O contra ataque das 2 tempos

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Zenha
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O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por Zenha »

2T contra-atacam! Muito bom!
A KTM anunciou venda recorde em 2008 de 25.000 motos 2 tempos (2T) e diz que não enxerga o fim dos 2T de alto desempenho.

A empresa australiana Orbital está testando um motor de 2 cilindros paralelos, de 1 litro, 200 hp, totalmente compatível com a legislação de emissão de poluentes que é mais leve e mais eficiente, em termos de consumo de combustível, do que qualquer rival de 4T. A Aprilia, que está atrás de um motor acessível de média cilindrada e bom desempenho, diz que poderia facilmente vir com uma versão da RS250 compatível com a Euro-3 e já, por duas vezes, esteve perto de apresentar tal moto. Os departamentos de P&D na Europa, Ásia e América do Norte estão chegando à mesma conclusão: tudo o que se sabe sobe 2T está errado, e a vingança deles frente aos 4T é iminente.

“A complexidade de um 4T de alto desempenho é assustadora” diz Steven Ahern da empresa australiana Orbital de P&D em engenharia, dona das patentes chaves de injeção direta. “Para se obter potência de um 4T é preciso ir pra altos rpm, materiais especiais e você tem que sacrificar o torque nas médias e baixas rotações. O consumidor é quem paga a conta, que está se tornando proibitiva, e está recebendo motores com as mesmas características ruins pelas quais os 2T foram crucificados no passado.”

A Orbital acredita que o 2T é o único motor que dará aos fabricantes a margem de potência que os clientes demandarão e os especialistas concordam que nenhum dos vícios do 2T é aplicável. É só uma questão de tempo até a verdade aparecer no meio dessa onda de 4T, diz
Denver Lawson, consultor de P&D da gigante chinesa Jialing Motorcycle Company, que está projetando uma nova gama de motores 2T injetados: “O mundo quer eficiência. E queira você eficiência ou desempenho, o fato de um 4T desperdiçar dois dos seus tempos é uma grande questão. Não se trata de convencer os motociclistas sobre as vantagens dos 2T tempos novamente, o mundo vai exigir de volta esses dois tempos desperdiçados.”

A legislação antipoluição desferiu um golpe mortal nos 2T de alto desempenho nos anos 70 e 80, porém, algo mais do que aspectos técnicos tem mantido a tampa no caixão, de acordo com Dave Blundell da Lotus Engineering: “Qualquer 2T pode ser limpo o bastante a ponto de
passar pelos padrões atuais de emissão de poluentes graças à injeção assistida a ar da Orbital. Apesar disto, os fabricantes têm investido inimagináveis bilhões nos 4T e estão muito felizes com o fato de o preconceito das pessoas contra os 2T ‘sujos e de potência só lá no alto’ ainda existir.”

A tecnologia de injeção direta assistida a ar (AID) da Orbital separa ao óleo do combustível, mantendo-o longe do processo de combustão e envolvendo o vapor de combustível em uma pluma de ar a qual permite uma combustão limpa no curto espaço de tempo que o 2T dispõe.
A injeção acontece após a janela de exaustão ser fechada, assim, nada é perdido e como a injeção de ar é muito eficiente em atomizar o combustível, a pressão do injetor pode ser mais baixa o que significa que os injetores podem ser de baixo custo, bem mais baratos do que
os usados nos motores diesel dos carros, que trabalham em pressões até 10 vezes maiores.
A ADI controlada por computador da Orbital baixa o consumo de óleo em 80% e faz a curva de torque do 2T até ultrapassar a dos 4T. E também dramaticamente domina em consumo de combustível, como lembra Mike Ambler, projetista líder do departamento de motores da Aprilia, quando a empresa testou secretamente a ADI na sua RS250:

“A RS equipada com ADI foi tão eficiente que os gases do escapamento estavam dentro dos limites de emissão na marcha-lenta normal da RS250”.

Os 2T do futuro terão capacidades comparáveis às dos 4T, permitindo um ajuste mais suave do que aquele que lhes deu a reputação de “só em alta”.

O resultado desbanca o 4T em potência, torque, flexibilidade e até em intervalos de manutenção, diz a Orbital, cujo motor experimental (ainda subdesenvolvido) monocilíndrico 2T 450cc gerou as curvas acima, comparadas às de um rival 450cc de 4T. O motor ainda se revelou menor e mais leve, de produção mais barata, menos beberrão e com emissões de gases idênticas.

A Orbital ganha royalties em cada motor produzido com a ADI e passou os anos 90 e início dos 2000 focando em produção em massa de máquinas utilitárias de pequena capacidade e cortejando empresas automotivas. Mas, desde então, iniciou parcerias com fabricantes de motos de alto desempenho e diz que isto gerará frutos agora. Grandes frutos: “Estamos testando um motor 1000cc com desempenho de até 200 hp e 118lb-ft (16.3 kgf.m) por litro, com desempenho em toda a banda de giros e completamente compatível em termos de emissão de gases”, diz Ahern.

Quem são estes parceiras a Orbital não diz, embora haja rumores bem fortes sobre uma EXC300, da KTM, equipada com ADI. O que eles dizem é que: “Todos, exceto a Honda, pensam de forma relevante sobre os 2T”, segundo Ahern.

Não é de se surpreender, diz Harald Bartol, importante engenheiro 2T e diretor técnico das atividades de competição da KTM: “Quando olho pros 2T só vejo vantagens – a potência, o peso, o custo e a complexidade. E a dinâmica ciclística das 250 2T é muito próxima das motos 800cc da MotoGP. Se eu estivesse projetando uma moto esportiva pras ruas, escolheria uma 500cc V4 2T. Não tenho dúvida alguma de que ela seria superior às esportivas atuais e ainda possível de passar pela legislação de emissões existente.”

Pode até acontecer, já que o Bartol está cada vez mais desiludido com o massacre dos 4T de corrida: “Os motivos técnicos para as mudanças não têm sentido. É tudo desculpa para um plano de negócios que vem da Honda.”

É uma desilusão que tem ecoado fora das corridas. Dave Blundell da Lotus: “Há muitos engenheiros na Honda que apóiam os 2T, e eles fizeram um progresso enorme na área, mas dentro da firma é considerado deslealdade apoiar os 2T. A influência é tão grande que distorceu a verdade sobre a engenharia.”

A verdade que até a Honda sabe, segundo Mike Ambler da Aprilia: “É que os 2T podem ser no mínimo tão limpos quanto e mais eficientes em consumo do que os 4T – os próprios testes deles com 2T equipados com ADI contra os melhores 4T deles provaram isto.”


Ahern da Orbital: “10 anos atrás, do ponto de vista de emissão de gases, 2T e 4T eram como água e vinho. O departamento de marketing da Honda assimilou a idéia e ficou assim.”

Com óleo e combustível separados, injeção mapeada por computador e a mistura assistida pela injeção de ar, a nova linhagem dos 2T não apresentará as ancestrais fumaça, alterações de regime e força só lá no alto. Nem se parecerão com os antigos em termos de comportamento.

A Orbital agora acredita em motores 2T de comportamento comparável aos 4T, girando em rotações menos frenéticas, oferecendo a melhor combinação da força explosiva do 2T com a curva plana e forte de torque do 4T.

A combinação dá água na boca da Aprilia. Mike Ambler: “Em 2005-06 pensamos seriamente em uma 600cc 2T num chassis de RS250. O protótipo teria em torno de 110-125hp a 8-9000rpm, e pesaria 145kg. Seria um foguete, mas no fim decidiu-se que teríamos mais
chance de comercializar a Mana do que uma RS600DI.”
Perguntado se uma média cilindrada 2T preencheria o vazio na gama de esportivas da Aprilia, o gerente de produto, Francesco Polimeni, responde: “Concordo plenamente. E as coisas parecem estar mudando nos últimos 12 meses, com clientes se preparando pra este tipo de moto. Estamos de olhos abertos pra agarrar qualquer oportunidade que apareça.”

Traduzido por Eudy do fórum Debate Motos *Tradução de parte do texto da MCN sem compromisso (aceito sugestões de correção)
http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... 0&p=445729" target="_blank

Mais links relacionados:

http://www.twostrokeshop.com/MCN_2-STRO" target="_blank ... BACK-1.jpg

http://www.vitalmx.com/forums/Moto-Rela" target="_blank ... 008,518427

Tá mais fácil de enxergar na MCN:
http://twostrokemotocross.com/2009/06/t" target="_blank ... rike-back/

* Nota do colunista; motores náuticos (motor de popa) de 2 tempos já usam tecnologia de injeção eletrônica de combustível. O relato é que houve um salto de desempenho e uma grande diminuição de consumo, além das características destes motores terem se aproximado muito de seus concorrentes a diesel.

Vai ser uma ótima! Ninguém mais ta agüentando o custo de manutenção dos motores 4 tempos de alto desempenho. Que venha a nova geração de 2 tempos.

Grande abraço a todos,

Gustavo Starling “mineiro”

Fonte http://www.motoraid.com.br" target="_blank
Zenha
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por Zenha »

Pessoalmente acho que seria otimo a volta das 2T , eu detesto o excesso de peso das 4Ts , e fora as 250F não existe moto 4ts que não tenho excesso de peso , eu to de saco cheio da CRF 450X é muito pesada , como são todas 450 de enduro, eu sou muito burro de ter trocado minha peso pena YZF nesta baleia...
ale primo
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por ale primo »

Nada como a evolução............
Sou fã do prazer de pilotar. Se 2t ou 4t pre'u tantufaz!

Venha que sou da Penha!!!!!!!!!!!!!!
E de tchurminha qui ér mais bacaninha.......
fabitooo
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por fabitooo »

Eu só curto 2t.....odeio 4t....

4t não vira nda...corre mais...tem mais tração...não me deixam vencer...

Quero a volta das 2t.


OBS: TENHO UMAS 2 T..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Já viu a gente flar mal do que TEMOS?rsrsrsrsrs FLAR MAL DAS 4T...PODE!!!
jjacob
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por jjacob »

Eu gosto de trilhas, gosto de brincar nelas, pular, empinar para passar por obstaculos, arrancadas curtas, subidas fortes, e nisso eu tinha o maior prazer com uma 2T. Bem eu não tenho grana pra ter uma moto 4T fodona, mas ainda vou ter uma 2T especial e voltar a ter todo prazer que tinha. Hoje ando de xr200.
carlos_edu
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por carlos_edu »

Não confundam o atual 2T com esse aí da matéria! O atual foi bem criticado.

Essa nova tecnologia que seria o louco de não experimentar???
Wagner
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por Wagner »

Dizeres do Zenha:

" eu to de saco cheio da CRF 450X é muito pesada , como são todas 450 de enduro, eu sou muito burro de ter trocado minha peso pena YZF nesta baleia... "

Po Zenha!! Eu to querendo comprar uma CRF 450X zero, agora leio este seu desabafo me deixa preocupado, pois estou vendendo minha DRZ 400 que to acostumado, porém também a acho pesadona e me vem você com esse balde de água fria...
E agora o que faço?? Ou melhor, qual moto compro???

Cada dia a gente houve uma reclamação da moto y, depois da moto z, depois da moto w, socorroooooo.... que faço meu Deus!!!

To vendo que vou ter que pegar uma moto de cada modelo dos amigos pra andar um final de semana em cada uma e ver qual ira me agradar.

Estou aceitando sugestões e comentários.
GELOUS
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por GELOUS »

Zenha escreveu:Pessoalmente acho que seria otimo a volta das 2T , eu detesto o excesso de peso das 4Ts , e fora as 250F não existe moto 4ts que não tenho excesso de peso , eu to de saco cheio da CRF 450X é muito pesada , como são todas 450 de enduro, eu sou muito burro de ter trocado minha peso pena YZF nesta baleia...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!

Já tá arrumando desculpa pra trocar de moto! rindo2::

Eu, particularmente, acho as 250R perfeitas. Andam muito, são leves, giram pra caramba, tem torque (ao menos o suficiente), empurram bastante se vc tocar forte, enfim... pra mim são motos PERFEITAS! Une coisas boas de 4T e coisas boas de 2T.
apalareti
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por apalareti »

GELOUS escreveu:
Zenha escreveu:Pessoalmente acho que seria otimo a volta das 2T , eu detesto o excesso de peso das 4Ts , e fora as 250F não existe moto 4ts que não tenho excesso de peso , eu to de saco cheio da CRF 450X é muito pesada , como são todas 450 de enduro, eu sou muito burro de ter trocado minha peso pena YZF nesta baleia...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!

Já tá arrumando desculpa pra trocar de moto! rindo2::

Eu, particularmente, acho as 250R perfeitas. Andam muito, são leves, giram pra caramba, tem torque (ao menos o suficiente), empurram bastante se vc tocar forte, enfim... pra mim são motos PERFEITAS! Une coisas boas de 4T e coisas boas de 2T.

Eu gostaria muito de andar em uma 350, ou pelo menos 300 de cross. Acho que seria over all.

Mas também quero experimentar uma 300cc 2T. Deve ser duca!!!
Matsui
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por Matsui »

e depois quando eu continuo andando de dt o cara olha de cara feia pra minha moto e claro eu sei q e uma moto velha e nao se compara com o citado ai em cima, mas nunca tive q trocar corrente de comando nem valvulas quando poder eu pego uma uma moto digna de off road 2t a tocada dessas motos sao incriveis alem do peso reduzido ja tive uma xr 200 e nao ando nela denovo nem a pau uma tornado entao seria minha morte no meio da trilha eu falo e canso de falar a moto tem q ser leve quem e pesado e o piloto uma trilha e pra gente se divertir e nao ficar carregando peso eu pensava q essas 450 seriam leves tambem mas pelo jeito acho q nao minha dt 200 tem 95 kg manuseio ela dentro da trilha muito facilmente e quase nao caio com ela pq e facil de conduzir ela um 4 tempos tem seu lugar mas nao seria aqui onde todo mundo quer reducao de peso e aumento de potencia... o cheirinho do motorex e uma delicia...ninguem faz eu mudar de pensamento pq eu ja pensei muito sobre o assunto e nao consigo ver qualidades na 4t que seja superior a uma 2t.
Editado pela última vez por Matsui em 25 Fevereiro 2010 à16 16:53, em um total de 1 vez.
ale primo
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por ale primo »

Ontem eu troquei os óleos da minha CR250F 2008.
71hs de motor original.
O óleo num abaixou, num tem resíduos neles, filtros limpinhos.
Abri com 40hs a parte de cima pra medir folgas e estavam perfeitas.

E vou dizer novamente, tenho o kit original de pistão e anéis tenho corrente de comando, tudo novo na caixa.

Claro que se eu ouvir barulhos estranho na moto paro na hora, mas nunca aconteceu.

Com 60hs medi a compressão e tava perfeita.

Vejam, minha CRF todos aqui dizem ser "problemática", até os que tem uma.

As pessoas precisam parar de aumentar histórias e criar lendas.

Vou mandar ela pra geral só quando vencer essa troca de óleo agora. Também num vou ficar 200hs com ela pra esperar o estouro.

Lindos, andem com o maior numero de motos que puderem e tirem as próprias conclusões.
Zenha
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por Zenha »

Wagner , olhe bem os parametros , eu venho de uma YZF 250 que pesava 100 kg, fui para uma moto que pesa mais de 120 , por isto estou estranhando, vc que anda de DR Z acho que nem vai notar esta questão , alias é provavel que ache a X leve...
Juliano
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por Juliano »

Wagner escreveu:....E agora o que faço?? Ou melhor, qual moto compro???
...Estou aceitando sugestões e comentários.


Que moto comprar???????

Resposta: Uma CRF450-X, especificamente a do Zenha, faz uma semana que tirou a motoca ZERO, e pelo jeitão da coisa já está procurando outra - e digo mais - a próxima vítima será uma moto de Enduro 2T!!!!


Zenha, pega uma GG 300!!!! Sabe por quê??? Porque daqui uns 20 dias eu te empurro um consórcio contemplado de CRF230 e pego a GG pra mim! danca:: danca:: danca:: danca::
Zenha
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por Zenha »

Juliano escreveu:
Wagner escreveu:....E agora o que faço?? Ou melhor, qual moto compro???
...Estou aceitando sugestões e comentários.


Que moto comprar???????

Resposta: Uma CRF450-X, especificamente a do Zenha, faz uma semana que tirou a motoca ZERO, e pelo jeitão da coisa já está procurando outra - e digo mais - a próxima vítima será uma moto de Enduro 2T!!!!


Zenha, pega uma GG 300!!!! Sabe por quê??? Porque daqui uns 20 dias eu te empurro um consórcio contemplado de CRF230 e pego a GG pra mim! danca:: danca:: danca:: danca::
rapaz aqui ninquem empurra nada não ,aqui é Homem , c ta doido ... Naonao::
cascao
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por cascao »

OK, vou colocar mais lenha na fogueira...

KTM e o motor 2T com injeção eletrônica
http://twostrokemotocross.com/2009/02/c ... wo-stroke/" target="_blank

Aprilia e o motor com injeção direta
http://www.speed-sports.com/motorscoote ... itech.html" target="_blank

Combustão expontânea (como os motores diesel)
http://www.motorcycle.com/manufacturer/ ... 14293.html" target="_blank

Matéria bem legal
http://www.dirt-bike-tips-and-pics.com/ ... rokes.html" target="_blank

250F é "levinha" para quem tá acostumado.
Andre Mello
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por Andre Mello »

Sempre sonhei em pilotar uma Cross 125 2T IE... smile::
NESTOR/RS
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por NESTOR/RS »

Que venham as novidades!!!
Há muito ando de 4T....mas nunca perdi a paixão pelos motores 2T... alegre::
carlos_edu
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por carlos_edu »

Wagner, me permite dar uma sugestão: com a grana da 450X, pega uma 250X e se achar fraca mete um kit 280cc athena ou Works (mais barato) e seja feliz! Vai sobrar dindin ainda... Ou se não ligar pra partida, pega a 250R!

Mandei minha moto pra revisão geral. Depois informo a hora desde a troca das valvulas de admissão pelas kibblewhite (chuto q já está com mais de 50h) e não houve folga tbém. As originais não dei sorte, é uma loteria, umas dão problema, outras não (vide a do Ale). Corrente de comando (original, mais de 160h) em ótimo estado com tensor gasto menos da metade. Enfim, fiz o resto q tinha q ser feito, engraxamento, troquei os rolamentos da roda traseira q apresentaram folga (lama de trilha e sei lá se o outro mec engraxava direito qdo eu pedia - e pedia sempre!), troca de todos os fluídos. A moto está a toda prova!

É só cuidar q tem motor 4T sem dar dor de cabeça.

E que venha o 2T novo. Do velho eu não quero papo não, obrigado.
carlos_edu
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por carlos_edu »

Trocando uma idéia com o M. Negretti sobre o peso das 450 ele deu a seguinte opinião: não q a moto pese muito mais q uma 250. Não deve passar de uns 15 kg. A sensação de peso vem do motor bruto, com freio motor estúpido qdo tira a mão e torque alto qdo acelera. Esse deslocamento pra frente e pra tras dá a impressão de peso e cansa mais os braços. A famosa inércia!

É isso. Viva minha "quase 300cc" rsrsrsrs!
cascao
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Re: O contra ataque das 2 tempos

Mensagem por cascao »

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