Quer medir sua taxa de compressão???

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Quer medir sua taxa de compressão???

Mensagem por Fernando PF »

Bom galera.. andei observando um tópico a respeito de quanto teria que se baixar no cabeçote para atingir a taxa de compressão que se deseja, porém se vc não sabe qual a taxa que tem seu motor para conseguir efetuar algum cálculo e não quer desmontá-lo tem um método bem fácil:

1- retire a vela
2- coloque o pistão no seu PMS (ponto morto superior)
3- Com uma ciringa vá colocando óleo pelo orifífio da vela e medindo quantos ml´s cabem dentro da câmara, assim achará seu volume sem desmontar nada, até que o óleo chegue na rosca da vela, mas não a preencha.
4- efetue o cálculo : (cilindrada + quantidade de óleo) /quantidade de óleo = Taxa de compressão.

Lembrando que a quantidade de óleo colocada na câmara refere-se ao seu volume em cm3. Claro que existem alguns pequenos erros com esse método que podem variar pela viscosidade do óleo, por não preencher corretamente a câmara, por isso use um óleo bem fino, depois retira-se ele com a seringa, instala a vela e toca arranque, a fumaça se vc não colocar o nariz no escape não mata viu!!... enrole o cabo e saia satisfeito fazendo zueira com a fumaçeira...eheheh.
É o método mais fácil de se fazer. Valeu.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Desculpa a intromissão, Fernado...mas tem outro jeito tb...um pouqunho mais complicado...mas vale a pena postar...

aqui vai...

A taxa de compressão pode ser obtida pela seguinte fórmula...

taxa = (volume de admissão + volume da câmara de combustão) / volume da câmara de combustão


O volume da câmara de combustão é o volume restante ocupado pela mistura quando o cilindro está em sua posição superior (ponto morto superior ou PMS). E o volume de admissão é o de deslocamento do cilindro do PMS até a posição inferior (PMI), sendo dado pela fórmula:



volume de admissão = 3,1416 x (diâmetro do cilindro)² x curso do pistão / 4


Fera, não???
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem