Alguem mecheu na suspenção dianteira?

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

juarez Jr#
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 16 Março 2007 à18 13:12

Alguem mecheu na suspenção dianteira?

Mensagem por juarez Jr# »

Fala moçada.... é meu primeito post aqui nesse forum, porem participo de varios outros, e vejo nesse forum da lider q é o mais tecnico da WEB.

Bom, minha duvida é a seguinte:

Na transformação de motos trial para supermotard vejo q 99% do pessoal troca apenas os pneus e aros.
Porem acho q isso nao esta certo.
Gostaria de saber se alguem q fez a transformação mecheu na suspenção dianteira, pois com uma roda menor a moto fica meia embicada para baixo, e saber se isso tem algum problema, pois vi em outros foruns q nao mechendo na suspenção a moto pode acabar ficando instavel, ja q o peso da moto ficara mais concentrado na parte da frente. Copiaram?

Outra coisa tambem é o freio diant, ja q o diametro da roda é menor isso indica q comparada com a original ela gira mais, isso influi tambem no disco de freio. É necessario um disco de freio maior para compesar esse giro a mais da roda?
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

Cara da uma mexida noseu avatar pq estah distorcendo o forum!
Luigi
Membro
Mensagens: 907
Registrado em: 26 Setembro 2006 à08 07:43

Mensagem por Luigi »

Na verdade com a roda menor, o freio freia até mais que com a roda maior!
Sobre a suspensão, o "certo" seria abaixar um pouco a traseira, (dá pra se fazer pela regulahem do amortecedor, ou colocando uma peça no ponto de fixação do amortecedor e do link traseiro!

Mas eu não mechi em nada nas suspas e minha moto tá perfeita!
Acho que fazem uns 6 messes que ela tá motard! :twisted:
Roni
Membro
Mensagens: 200
Registrado em: 15 Setembro 2004 à02 15:49

Mensagem por Roni »

Juarez,
É quase o que vc falou com pequenas correções, veja:
Primeiramente qualquer moto que vc prepare para competições necessitam de ajustes finos usando como referência o piloto que irá usá-la.
Tenho uma DR350 SM, a uso somente nas ruas, porém usei os recursos de suspensão que a DR tem para deixá-la "no ponto".

Quando vc altera uma moto "gringa" para SM vc tem duas condições diferentes:
1) Motos de motocross, que originalmente tem roda dianteira de 21" e traseira de 19" e ao alterá-las para 17", pode-se tirar a diferença com pequena regulagem do SAG traseiro e livre na parte traseira e abaixando as mesas dianteiras para que não tenha problemas de "vibrar" a dianteira.
2) Motos de enduro, que originalmente tem roda dianteira de 21" e traseira de 18", pode-se tirar a diferença apenas com regulagem da altura da mesa.
Um detalhe importante em qualquer tipo de terreno é mantér a suspensão com as características originais de funcionamento, ou seja, a supensão trabalha para deixar (tentar) a moto sempre no melhor paralelo possível em relação ao solo e sendo assim as motos especiais (gringas) tem recurso de regulagem por armotecedor de retorno e comprensão.
Isso foi o que fiz na minha DR.

As motos de "rua" tipo Tornado, Falcon e etc são limitadas em termos de regulagens e nesses casos é necessário mais que regulagens para deixar a moto em acordo.
normalmente usa-se válvulas, óleos de diferentes densidades e etc para ter resultados conforme o piloto...áh, mesmo nelas é possível e deve se regular o SAG.

A grande amioria não faz nada, por ser motos que andaram somente nas ruas e não em competições.

A minha é uma de Rua, metida a ser de pista, pois está com as suspas show de bola e tudo reguladinho!

Para terminar...roda pequena pede disco grande!
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

A minha é uma de Rua, metida a ser de pista, pois está com as suspas show de bola e tudo reguladinho
Roni sempre rolo de rir com seus comentários...... ela é de rua METIDA a ser de pista, outro dia vc disse que ela era uma XLX350 medida a besta..huahuauah
Roni
Membro
Mensagens: 200
Registrado em: 15 Setembro 2004 à02 15:49

Mensagem por Roni »

guilherme_sbc escreveu:
A minha é uma de Rua, metida a ser de pista, pois está com as suspas show de bola e tudo reguladinho
Roni sempre rolo de rir com seus comentários...... ela é de rua METIDA a ser de pista, outro dia vc disse que ela era uma XLX350 medida a besta..huahuauah
Mas é verdade...veja, ela é uma moto 96 (véinha), com tudo novo, mas é véia, portanto é uma véia metida a ser menininha!
Ela tem um motor de 350cc de tecnologia antiga, mas tem o magneto e CDI duplos que a deixam andando de iguál para iguál com um XT600...portanto ela é uma XLX350 metida a andadeira!
Ela tem suspas com "clicks" como as especiais, portanto ela é uma moto de rua metida a ser uma de pista!

Tá vendo...rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

O ideal seria mandar as suspa para um preparador, principalmente se a moto for nacional, mas o problema é $$$$$$$$$$, no dia que tiver sobrando mandarei as suspa da minha lander pros preparadores... :lol:
guilherme_rego
Membro
Mensagens: 81
Registrado em: 15 Agosto 2006 à44 10:22

Mensagem por guilherme_rego »

Juarez,
Minha moto é uma Tornado com motor 450 e rodas Motard.
Fiz as seguintes modificações na suspensão dianteira, uso ela na rua e ocasionalmente na pista:
Oleo 20 w da Motul
Revalvulação
Prolongador com bico de ar, deixo a suspensaõ com 5 libras.
Resultado:
A frente ficou bem mais firme, sem balanços indesejados, seja em alta ou em baixa.
Acredito que a receita para a Falcon deva ser a mesma.
Qualquer duvida não exite em me mandar uma MP.
Abraços,
Guilherme
lumabra
Membro
Mensagens: 33
Registrado em: 30 Outubro 2006 à31 10:24

Mensagem por lumabra »

Andre Mello escreveu:O ideal seria mandar as suspa para um preparador, principalmente se a moto for nacional, mas o problema é $$$$$$$$$$, no dia que tiver sobrando mandarei as suspa da minha lander pros preparadores... :lol:
Cara, não precisa disto tudo não. A minha Lander ficou em R$130 mais mão-de-obra que não me lembro quanto foi. R$100 da Válvula, e R$30 do óleo w30. Só isto. Não precisa mexer em mais nada. Você vai ver como ela fica parecendo uma WR.
Marcelo Santos
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 18 Janeiro 2006 à33 19:33

Mensagem por Marcelo Santos »

Luciano,
Fiz o mesmo na minha moto porém estou com dificuldades de achar a regulagem ideal, estou usando óleo 30 e quando coloquei as válvulas as deixei com 5 voltas de pré-tensão na mola, vc. sabe me dizer a regulagem da sua ? ahhh e claro se peso. Tenho 76kg e uso a moto exclusivamente para pista.

Abraço !!

Marcelo_Soh
lumabra
Membro
Mensagens: 33
Registrado em: 30 Outubro 2006 à31 10:24

Mensagem por lumabra »

Cara, você vai ter de ir regulando à medida que testa nos saltos. Eu usei 8 voltas, mas só usava ela em trilhas. Acho que você vai ter de apertar mais. Detalhe, coloquei 530 ml de óleo em cada bengala. Valeu!
Marcelo_Soh
Membro
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Julho 2006 à27 15:44

Mensagem por Marcelo_Soh »

Olha .... pode ser sorte de principiante mas a minha susp. ficou show assim da forma que deixei na primeira vez, é outra moto, muito mais "na mão" .... recomendo !
JLA
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Agosto 2007 à28 21:04

velocimetro

Mensagem por JLA »

queria saber como faço para corrigir o erro de leitura do painel da tornado motard
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

JLA, dizem que trocando o desmultiplicador da roda pelo da Twister, mas nunca vi uma Tornado com isso. Outra maneira e mandar o painel para uma loja especializada em conserto de velocimetro e mandar aferir... Eu sei que em SP existe tal loja mas nao sei o nome nem o local da mesma... talvez alguem aqui do FLM saiba... ou quem sabe pesquisando no Google...:roll:

JLA, depois quando vc puder da uma passadinha na sessao apresentacao e fale um pouco mais sobre vc sua moto.... :lol:
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

lumabra, pra uso na cidade qual oleo vc recomenda pra suspa dianteira e qual quantidade aproximada..??...peso 70 kilos... Esse w30 que vc colocou fica dura de mais para rodar na cidade...??
lumabra
Membro
Mensagens: 33
Registrado em: 30 Outubro 2006 à31 10:24

Mensagem por lumabra »

Andre Mello escreveu:lumabra, pra uso na cidade qual oleo vc recomenda pra suspa dianteira e qual quantidade aproximada..??...peso 70 kilos... Esse w30 que vc colocou fica dura de mais para rodar na cidade...??
Fica blz, mas você tem de tirar a válvula se tiver colocado. Com a válvula fica muito dura. Falar nisto, estou vendendo a minha válvula, quem se interessar, mande uma MP.
lucasblacklander
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 08 Julho 2007 à14 12:24

Mensagem por lucasblacklander »

galera eu apenas deixei mais dura minha caixa de direção e a moto ta perfeita!
bornato
Membro
Mensagens: 67
Registrado em: 19 Agosto 2006 à25 20:11

Mensagem por bornato »

Recado pra todos sobre suspensão:

Acessem o site www.cmotos.com.br

O cara é preparador treinado e certificado nos States.

Tem muita coisa boa lá.

Bornato
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem