para terminar...roda pequena pede disco grande!
É quase o que vc falou com pequenas correções, veja:
Primeiramente qualquer moto que vc prepare para competições necessitam de ajustes finos usando como referência o piloto que irá usá-la.
Tenho uma DR350 SM, a uso somente nas ruas, porém usei os recursos de suspensão que a DR tem para deixá-la "no ponto".
Quando vc altera uma moto "gringa" para SM vc tem duas condições diferentes:
1) Motos de motocross, que originalmente tem roda dianteira de 21" e traseira de 19" e ao alterá-las para 17", pode-se tirar a diferença com pequena regulagem do SAG traseiro e livre na parte traseira e abaixando as mesas dianteiras para que não tenha problemas de "vibrar" a dianteira.
2) Motos de enduro, que originalmente tem roda dianteira de 21" e traseira de 18", pode-se tirar a diferença apenas com regulagem da altura da mesa.
Um detalhe importante em qualquer tipo de terreno é mantér a suspensão com as características originais de funcionamento, ou seja, a supensão trabalha para deixar (tentar) a moto sempre no melhor paralelo possível em relação ao solo e sendo assim as motos especiais (gringas) tem recurso de regulagem por armotecedor de retorno e comprensão.
Isso foi o que fiz na minha DR.
As motos de "rua" tipo Tornado, Falcon e etc são limitadas em termos de regulagens e nesses casos é necessário mais que regulagens para deixar a moto em acordo.
normalmente usa-se válvulas, óleos de diferentes densidades e etc para ter resultados conforme o piloto...áh, mesmo nelas é possível e deve se regular o SAG.
A grande amioria não faz nada, por ser motos que andaram somente nas ruas e não em competições.
A minha é uma de Rua, metida a ser de pista, pois está com as suspas show de bola e tudo reguladinho!
Para terminar...roda pequena pede disco grande!
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- Mega Membro
- Mensagens: 5213
- Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43
Mas é verdade...veja, ela é uma moto 96 (véinha), com tudo novo, mas é véia, portanto é uma véia metida a ser menininha!guilherme_sbc escreveu:Roni sempre rolo de rir com seus comentários...... ela é de rua METIDA a ser de pista, outro dia vc disse que ela era uma XLX350 medida a besta..huahuauahA minha é uma de Rua, metida a ser de pista, pois está com as suspas show de bola e tudo reguladinho
Ela tem um motor de 350cc de tecnologia antiga, mas tem o magneto e CDI duplos que a deixam andando de iguál para iguál com um XT600...portanto ela é uma XLX350 metida a andadeira!
Ela tem suspas com "clicks" como as especiais, portanto ela é uma moto de rua metida a ser uma de pista!
Tá vendo...rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
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- Ultra Membro
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- Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30
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- Membro
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- Registrado em: 15 Agosto 2006 à44 10:22
Juarez,
Minha moto é uma Tornado com motor 450 e rodas Motard.
Fiz as seguintes modificações na suspensão dianteira, uso ela na rua e ocasionalmente na pista:
Oleo 20 w da Motul
Revalvulação
Prolongador com bico de ar, deixo a suspensaõ com 5 libras.
Resultado:
A frente ficou bem mais firme, sem balanços indesejados, seja em alta ou em baixa.
Acredito que a receita para a Falcon deva ser a mesma.
Qualquer duvida não exite em me mandar uma MP.
Abraços,
Guilherme
Minha moto é uma Tornado com motor 450 e rodas Motard.
Fiz as seguintes modificações na suspensão dianteira, uso ela na rua e ocasionalmente na pista:
Oleo 20 w da Motul
Revalvulação
Prolongador com bico de ar, deixo a suspensaõ com 5 libras.
Resultado:
A frente ficou bem mais firme, sem balanços indesejados, seja em alta ou em baixa.
Acredito que a receita para a Falcon deva ser a mesma.
Qualquer duvida não exite em me mandar uma MP.
Abraços,
Guilherme
Cara, não precisa disto tudo não. A minha Lander ficou em R$130 mais mão-de-obra que não me lembro quanto foi. R$100 da Válvula, e R$30 do óleo w30. Só isto. Não precisa mexer em mais nada. Você vai ver como ela fica parecendo uma WR.Andre Mello escreveu:O ideal seria mandar as suspa para um preparador, principalmente se a moto for nacional, mas o problema é $$$$$$$$$$, no dia que tiver sobrando mandarei as suspa da minha lander pros preparadores... :lol:
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- Membro
- Mensagens: 40
- Registrado em: 18 Janeiro 2006 à33 19:33
Luciano,
Fiz o mesmo na minha moto porém estou com dificuldades de achar a regulagem ideal, estou usando óleo 30 e quando coloquei as válvulas as deixei com 5 voltas de pré-tensão na mola, vc. sabe me dizer a regulagem da sua ? ahhh e claro se peso. Tenho 76kg e uso a moto exclusivamente para pista.
Abraço !!
Marcelo_Soh
Fiz o mesmo na minha moto porém estou com dificuldades de achar a regulagem ideal, estou usando óleo 30 e quando coloquei as válvulas as deixei com 5 voltas de pré-tensão na mola, vc. sabe me dizer a regulagem da sua ? ahhh e claro se peso. Tenho 76kg e uso a moto exclusivamente para pista.
Abraço !!
Marcelo_Soh
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- Membro
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- Registrado em: 03 Julho 2006 à27 15:44
velocimetro
queria saber como faço para corrigir o erro de leitura do painel da tornado motard
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- Ultra Membro
- Mensagens: 3186
- Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30
JLA, dizem que trocando o desmultiplicador da roda pelo da Twister, mas nunca vi uma Tornado com isso. Outra maneira e mandar o painel para uma loja especializada em conserto de velocimetro e mandar aferir... Eu sei que em SP existe tal loja mas nao sei o nome nem o local da mesma... talvez alguem aqui do FLM saiba... ou quem sabe pesquisando no Google...:roll:
JLA, depois quando vc puder da uma passadinha na sessao apresentacao e fale um pouco mais sobre vc sua moto.... :lol:
JLA, depois quando vc puder da uma passadinha na sessao apresentacao e fale um pouco mais sobre vc sua moto.... :lol:
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- Ultra Membro
- Mensagens: 3186
- Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30
Fica blz, mas você tem de tirar a válvula se tiver colocado. Com a válvula fica muito dura. Falar nisto, estou vendendo a minha válvula, quem se interessar, mande uma MP.Andre Mello escreveu:lumabra, pra uso na cidade qual oleo vc recomenda pra suspa dianteira e qual quantidade aproximada..??...peso 70 kilos... Esse w30 que vc colocou fica dura de mais para rodar na cidade...??
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- Membro
- Mensagens: 52
- Registrado em: 08 Julho 2007 à14 12:24
Recado pra todos sobre suspensão:
Acessem o site www.cmotos.com.br
O cara é preparador treinado e certificado nos States.
Tem muita coisa boa lá.
Bornato
Acessem o site www.cmotos.com.br
O cara é preparador treinado e certificado nos States.
Tem muita coisa boa lá.
Bornato
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