Será que o FLM unido consegue bolar um bom power bomb?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

Gustavo/PR escreveu:
NESTOR/RS escreveu: Para dizer a verdade, ainda não consegui entender o princípio de funcionamento disso :shock:
Mas que tenho curiosidade sobre isso, tenho. :D
Pois é Nestor, a princípio eu acreditava que a turbulência é que proporcionava mais torque, depois veio o PF e disse que não, como eu não sou besta de dúvidar do PF, lancei este tópico para entender e dismistificar a engenhoca! Ainda de quebra teremos como produto de tudo isso um belo DIY! ;)
Gustavo, eu ACHO que to falando besteira, mas veio na minha cabeça isso agora...
Eu pensei que pode dar diferença em um motor com um comando com muito levante, permanencia de valvula de escape muito grande, ai esse BOMB funcionaria pela ressonancia, como num escape de 2 tempos ?
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

vix MoLoToV, entendi sua o que você disse... mas eu não tenho a mínima idéia se isso pega mesmo. Mas valeu, eu achei que ninguém mais ia passar por aqui! ;)
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Olha só minha tese!

O movimento dos gases no cano não são continuos, eles são pulsantes, isso por que os gases estão comprimidos dentro da camara de combustão então a valvula de escape se abre e libera uma frente de onda( frente de onda seria uma região de pressão mais alta) que vai avançando pelo cano bem rapido, algo como a velocidade som, só que quando a valvula de escape fecha, essa frente de onda continua se movimentando no cano por inercia e criando então uma região de pressão negativa ou mais baixa proximo ao cabeçote, e quando a valvula de escape abrir novamente essa pressão negativa vai ajudar a sugar da camara de combustão os gases e ajudar a sugar uma nova mistura em maior quantidade.

Agora que vem a questão, essa pressão negativa no cabeçote não acontece em todas as rotações do motor, isso porque as frentes de onda nem sempre avançam com uma velocidade compativel com a frequencia de abertura e fechamento da valvula de escape.

Mas com um cano que não restrinja a saida dos gases, e uma curva de maior diâmetro conseguimos que esse fenomeno da pressão negativa aconteça em altas rotações, mas não em baixas rotações.

Mas se os gases estiverem passando muito rapido pelo cano eles não vão ser afetados pelo PowerBomb, mas se estiver passando numa velocidade baixa, a frente de onda ao começar a passar pelo PowerBomb ira conseguir passar por aquela grade interna e diminuira sua velocidade já que o diametro aumentou, mas ao chegar ao final do PowerBomb ela ira encontrar um afunilamento, já que o caminho volta a ter o diametro do cano original que é mais fino, e havera um congestionamento de particulas, e isso irá refletir uma onde com sentido contrario que voltara pelo cano e atingira o cabeçote criando a pressão negativa.

Agora as partes complexas.
*Na verdade a frente de onda avança na velocidade do som, mas na velocidade do som num gas a temperatura muito alta, e essa velocidade eu não sei.

*Com a rotação do motor que queremos melhorar, sabendo a velocidade dos gases no cano podemos calcular a posição do PowerBomb para que a onda volte com amplitude negativa.

*Como saber qual o comprimento do PowerBomb eu não sei ainda.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

jjacob, perfeito no primeiro parágrafo.. porém os gases não se movimentam na velocidade do som, o que definirá a velocidade dos gases é a velocidade do pistão, perdas de carga e diâmetro da tubulação.. a velocidade do som estará diferente, de acodo com as condições do meio (no caso temperatura dos gases, umidade..).

Podemos com a vazão mássica determinar a velocidade dos gases em determinados rpms e em cada motor, mas isso terá variáveis importantes que definem o rendimento volumétrico do motor, lembrando que o volume de gases deslocados no cilindro não é sempre o mesmo e é afetado pela admissão, comandos de válvulas e próprio escapamento.. A simples colocação do tal powerbomb ou mudança no escape influenciará nos cálculos, formando um com condições de contorno cada vez mais aproximadas do ideal. Para quem gosta de mecânica dos fluídos é uma boa, mas não acredito em um resultado sustentável sem saber o perfeito comportamento do motor que está trabalhando.

Para quem duvida dessa tese para os cálculos, basta lembrar que a simples mudança nos dutos e carburação já se obtém um acrécimo de potência, nos meus experimentos, no caso de 5cv´s... como adicionar esses fatores que se modificam aos cálculos??????
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Essa é outra duvida, se esse power bomb é tão bom porque não é usado em grande escala?
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

jjacob escreveu:Essa é outra duvida, se esse power bomb é tão bom porque não é usado em grande escala?
Essa foi ótima! Afinal nenhum fabricante quer perder para o outro! :?:
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Ivan Luiz escreveu:
jjacob escreveu:Essa é outra duvida, se esse power bomb é tão bom porque não é usado em grande escala?
Essa foi ótima! Afinal nenhum fabricante quer perder para o outro! :?:
eh exatamente por isso q eu nao boto nenhuma fé nesse negocio ai!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

APGUELFI escreveu:
Ivan Luiz escreveu:
jjacob escreveu:Essa é outra duvida, se esse power bomb é tão bom porque não é usado em grande escala?
Essa foi ótima! Afinal nenhum fabricante quer perder para o outro! :?:
eh exatamente por isso q eu nao boto nenhuma fé nesse negocio ai!
Quantas preparações são possiveis em uma moto original de fabrica? É só o power bomb que elas não usam?

