Eu uso embalagem de detergente, é bom porque voce pode fechar a tampa depois de utilizar.Selvagem escreveu: 2ª) Colocar o óleo de filtro dentro de uma embalagem plástica do tipo água mineral e fazer um pequeno furo na tampa.
OLÉO PARA FILTRO DE AR
Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
faz assim:
Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
Vou tentar fazer isso... Mas fico preocupado de que não proteja bem, que fique alguma parte sem óleo, como me dá impressão que ficou em cima do TW ali no seu filtro uma parte mais 'clara' sem o azulado.Selvagem escreveu:
Ricardo, a MINHA maneira de lubrificar o filtro é a seguinte:
1ª) Comprar uma caixa de luvas cirurgicas descartáveis (porque aquele óleo quando gruda nas mãos é um parto para tirar).
2ª) Colocar o óleo de filtro dentro de uma embalagem plástica do tipo água mineral e fazer um pequeno furo na tampa.
3ª) Aplicar na parte EXTERNA do filtro de ar, no sentido da periferia para o centro do filtro, numa distância de 5mm entre cada ¨filete¨ de óleo. Depois disso feito, espremer com as mãos o filtro, se escorrer óleo é porque já usou óleo em excesso.
4ª) Remontar.
5ª) A parte ruim é limpar depois, uso Gasolina Azul e depois detergente para finalizar.
Lubrifiquei ontem o filtro de ar, pós trilha do Sábado:
Gabriel, conte-me mais sobre essa tua mistura, quanto a quanto? Recomenda?
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Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
Esse primo do balbi,acho q é primo de cebolinha da turma da mônica tbm...kkk
Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
temos que ter um bom censo, pois nem tudo que vendem na embalagem dizendo agua mineral e realmente agua mineral , sabemos de varias empresas que vendem agua de torneira pra gente beber na garrafinha e achamos lindo ainda,
sera que essa r2 ,motul, motorex sao realmente um oleo de filtro? sera que nao sao oleo de alguma outra coisa adaptados? porque os "outros" oleos tambem graudam a sugeira? isso e muito mais no lider reporter de hoje!
vamos discutir sem puchasaquismo de marcas , vamos ver a qualidade da filtragem.
sera que essa r2 ,motul, motorex sao realmente um oleo de filtro? sera que nao sao oleo de alguma outra coisa adaptados? porque os "outros" oleos tambem graudam a sugeira? isso e muito mais no lider reporter de hoje!
vamos discutir sem puchasaquismo de marcas , vamos ver a qualidade da filtragem.
Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
Ricardo, faço exatamente como no vídeo que postaram. Fica tranquilo que fica perfeito, olhando o filtro na mão esta perfeito, é impressão sua devido a foto.Ricardo escreveu:Vou tentar fazer isso... Mas fico preocupado de que não proteja bem, que fique alguma parte sem óleo, como me dá impressão que ficou em cima do TW ali no seu filtro uma parte mais 'clara' sem o azulado.Selvagem escreveu:
Ricardo, a MINHA maneira de lubrificar o filtro é a seguinte:
1ª) Comprar uma caixa de luvas cirurgicas descartáveis (porque aquele óleo quando gruda nas mãos é um parto para tirar).
2ª) Colocar o óleo de filtro dentro de uma embalagem plástica do tipo água mineral e fazer um pequeno furo na tampa.
3ª) Aplicar na parte EXTERNA do filtro de ar, no sentido da periferia para o centro do filtro, numa distância de 5mm entre cada ¨filete¨ de óleo. Depois disso feito, espremer com as mãos o filtro, se escorrer óleo é porque já usou óleo em excesso.
4ª) Remontar.
5ª) A parte ruim é limpar depois, uso Gasolina Azul e depois detergente para finalizar.
Lubrifiquei ontem o filtro de ar, pós trilha do Sábado:
Gabriel, conte-me mais sobre essa tua mistura, quanto a quanto? Recomenda?
Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
Minha opnião e experiencia, e disso eu assino embaixo.
Os nacionais, são bons, mas são menos viscosos. Se vc lavar a moto na segunda, vc irá perceber que sabado de manha (dependendo da quantidade) a parte debaixo do filtro estará com uma concentração bem maior. Na maioria dos casos, acaba pingando dentro da caixa e faz aquela lambusada
Motul = Muito fróids, dura muito. Na minha moto dura 6 meses, pensando que eu ando 6 vezes por mes, isso dá 36 vezes..... R$80,00 = R$2,20 por andada.... um custo barato para você ter garantia de segurança. Na minha moto de trilha, eu limpava o filtro a cada 2 trilha, ou seja, o oleo durava 1 ano, andando todo fds! Em dias de chuva e barros, ele praticamente não suja. O unico pequeno incoviniente é que ele é mais dificil de lavar. Porém se vc tiver a base, fica bem simples. O segredo é vc tirar o escorpião do bolso. Esse metodo que eu faço, te garanto que em 3 ou 5 min, seu filtro está lavado. Deixe uma vasilia não muito maior que o filtro de ar já com uns 2 litros de querosene. Bom, antes lave seu filtro, molhe ele bem, e mete ODD mesmo... esses de limpar louça. A ideia aki não é tirar o oleo, e sim a terra. Em 2 minutos, vc deixa ele só com oleo + pouco de terra. Depois pegue e mete nessa vasilia, e em algumas apertadas, o filtro está limpo. O bom de vc utilizar uma vasilia desta, é que ela dura por mais de mes. O segredo é limpar o filtro o maximo com detergente para contaminar o minimo possivel o querosene com terra. Eu costumo passar o Motul com o filtro umido. Quando vc começa a passar e apertar, irá notar que o proprio oleo irá repelir a agua. Passe e deixe ele bem uniforme.... porem tenter tirar todo e qualquer excesso.
Motorex = Gasta um pouco mais rapido que o motul, pois ele é um pouco mais "liquido". Porem ele é bem simples de passar e muito mais facil de limpar.
Eu acho o Motul mais economico, pois dura um pouco mais.... porem, Motul ou Motorex é garantia de não ter dor de cabeça
Os nacionais, são bons, mas são menos viscosos. Se vc lavar a moto na segunda, vc irá perceber que sabado de manha (dependendo da quantidade) a parte debaixo do filtro estará com uma concentração bem maior. Na maioria dos casos, acaba pingando dentro da caixa e faz aquela lambusada
Motul = Muito fróids, dura muito. Na minha moto dura 6 meses, pensando que eu ando 6 vezes por mes, isso dá 36 vezes..... R$80,00 = R$2,20 por andada.... um custo barato para você ter garantia de segurança. Na minha moto de trilha, eu limpava o filtro a cada 2 trilha, ou seja, o oleo durava 1 ano, andando todo fds! Em dias de chuva e barros, ele praticamente não suja. O unico pequeno incoviniente é que ele é mais dificil de lavar. Porém se vc tiver a base, fica bem simples. O segredo é vc tirar o escorpião do bolso. Esse metodo que eu faço, te garanto que em 3 ou 5 min, seu filtro está lavado. Deixe uma vasilia não muito maior que o filtro de ar já com uns 2 litros de querosene. Bom, antes lave seu filtro, molhe ele bem, e mete ODD mesmo... esses de limpar louça. A ideia aki não é tirar o oleo, e sim a terra. Em 2 minutos, vc deixa ele só com oleo + pouco de terra. Depois pegue e mete nessa vasilia, e em algumas apertadas, o filtro está limpo. O bom de vc utilizar uma vasilia desta, é que ela dura por mais de mes. O segredo é limpar o filtro o maximo com detergente para contaminar o minimo possivel o querosene com terra. Eu costumo passar o Motul com o filtro umido. Quando vc começa a passar e apertar, irá notar que o proprio oleo irá repelir a agua. Passe e deixe ele bem uniforme.... porem tenter tirar todo e qualquer excesso.
Motorex = Gasta um pouco mais rapido que o motul, pois ele é um pouco mais "liquido". Porem ele é bem simples de passar e muito mais facil de limpar.
Eu acho o Motul mais economico, pois dura um pouco mais.... porem, Motul ou Motorex é garantia de não ter dor de cabeça
Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
Eu tenho uma seringa, não sei de cabeça quantos ml com uma mangueirinha na ponta. Coloco meia seringa de óleo e lubrifico sempre antes de andar, porque se deixar de um dia para o outro realmente escorre.
Uma coisa que notei, é que nunca tem sujeira para o lado de dentro do filtro, nem no indutor nem em nada. Então, acho que o óleo faz o seu papel.
Uma coisa que notei, é que nunca tem sujeira para o lado de dentro do filtro, nem no indutor nem em nada. Então, acho que o óleo faz o seu papel.
Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
Boa idéia isso... vou passar WD nas paredes internas da caixa de ar (depois do filtro) se continuar sem uma mg de poeira ali (assim como não tem agora) significa que meu óleo tá fazendo seu trabalho!bieel120 escreveu: Uma coisa que notei, é que nunca tem sujeira para o lado de dentro do filtro, nem no indutor nem em nada. Então, acho que o óleo faz o seu papel.
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Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
só uso r2 diluido com óleo 90 ..
passo com uma embalagem de gatorade fica top..
ai passo na caixa de ar toda um desingripante bem tabajara só pra grudar o mais grosso..
funciona e sai bem mais barato
passo com uma embalagem de gatorade fica top..
ai passo na caixa de ar toda um desingripante bem tabajara só pra grudar o mais grosso..
funciona e sai bem mais barato
Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
É isso aí, simples assim.Selvagem escreveu:Ricardo, a MINHA maneira de lubrificar o filtro é a seguinte:Ricardo escreveu:Eu não consigo de forma alguma fazer com que o óleo específico (no caso o R2), preencha o filtro completamente, acabava ficando BOAS partes sem sequer proteção, o óleo é muito grosso e só fica exatamente onde foi aplicado (se entupir o filtro de óleo a moto não anda).Gargamel escreveu:caras, vcs são muito locos de usar oleo normal no filtro....
Depois reclamam q a moto não pega, q tá desregulada, q o cilindro riscou, q as valvulas foram por pau....
Acho q vale a pena dar uma pesquisada aí no forum, tem vários tópicos sobre o tema.
A titulo de informação, ando desde 2003 e nunca tive desgaste prematuro... alias, precisei fazer motor de moto uma vez na vida, e foi quando comprei ainda.
1ª) Comprar uma caixa de luvas cirurgicas descartáveis (porque aquele óleo quando gruda nas mãos é um parto para tirar).
2ª) Colocar o óleo de filtro dentro de uma embalagem plástica do tipo água mineral e fazer um pequeno furo na tampa.
3ª) Aplicar na parte EXTERNA do filtro de ar, no sentido da periferia para o centro do filtro, numa distância de 5mm entre cada ¨filete¨ de óleo. Depois disso feito, espremer com as mãos o filtro, se escorrer óleo é porque já usou óleo em excesso.
4ª) Remontar.
5ª) A parte ruim é limpar depois, uso Gasolina Azul e depois detergente para finalizar.
Lubrifiquei ontem o filtro de ar, pós trilha do Sábado:
qto a reafirmar q não é necessário, cada uma na sua né ?
Pra mim uma moto tratada assim não entraria nunca na minha lista de possíveis compras, vai ver q sou chato mermo... até carrego um filtro extra já com óleo pra substituir na pista mesmo, se estiver muita poeira, o q sempre tem nessa época em Brasilia.
O motorex é a melhor relação custoXbeneficio. Sai bem mais fácil q o motul, pena q aqui em BSB não acho mais...
Esse R2 é muito ruim, não vale como referência.
Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
poise esse r2 nao me convenceu tb, o motul eu nao usei, gostaria de saber qual oleo de filtro de ar a honda usa pois o que veio na crf original eu achei muito bom.
acho que vou mandar vir esse motorex que nao achei aqui em brasilia tb, ta froids o negocio, se poe oleo demais engorda mistura se poe de menos fica perigoso nao filtrar ...
acho que vou mandar vir esse motorex que nao achei aqui em brasilia tb, ta froids o negocio, se poe oleo demais engorda mistura se poe de menos fica perigoso nao filtrar ...
Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
Eu ia explicar como eu faço, mas esse video vale mais do q a caralhada de palavras q eu iria gastar.guisnt escreveu:faz assim:
Eu não tenho uma bisnaga de tintura de cabelo disponivel, então fraciono o óleo do frasco original pra um tubinho de sabonete liquido, também muito facil de manusear e transportar.
Já usei o R2 e também de outras marcas e não vejo problemas com o fato dele ser mais denso, acho isso até interessante, pois ele não escorre e o filtro pode ser guardado por semanas ja com o óleo. Usando a técnica mostrada no video (espremer a espuma com o óleo) não tem óleo grosso q não se espalhe.
Acho q do que se gasta com cuidado com a moto, o que tem menor custo é o óleo de filtro. E um óleo ineficiente pode detonar um motor muito rapidamente.
Aqui por onde ando, as trilhas são mais em pedras, com muita rocha calcaria, q forma uma areia pesada e fina parecendo um talco. Nesse tipo de lugar filtro tem q ser lavado e untado a cada vez q se usa a moto. Um amigo q é bem relaxado com isso teve q trocar as válvulas de uma CRF250x em menos de um ano de uso. Depois ele consumiu pistão e anel de uma KTM450 com menos de 1 ano de uso. Ele economizou bem com óleo, pois passava óleo de motor, mas a conta da oficina ficou mais alta um pouco.
Óleo de motor escorre, não tem a capacidade de grudar os grãos de poeira e ainda obstrui a passagem de ar. O óleo próprio tem uma cola (isso é nitidamente visivel e perceptivel no toque) e por isso é tão melequento e ruim de manuseio.
Com pouco dinheiro se tem óleo pra muito tempo.
Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
e o oleo de fitro da ktm alguem ja usou???
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Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
To usando esse R2, mas é uma porcaria mesmo, muito grosso, não espalha. Talvez se diluir com algum outro óleo fique melhor, mas aí já é chinelagem do fabricante não fazer a parada pronta pra ser aplicada.
Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
Segui a dica do Biel e coloquei num pote de detergente 1/2 a 1/2 com oleo 20w40.. ficou bem bom!henriquejensen escreveu:To usando esse R2, mas é uma porcaria mesmo, muito grosso, não espalha. Talvez se diluir com algum outro óleo fique melhor, mas aí já é chinelagem do fabricante não fazer a parada pronta pra ser aplicada.
Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
Eu to usando agora um Putoline
Pensei em pegar um Motul em spray, mas é o dobro do preço dos demais.
Antes tava com um restinho de Motorex q raptei de um amigo.
Hoje eu trocaria o Putoline por um R2 facil facil.
Faço a 2 x 1 ainda.
Prefiro o óleo mais grosso, q espalha e não escorre, seca rapido e q rende mais.
Já usei muito R2 e nunca tive dificuldade em espalha-lo. Jogo o óleo em "QUALQUER" ponto da espuma, espremo ela bem e ele se espalha pela espuma toda, escorrendo algum excesso.
Tenho a impressão de q o R2 é mais eficiente do q a média, pois ele é bem mais grudento, e na primeira volta com a moto na poeira ele ja fica visivelmente tingido pela poeira. O Putoline que é marca de primeira linha parece um azeite. Mesmo depois de andar um bocado na poeira, e a caixa estar toda suja por dentro, o filtro não parece tão sujo quanto na cola do R2.
Pelo que andei lendo dos óleos melhores, o q eles tem de melhor é a facilidade na aplicação, que eu acredito ser inversamente proporcional a sua eficacia. Aplicar R2 é uma operação realmente nojenta, mas acho q vale a pena.
Pensei em pegar um Motul em spray, mas é o dobro do preço dos demais.
Antes tava com um restinho de Motorex q raptei de um amigo.
Hoje eu trocaria o Putoline por um R2 facil facil.
Faço a 2 x 1 ainda.
Prefiro o óleo mais grosso, q espalha e não escorre, seca rapido e q rende mais.
Já usei muito R2 e nunca tive dificuldade em espalha-lo. Jogo o óleo em "QUALQUER" ponto da espuma, espremo ela bem e ele se espalha pela espuma toda, escorrendo algum excesso.
Tenho a impressão de q o R2 é mais eficiente do q a média, pois ele é bem mais grudento, e na primeira volta com a moto na poeira ele ja fica visivelmente tingido pela poeira. O Putoline que é marca de primeira linha parece um azeite. Mesmo depois de andar um bocado na poeira, e a caixa estar toda suja por dentro, o filtro não parece tão sujo quanto na cola do R2.
Pelo que andei lendo dos óleos melhores, o q eles tem de melhor é a facilidade na aplicação, que eu acredito ser inversamente proporcional a sua eficacia. Aplicar R2 é uma operação realmente nojenta, mas acho q vale a pena.
Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
Aqui na minha cidade são encontrei oleo especifico para filtro. Ai comprei um oleo da Bardahl prolonga para motores com vazamento. É um oleo muito viscoso ruim até para sair do litro, ai misturei ele com 1 litro de oleo de motor. Fica bem viscoso muito parecido com o R2.
Agora na limpesa do filtro sempre coloco 1/2 litro de oleo diesel numa bacia e coloco o filtro dentro e rapidinho fica limpo ai depois lavo bem com detergente e boto oleo dinovo.
Agora na limpesa do filtro sempre coloco 1/2 litro de oleo diesel numa bacia e coloco o filtro dentro e rapidinho fica limpo ai depois lavo bem com detergente e boto oleo dinovo.
Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
zanelli escreveu:Aqui na minha cidade são encontrei oleo especifico para filtro. Ai comprei um oleo da Bardahl prolonga para motores com vazamento. É um oleo muito viscoso ruim até para sair do litro, ai misturei ele com 1 litro de oleo de motor. Fica bem viscoso muito parecido com o R2.
Agora na limpesa do filtro sempre coloco 1/2 litro de oleo diesel numa bacia e coloco o filtro dentro e rapidinho fica limpo ai depois lavo bem com detergente e boto oleo dinovo.
Zanelli,
Eu acredito que até gordura animal ajude a segurar a poeira, mas o grande diferencial dos óleos específicos é o efeito adesivo. Ele é mais uma cola do que um óleo e é nessa cola que a poeira fica presa.
Vale a pena você pedir pela internet, pois diferente do óleo de motor, o óleo de filtro rende muito e vc usa muito pouco mesmo em cada lavada de filtro. Andando toda semana é capas de um litro de óleo durar 1 ano.
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Re: OLÉO PARA FILTRO DE AR
no velocross não tem como usar óleo específico, pelo menos não na força livre nacional onde é preparação livre, tava usando o r2 mas ele é grudento demais, eu espalhava ele por todo o filtro, nada em excesso, o mínimo mesmo, e mesmo assim ele obstruía demais a passagem de ar, dava uma matada forte no motor
to usando só desengripante mesmo, passo em excesso, espremo bastante e monto, caixa bem limpa com graxa na borda, pra se ter idéia do quanto que o r2 matava a passagem de ar, tive que aumentar em #7 o giclê de alta pra ficar com um acerto perfeito; ja tirei o carburador algumas vezes pra ver o bojo ali por dentro, e não ta passando sujeira, então com continuar assim
mas pra trilha ou qualquer outra coisa que não se precise do rendimento máximo, sem dúvidas o óleo específico é o mais indicado/seguro
to usando só desengripante mesmo, passo em excesso, espremo bastante e monto, caixa bem limpa com graxa na borda, pra se ter idéia do quanto que o r2 matava a passagem de ar, tive que aumentar em #7 o giclê de alta pra ficar com um acerto perfeito; ja tirei o carburador algumas vezes pra ver o bojo ali por dentro, e não ta passando sujeira, então com continuar assim
mas pra trilha ou qualquer outra coisa que não se precise do rendimento máximo, sem dúvidas o óleo específico é o mais indicado/seguro
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