Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Dehdao
Membro
Mensagens: 731
Registrado em: 23 Junho 2013 à42 23:35

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Dehdao »

jjacob escreveu:
Dehdao escreveu:
Selvagem escreveu:A loja que te vendeu deveria te dar garantia. Como podem te entregar uma moto totalmente errada de carburação a ponto de furar um pistão? diabo:: diabo:: diabo::

Ou você ¨fuçou¨ no carburador? caveira:: caveira::
Cara, como isso acontece? Não consigo imaginar a cena de verdade... Falta tanto combustível que cria um vácuo lá dentro e estoura? Que q acontece??
O combustível entra na câmara de combustão em forma de um spray, mas em estado liquido e ao entrar em contato com as superfícies quentes ele rouba calor e troca de estado passando de liquido para gasoso, assim por incrível que pareça o mesmo combustível que entra para queima ajuda a refrigerar. Pode fazer uma analogia com uma chaleira com água, se tu quer que a água vire vapor precisa dar-lhe energia através de um fogo ou aquecedor. No caso a energia esta acumulada nas paredes internas da câmara de combustão em forma de calor.

Então com a mistura pobre(menos liquido se tornando vapor) as temperaturas aumentam, mas as paredes do cilindro e a vela até conseguem tirar este excedente para fora, mas a cabeça do pistão não, assim ela aquece um pouco mais ficando "molenga" e não resistindo a próxima combustão.

Entendeu?
Sim joia::: . E nunca ia pensar isso, valeu a explicação cara joia:::
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Diguim »

Selvagem, estou pensando em pegar uma GG EC 250 2T 2008 também, estou saindo de uma 230. O único medo que tenho é a manutenção, tenho medo de pegar a moto mas ter que pagar um dinheirão trocando peças pro motor. Você abre o motor a cada 50H? E geralmente você tem que trocar algo, ou até fazer o motor todo?

Outra coisa: existe a fase das 2T mais modernas, que não dão tanto problemas como as antigas e não são tão agressivas. as 2007/2008 já fazem parte dessa nossa fase?

Andei em uma KTM 250 XC 2T 2007 porém nunca andei em uma mais antiga para comparar!

Obrigado!
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Selvagem »

Diguim escreveu:Selvagem, estou pensando em pegar uma GG EC 250 2T 2008 também, estou saindo de uma 230. O único medo que tenho é a manutenção, tenho medo de pegar a moto mas ter que pagar um dinheirão trocando peças pro motor. Você abre o motor a cada 50H? E geralmente você tem que trocar algo, ou até fazer o motor todo?

Outra coisa: existe a fase das 2T mais modernas, que não dão tanto problemas como as antigas e não são tão agressivas. as 2007/2008 já fazem parte dessa nossa fase?

Andei em uma KTM 250 XC 2T 2007 porém nunca andei em uma mais antiga para comparar!

Obrigado!
Não, não abro o motor a cada 50H! Normalmente, verifico pistão/anéis a cada 150~200H. Minha moto é 2008, nunca abri a parte de baixo (biela/rolamentos) pois todas as vezes a folga era insignificante.

Comprei a moto em 2010, neste tempo que tenho ela, fiz 2 trocas de pistão/anéis. As 2 trocas foram preventivas, nunca o pistão esteve com excesso de desgaste, ambas as vezes o pistão ainda estava dentro da tolerância.

Na linha GasGas, uma moto 2008 é considerada moderna, pois somente em 2014 houve alterações significantes no motor, antiga considero as KDX, RMX e WR 200.

KTM já tem mais mudanças, mas nada de revolucionário também.

Sherco e Beta você pode considerar como 2T modernas, são projetos recentes.

Manutenção de Especial 2T é tranquila, usando óleo de qualidade e cuidando com o filtro de ar são motores para MUITOS anos! Tu vai gastar muito mais com pneus do que com qualquer outra coisa.

Não sei de onde vem esta historia de que ¨as 2T antigas¨ davam problemas, podem dar hoje em dia, depois de passarem pelas mão de donos relaxados e até pelo fato de serem motos com muitos anos de uso.
marcelop
Membro
Mensagens: 300
Registrado em: 22 Novembro 2011 à28 14:51

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por marcelop »

Selvagem escreveu:
Diguim escreveu:Selvagem, estou pensando em pegar uma GG EC 250 2T 2008 também, estou saindo de uma 230. O único medo que tenho é a manutenção, tenho medo de pegar a moto mas ter que pagar um dinheirão trocando peças pro motor. Você abre o motor a cada 50H? E geralmente você tem que trocar algo, ou até fazer o motor todo?

Outra coisa: existe a fase das 2T mais modernas, que não dão tanto problemas como as antigas e não são tão agressivas. as 2007/2008 já fazem parte dessa nossa fase?

Andei em uma KTM 250 XC 2T 2007 porém nunca andei em uma mais antiga para comparar!

Obrigado!
Não, não abro o motor a cada 50H! Normalmente, verifico pistão/anéis a cada 150~200H. Minha moto é 2008, nunca abri a parte de baixo (biela/rolamentos) pois todas as vezes a folga era insignificante.

Comprei a moto em 2010, neste tempo que tenho ela, fiz 2 trocas de pistão/anéis. As 2 trocas foram preventivas, nunca o pistão esteve com excesso de desgaste, ambas as vezes o pistão ainda estava dentro da tolerância.

Na linha GasGas, uma moto 2008 é considerada moderna, pois somente em 2014 houve alterações significantes no motor, antiga considero as KDX, RMX e WR 200.

KTM já tem mais mudanças, mas nada de revolucionário também.

Sherco e Beta você pode considerar como 2T modernas, são projetos recentes.

Manutenção de Especial 2T é tranquila, usando óleo de qualidade e cuidando com o filtro de ar são motores para MUITOS anos! Tu vai gastar muito mais com pneus do que com qualquer outra coisa.

Não sei de onde vem esta historia de que ¨as 2T antigas¨ davam problemas, podem dar hoje em dia, depois de passarem pelas mão de donos relaxados e até pelo fato de serem motos com muitos anos de uso.
Selvagem; muito interessante esse seu comentário! joia::: Muitos, inclusive eu, ficam imaginando com quantas hrs se abre um motor 2t...Representa que eles não duram tanto...Onde vc diz que gasta mais em pneus do que em outra a coisa, anima muita gente.
Tive 2 CR125, usava na trilha...naquela época, nunca abri o motor...fiz umas 10 trilhas e vendi a moto. A outra usava no cross; essa sim tive que abrir o motor com pouco tempo de uso...
Nas ktm 2t de enduro, usando óleo certo, mantendo filtro limpo, abre-se o motor com as mesmas 150hrs? No caso, é mesma coisa que a gg?
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por rallyman »

marcelop escreveu: Nas ktm 2t de enduro, usando óleo certo, mantendo filtro limpo, abre-se o motor com as mesmas 150hrs? No caso, é mesma coisa que a gg?
Sim, mesma coisa, pistão a cada 150~200 horas, com filtro sempre limpo e um bom óleo.
Parte de baixo você só vai precisar mexer lá pelas 350 horas em diante... pode chegar a 500 horas sem intervenção.
O maior inimigo desses motores é a água/umidade, cuidar sempre pra não deixar a moto beber água pelo filtro de ar e também evitar deixar ela parada por varias semanas.

Óleo da caixa a cada 20 ~25 horas motul transoil...
Basicamente isso.
Leonardo nunes
Membro
Mensagens: 445
Registrado em: 28 Outubro 2011 à25 09:42

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Leonardo nunes »

Na minha ex fiz 2 anos de competição intensiva ( FIM e Regularidade, algumas provas de CC) e trilhas de encontro de trilheiros e não precisei abrir o motor da minha nenhuma vez !

Colocando oleo de motor bom , filtro limpo, oleo da caixa bom , o motor dura bastante !
Careca
Membro
Mensagens: 346
Registrado em: 16 Janeiro 2013 à43 08:26

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Careca »

Olha aí vcs me convencendo a chutar a 230 e comprar uma GG usadinha...

Vocês tão querendo me dizer que se eu comprar uma GG 250 ano 2003 (Que andei olhando) e fizer o motor logo que comprar, cuidar do jeito que vocês indicaram eu tenho motor pra mais de 300 horas?

E se precisar fazer uma preventiva eu gasto menos de R$1.000?

blink::
Leonardo nunes
Membro
Mensagens: 445
Registrado em: 28 Outubro 2011 à25 09:42

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Leonardo nunes »

Tu consegue fazer o motor com 1000, se encomendar dos EUA !
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Diguim »

Careca, essa é a minha ideia, porém pegar uma em torno de 2007 ou 2008. Nunca cogitei pegar uma importada desse ano, mas depois que andei nessa KTM 2007, mudei meus conceitos!! hehehe

Galera, mas meu único medo, é como que a pessoa vai me passar a moto. Apesar de vocês disserem que não precisa abrir o motor tão cedo, quem garante que o dono dela não vai me passar uma moto com centenas de horas de uso, e que de cara terei que fazer o motor inteiro? Esse é o meu medo!! Pois pra saber o estado do motor de uma 2T, só abrindo, correto? E não tem como abrir o motor de uma moto antes de comprá-la!!

Apenas isso que está me incomodando!

última coisa, Selvagem, o que me diz do desempenho dela? A KTM que eu andei era de cross country, então um pouco mais nervosa que uma de enduro, apenas um pouco... mas de todo jeito, não achei ela difícil de tocar, mesmo com minha experiência apenas em uma 230 original!!
Careca
Membro
Mensagens: 346
Registrado em: 16 Janeiro 2013 à43 08:26

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Careca »

Diguim escreveu:Careca, essa é a minha ideia, porém pegar uma em torno de 2007 ou 2008. Nunca cogitei pegar uma importada desse ano, mas depois que andei nessa KTM 2007, mudei meus conceitos!! hehehe

Galera, mas meu único medo, é como que a pessoa vai me passar a moto. Apesar de vocês disserem que não precisa abrir o motor tão cedo, quem garante que o dono dela não vai me passar uma moto com centenas de horas de uso, e que de cara terei que fazer o motor inteiro?
Pois é, eu nem cogitava trocar de moto não, não posso gastar com hobby no momento. Porém surgiu uma GG ec 250 2003 aqui... O cara já foi sincero dizendo que precisa trocar pistão e biela. de resto parece estar tudo ok, pneus novos, escape pro circuit e tal e tal... A questão é o valor que ele quer na moto: R$6.500. Isso mesmo, 6,5k. Por isso esse tópico me animou, porque se considerar que com $1.000 eu faço o motor dela inteiro, 6.500 + 1.000 + 500 pra algum ajuste ou outro eu tenho uma moto MUITO melhor que a minha CRF230 por $8.000. E se esse motor durar 300h já é excelente. Se eu vender a 230 por $7.000 por exemplo (ano 2008), só gastarei mais mil pra ter uma GG 250 com motor zero!
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Selvagem »

Diguim escreveu:Careca, essa é a minha ideia, porém pegar uma em torno de 2007 ou 2008. Nunca cogitei pegar uma importada desse ano, mas depois que andei nessa KTM 2007, mudei meus conceitos!! hehehe

Galera, mas meu único medo, é como que a pessoa vai me passar a moto. Apesar de vocês disserem que não precisa abrir o motor tão cedo, quem garante que o dono dela não vai me passar uma moto com centenas de horas de uso, e que de cara terei que fazer o motor inteiro? Esse é o meu medo!! Pois pra saber o estado do motor de uma 2T, só abrindo, correto? E não tem como abrir o motor de uma moto antes de comprá-la!!


Apenas isso que está me incomodando!

última coisa, Selvagem, o que me diz do desempenho dela? A KTM que eu andei era de cross country, então um pouco mais nervosa que uma de enduro, apenas um pouco... mas de todo jeito, não achei ela difícil de tocar, mesmo com minha experiência apenas em uma 230 original!!


2T ou 4T só tem como saber com exatidão abrindo o motor...é assim que funciona para ter certeza do que se esta comprando.

FIca tranquilo, vai levar anos para tu tirar o ¨leite¨ de qualquer uma delas. Tocar no mesmo ritmo que toca uma 230 é fácil, difícil é querer chegar no limite da moto, aí o bixo pega.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Selvagem »

Careca escreveu:
Diguim escreveu:Careca, essa é a minha ideia, porém pegar uma em torno de 2007 ou 2008. Nunca cogitei pegar uma importada desse ano, mas depois que andei nessa KTM 2007, mudei meus conceitos!! hehehe

Galera, mas meu único medo, é como que a pessoa vai me passar a moto. Apesar de vocês disserem que não precisa abrir o motor tão cedo, quem garante que o dono dela não vai me passar uma moto com centenas de horas de uso, e que de cara terei que fazer o motor inteiro?
Pois é, eu nem cogitava trocar de moto não, não posso gastar com hobby no momento. Porém surgiu uma GG ec 250 2003 aqui... O cara já foi sincero dizendo que precisa trocar pistão e biela. de resto parece estar tudo ok, pneus novos, escape pro circuit e tal e tal... A questão é o valor que ele quer na moto: R$6.500. Isso mesmo, 6,5k. Por isso esse tópico me animou, porque se considerar que com $1.000 eu faço o motor dela inteiro, 6.500 + 1.000 + 500 pra algum ajuste ou outro eu tenho uma moto MUITO melhor que a minha CRF230 por $8.000. E se esse motor durar 300h já é excelente. Se eu vender a 230 por $7.000 por exemplo (ano 2008), só gastarei mais mil pra ter uma GG 250 com motor zero!
Não faz o motor inteiro com R$1000,00. Observe que o mais importante num motor 2T é o cilindro, se estiver encamisado já era, não presta. Cuidado com o estado do cilindro...
marcelop
Membro
Mensagens: 300
Registrado em: 22 Novembro 2011 à28 14:51

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por marcelop »

rallyman escreveu:
marcelop escreveu: Nas ktm 2t de enduro, usando óleo certo, mantendo filtro limpo, abre-se o motor com as mesmas 150hrs? No caso, é mesma coisa que a gg?
Sim, mesma coisa, pistão a cada 150~200 horas, com filtro sempre limpo e um bom óleo.
Parte de baixo você só vai precisar mexer lá pelas 350 horas em diante... pode chegar a 500 horas sem intervenção.
O maior inimigo desses motores é a água/umidade, cuidar sempre pra não deixar a moto beber água pelo filtro de ar e também evitar deixar ela parada por varias semanas.

Óleo da caixa a cada 20 ~25 horas motul transoil...
Basicamente isso.
Entendido!
Valeu! joia:::
Diguim
Membro
Mensagens: 343
Registrado em: 02 Março 2014 à54 14:00

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Diguim »

Selvagem escreveu:
Diguim escreveu:Careca, essa é a minha ideia, porém pegar uma em torno de 2007 ou 2008. Nunca cogitei pegar uma importada desse ano, mas depois que andei nessa KTM 2007, mudei meus conceitos!! hehehe

Galera, mas meu único medo, é como que a pessoa vai me passar a moto. Apesar de vocês disserem que não precisa abrir o motor tão cedo, quem garante que o dono dela não vai me passar uma moto com centenas de horas de uso, e que de cara terei que fazer o motor inteiro? Esse é o meu medo!! Pois pra saber o estado do motor de uma 2T, só abrindo, correto? E não tem como abrir o motor de uma moto antes de comprá-la!!


Apenas isso que está me incomodando!

última coisa, Selvagem, o que me diz do desempenho dela? A KTM que eu andei era de cross country, então um pouco mais nervosa que uma de enduro, apenas um pouco... mas de todo jeito, não achei ela difícil de tocar, mesmo com minha experiência apenas em uma 230 original!!


2T ou 4T só tem como saber com exatidão abrindo o motor...é assim que funciona para ter certeza do que se esta comprando.

FIca tranquilo, vai levar anos para tu tirar o ¨leite¨ de qualquer uma delas. Tocar no mesmo ritmo que toca uma 230 é fácil, difícil é querer chegar no limite da moto, aí o bixo pega.
Não cara, mas eu quis dizer, que se a moto aceita que eu a toque do mesmo jeito que toco uma 230, isso significa que ela não é brava e difícil de tocar, foi isso que eu quis dizer na outra resposta.
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Rushdb »

Selvagem escreveu:
Careca escreveu:
Diguim escreveu:Careca, essa é a minha ideia, porém pegar uma em torno de 2007 ou 2008. Nunca cogitei pegar uma importada desse ano, mas depois que andei nessa KTM 2007, mudei meus conceitos!! hehehe

Galera, mas meu único medo, é como que a pessoa vai me passar a moto. Apesar de vocês disserem que não precisa abrir o motor tão cedo, quem garante que o dono dela não vai me passar uma moto com centenas de horas de uso, e que de cara terei que fazer o motor inteiro?
Pois é, eu nem cogitava trocar de moto não, não posso gastar com hobby no momento. Porém surgiu uma GG ec 250 2003 aqui... O cara já foi sincero dizendo que precisa trocar pistão e biela. de resto parece estar tudo ok, pneus novos, escape pro circuit e tal e tal... A questão é o valor que ele quer na moto: R$6.500. Isso mesmo, 6,5k. Por isso esse tópico me animou, porque se considerar que com $1.000 eu faço o motor dela inteiro, 6.500 + 1.000 + 500 pra algum ajuste ou outro eu tenho uma moto MUITO melhor que a minha CRF230 por $8.000. E se esse motor durar 300h já é excelente. Se eu vender a 230 por $7.000 por exemplo (ano 2008), só gastarei mais mil pra ter uma GG 250 com motor zero!
Não faz o motor inteiro com R$1000,00. Observe que o mais importante num motor 2T é o cilindro, se estiver encamisado já era, não presta. Cuidado com o estado do cilindro...
Inclusive, a se o motor estiver ruim, o que se gasta pra refazer uma 2t ou 4t se aproxima bastante...
Biela, rolamentos e retentores, pistão e aneis e cilindro tem o mesmo preço... O que sobe a conta da 4t são as valvulas e MDO de montar no cabeçote, coisa de mil reais tudo, no máximo do máximo...
Então, cuidado com a ilusão da moto barata...
Careca
Membro
Mensagens: 346
Registrado em: 16 Janeiro 2013 à43 08:26

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por Careca »

Obrigado pelas opiniões, já tirei essa idéia da cabeça. Vou seguir com a 230 que não me amola em nada e aceita qualquer trilha, até poder pegar uma especial mais nova.
engmarcel17
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Setembro 2014 à57 10:18

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por engmarcel17 »

Ressuscitando o tópico em 3, 2, 1, 0...

Cara, acabei de pegar uma EC300 e o proprietário anterior só utilizava "motorex cross power 2t"e não acho pra comprar por aqui de jeito nenhum e queria andar com ela mas não quero esperar até o frete chegar...

Bom, a minha pergunta é:

Essa história de usar o mesmo óleo sempre procede???

Poderia usar "Motul 800"???

Valeu galera...
rallyman
Membro
Mensagens: 968
Registrado em: 21 Dezembro 2007 à58 15:39

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por rallyman »

Arupel escreveu: Isso não tem nada científico, OK ? Pode ser a maior neura do mundo, e não recomendo ninguém a me copiar. Contei essa história para te tranquilizar que dá para variar o óleo 2T sem problemas.
Isso não é neura e tem explicação cientifica, se chama "FlashPoint"

O motul 800 é óleo com o maior flashpoint do mercado, acima dos 500 graus se não me engano na ficha técnica da motul tem essa informação.

Não sei explicar tão bem mas acho que vai dar pra entender...
O flash point é basicamente a temperatura ideal de queima na camara de combustão, o flashpoint no motorex é bem mais baixo e por isso ele queima melhor e mais facil quando o uso for em trilhas...

O mesmo ocorre com o motul 710 vs 800, tem uma diferença absurda no flashpoint...
Se a temperatura na camara estiver mais fria do que o necessario para atender a necessidade especifica do oleo não vai ter a queima perfeita e vai babar.
engmarcel17
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 25 Setembro 2014 à57 10:18

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por engmarcel17 »

Rapaz fiz uma perguntinha e to saindo com o bolso cheio de conhecimento... hehehehehehe...

Valeu galera... essa do flashpoint achei interessante...

Por esse fato, de acordo com o araupel, o motorex vai melhor em trilhas mais travadas??? Ele "melhora" a lenta???

Alguem sabe me dizer algum number plate que de encaixe na GG??? Não sou muito fã de farol...
santanacomp
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Maio 2015 à45 17:08

Re: Custo de Manutenção Motor GasGas EC250 2T.

Mensagem por santanacomp »

Pessoal sou novo por aqui e desculpa retomar o assunto, varias informações aqui me foram validas, mas continuo com uma duvida. Troquei a velha e boa crf 230 por uma GG 250ec 2013, estou preocupado com esta troca de pistão e anéis pois a moto não possui horímetro e o antigo dono infelizmente não tenho mais contato minhas duvidas são: devo mandar abrir o motor para verificar as folgas?.....sei apenas q o antigo dono tinha muito cuidado e usava o óleo Putoline mx9 a 1,5% dizem q é equivalente ao motul 800. Atualmente estou usando o motul 800 com a mesma porcentagem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem