Moto fervendo sem justificativa???

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
maneubmx
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Abril 2015 à57 14:14

Moto fervendo sem justificativa???

Mensagem por maneubmx »

Boa noite galera, escrevo esse tópico pois estou com um problema bê sinistro em minha yz!
Vou descrever a situação na sequência do que ocorreu com minha yz250
Fiz o motor da moto, coloquei cilindro zero original, pistão wiseco 1 anel, soldei o limitador da válvula central ypvs, troquei algumas juntas e retentores, e montei o motor, a moto ficou boa demais, dando lenta, andando muito, raramente fervia, andei bem com ela assim até que um dia ela parou.
Foi quando verificamos que a válvula quebrou, porque a solda tinha destemperado ela, a quebra fez o pistão estragar, matou a quina superior dele e agarrou o anel, porem graças a Deus não danificou meu cilindro zero.
(a moto sempre dava um pouco de falta em baixa)
Abri o motor, retirei a válvula e usando uma válvula igual fiz uma cópia em inox no cnc
Montei o motor agora coloquei um pistão com 2 anéis, conforme usava antes do wiseco e a moto está estranha, ferve até andando no asfalto, andando na rua chega até a sair mto vapor.
Troquei as juntas do cilindro e do cabeçote e nada de parar de ferver, aumentei o gigler de baixa de 45 pra 55 e mesmo assim não para de ferver, a moto nunca foi de ferver assim.
Estou cismado que é mesmo o fato de ter mudado o material da válvula que está retendo muito calor no motor, porque já chequei tudo, bomba dagua a tampa do radiador está boa também.
Tenho certeza de que o tamanho da válvula está igual
Não sei o que pode ser, sei que não dá pra tirarem conclusoes sem ver a moto mas se tiverem idéia de alguma coisa para testar, seria ótimo
Obrigado Emanuel
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Moto fervendo sem justificativa???

Mensagem por jjacob »

A minha kdx estava fervendo assim, depois de muito mexer na moto descobri que a hélice da bomba d'água estava um pouco solta, na kdx ela é presa com uma porca sem trava, assim as vezes girava e as vezes não, quando olhava no radiador até via água circulando mas como a hélice estava patinando não era o suficiente. Depois de arrumar isso nunca mais ferveu.

Esquece essa teoria da válvula estar retendo calor.

Como esta a cor da vela?
maneubmx
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 27 Abril 2015 à57 14:14

Re: Moto fervendo sem justificativa???

Mensagem por maneubmx »

Problema resolvido graças a Deus, o radiador direito estava com uma borra dentro, acredito que foi culpa do aditivo Peugeot que usei, limpamos ele é ficou bom, agora a pergunta que fica, andar na água ou o aditivo?
Leandrofc
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 30 Dezembro 2014 à53 23:25

Re: Moto fervendo sem justificativa???

Mensagem por Leandrofc »

maneubmx escreveu:Problema resolvido graças a Deus, o radiador direito estava com uma borra dentro, acredito que foi culpa do aditivo Peugeot que usei, limpamos ele é ficou bom, agora a pergunta que fica, andar na água ou o aditivo?
Não use água.
Use somente o aditivo motocool e aditive o aditivo com o mocool, ambos da motul.
Prepara o bolso, que esses fluídos vão te custar mais ou menos R$200,00,mas você tem a vantagem de estar usando a melhor solução disponível no mercado.
nofxx
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 18 Dezembro 2015 à40 22:00

Re: Moto fervendo sem justificativa???

Mensagem por nofxx »

Rapaz, é nítido como o motocool é superior. Já testei o liquido honda, e outros.
Foi em moto de estrada, to chegando agora nas importadas mx.

Mas não tá tao caro assim como o amigo disse, paguei 40 pilas o litro...do expert (verde).
O factory line (azul) é uns 80 reais mas não vejo necessidade, o expert é excelente.
Outra coisa, o líquido a validade é 4 anos tranquilo. Compensa
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: Moto fervendo sem justificativa???

Mensagem por MateusPH »

Leandro, me explique pq n usar água?
NA minha wr usava 100% água e fazia trilhas travada , e nunca ferveu, e nunca tive algum problema em usar somente água!
nofxx
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 18 Dezembro 2015 à40 22:00

Re: Moto fervendo sem justificativa???

Mensagem por nofxx »

Na vdd todos são água... motocool é 50/50.

Água pura: Tem que ser destilada, ja custa uns 10 reais o litro, você deve trocar pelo menos uma vez por ano.
E tem que ficar repondo constantemente.

Fluído: Tem anti corrosivos, outras quimicas p/ trocar mais calor (-8C ateh), e chega até 130C tranquilo (se usar valvula pressão por ex).
E quimicas p/ durar pelo menos 4 anos, como eu disse. Pode repor do mesmo ou agua destilada.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Moto fervendo sem justificativa???

Mensagem por Juliano »

MateusPH escreveu:Leandro, me explique pq n usar água?
NA minha wr usava 100% água e fazia trilhas travada , e nunca ferveu, e nunca tive algum problema em usar somente água!

Somente água não terá eficiência na troca de calor, vai enferrujar peças metálicas, vai criar fungos e limo no interior do radiador, que vão diminuir drasticamente o diâmetro dos tubos, por consequência o fluxo de líquido, vai criar borras que com o tempo se soltarão e provocarão o mesmo problema do amigo que criou o tópico...


Sinceramente, não sei como pessoas utilizam água em motores, seja de carro, moto, etc. Creio que o problema está na forma coloquial de se denominar "motor refrigerado à água", o correto seria "motor refrigerado à líquido específico" kkkkkkk

Já vi gente trocando óleo do motor Motul à cada duas trilhas e colocando água no radiador...
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Moto fervendo sem justificativa???

Mensagem por Leo Racing »

Juliano escreveu:
MateusPH escreveu:Leandro, me explique pq n usar água?
NA minha wr usava 100% água e fazia trilhas travada , e nunca ferveu, e nunca tive algum problema em usar somente água!

Somente água não terá eficiência na troca de calor, vai enferrujar peças metálicas, vai criar fungos e limo no interior do radiador, que vão diminuir drasticamente o diâmetro dos tubos, por consequência o fluxo de líquido, vai criar borras que com o tempo se soltarão e provocarão o mesmo problema do amigo que criou o tópico...


Sinceramente, não sei como pessoas utilizam água em motores, seja de carro, moto, etc. Creio que o problema está na forma coloquial de se denominar "motor refrigerado à água", o correto seria "motor refrigerado à líquido específico" kkkkkkk

Já vi gente trocando óleo do motor Motul à cada duas trilhas e colocando água no radiador...
Juliano

Andei pesquisando bastante sobre o assunto e fazendo uns testes, você acredita que a troca de calor da água é melhor que do fluido?
Mas fora isso a água só causa prejuizo ao sistema..
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Moto fervendo sem justificativa???

Mensagem por jjacob »

O problema não é majoritariamente o coeficiente de transferência de calor dos líquidos mas os efeitos colaterais do uso de cada um. Com a água pura ocorre a formação de borra e placas de minerais nas superfícies internas formando assim uma barreira dificultando que o calor passe da parede do moto para a água, e com o radiador também, seria o equivalente ao pessoal que pinta cilindro de moto refrigerada a ar.
Dehdao
Membro
Mensagens: 731
Registrado em: 23 Junho 2013 à42 23:35

Re: Moto fervendo sem justificativa???

Mensagem por Dehdao »

nofxx escreveu:Rapaz, é nítido como o motocool é superior. Já testei o liquido honda, e outros.
Foi em moto de estrada, to chegando agora nas importadas mx.

Mas não tá tao caro assim como o amigo disse, paguei 40 pilas o litro...do expert (verde).
O factory line (azul) é uns 80 reais mas não vejo necessidade, o expert é excelente.
Outra coisa, o líquido a validade é 4 anos tranquilo. Compensa
O motocool você acha nesse valor ou até menos.

Caro é o Mocool. O motocool não precisa de agua (nada de 50/50 como postaram ai pra cima) ele vai puro ou com 5% do Mocool. Eu uso com 5% de Mocool.

O motocool é um amarelo clarinho, quase que verde, o Mocool é um roxo escuro. Quando misturados ficam dourado (Só podia né, pelo preço dessa porr..). Diz a embalagem que o Mocool faz o motor rodar até 15º mais frio. Se muda isso tudo não sei, mas a moto mais fervedeira da turma (Leia-se do piloto mais roia) só parou de ferver com isso. Usando esse aditivo, você precisa judiar muiiiiiito da moto pra ferver.
nofxx
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 18 Dezembro 2015 à40 22:00

Re: Moto fervendo sem justificativa???

Mensagem por nofxx »

São 3 produtos:

Motocool Expert -> Litro verde $40 --- PRONTO PRA USO
Motocool Factory Line -> Litro roxo $80 --- PRONTO PRA USO
Mocool -> Qto vem 200ml? $80 --- Diluir em um dos acima ^^^

Basicamente os motocool são agua destlilada + mocool. Quis dizer isso com 50/50. Ele já vem pronto, misturado.
E frisando o amigo acima: Isso você troca até 4 anos... não tem motivo p/ usar agua pura.
Irrisório o valor perto do óleo como o amigo ilustrou.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Moto fervendo sem justificativa???

Mensagem por jjacob »

Eu uso aditivo de carro mesmo, funciona muito bem.

Esse Mocool funciona mesmo, ele é um liquido oleoso e mau cheiroso e vai muito pouco na moto, tanto que eu e mais 2 amigos compramos e dividimos um tubinho. Logo depois de colocar fiz uma trilha travada quase um trail, subidas com pedras, no verão e a kdx não ferveu.
nofxx
Membro
Mensagens: 55
Registrado em: 18 Dezembro 2015 à40 22:00

Re: Moto fervendo sem justificativa???

Mensagem por nofxx »

Curiosidade jjacob: os novos são mau cheirosos, pq o monoetiglicol-algo-assim é doce e venenoso.
Logo, evenenamento de cachorro/gato tal tornou comum e colocaram esse mau cheiro.

O dia que ranquei a mangueira *sem querer* na garagem e voou fluido pra todo lado minha pastora já deu uma lambidáça =/
O cachorra pertubada, estopa ela come e pinga óleo no chão ela lambe. É uma BMW 2T...pastor alemão.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Moto fervendo sem justificativa???

Mensagem por jjacob »

nofxx interessante isso, a minha cadela é uma Beagle e a especialidade dela é borracha, mangueias, chinelos.....
Leandrofc
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 30 Dezembro 2014 à53 23:25

Re: Moto fervendo sem justificativa???

Mensagem por Leandrofc »

MateusPH escreveu:Leandro, me explique pq n usar água?
NA minha wr usava 100% água e fazia trilhas travada , e nunca ferveu, e nunca tive algum problema em usar somente água!
Certamente, Matheus, sua moto devia ter galerias mais largas e um projeto de arrefecimento mais robusto, principalmente se a wr for da Yamaha (não huskvarna).
Agora vou te dizer uma verdade que você não vai gostar, mas como todos aqui do fórum são amigos, amigos devem ser verdadeiros: adicionando água, assim como os colegas acima falaram, você está parecendo terrorista do estado islâmico: criando uma bomba que vai explodir na sua própria mão, ou na mão de outro irmão trilheiro. Se conscientize!
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: Moto fervendo sem justificativa???

Mensagem por MateusPH »

Humm agora sim, obrigado pelas explicação, era uma wr da yamaha ano 98, radiador largo!Mas antes de entupir os radiador, o pistão virou por cagada do ''mecanico''!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem