suspensão da ajp pr4

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

suspensão da ajp pr4

Mensagem por caco »

boa tarde colegas. com a ajp pr4 usada sendo vendida entre 10 a 15 mil, minha duvida é a suspensão que tem na ficha técnica marzochi 40 mm com 260 mm de curso é melhor que a 230. a resposta fácil é que sim, mas quanto melhor?

parece igual a da husqvarna wr 125? será que é tão boa assim?

igual a qual? das primeiras gasgas? da yamaha wr?

sei que dá para melhorar a suspensão da 230, sem trocá-la, mas a da ajp sempre será melhor?
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: suspensão da ajp pr4

Mensagem por Ronaldo p.a »

Boa tarde, essa susp da ajp me parece inferior à qualquer uma das especiais, acho que até as mais antigas tinham pelomenos seus 290mm, essa tem 260mm de curso, agora, se ela for à cartucho(tem umas genéricas que não são) tudo que voce fizer na da 230 não chega nem perto de uma susp à cartucho...
Tem um membro aqui do forum que tem uma ajp, ele pode falar mais sobre a susp.
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: suspensão da ajp pr4

Mensagem por caco »

manual da ajp fala que a suspa de 40mm tem a regulagem só em cima, os clicks endurecem e afrouxam só na parte de cima da suspa. embaixo não tem função. acho que azedou.



agora aguardar mais gente comentar.
Fuzi
Membro
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Fevereiro 2014 à22 14:42

Re: suspensão da ajp pr4

Mensagem por Fuzi »

caco..... eu tenho uma pr4.... e posso afirmar... mil vezes melhor que crf!!!!!!
ja andei em crf c/ racetech e talz..... nem compara!! ...Mas claro que tem q regular...
comp. e ret. é no alto da bengala, a traseira comp. no cilindro e ret. no link.

Eu comprei ela pq tive uma lesão na coluna, com crf ou ttr, não conseguia andar mais de 1 hr, com essa ando direto todos fim de semana de 4 a 5hr por dia, tranquilo....

qt ao funcionamento.... pode tocar em valeta, tronco, pedra grande... ela copia e não da rebote direto no cotovelo... se tiver uns enroscos de pedra e lama, vai notar muuuuuito mais tração que crf... no estradão ela parece que ta no asfalto...
claro que tudo isso sem aqueles pneus "ecobosta" originais dela. hehehehhehehe

Só não posso te falar das outras que vc citou... essas não conheço...
Fuzi
Membro
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Fevereiro 2014 à22 14:42

Re: suspensão da ajp pr4

Mensagem por Fuzi »

caco escreveu:manual da ajp fala que a suspa de 40mm tem a regulagem só em cima, os clicks endurecem e afrouxam só na parte de cima da suspa. embaixo não tem função. acho que azedou.



agora aguardar mais gente comentar.

pra regulagem embaixo.... só na extreme, que se não me engano vem a suspa top da marzocchi e a traseira é igual a pró.
Dehdao
Membro
Mensagens: 731
Registrado em: 23 Junho 2013 à42 23:35

Re: suspensão da ajp pr4

Mensagem por Dehdao »

Fuzi escreveu:
caco escreveu:manual da ajp fala que a suspa de 40mm tem a regulagem só em cima, os clicks endurecem e afrouxam só na parte de cima da suspa. embaixo não tem função. acho que azedou.



agora aguardar mais gente comentar.

pra regulagem embaixo.... só na extreme, que se não me engano vem a suspa top da marzocchi e a traseira é igual a pró.
Que regulagem você tem que é só em cima?

Pré Carga? Fique curioso aqui.. Normalmente as susps regulam compressão/retorno, e nao vejo sentido em regular um sem o outro.
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: suspensão da ajp pr4

Mensagem por Ronaldo p.a »

Site bem legal: http://www.rickramsey.net/PR4.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Fuzi
Membro
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Fevereiro 2014 à22 14:42

Re: suspensão da ajp pr4

Mensagem por Fuzi »

Dehdao escreveu:
Fuzi escreveu:
caco escreveu:manual da ajp fala que a suspa de 40mm tem a regulagem só em cima, os clicks endurecem e afrouxam só na parte de cima da suspa. embaixo não tem função. acho que azedou.



agora aguardar mais gente comentar.

pra regulagem embaixo.... só na extreme, que se não me engano vem a suspa top da marzocchi e a traseira é igual a pró.
Que regulagem você tem que é só em cima?

Pré Carga? Fique curioso aqui.. Normalmente as susps regulam compressão/retorno, e nao vejo sentido em regular um sem o outro.

Sim.... comp e ret encima.....
é que na extreme tem encima comp. alta e baixa vel. e embaixo é o retorno...
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: suspensão da ajp pr4

Mensagem por caco »

entã Fuzi, você é um cara exemplar. sempre participando e respondendo.
no site da marzocchi a suspa não é das melhores, acho até que não é cartuchada, hhehehehehe, aprendi no site do cascão, ontem....
"http://www.endurohp.eng.br/mecanica/sus ... ensao.html"
"http://moto.marzocchi.com/it/forcelle-a ... 0&LN=it-IT"

to para dizer que a suspa de 40mm é para pit bike. mas não tenho certeza. agora a de 48 é show.

ainda tenho uma boa queda pela ajp pr4, mas tenho de andar numa para tirar minhas conclusões. aqui neste fim de mundo é difícil, povo não sabe o que é DR400, gasgas, quanto mais uma portuguesa....
Fuzi
Membro
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Fevereiro 2014 à22 14:42

Re: suspensão da ajp pr4

Mensagem por Fuzi »

caco escreveu:entã Fuzi, você é um cara exemplar. sempre participando e respondendo.
no site da marzocchi a suspa não é das melhores, acho até que não é cartuchada, hhehehehehe, aprendi no site do cascão, ontem....
"http://www.endurohp.eng.br/mecanica/sus ... ensao.html"
"http://moto.marzocchi.com/it/forcelle-a ... 0&LN=it-IT"

to para dizer que a suspa de 40mm é para pit bike. mas não tenho certeza. agora a de 48 é show.

ainda tenho uma boa queda pela ajp pr4, mas tenho de andar numa para tirar minhas conclusões. aqui neste fim de mundo é difícil, povo não sabe o que é DR400, gasgas, quanto mais uma portuguesa....
Valew pelo elogio.... mas sim, essa é a pior das de enduro deles....
só que comparando com as crfs, ainda assim axo bem melhor... a de 48 é a que vem em todas as motos de competição enduro...

A única coisa que caso vc for andar numa... o acelerador é bem progressivo, de início vai parecer que tem menos motor... mas qnd pegar o jeito do acelerador, os motores ficam parecidos, só que a pr4 tem mais torque. tipo... nos enroscos ao invés de ficar "punheteando" o acelerador p pegar grip, é só acelerar pouco mas contínuo que ele segura o torque e da o grip necessário. Cansa bem menos...
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: suspensão da ajp pr4

Mensagem por Ronaldo p.a »

No link que eu postei acima tem praticamente um raio-x da ajp, o cara antes tinha uma crf totalmente modificada, inclusive com amortecedor fox shox e susp de crf150r, e o cara ta gostando da ajp...
joaolfarinon
Membro
Mensagens: 131
Registrado em: 17 Março 2008 à34 14:53

Re: suspensão da ajp pr4

Mensagem por joaolfarinon »

Fuzi escreveu:
caco escreveu:entã Fuzi, você é um cara exemplar. sempre participando e respondendo.
no site da marzocchi a suspa não é das melhores, acho até que não é cartuchada, hhehehehehe, aprendi no site do cascão, ontem....
"http://www.endurohp.eng.br/mecanica/sus ... ensao.html"
"http://moto.marzocchi.com/it/forcelle-a ... 0&LN=it-IT"

to para dizer que a suspa de 40mm é para pit bike. mas não tenho certeza. agora a de 48 é show.

ainda tenho uma boa queda pela ajp pr4, mas tenho de andar numa para tirar minhas conclusões. aqui neste fim de mundo é difícil, povo não sabe o que é DR400, gasgas, quanto mais uma portuguesa....
Valew pelo elogio.... mas sim, essa é a pior das de enduro deles....
só que comparando com as crfs, ainda assim axo bem melhor... a de 48 é a que vem em todas as motos de competição enduro...

A única coisa que caso vc for andar numa... o acelerador é bem progressivo, de início vai parecer que tem menos motor... mas qnd pegar o jeito do acelerador, os motores ficam parecidos, só que a pr4 tem mais torque. tipo... nos enroscos ao invés de ficar "punheteando" o acelerador p pegar grip, é só acelerar pouco mas contínuo que ele segura o torque e da o grip necessário. Cansa bem menos...
Na ficha técnica do site http://www.ajpmotos.com.br/pr4/" onclick="window.open(this.href);return false;, diz que a pr4 240cc tem potência de 20 CV, e torque de 18,0 N.M. Convertendo os 18,0 N.M para kgf.m, segundo o site http://www.webcalc.com.br/frame.asp?pag ... orque.html" onclick="window.open(this.href);return false;, temos 1.83.

Ou seja, na teoria a pr4 tem mais cv do que a crf230, mas menos torque. Sei la, o que vale mesmo é na prática.
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: suspensão da ajp pr4

Mensagem por Ronaldo p.a »

Joaofarinon, ficha técnica é muito relativo, em portugal motos como a ajp são emplacadas, elas tem que atender à euro3 se não me engano; a do fuzi com o belparts provavelmente tenha mais torque.
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: suspensão da ajp pr4

Mensagem por Ronaldo p.a »

E por falar em ficha tecnica da uma olhada na ajp do japão: http://www.ajp-moto.jp/selectbuild.html" onclick="window.open(this.href);return false; lá parece que tem varias configurações, me chamou a atenção o peso delas!
joaolfarinon
Membro
Mensagens: 131
Registrado em: 17 Março 2008 à34 14:53

Re: suspensão da ajp pr4

Mensagem por joaolfarinon »

Putz cara, eu fico babando numa dessas: http://www.ajp-moto.jp/pr4-240-limited.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Fuzi
Membro
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Fevereiro 2014 à22 14:42

Re: suspensão da ajp pr4

Mensagem por Fuzi »

Ronaldo p.a escreveu:Joaofarinon, ficha técnica é muito relativo, em portugal motos como a ajp são emplacadas, elas tem que atender à euro3 se não me engano; a do fuzi com o belparts provavelmente tenha mais torque.
Sim... o belparts da uma vida nova no motor.... aumenta bem o torque e a resposta do motor é imediata....
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: suspensão da ajp pr4

Mensagem por jjacob »

Eu acho muito legal essas AJP, pena que o motor da versão "acessível" não empolga muito e a 250 é bem carinha.
Fuzi
Membro
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Fevereiro 2014 à22 14:42

Re: suspensão da ajp pr4

Mensagem por Fuzi »

jjacob escreveu:Eu acho muito legal essas AJP, pena que o motor da versão "acessível" não empolga muito e a 250 é bem carinha.
Se pensar só no motor... concordo contigo. Mas se pensar no conjunto todo.... é a melhor opção de intermediária.
A 250 não vale o preço, mesmo caso da tokens.... aí sim vale mais uma usada q já desvalorizou o que tinha q desvalorizar.... tem GG 2 tempos 2012, até 2013 pelo mesmo preço.
Qnd peguei a minha era o limite de preço que eu podia... uma usada no preço da pr4 só vai pegar problema ou bem velha que não vale a pena....
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem