[AJUDA] - Som automotivo!

Categoria livre. Quer falar de qualquer coisa q não envolva 2 rodas, e tudo o q não se enquadra nas outras categorias...esse é o lugar.

GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

[AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por GELOUS »

Bem galerinha, tenho um Palio Weekend 2001, 1.3 16V. Era o carro da muié e eu acabei ficando com ele, pois é zeradinho, minha esposa foi a segunda dona, etc, etc, etc. danca::

O carro é completinho, incluindo som original, o que serviu bem enquanto o carro era da patroa.

Mas, ultimamente, to querendo botar um sonzinho bacana no "possante". Não quero nada pra ficar tocando em praça, festas e afins! rsrsr Quero: som de qualidade para escutar dentro do carro (mas, eventualmente, gosto de escutar música bem alto! rsrs) e, se for preciso, que num churrasquinho na casa de amigos e tal, coisa pouca, eu consigo tocar umas musiquinhas, mas nada de baladona não... só pra ser um "som ambiente".

Mas, o principal pra mim é o som ter qualidade para tocar dentro do carro, na altura que eu quiser.

O meu maior problema é que não entendo PORRA NENHUMA de som.... só sei mudar o volume, as músicas e as estações de rádio! rindo3::

O que sugerem?

Ah, não quero nada caro, quero coisa barata e boa! Também não quero mudar nada da originalidade do carro, exceção que abrirei para o aparelho, pois o original é ruinzinho! buaa::
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por xaxim »

Defina um orçamento e que estilo de música costuma ouvir com mais frequência. Pode colocar uma caixa no porta malas?
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por PERUCH »

Gelous.
To usando a mesma configuração de som desde 2003 qdo tinha uma FIESTA 1.6 , passei o som p a Parati Track e Field e agora está na montana.

Se vc quer ouvir o som num volume médio e gosta de som com qualidade e graves, q é o q gosto e ainda de quebra se abrir a porta da minha Montana dá de ouvir bem legal p/ embalar um churras entre amigos.

Seguinte:

Nas portas dianteiras aconselho a comprar um par de MID BASS 6" Bravox Premium (ou outra linha mais atual). Eles tem 80W RMS e um som ótimo. Adicione a eles um par de tweeter da Le Son, se der adapte nos locais originais.


Na traseira, nao sei como é na Palio Weekend, mas se der compre uns MID RANGE de boa qualidade, pode ser bravox mesmo...

No porta malas faça uma caixa de Graves e um Subwoofer de 10 ou 12 polegadas...

Adicione um módulo de 4 x 100 W RMS e pronto...


Vc terá um som de qualidade e potência satisfatória.


Na minha montana eu tenho o seguinte:

Nas portas: 01 Par de Mid Bass Bravox Premium de 6" + 1 par de tweeter Le Son neodimium no local original
Atrás do Banco do Carona: 01 Caixa selada com um SubWoofer ROCKFORD FOSGATE de 12"
Atras do meu banco: 01 módulo TOJO TMP 4050 (esse é das antigas) de 4 x 100 RMS, o qual uso 2 canais para osMid Bass de 6" e Tweeter e os outros 2 canais ligados em BRIDGE q resulta em 200W RMS para o Sub Fosgate...

o SOm ??
Pesado, com um grave excelente, som equilibrado... de ótima qualidade.


Tenho um CD/MP3 da Pioneer o DEH P4080 q tem 2 saidas RCA, canal de regulagem para o Subwoofer, etc... ai só regulo como eu quero... e o gravezão chega a tremer o carro inteiro. aehauehae






Outra dica:
Compre o Kit de Falantes Originais... Bravox, Bomber.. ou outra marca boa... e instale apenas a caixa de graves no porta malas. Só não poderá ter tanta potência pq os falantes de kits originais geralmente tem entre 50 e no máximo 60 W RMS.

Abraço
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por GELOUS »

Xaxim, não quero gastar muito, incluindo o aparelho, uns mil e pouquinhos e só! Música que costumo ouvir? Raimundos, Calypso, Vitor e Leo, Pink Floyd, não tenho dessas não... minha maletinha de CD é bem variada (e o pendrive de MP3 será também).

Pode ter caixa no porta-malas sim, mas, pra mim, quanto mais "compacto" e mais discreto, melhor!

Peruca, já deu uma idéia legal.

Eu tenho o kit de falantes originais, acho que é Bravox, mas não tá satisfazendo.

Então, vou partir pra um negocinho mais estruturado mesmo! rsrsrs
Guilherme 2T
Membro
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Maio 2009 à28 09:40

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por Guilherme 2T »

Dae Gelous... Eu tenho um Focus e queria fazer um som bom de qualidade, mas sem ficar cortando tampa e adaptando coisas então optei pela seguite configuração.

4x Selenium 6TR4A triaxiais de 6" nas portas no local dos originais mesmo (mesma qualidade do bravox e o preço mais em conta).
1 sub Nitro 700 no porta malas com uma caixa dutada.
1 módulo corzus 2X300 RMS (pro sub)
1 módulo pequeno marca diabo pra tocar os falantes das portas.

o Som ficou de qualidade e discreto, e quando vou num sítio fazer um churrasco, da pra deixar o som tocando tranquilo por umas 3 ou 4hrs, pois botei uma bateria de 70A.

sem a bateria e o radio que eu já tinha, ficou em torno + ou - R$1.000,00 na época.

abraço!
Fauze Said
Membro
Mensagens: 939
Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por Fauze Said »

Primeira regra para som automotivo (ou qualquer outro tipo de som): O equipamento de pior qualidade é que define o resultado final, então não adianta economizar em um equipamento, gastar mais em outro, todos equipamentos tem de ficar no mesmo nível para não jogar dinheiro fora.
Diferente do Peruch eu recomendo comprar Kits de Duas (Mid Bass + Twiter + Divisor de freqüência) ou três vias (Mid Bass + Mid Range + Twiter + Divisor de freqüência). Os kits são projetados para tocarem juntos, com a freqüência certa para cada auto-falante, resultando num som mais harmonioso.
Para um melhor resultado instale tudo na frente – MB nas portas, Tw e MR no painel (se seu painel não tiver lugar pra MR use um kit duas vias mesmo). Nesta configuração o som é totalmente voltado para os passageiros da frente, que vai atrás só escuta o “tum tum” do grave.
Os Subs de 12” ocupam consideravelmente mais espaço que os de 10”, principalmente em função da caixa que geralmente tem volume maior, mas tem melhor resposta nas freqüências mais baixas (lógico que isso comparando falantes do mesmo nível). A caixa use preferencialmente de MDF nas medidas recomendadas no manual do Sub. Caixas de Fibra embutidas na lateral ou feitas fora da medida nunca tem resultado satisfatório, se estiverem muito grandes elas distorcem o som, se estiverem menores podem queimar o sub.
Utilize um amplificador de 4 canais, dois serão utilizados para o Kit e dois para o sub, portanto é importante verificar se os dois canais do sub pode ser ligados em bridge e se o amplificados possui corte de freqüência ativo para sub (pode também utilizar um divisor passivo como o do kit, mas eu particularmente não gosto).
Não se esqueça da primeira regra, então escolha bem os cabos que irá utilizar, principalmente o RCA que deve ter uma boa blindagem para evitar o indesejável chiado do alternador.
Se você tiver alguns equipamentos de moto parados em casa podemos até fazer uma troca, porque tenho uma “pá” de coisas de som. aplauso:: joia:::
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por Gargamel »

Quer ver o punch bobina dupla q tenho lá ?
To trocando um dos meus módulos tbem.
Bora botar um DVD e umas telas tbem ?

Issó é tipo aquela " quem gosta d motorzinho é dentista...."

Já bota logo pra rachar.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por GELOUS »

Guilherme, valeu também as dicas!

Fauze Said, falando em marcas, preços, sendo objetivo, o que sugere?

Porque eu, sinceramente, sou um zero a esquerda, de tudo o que vc falou eu só entendi "se tiver equipamentos, tenho som para trocar"! rsrsrs
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por apalareti »

Gelous, pra escutar Calypso eu recomendo um Motoradio de gaveta, e 1 alto falante com cone de papelão.
Assim você não incomoda muita gente hahahahahahaha....



Desculpe, não resisti.....
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por GELOUS »

Gargamel escreveu:Quer ver o punch bobina dupla q tenho lá ?
To trocando um dos meus módulos tbem.
Bora botar um DVD e umas telas tbem ?

Issó é tipo aquela " quem gosta d motorzinho é dentista...."

Já bota logo pra rachar.
KKKKKKKKK!!! Nâo sou playboy igual tu não seu vi@do! SOu trabalhador, não tenho dinheiro sobrando não! rindo3::
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por GELOUS »

apalareti escreveu:Gelous, pra escutar Calypso eu recomendo um Motoradio de gaveta, e 1 alto falante com cone de papelão.
Assim você não incomoda muita gente hahahahahahaha....



Desculpe, não resisti.....
Porra! Sabia que ia achar algum fã aqui! rindo3::
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por PERUCH »

Fauze, aí vc ja ta falando em algo profissional.
heheheheh
O Gelous nao quer gastar uma grana em som..

Mas quer um som razoável entre qualidade e uma certa potência p poder ouvir em volume elevado sem q o som fique taquara rachada. é isso ou não é GELOUS ?

Então dei a idéia do meu projeto, não gastei muito, gosto da qualidade do meu som e consigo uma certa potência... e mesmo usando apenas Mid Bass e tweeter na frente o som fica bem preenchido, pois usei um corte de frequência neles.

Abração
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por GELOUS »

PERUCH escreveu:Fauze, aí vc ja ta falando em algo profissional.
heheheheh
O Gelous nao quer gastar uma grana em som..

Mas quer um som razoável entre qualidade e uma certa potência p poder ouvir em volume elevado sem q o som fique taquara rachada. é isso ou não é GELOUS ?

Então dei a idéia do meu projeto, não gastei muito, gosto da qualidade do meu som e consigo uma certa potência... e mesmo usando apenas Mid Bass e tweeter na frente o som fica bem preenchido, pois usei um corte de frequência neles.

Abração
Exatamente isso Peruca! Vou correr atrás de um projetinho tipo o seu!

É que to querendo dar um taletinho no carango, já que não tenho grana pra trocar mesmo! rindo2::

Vou encomendar também umas molinhas especiais.
Fauze Said
Membro
Mensagens: 939
Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por Fauze Said »

Peruch,

Minha proposta é bem parecida com a sua, só fui um pouco mais específico, no lugar do Tw e Mb separados, acho melhor um kit duas vias que é a mesma coisa, mas com uma “configuração” original da marca. Eu mesmo não sigo esta recomendação, pois troquei meu Tw do kit por um mais potente.
Fiz uma pesquisa rápida no ML e achei esses equipamentos só para ter uma idéia do custo.
Gosto sempre de marcas mais tradicionais, para auto falantes os nacionais estão no mesmo nível de muitos importados, a bravox tem feito ótimos kits de duas e três vias.
Kits duas vias:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... lidade-_JM
Subwoofer:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 10-pol-_JM

Amplificador para qualidade compensa investir em equipamentos importados, existem nacionais bons, mas não sei indicar nenhum que não custe mais caro que os importados:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-102301672-_JM

Cabo RCA Monster Cable, esse foi o único mais conhecido que encontrei no ML, mas não precisa disso tudo, existem ótimos cabos a partir de R$ 60,00:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ro-24k-_JM

Cd players eu sempre usei Sony, tem ótimo custo x benefício e nunca me deixaram na mão.

Se tiver interesse tenho comigo:
Caixa dutada em MDF com subwoofer da marca JBL de 12 polegadas;
Kit duas vias MTX – divisor e midbass MTX, tweeter bravox;
Amplificadores diversos – tenho um Oritron que deve dar para o que você quer.
CD player Sony com MP3 e controle.

Tenho mais um monte de coisas, auto falantes de cone seco e TW para som profissional, crossover de quatro vias (divisor de freqüência), amplificadores com mais de 1000 W RMS, megacapacitor, mas para o que você procura não deve ter servir quase nada.

Meus equipamentos só têm um problema, como são para qualidade eles costumam se recusar a tocar certos tipos de música como Calypso.

Gelous, se você tiver alguma coisa simples como uma Joelheira Asterisk ou um capacete Fox V3 ou ainda um par de rodas SM com aros excel, acho que podemos fazer negócio. aplauso::
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por bessa27 »

A receita é simples pro Gelous:

HU Pioneer
Kit duas vias bravox (front)
Coaxial de 6" (portas tras)
amp 4 canais pros stereos
amp mono SD400.1
Sub de no maximo 250rms de 12"

Basico do basico.

Se vc não quizer colocar som nas portas de tras, vc pode tentar utilizar um amp 4 canais (2 canais pros stereos dianteiro e fazer uma bridge nos outros dois canais).

Quanto vc tem pra gastar no HU (Head unit, ou vulgo player) e no resto? Ou pelo menos em tudo

Valew
danielywat
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Março 2012 à39 14:13

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por danielywat »

Cara eu comprei os originais do meu carro na Foxer não tive nenhum problema com os alto falantes
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por Gargamel »

danielywat escreveu:Cara eu comprei os originais do meu carro na Foxer não tive nenhum problema com os alto falantes
Caraio, taí um belo exemplo de mal coveiro... contribuiu em q prum topico de 2009 ??!!
Fauze Said
Membro
Mensagens: 939
Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por Fauze Said »

Mas ai Gelous, montou o som??? rindo3:: rindo3:: rindo3::
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: [AJUDA] - Som automotivo!

Mensagem por Rafael Corretor »

Cadeado já!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem