Dois Carburadores, qual a finalidade?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
roceme
Membro
Mensagens: 612
Registrado em: 16 Maio 2008 à16 10:16

Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por roceme »

Amigos,

A minha pergunta é puramente de curiosidade técnica.
Este final de semana eu estava olhando uma xlx 250 com dois carburadores. Aparentemente esta solução não vingou, alias só vejo comentários sobre a dificuldade de se afinar os dois.
Minha pergunta é, qual a idéia ou o argumento de se colocar dois carburadores alimentando um pistão? Porque a honda investiu nisso?
Com meus poucos conhecimentos mecanicos imaginei que a idéia seria colocar mais mistura de uma só vez, mas então não seria melhor um modelo maior?
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por PauloJ »

Nos automóveis de 1980-1990 era comum existir um carburador de corpo duplo. O segundo corpo somente era acionado a partir de um certo giro (a vácuo) ou a partir de uma certa posição do acelerador (mecânico). Na prática, era como se 2 carburadores (que por acaso compartilhavam uma única cuba) passassem a despejar mistura no coletor de admissão. Independentemente do número de cilindros servidos pelo coletor.

Esse segundo corpo "a vácuo" era doido pra emperrar fechado, deixando o motor sem alimentação suficiente para atingir giros mais altos. Frequentemente as pessoas convertiam para acionamento mecânico pra se livrarem dos emperramentos.

Imagino que nas motos da época a utilização dos 2 carburadores seja semelhante... e o defeito também!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por Gustavo/PR »

Nestor, cade você meu amigo? Apareça e ilumine a cabeça do Roceme! kkkkkkkk
deividxlx
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 18 Janeiro 2011 à03 23:26

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por deividxlx »

eu tenho uma mundicia dessa e vo fala nao é facio acerta isso ai nao !!!!!! a baixa nao é dificio de acerta ,pq só 1 deles funciona mas o problema é na alta , q os 2 carburadores abrem deixando a mistura mais rica ou mais pobre , é complicado acerta o ideal , e esse ideal nunca fika 100% , para acerta eles tem q acerta os 2 juntos , tudo ao msmo tempo , regula aki , meche ali , até fica bom ..... se for ve nao é um saco de acerte é uma questao de paciencia .....
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por Ivan Luiz »

Eu tinha uma revista antiga que tinha o comparativo entre as xlx 2 e 1 carburador, a de 2 carburadores era mais rapida no 0 a 100 km/h, e tbm atingia velocidade max maior.
Dude
Membro
Mensagens: 43
Registrado em: 30 Março 2011 à06 10:41

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por Dude »

Ivan Luiz escreveu:Eu tinha uma revista antiga que tinha o comparativo entre as xlx 2 e 1 carburador, a de 2 carburadores era mais rapida no 0 a 100 km/h, e tbm atingia velocidade max maior.
Além de consumir mais combustível, também...
deividxlx
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 18 Janeiro 2011 à03 23:26

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por deividxlx »

se vc quer força , realmente a coisa vai gasta mais msmo ......
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por Fujita »

Eu tive uma XLX de 2 carburadores que tirei zero na época. Se não me falha a memória, os dois carburadores funcionavam assim: o motor era de câmara hemisférica com 4 válvulas, cada carburador tinha um coletor separado e alimentava uma das válvulas de admissão. Eles tinham acionamento mecânico, sendo que o segundo carburador só começava a abrir a partir de um certo ponto do curso do acelerador. Era para economia de combustível mesmo, mas o que acontecia é que no uso normal, o segundo carburador difícilmente é acionado e o giclê dele ficava entupido e naquela hora que voce precisava de mais gás (naquela parte final daquele subidão danado), voce abria mais o punho e a moto dava aquela falhada e voce estancava no meio do morro e descia rolando com vontade de sair chutando a moto... Muita gente daquela época fazia os dois carburadores acionarem juntos pra não dar este problema, mas aí o consumo subia bastante. Olha, assim com os dois carburadores acionando junto ela andava muito. Era muito mais forte que uma Tornado.
CARLÃO R/S
Moderador
Mensagens: 1110
Registrado em: 27 Março 2006 à55 09:30

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por CARLÃO R/S »

Por acaso também sai uma xlx com dois carbura a álcool? Se não me engano um primo meu tinha uma xlx a álcool. Estou certo.....
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por Matsui »

acho que era um cg a alcool com 2 velas...
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por Fujita »

XLX com dois carburadores só saíram de 84 a 86. Em 87 já veio com carburação simples. Sempre a gasolina. Mas em algumas competições na época era obrigatório o uso de álcool.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por Predador »

Tem vários pontos a considerar ...

Mais carburadores dá um maior e melhor fluxo de ar, atualmente mesmo nos carros com injeção dá pra perceber a diferença entre monoponto e multiponto

Um carburador muito grande não funciona bem em baixa ...

Outro motivo é a própria construção do motor, um fusca com um carburador que fica ali no meio beeeemmmm longe dos cabeçotes rende bem menos que outro fusca que tem dois carburadores porque os mesmos ficam muito mais próximos dos cabeçotes... nesse caso um carburador menor não daria o mesmo resultado que dois menores e mais bem posicionados

Carburador com diametro menor funciona melhor em baixas rotações (relativamente falando), maior em altas rotações, esse é um dos motivos do carburador duplo (ou dois no caso da xl)
Junior #06
Membro
Mensagens: 9
Registrado em: 21 Abril 2011 à16 18:50

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por Junior #06 »

Matsui escreveu:acho que era um cg a alcool com 2 velas...
meu cara essa foi boa ahahahaha alegre:: alegre:: bang::
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por Matsui »

Junior #06 escreveu:
Matsui escreveu:acho que era um cg a alcool com 2 velas...
meu cara essa foi boa ahahahaha alegre:: alegre:: bang::


sim antigamente existia meu pai tinha uma.... talvez o carlao se confundiu de modelo de moto sei la ,

e isso foi a muito tempo atras eu nem vi a moto so soube da historia...
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por NESTOR/RS »

Bem....nunca existiram XLX à álcool oficialmente...o que acontecia é que em competições oficiais era obrigatório o uso do álcool como combustível...era uma comédia, pois aqui no RS no inverno, para fazer uma XLX À álcool funcionar, além de injetar gasolina tinha que rebocar ela um bocado para que a moça desse sinal de vida....rsrsrsrsrsr.

Quanto a CG à álcool, existiu em 81/82 de fábrica e sempre com uma vela só !!
O que eu escutava e lia na época, vez ou outra, era que tinha uma galera por SP que colocava nas CG's, o motor de CB 125 dos anos 70 que era bicilíndrica (ai sim, 02 velas) e gerava algo em torno de 15 HP's...mas de fábrica, era somente 01 vela.

Quanto as XLX's 02 carburadores...a Honda alegava o supra sumo da tecnologia com o motor RFVC (Câmara radial com 4 válvulas) associado aos 02 carburadores...dizia que gerava economia pelo fato do primeiro carburador ser calibrado para economia e logo que o motor precisasse de torque e/ou potência o secundo carburador entraria em ação deixando as respostas mais vigorosas e com uma velocidade final um pouco maior do que com 01 carburador...a promessa era de um motor ainda mais redondo e cheio com uma subida de giro de linearidade perfeita!
Era um golpe nas leves DT's 180...que com seu 2T de 16,6HP's vinha fazendo frente nas pistas e nas vendas à então XL 250R "japonesa" com seu 4T de 21HP's, pois a XLX representava o que havia de melhor em 250cc com cabeçote RFVC e 25HP's!
Na prática o projeto dos 02 carburadores se mostrou um desastre, pois acontecia o que o fujita falou...eram engasgos sem fim....parado no trânsito naquela aceleradinha para o motor ganhar giro era Coof..e apagava.....na trilha era Coof e o tombo era certo...
O que acontecia era que nunca havia o sincronismo perfeito dos dois carburadores e sua maneira de funcionar....até 1/3 da aceleração somente o primário...de 1/3 a 2/3 da aceleração funcionaria os dois.... e de 2/3 a 3/3 o secundário camandaria ainda com alguma participação do primário.
Mas não tinha jeito...ela fazia Coof ainda na concessionária na hora de sair com a moto "0km"....e olha que este sistema foi adotado na Linha XL 250 mundial e na linha XR 250 para o mercado americano.
Com toneladas de críticas e sem ter o que fazer, a Honda abandonou o projeto dos 02 carburadores para 01 cilindro (durou 84/85/86) e já em 87 a carburação era única.....e o fim dos Coof's aconteceu! alegre::

Mas a resposta do tópico...rsrsrsrs e a promessa era: Linearidade no funcionamento.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por PERUCH »

Tava só esperando a resposta do Nestor... saba q logo iria vir uma "MOTOPÉDIA"

O homi é fera!! ainda mais qdo o assunto é XLX, XL e afins.

Show de bola Dr. Nestor!!!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por apalareti »

Sabe tudo em Nestor! Muito bom!
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por synval »

Dr. Nestor é o kra....
roceme
Membro
Mensagens: 612
Registrado em: 16 Maio 2008 à16 10:16

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por roceme »

Valew Nestor, excelente explicação!! Obrigado a todos que comentaram para matar a minha curiosidade.

Conclusão, foi uma cag@d@ da honda.. rs...
PauloJ
Membro
Mensagens: 713
Registrado em: 15 Setembro 2010 à04 18:42

Re: Dois Carburadores, qual a finalidade?

Mensagem por PauloJ »

NESTOR/RS escreveu:...era Coof..e apagava...de 1/3 a 2/3 da aceleração funcionaria os dois...Mas não tinha jeito...ela fazia Coof
Interessante o som, Coof.
Interessante também que não funcionou mesmo com acionamento mecânico.
E tá explicado por que outro dia na oficina de um amigo meu tinha uma XLX pra vender, que ele orgulhosamente anunciou como "convertida pra um carburador só..." Pelo visto o mico é famoso.
[]s,
Paulo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem