Dicas para som automotivo( mini TRIO)

Categoria livre. Quer falar de qualquer coisa q não envolva 2 rodas, e tudo o q não se enquadra nas outras categorias...esse é o lugar.

PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Dicas para som automotivo( mini TRIO)

Mensagem por PERUCH »

Pois é, mas se for fazer a caixa na litragem correta, pode esquecer seu porta malas. aheuaehuae
Se bem q o Woofer deve ter uma litragem menor q um SUBwoofer né.... não sei dizer!!

Sei q eu tenho um Sub de 12" da Rockford Fosgate e uma vez eu e meu primo (q tem loja de som) fizemos uma caixa exatamente como a do manual, com a litragem perfeita... na época (isso em 1996) eu tinha um Corsinha 2 portas... e a caixa pegou todo o porta malas na largura e na altura passou da altura do banco... porém, o grave q o bicho mandava... nunca vi nada parecido... pesado porém macio, sustenido... coisa linda... na época eu tinha um módulo TOJO TMP 2080 q tocava esse SUB, era um casamento perfeito... hehehe

Só pra constar... eu ainda tenho esse mesmo Sub da Fosgate até hj... já recondicionei ele uma vez onde foi trocada a espuma da borda e mais nada... tá firme e forte...
E em 1998 eu troquei o Tojo TMP 2080 (2x 100 RMS ou em Bridge 1 x 200w RMS) por um Tojo TMP 4050 (4x 100 ou 2x 200 w RMS). Tenho até hoje

Então hoje, na minha TR4 eu tenho o seguinte:

- Uma caixa pequena com tudo nela, Sub Fosgate de 12" ligado em Bridge + 01 Super Tweeter + Driver (corneta) ligado noutro canal do módulo.
- Simples e prático, fiz um plugue pra qdo precisar viajar com malas e tal eu tiro a caixa e deixo só os originais da TR4 tocando normal (sem módulo)

Cara, o som q dá essa caixa é muito bom, porém eu não curto muito carro Trio Elétrico, fiz mais p curtir em casa mesmo, qdo to fazendo um Churras e tal.. ou qdo vou fazer fotos de Enduro q vou com a TR4 na trilha e ja deixo um sonzinho de leve.. hehehehe

Matsui escreveu:
PERUCH escreveu:Fiz um desenho bem tosco, mas dá de entender.
Tipo uma caixa de som de boate, mais antigas...
Como o grave não é direcional, vc pode inclinar bem o subwoofer, dessa forma a altura total da caixa pode ser diminuida.

Imagem

Valew a forca ai Peruch com certeza seria bom se nao fosse preciso ter uma boa litragem na caixa, mas como disse o Rushdb se a caixa nao for bem dimensionada o auto falante simplesmente nao funciona vira uma porqueira só. mas existe uma outro tipo de caixa as manifold que fica bem legal mas e bem dificil de sintonizar e coisa e tal , dai vou preferir uma mais simples mesmo
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Dicas para som automotivo( mini TRIO)

Mensagem por Matsui »

preciza mais de 100 litros livres para essa caixa do Wofer, dizem que quanto mais fraco o SubWofer maior tem que ser a caixa..


pessoal descupem os erros de portugues e pontuacao mas que nao tenho paciencia de poros pontos, e minha digitacao e catando milho.
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Dicas para som automotivo( mini TRIO)

Mensagem por Rushdb »

Matsui, a litragem da caixa influencia diretamente na frequência que vc quer que o bicho toque...

Por exemplo, batidas mais profundas, onde o sub bate "macio", tremendo os pelos do nariz, levam caixas maiores em litragem... Os bons subs pra isso geralmente são mais "pesados". Nesse caso, a inércia do cone no vai-e-vem da batida não é tão mandatória. É igual motor, um pistão de 450 gira 12mil rpm, mas não gira 18 mil rpm...
Ai que entra os "woofers", de construção mais leve, feitos pra ter menos inércia e poder "bater" em frequencias mais altas... Enquanto um sub tem sintonia lá nos 40~60Hz, um woofer vai o dobro...
As caixas são comparativamente menores.

Faça o seguinte, baixa o manual do Eros que vc quer, nele vai ter as indicações de caixa, litros vs. duto, ai fica fácil...

Depois pega um módulo 4 canais, enfia 2 bobinas em 2 canais, corneta + tw no outro canal, e as 4 caixas lá de dentro no outro canal...
Ficaria melhor um módulo pra cada coisa, mas isso não permite expansão futura, vc gasta o dobro pra um resultado as vezes parecido...
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Dicas para som automotivo( mini TRIO)

Mensagem por Matsui »

valew rush db bom o meu projeto esta adando comprei por oportunidade dois wofer eros sds818 ja com caixa montada, agora adquiri um crossover jfa5way mais um modulo soundigital 5000 para tocar esses wofer com um bom headrom , na forca uma bateria de 150 mais a de 60 do cofre e uma fonte de 120 A , a parte de mediograve vai ficar para proxima fa$$$$e e a dos agudos tb. com esse som ja da pra passar na frente da casa do Juliano ,hehehehhe
joester.brondani
Membro
Mensagens: 133
Registrado em: 08 Junho 2010 à53 21:50

Re: Dicas para som automotivo( mini TRIO)

Mensagem por joester.brondani »

Já pensou em usar uma caixa do tipo Bp6 pra esse falante? o rendimento é bem maior. Pode usar sem medo 3.000~4.000 w RMS pra ele (eros) (sem clip)... Tive 2 destes e é um falante que rende bastante e nao sofre tanto com perdas por aquecimento.

Edit:

puts "M", nao li os ultimos posts que tu fala que mudou o set hehehe...

Qqr coisa q puder ajudar prende o grito. abraço
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Dicas para som automotivo( mini TRIO)

Mensagem por Matsui »

o joester nao tinha visto a mensagem,

entao o som atualmente esta assim, 1x18" eros sds 818, 1 D405 1 st 400, e tocando tenho um Soundgital 5000 e uma BBuster3600gl, tenho tb um cross jfa com corte de 24Db 8a

hoje ja sinto confianca de tocar clipando sabendo o limite de certas musicas,

mas ja estou achando o som fraco e agora sinto muita falta dos mediosgraves o ouvido vai ficando exigente,hehehe
entao vou montar o outro sds818 e a d405 e st400 e estou pensando em qual mediograve comprar e qual modulo para ele e a caixa ,, bom dai pra mim montar esse som novamente eu estou pensando em fazer uma nova caixa mesmo, essa caixa PW6 e a mesma manifold?? procurei aqui e nao achei imagens dela, estive pensando tb em fazer a manifold invertida aquela que fica em pé e dutos na horizontal em cima, tenho 360 Amp de bateria, e esta meio complicado de colocar mais. acho que e isso, ficarei muito grato com sua ajuda que ja esta sendo otima,
joester.brondani
Membro
Mensagens: 133
Registrado em: 08 Junho 2010 à53 21:50

Re: Dicas para som automotivo( mini TRIO)

Mensagem por joester.brondani »

Cara, qual estilo de musica predomina no teu som? bota ai que eu faço um projects pra ti ;)

Sobre caixa, o interessante seria uma band pass de 6 ordem (vulgo "manifold")... rende bem , mas tem q ver teu estilo de musica. se casar, eu projeto uma pra tu ;)

Abraço
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Dicas para som automotivo( mini TRIO)

Mensagem por Matsui »

eu coloco mais no meu som os forro, arrocha, um pouco de pop rock,

sacome ne as mina pira!


tenho disponivel no porta mala 93 cm de largura por 50 de comprimento e altura ate o teto que deve dar uns 85cm
Editado pela última vez por Matsui em 01 Maio 2013 à47 15:42, em um total de 1 vez.
joester.brondani
Membro
Mensagens: 133
Registrado em: 08 Junho 2010 à53 21:50

Re: Dicas para som automotivo( mini TRIO)

Mensagem por joester.brondani »

Entao tua caixa é a manifold heuheue...

tem espaço?
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Dicas para som automotivo( mini TRIO)

Mensagem por Matsui »

tenho disponivel no porta mala 93 cm de largura por 50 de comprimento e altura ate o teto que deve dar uns 85cm

aqui e como esta atualmente.

phpBB [video]
joester.brondani
Membro
Mensagens: 133
Registrado em: 08 Junho 2010 à53 21:50

Re: Dicas para som automotivo( mini TRIO)

Mensagem por joester.brondani »

ateh o findi ta na mao o projeto, ai vc experimenta e ve se te agrada e tal..., que carro é? é que to voltando de ferias amanha ai a coisa tah meio fróids aki hehehe. abraço.
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Dicas para som automotivo( mini TRIO)

Mensagem por Matsui »

com certeza vou fazer mesmo, o carro e um fiat uno mille
joester.brondani
Membro
Mensagens: 133
Registrado em: 08 Junho 2010 à53 21:50

Re: Dicas para som automotivo( mini TRIO)

Mensagem por joester.brondani »

Sobre MG, um falantinho que na minha epoca era bom, parrudo e berrava bastante era o 10MG300 (oversound). Eita falante bom... ou pode usar o 12mg400 tb... creio q tenho projeto de caixa corneta pros 2, se te decidir me avisa q te mando o correspondente. abraços
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Dicas para som automotivo( mini TRIO)

Mensagem por Matsui »

poise eu tinha preferncia pelo 12mg400 e pensei tb no lc312 eros so pra ficar combinando, mas na verdade nunca ouvi nenhum dos dois, mas tem que ver o tamanho da caixa pra ver se vai realmente caber eles no porta malas sobre a caxa bp6.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem