Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
E ai Galera blz? eu pedindo ajuda denovo kk agora pra tornado. entao quando aperto o star ela nao gira o motor de arranque, so faz um barulho, a bateria nao é pois o painel funciona normal, a luz acende, a buzina esta forte.. ai tirei a lateral da moto pra ver da onde que o barulho esta vindo, parece ser desta peça da foto, a peça redonda que fica em baixo da caixinha do fusível. qual o nome desta peça e qual a função? pode ser dela mesmo o problema, sera que se eu substituir a peça resolve o problema ? valeu!
este é o relé de partida, sim o problema pode ser nele, faz um teste assim ele tem 2 fios que vão presos em 2 parafusos, pega uma chave de fenda e faça encostar os 2 se girar o motor problema é nele.
valeu alex! fiz o teste, o motor girou mais girou fraco, acho que por que nao encostei direito os polos, a bateria esta boa e as escovas do motor de arranque foram trocadas a uns 20 dias, o problema deve ser rele mesmo né?
sim o problema é nele mesmo , troca ele, não inventa moda de fazer gambiarra que vai te deixar na mão esse negocio ,poem novo que é baratinho aqui custa 20R$
sim, tbm nao gosto de gambis, ja liguei pra lojas, achei por 20.50$ hj a tarde eu troco, tenho quase certeza pq o barulho parece que vem dele, a bateira ta ok, motor de arranque com escova nova, fiz o teste e giro o motor.. e pra trocar é so tirar os 2 polos do velho rele e colocar os 2 polos no novo?
Isso aí! O nime como ja disseram é relé de partida ou START' e o barulho quando ele dá defeito ou mal contato é parecido com uns ~estalinhos.
Esse seu aí ja ta bem oxidado, bom mesmo é trocar... mas na na correria vc pode fazer um teste limpando os contatos dele com aquele spray limpa contato'
relé é normal da aquele estralo tipo um tec, mais se ele fica so fazendo tec e não gira pode ser varias coisas, esses dias minha moto tava dificil pra girar e nem pegava fui ver era o retificador.
so toma cuidado para nao inverter a posição dos 2 fios que sao aparafusados senao nao funciona o rele! já cai nesta cilada e ate descobrir foi meia tarde de serviço. Aproveita e coloca um silicone na parte de cima, este rele da problema porque entra agua dentro quando se lava a moto ou faz trilhas , fiz na minha e está a 2 anos pegando lama direto e funciona bagual de bem
então galera, tava apostando no rele, comprei, troquei mais o problema continua o mesmo, da o barulho de estalo evem do rele mesmo.. juliano os fios eu conectei como estava no antigo rele, ele sempre funcionava naquela posição até dar este problema...
para trocar as escovas do motor de arranque não é somente tirar as velhas e colocar as novas. antes de colocar as novas deve ser feita a limpeza no rotor e nos contatos, visto que entre os contatos vai acumulando restos de escovas que sao compostas por grafite e conduzem eletricidade, assim desta forma curto circuitando várias bobinas ao mesmo tempo e causando mau funcionamento do motor de arranque . O que deve ser feito é a limpeza e depois passar uma lixa de agua bem de leve ate que os contatos fiquem limpos e com a coloração natural do cobre, depois monte tudo e pimba. Esse problema ja ocorreu comigo e resolveu o problema. O que tambem pode ocorrer é mau contato na bateria ou ela está com tensão boa na faixa dos 12v e não fornece corrente suficiente, que ocorreu com a tornado do meu irmao.