Pessoal, estou desesperado

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Gabriel
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 17 Setembro 2004 à07 13:05

Pessoal, estou desesperado

Mensagem por Gabriel »

Neste final de semana fui para trilha. Em casa durante a lavagem e manutenção percebi que havia sugeira por trás do pinhão. Quando retirei o pinhão tinha um novelo de fibra de bananeira. Limpei e percebi que o retentor foi danificado e só não tinha vasado óleo por causa da quantidade de fibra que enrolou no eixo. Ontem (quarta) fui procurar a solução, já que, não está sendo possível andar com a moto devido ao vazamento após retirar toda a fibra. Quase tive um enfarto. Vejam bem o absurdo:
O referido rententor custa R$ 14,00, mas para troca-lo é necessário desmontar todo o motor cuja mão de obra é de R$ 180,00 em consequência disto é necessário também trocar todas as juntas que custam mais R$ 130,00. O fato é que o maldito retentor é montado por dentro da carcaça do motor. Agora analizem bem esta situação e vamos pedir esplicações a um certo japonês.
Bem, se algum brasileiro tiver uma solução melhor me ajudem e também ao japonês.
Pra finalizar não sei se compro outra Tornado ou um retentor.
:oops: :cry: :evil: :oops: :cry: :evil: :oops: :cry: :evil: :oops: :cry: :evil:
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

Meu!!! Qual a sua moto?
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Hmmm, estranho, não te sei dizer ao certo se na Tornado é assim ou não, mas na grande esmagadora maioria das motos, não é preciso abrir as metades do motor.

Procure a opinião de outro mecanico, só pra confirmar isso daí... Esse negócio de desmontar o motor todo é sério... Se o mecanico vacilar, mil problemas aparecem...
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Olá Gabriel...isso não é um bicho de 7 cabeças....Os seus preparadores é q estão te esfaqueando....mas infelizmente, tem q se abrir todo o motor... dá um trabalhão danado....

Estive conversando com o Fabiano, e ele me disse o seguinte:
:arrow: Junta da carcaça do motor = Não é necessário trocar (só se estiver muito ruim)
:arrow: Junta do cabeçote = Não é necessário trocar (só se esviver muito ruim)
:arrow: Junta do cilindro = Recomenda trocar, e custa R$ 1,50 cada (original)

:arrow: Mão de obra = R$ 120,00 aqui em Brasília....

Aê, manda o seu motor por SEDEX....kia kia kia :twisted:

Qualque dúvida, posta aê... :wink:
Gabriel
Membro
Mensagens: 146
Registrado em: 17 Setembro 2004 à07 13:05

Mensagem por Gabriel »

Infelizmente o parecer são de todos os concessionários HONDA.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Existe um protocolo q as concessionárias HONDA devem seguir. Digo isso, pq o Fabiano trabalhor 4 anos dentro de uma....Claro q o mecânico, para se precaver, manda trocar tudo...primeiro pq é bom pra empresa, depois, q o cliente não vai voltar lá para reclamar de possíveis vazamentos... ou seja, a garantia pode se um pouco mais extendida. Mas pode ficar tranquilo.... Já vi o Fabiano montar e desmontar o motor dele 5 vezes em uma única noite....rsrsrsrsrrr.......se fosse problema de junta..aff credo!!!!...

Agora, se as juntas já estão ruins, troca tudo.....Geralmente nossos amigos, quando tem a engrenagem do câmbio quebrada, acabam saindo da loja com um Kit 286cc da Wiseco....já q vai desmontar mesmo....a M.O. acaba saindo menor....

Abraços....
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Mensagem por leobalster »

nooosa, e ainda dizem que a manutencao da tornado e muito mais barata que a das i9mportadas, to ocmecando a ter duvida sobre isso hein....
e ai fabricio o que vc diz a respeito disso, abracos
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

Eu dava manutenção em minha Tornado numa concessionária HONDA, mas saí fora!

Quando resolvi abaixar a moto (mudar o pino de buraco) devido a ter 1,60 m de altura e estar tendo dificuldades para me adaptar à Tornado, eles disseram que tiveram (tem) que desmontar toda a suspensão.

Recentemente um assunto parecido foi discutido no Forum e o que o mecanico da concessionária disse foi desmentido.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

leobalster escreveu:nooosa, e ainda dizem que a manutencao da tornado e muito mais barata que a das importadas, to comecando a ter duvida sobre isso hein....
e ai fabricio o que vc diz a respeito disso, abracos
Não é mesmo Leobalster...e vc abriu um tópico sobre a Tornado da Tecnique e a Husq WR250 ano 2000. Alguns pensam assim, mas no fundo, ou melhor na hora "H", a importada dá mais despesa...Claro q ela já vem pronta para o "pau", e muitos confundem a preparação da Toni, com despesa...o q não é verdade...pode ser até chamado de gasto "previsto", mas não despesa... Depois q vc prepara a sua Toni do seu jeito, vc descobre q gastou muito dinheiro com ela, mas agora é q vem a manutenção...e aí, acho q a importada dá mais despesa..
Claro q uma Toni, NNNUUUUNNNNCCCAAAAA vai ser uma importada...

Aqui vai um quote muito interessante do nosso amigo GuilhermeVAT
Gostaria de continuar a defender o meu ponto de vista.
Conforme dito na minha primeira resposta, a primeira coisa que levei em conta para escolher a tornado foi o Dinheiro.

Parto do pressuposto que a melhor marca de moto que existe é a zeroKm. Dessa forma, quanto mais nova a moto que vc puder comprar, melhor.

Consideremos que existam muitos como eu que possuem algo em torno de R$8500 para comprar a moto e nao tenham muito dinheiro para gastar com manutenção.

Devo lembrar mais uma vez que estamos falando de pessoas que não podem gastar muito mais do que isso com motos e com trilhas. Do contrário, para pessoas que o dinheiro não é o principal para a escolha, tudo o que defendi nao servirá pra muita coisa, já que me baseio em pequenos gastos que os meros mortais não tem facilidade de suportar.

Com esse dinheiro ($8.500,00), dá para se comprar uma Tornado 2003, ou seja, com um ano de uso. Poderemos achar motos com menos de 1.000Km rodados. Com esse mesmo dinheiro, se optarmos por uma importada, conseguiríamos comprar uma moto 250cc ano 1997 ou 98 em bom estado. Nada mais que isso.

Agora vamos ao nosso raciocínio lógico: Qual moto provavelmente irá dar maior manutenção? Uma com um ano de uso ou outra com sete anos de uso? Outra coisa que devemos levar em consideração é que motos importadas são compradas para o uso off-road, noutras palavras, condições severas de uso. Já uma tornado pode ter sido usada somente para passeios de final de semana ou para ir ao trabalho. Tudo no asfalto. Dessa forma, considerando que não existem RMXs que os antigos donos usavam para ir comprar jornal de domingo na banca do centro da cidade, a possibilidade das motos importadas darem manutenção é muito maior.

Na hora de vender, a Tornado tem a vantagem de atrair dois grupos de consumidores. Os que usam a moto no asfalto e os que usam para trilha. O vendedor pode escolher qual dos dois lhe convém.

2 - Acredito que é unanimidade entre todos nós que as motos importadas gastam mais combustível. Não porque o produto nacional é mais desenvolvido. Pelo contrário: gastam mais porque tem mais potência e desenvolvem muito mais... As importadas 4T que surgiram no mercado há pouco consomem um pouco menos que as tradicionais dois tempos. Mesmo assim, o consumo é maior que as nacionais.
Continuando nas motos do nosso exemplo - até $8500,00 - a tornado leva grande vantagem em matéria de consumo. As motos importadas 2T, estando devidamente reguladas, fazem algo em torno de 5 a 10Km/L. Já a Tornado faz de 18 a 25Km por litro.
Considerando que andemos 100Km por final de semana, que o preço do litro da gasolina é R$2,00 e que o litro do Motul 800 é R$50,00, veremos a diferença entre os custos de combustível da Tornado e de uma importada:
Levaremos em conta os piores consumos, ou seja, a Tornado fazendo 18Km/L e a importada 5Km/L.
No final da trilha, a importada gastou 20L de gasolina enquanto a Tornado gastou 5,55. Considerando ainda que a importada gasta óleo 2T na proporção mínima de 1%, nessa mesma trilha, a importada consumiu 200mL de óleo que dá R$10,00.
No total, temos que a Tornado gastou, em um final de semana que andou 100Km, a quantia de R$11,10 de combustível. No mesmo percurso, a importada gastou R$50,00 (gasolina e óleo 2T)

Em um mês, contando que a moto foi usada quatro vezes no período, faz com que a diferença de gastos com o combustível seja de R$155,60. Dessa forma, temos que, se o único gasto com a motocicleta fosse com o combustível, a Tornado gastaria por mês R$44,40 enquanto a importada gastaria R$200,00. Essa quantia já é o suficiente para que muita gente não possa ter uma importada com muita folga no orçamento.

3 - Quanto à aquisição de peças usadas, acredito que fui mal interpretado por alguns. Nao disse em nenhum momento que sou a favor de peças e motos ilegais. Quando me referi ao ferro velho ou ao desmanche (vai da região a maneira como se fala), me refiro a estabelecimentos legalizados para a compra e venda de peças e veículos usados. E obrigação do comprador da mercadoria se cientificar da procedência do produto e da idoneidade da loja em que se faz o negócio. É dever do consumidor tambem exigir a nota fiscal de venda do produto. O que é ilegal é o sujeito comprar a moto para desmanche e dá fim diverso ao permitido por lei. Tambem age de má fé o comprador que adquire produto de procedência duvidosa, seja a moto ou a peça. Nao vejo problema algum em se comprar uma peça da sua oficina de confiança ou outro estabelecimento totalmente regular e legal. Aí vai do caráter de cada um: ser honesto e agir dentro da lei e da moral ou ser processado e preso. O CRIME DE RECEPTAÇÃO QUALIFICADA (180§1º)PREVÊ PENA DE ATÉ OITO ANOS DE PRISÃO. É dever de todos nós denunciar crimes dessa natureza.

4 - Por último, é perfeitamente possivel conseguir resultados satisfatórios em enduros com uma Tornado realizando apenas pequenas modificações. Estou falando de campeonatos regionais ou outras categorias que não a MASTER do campeonato nacional. O piloto faz a moto. Houve comentários que o Sandro Hoffmann é um piloto de ponta porque sua Tornado tem $15.000 de preparação. Acontece que, para quem conhece sua história, sabe que há cinco anos ele andava de XR200 e dava pau em muita gente de importada. Sebe-se tambem que somente nesse ano Sandro conseguiu esse nível de preparação. Em 2002, a Tornado de Sandro Hoffman tinha poucas alterações (poucas mesmo).
_________________
Guilherme
Piloto Minas Gerais
Se vc se interessou, e quiser saber o outro lado da moeda, acesse esse link aqui....foi vc q abriu o tópico... :roll:

http://www.lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=185

Abraços... :wink:
Fabiano
Membro
Mensagens: 398
Registrado em: 05 Agosto 2004 à06 20:33

Mensagem por Fabiano »

Aí Gabriel, manda o mechânico trocar só a junta do cilindro, caso outro junta rasgar, aí sim vc troca, pode colocar paralela, não tem problema, a do cabeçote só limpe e reutiliza, se ele se recusar mande o motor q eu resolvo.

Abraços
fabiobiker
Membro
Mensagens: 394
Registrado em: 12 Outubro 2004 à46 17:53

Mensagem por fabiobiker »

Caralh....que coisa estúpida!!!! Isso é um absurdo, francamente, tinha que ser Honda...cara, isto é completamente ignorante, Fabricio e Fabiano, voces que ja abriram este motor... porque isso??? Cara, nem turbina é assim...
Abração.
Fabio.
Fabiano
Membro
Mensagens: 398
Registrado em: 05 Agosto 2004 à06 20:33

Mensagem por Fabiano »

Isso se chama engenharia , neste caso a Honda confiou de mais no seu produto, e nunca imaginava que nos iriamos colocar uma Tornado para fazer tudo que as pessoas tem feito em todo o Brasil, na verdade a moto esta sendo mais usada no OFF-ROAD do q na cidade, o retentor do pinhao não da problemas em outros modelos, ex: NX4 Falcon, XR200 que foi pouco usada, no caso é o tipo de exposição e regime em que as Tornados estão andando, falo isso porque nunca troquei essa peça em uma Tornado usada em cidade.

Abraços
fabiobiker
Membro
Mensagens: 394
Registrado em: 12 Outubro 2004 à46 17:53

Mensagem por fabiobiker »

Aff....é lamentável... Quando é que a Yamaha vai acordar???
Abraços.
Fabio.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

po tem umas coisas que realmente poem em dúvida a capacidade dos eng. da honda.

alguem ai já trocou o eixo do cambio ????

fabricio, fabiano e mais alguem ai tem uma dica pra proteger mais o pedal de cambio ?? porra, já qebrei 2 vezes e toda vez é essa historia de abrir motor...
fabiobiker
Membro
Mensagens: 394
Registrado em: 12 Outubro 2004 à46 17:53

Mensagem por fabiobiker »

Afff, duas vezes??? CAracas...vou virar mecanico de motos e me especializar em tornado...hehehe :twisted:
Abraços.
Fabio.
Marcão
Membro
Mensagens: 256
Registrado em: 16 Setembro 2004 à44 15:13

Mensagem por Marcão »

Ae, Galera.

Tops, dá uma olhada no produto abaixo. Eu já vi em algumas lojas aqui em Sampa e pelo que entendi a intenção dele é exatamente protejer o pedal de câmbio contra quebras.

https://www.mcracing.com.br/loja/Produt ... sp?id=2151

Abraço,

Marcão
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

TopsMan escreveu:po tem umas coisas que realmente poem em dúvida a capacidade dos eng. da honda.

alguem ai já trocou o eixo do cambio ????

fabricio, fabiano e mais alguem ai tem uma dica pra proteger mais o pedal de cambio ?? porra, já qebrei 2 vezes e toda vez é essa historia de abrir motor...
Topsman, tem essa peça aí q o nosso amigo Marcão indicou, mas eu num vi ninguém usando até hj... Acho q deva resolver o problema, isso pq a peça envolve o eixo, impedindo q ele dobre....

Vale a pena adquirir...

:wink:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem