Cfr 230 preparada para bater Toni 293!
-
- Membro
- Mensagens: 37
- Registrado em: 24 Novembro 2007 à10 08:29
Cfr 230 preparada para bater Toni 293!
Galera gostaria da permissão de vcs para dar uma viajada na maionese, pois olhando da qui, lendo dali, pensando colá, veio a seguinte idéia; É possível preparar uma CRF 230 tão pontente e duradoura qnto uma Toni 293, veja o exemplo:
Considerando o comparativo que tem na Net ( http://www.crf230.com.br/crf230f_x_tornado.asp ) sobre a relação existente entre o peso da moto e sua potência e considerando a minha Toni 293 com comandos enquadrados + cabeçote trabalhado+ carburado de 350 acredito que de uns 28cv, tendo como base o teste do dinamômetro que tem aqui no site, sendo assim acredito que a toni 293 tenha +/- 143kg(Moto+gasolina+óleo-Espelhos etc), portanto 143kg/28cv = 5,10. A Crf 230 original conforme o comparativo da net, diz que tem 115kg com 19,3cv = 5,95, sendo assim para que uma Crf 230 tenha a mesma relação de Peso/Potência que a Toni 293 ela precisa ter 22.5cv, ai vem a pergunta se conseguimos preparar uma CRF 230 para chegar a 22.5cv sem q seja uma bomba relógio, ou melhor que dure tanto qnto um kit 293 Athenas.
Qual a preparação que podemos fazer para Crf 230 sem grandes problemas?
ass. Tobias
Considerando o comparativo que tem na Net ( http://www.crf230.com.br/crf230f_x_tornado.asp ) sobre a relação existente entre o peso da moto e sua potência e considerando a minha Toni 293 com comandos enquadrados + cabeçote trabalhado+ carburado de 350 acredito que de uns 28cv, tendo como base o teste do dinamômetro que tem aqui no site, sendo assim acredito que a toni 293 tenha +/- 143kg(Moto+gasolina+óleo-Espelhos etc), portanto 143kg/28cv = 5,10. A Crf 230 original conforme o comparativo da net, diz que tem 115kg com 19,3cv = 5,95, sendo assim para que uma Crf 230 tenha a mesma relação de Peso/Potência que a Toni 293 ela precisa ter 22.5cv, ai vem a pergunta se conseguimos preparar uma CRF 230 para chegar a 22.5cv sem q seja uma bomba relógio, ou melhor que dure tanto qnto um kit 293 Athenas.
Qual a preparação que podemos fazer para Crf 230 sem grandes problemas?
ass. Tobias
-
- Membro
- Mensagens: 599
- Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06
-
- Membro
- Mensagens: 37
- Registrado em: 24 Novembro 2007 à10 08:29
Deacordo com o comparativo existente na CRF.COM.BR, diz q a Toni pra trilha tem uns 143kg e crf original 115kg, ai foi com estes dados que fiz o cálculo.
Sobre o Kit 293 Athenas, apesar de eu andar pouco, até hoje n tive nenhum problema sério e ja fiz tem 1 ano, se a CRF preparada fosse assim, seria interessante.
Sobre o Kit 293 Athenas, apesar de eu andar pouco, até hoje n tive nenhum problema sério e ja fiz tem 1 ano, se a CRF preparada fosse assim, seria interessante.
-
- Membro
- Mensagens: 37
- Registrado em: 24 Novembro 2007 à10 08:29
Tobias Okk, o problema desse tipo de comparação é que você vai encontrar umas "correntes" de opniões à favor da Toni e outras à favor da CRF230.
Particularmente eu acho que a preparação necessária pra ganhar esses 3HP, ou nem tanto, mas uma pequena melhoria, você conseguiria na 230 com soluções sem o aumento de cilindrada, para não comprometer a mecânica, como:
- polimento dos dutos do cabeçote. Por quê? O motor original já gera a energia para sugar / empurrar os gases pelo cabeçote, que não é pouco. Se você facilitar esse trabalho, essa energia ora gasta no cabeçote vai para a roda :idea:
- substituição da curva de escape + ponteira por um conjunto dimensionado. Por quê? Mesma resposta do item anterior.
- enriquecimento da mistura. Por quê? Com a mistura mais rica, o excesso de combustível que não é totalmente queimado ajuda a refrigerar a câmara de combustão.
- comando de válvulas dimensionado. Por quê? Vai ajudar a eliminar todos os gases da câmara de combustão, deixando ela mais "limpa" para o próximo ciclo.
Essas preparações são válidas pra qualquer moto, inclusive a Toni.
Mais do que isso, se olhar o custo da moto + preparação, já compensa ir pra uma especial.
Aquelas preparações mirabolantes (like Polaco), realmente não vão dar nenhuma durabilidade ao motor, mas isso não é para nós trilheiros, é para quem está andando em campeonato e por algum motivo escolheu andar na Nacional, tem muita grana / patrocínio, etc.
Eu acho que um motor 400cc da Toni ou um 280 da CRF230 durar apenas uma prova seja de bom tamanho, lembrando que um motor Parilla (kart) de competição, pra quem anda no brasileiro por exemplo, tem troca de pistão e anéis recomendado à cada 2 horas e biela + rolamentos à cada 3 horas de TREINO. Pois pra uma corrida de alguns minutos todo o conjunto é 0km.
Particularmente eu acho que a preparação necessária pra ganhar esses 3HP, ou nem tanto, mas uma pequena melhoria, você conseguiria na 230 com soluções sem o aumento de cilindrada, para não comprometer a mecânica, como:
- polimento dos dutos do cabeçote. Por quê? O motor original já gera a energia para sugar / empurrar os gases pelo cabeçote, que não é pouco. Se você facilitar esse trabalho, essa energia ora gasta no cabeçote vai para a roda :idea:
- substituição da curva de escape + ponteira por um conjunto dimensionado. Por quê? Mesma resposta do item anterior.
- enriquecimento da mistura. Por quê? Com a mistura mais rica, o excesso de combustível que não é totalmente queimado ajuda a refrigerar a câmara de combustão.
- comando de válvulas dimensionado. Por quê? Vai ajudar a eliminar todos os gases da câmara de combustão, deixando ela mais "limpa" para o próximo ciclo.
Essas preparações são válidas pra qualquer moto, inclusive a Toni.
Mais do que isso, se olhar o custo da moto + preparação, já compensa ir pra uma especial.
Aquelas preparações mirabolantes (like Polaco), realmente não vão dar nenhuma durabilidade ao motor, mas isso não é para nós trilheiros, é para quem está andando em campeonato e por algum motivo escolheu andar na Nacional, tem muita grana / patrocínio, etc.
Eu acho que um motor 400cc da Toni ou um 280 da CRF230 durar apenas uma prova seja de bom tamanho, lembrando que um motor Parilla (kart) de competição, pra quem anda no brasileiro por exemplo, tem troca de pistão e anéis recomendado à cada 2 horas e biela + rolamentos à cada 3 horas de TREINO. Pois pra uma corrida de alguns minutos todo o conjunto é 0km.
-
- Membro
- Mensagens: 37
- Registrado em: 24 Novembro 2007 à10 08:29
Juliano concordo com vc, mas isto é muito triste pois da até agunia saber q um crf n aguenta muita preparação, aqui até quem colocou o pistão 240 se ferrou várias vezes durante o ano, ou seja, realmente eu acho q pra quem faz trilha, n adianta inventar muita coisa, no máximo fazer oq vc falou, ai acredito que dure bastante. A única vantagem da Toni q ela permite muito mais adaptação do que a CRF e a grande vantagem da Crf é que ela faz um piloto ruim de Toni virar um piloto bom na Crf, qndo o mesmo sai de uma Toni para uma Crf 230. Aqui em minha cidade tenho percebido isto, caboclo que n andava nada de Toni ta andando muito bem de Crf230, porem n ta sendo feliz nos morros!
Valeu Galera!!!!
Valeu Galera!!!!
-
- Ultra Membro
- Mensagens: 2750
- Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
-
- Membro
- Mensagens: 37
- Registrado em: 24 Novembro 2007 à10 08:29
É realmente eu tb acho possível ganhar 3cv facilmente na Crf 230, por exemplo:
Preparar Cabeçote: +0,5cv
Cabo de vela Ibooster: + 1cv
Trocar Bura ou Preparar: + 1cv
Trocar comando: 0,5cv
Pistão Wiseco: 1cv
Vcs acham que esta minha estimativa para cada preparação esta certa?
Pois se for temos 4cv ganhos no mínimo, sendo assim temos uma Crf 230 tão forte qnto uma Toni e duradoura.
Preparar Cabeçote: +0,5cv
Cabo de vela Ibooster: + 1cv
Trocar Bura ou Preparar: + 1cv
Trocar comando: 0,5cv
Pistão Wiseco: 1cv
Vcs acham que esta minha estimativa para cada preparação esta certa?
Pois se for temos 4cv ganhos no mínimo, sendo assim temos uma Crf 230 tão forte qnto uma Toni e duradoura.
-
- Ultra Membro
- Mensagens: 2750
- Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
-
- Super Membro
- Mensagens: 1965
- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
-
- Membro
- Mensagens: 719
- Registrado em: 07 Dezembro 2007 à22 09:42
Tobias Okk, a moto nao anda sosinha neh! nessa sua comparacao de peso/potencia vc nao esta considerando o peso do piloto! faca as contas com um piloto na media dos 80Kg... pra duas motos terem a msm relacao peso/potencia a CRF precisaria ter 24,5 CVs... ou seja 5cvs, ou 27% a mais da original, q nao eh pouco pra um motor jah tao "sub-dimensionado"!
-
- Membro
- Mensagens: 939
- Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25
O que vocês pensam desta modificação do mesmo site?
http://www.crf230.com.br/tutoView.asp?id=40
Estou meio sem grana para mexer no motor e pensei em fazer na minha.
http://www.crf230.com.br/tutoView.asp?id=40
Estou meio sem grana para mexer no motor e pensei em fazer na minha.
não acredito nem um pouco nessa preparação aí, muito estranho essa afirmação, o cara troca os giclês 140 e 42 por 145 e 45, corta um pedação do escape e diz q a moto virou outra ? outra coisa, olha a afirmação dele "o melhor escape pra crf é o Dr. D, mas custa muito ... ... e o segundo melhor é o Original" ; po**a todo mundo sabe que escape original só amarra a moto, ele mesmo diz isso, então como pode ser o 2 melhor se amarra a moto ?
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 13 Respostas
- 3348 Exibições
-
Última mensagem por bessa27
-
- 5 Respostas
- 2061 Exibições
-
Última mensagem por Wellington Leite
-
- 2 Respostas
- 536 Exibições
-
Última mensagem por fokaz
-
- 8 Respostas
- 2566 Exibições
-
Última mensagem por dhaigorosan
-
- 25 Respostas
- 2134 Exibições
-
Última mensagem por mgarcia