Até onde sei, mesmo nas puro-sangues cabe peça até no * delas!
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

jjacob escreveu:Essa é outra duvida, se esse power bomb é tão bom porque não é usado em grande escala?
Custo?

Não esqueça que só melhorando o processo de usinagem e torqueando direito já dá pra ganhar alguns bons CVs, mas em larga escala isso fica bem caro.

Tenho um amigo que prepara porsches na bélgica, quando ele estava por aqui e tinha um dinamômetro de bancada eu ia visita-lo, só desmontando e remontando com calma e torqueando os parafusos ele tirava 3 hps a mais de um GM 2.0 original. Mas levava uns bons 3 dias fazendo só a montagem depois de separa as peças escolhidas a dedo.

Imagina ter que parar a produção de uma curva, cortar e soldar + peças?

Quem não gasta mais grana com uma moto especial para deixa-la ainda melhor sendo que podia vir de fábrica?

Claro que não adianta ter o melhor equipamento do mundo e errar numa tomada de curva ou sofrer um esbarrão.

E como disse, se isso te colocar 10 cm na frente do seu adversário direto na largada será que já não valeu a pena?
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Acho que alguem vai ter que comprar uma curva de uma marca confiavel, colocar a moto no dino medir, trocar a curva e medir de novo. Aí vai dar pra saber o que mudou realmente, e onde mudou!
Alguem se habilita?
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

Ivan Luiz escreveu:Acho que alguem vai ter que comprar uma curva de uma marca confiavel, colocar a moto no dino medir, trocar a curva e medir de novo. Aí vai dar pra saber o que mudou realmente, e onde mudou!
Alguem se habilita?
Assim seria perfeito mesmo. Mas mesmo sem dino, acho que um piloto com boa sensibilidade poderia dar seu relato com relação a diferença.

Abração
Stealth
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Stealth escreveu:
Ivan Luiz escreveu:Acho que alguem vai ter que comprar uma curva de uma marca confiavel, colocar a moto no dino medir, trocar a curva e medir de novo. Aí vai dar pra saber o que mudou realmente, e onde mudou!
Alguem se habilita?
Assim seria perfeito mesmo. Mas mesmo sem dino, acho que um piloto com boa sensibilidade poderia dar seu relato com relação a diferença.

Abração
Stealth
"Piloto" com boa sensibilidade é relativo, pois pode ter 'impressão' que melhorou, vai muito do psicológico de cada um :roll:

O dina seria 200% , o problema é fazer isso! :sad:
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Teria que ter alguem do forum que tivesse as duas curvas, e ainda morasse em uma cidade que tivesse um dino, aí era só fazer um "consorcio", com todos os interessados no assunto, que contribuiriam para pagar o dino e receberiam copia do gráfico por e-mail.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Olha a frase do xaxin "Tenho um amigo que prepara porsches na bélgica, ", é outro nivel o circulo de amigos do homi!
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

jjacob escreveu:Olha a frase do xaxin "Tenho um amigo que prepara porsches na bélgica, ", é outro nivel o circulo de amigos do homi!
"Gente coisa é outra fina"... rsssssssssss


Abração
Stealth
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

Ricardo Skolaude escreveu:
Stealth escreveu:
Ivan Luiz escreveu:Acho que alguem vai ter que comprar uma curva de uma marca confiavel, colocar a moto no dino medir, trocar a curva e medir de novo. Aí vai dar pra saber o que mudou realmente, e onde mudou!
Alguem se habilita?
Assim seria perfeito mesmo. Mas mesmo sem dino, acho que um piloto com boa sensibilidade poderia dar seu relato com relação a diferença.

Abração
Stealth
"Piloto" com boa sensibilidade é relativo, pois pode ter 'impressão' que melhorou, vai muito do psicológico de cada um :roll:

O dina seria 200% , o problema é fazer isso! :sad:
Por isso eu disse piloto. Alguém profissional que não fique na impressão. Impressão eu é que tenho. Alguém com experiência não fica só na impressão. Ou é ou não é.

Abração
Stealth
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

As Yamahas 450 2008 saíram com duas opções do conjunto de escape.
Um com ponteira e curva normal e outro com o power bomb (há também Mega Bomb) e uma ponteira mais curta.
Até onde sei os "Bombs" priorizam torques de baixa e média.

Dizer que são engodos é exagero.
Vão dizer que FMF ou Akrapovic precisam disso.

Alias o bomb da Akra que tem na moto do Bubba é bem bizarro e deve ser mais facíl de construir.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Pra quem gosta dos "sismografos"rsrsrs

http://www.akrapovic.com/nc/motorcycle- ... 50-f-2009/

Imagem

Imagem

Imagem
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Só a FMF e a Akrapovic fazem esse sistema?

Power e Mega

Imagem
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

tem que ter alguma utilidade, a akrapovic é fodona, não faria uma perfumaria atoa, pq querendo ou nao, se nõa prestasse pra nada, pelo menos peso morto nenhum piloto de ponta quer...

O que pega mesmo é o dino, se o PF ainda tivesse dava pra fazer fácil sem muitos custos.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem