Dicas Montagem Cilindro 2T

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por João Neres »

e ai pessoal blzz? joia:::

Desmontei o cilindro da KDX pra fazer a troca de pistão e anéis, esta foi a primeira vez que desmontei um motor, mas tenho um POUCO de noção de mecânica, pouco rsrs fiz tudo na limpeza lavei o motor antes de desmontar, separei cada porca e cada peça do cilindro em pacotes etiquetados tipo o sistema kips, porcas do cilindro e tal... tudo no capricho.
achei bem simples desmontar e tinha todas as chaves pra fazer esse serviço então foi tranquilo smile::

e para encurtar a historia rsrsrs quando abri o cilindro estava esperando ou imaginando que só precisaria trocar o kit de pistão e anéis e então a surpresa: pistão trincado, cilindro comido o cromo ( já aparecendo o alumínio) terei que encamisar, uma pena mas também para um cilindro de 22 anos acho que aguentou muito tempo e até então a kawaka foi só alegria, ela merece um talento agora!

O sistema será o seguinte:

x Camisa de cromo da Rudari
x Kit Pistão e anéis Wossner forjado
x Kit Biela wossner forjada
x Rolamentos do vira NSK

O que eu preciso:

quando for montar, sigo esta ordem?: montar anéis no pistão > pistão na biela > cilindro em cima ?

existe uma posição correta para montar os anéis certo? qual é esta posição ?

Lubrificar o rolamento da gaiola com óleo 2t?

lubrificar o cilindro com óleo 2t antes de montar?

a moto vai precisar de acerto de carburação com o cilindro novo ?

Mais alguma dica para montagem ?

Valeeu! joia:::
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por julianorettore »

O que eu preciso:

1. quando for montar, sigo esta ordem?: montar anéis no pistão > pistão na biela > cilindro em cima ?
R= sim, poderá seguir essa ordem, mas coloca o primeiro clip do pino do pistão antes de coloca-lo na biela, também antes de colocar na biela, coloca um pano sob o virabrequim , assim se algo cair durante a montagem , nao vai cair dentro do motor , o mesmo também previne a entrada de possíveis sujeiras dentro do motor novo

2. existe uma posição correta para montar os anéis certo? qual é esta posição ?
R = sim, existe , também os anéis na fenda ou abertura, possuem uma cavidade que deve coincidir com um pino que existe dentro da canaleta do pistão (vide foto abaixo). Lembro que os anéis tem lado para montagem, mas a maioria tem uma cavidade que vai no pino guia da canaleta que evita a montagem errada dos anéis
Imagem

3. Lubrificar o rolamento da gaiola com óleo 2t?
R= sempre, assim evita que no primeiro funcionamento o mecanismo funcione a seco

4. lubrificar o cilindro com óleo 2t antes de montar?
R= sempre, assim evita que no primeiro funcionamento o mecanismo funcione a seco

5. a moto vai precisar de acerto de carburação com o cilindro novo ?
R= pode ser que sim, pois no andar da vida útil elas vão perdendo compressão e as vezes se enriquece a mistura para faze-las funcionar de acordo , ai quando o motor é refeito, a mistura fica gorda e precisa de ajustes, mas isso não vem a ser uma regra, cabe de ir testar ela e verificar a cor da vela se está na cor ideal, que é da cor de tijolo (Imagem 2)
Imagem
6. Mais alguma dica para montagem ?
R=* cara , o que cabe é principalmente atenção e capricho na montagem,
* nunca bata no virabrequim durante a montagem pois isso desalinha o virabrequim e seu motor vai vibrar e moer com os rolamentos,
*toma cuidado com a junta da base do cilindro pois aonde há a junção das carcaças durante a montagem pode ocorrer de ficar um degrau e ai entrar ar em falso e a moto começa a se acelerar do nada, um pouco de junta liquida somente na junção das carcaças resolve e previne esse problema;
* limpa bem as carcaças por dentro aonde vai o vira, passa uma lixa bem fina para deixar o interior bem liso
* na montagem do pistão cuida para os anéis não desalinharem em relação ao pino guia do pistão
* cuidado quando se fabricam as juntas em casa, quando compramos os papeis de juntas para economizar uns trocados , principalmente a junta da base do cilindro, pois os papeis são vendidos em várias espessuras, normalmente 0.4 e 0.8mm, ai se tu colocar uma junta mais grossa na base do cilindro tu levanta o cilindro obviamente, e altera o diagrama de funcionamento. Em teoria, uma junta mais grossa na base do cilindro destaxa o motor , levanta as janelas e melhora a moto em alta, uma junta mais fina ocorre o contrário.
* tu pode medir o squish do motor a fim de otimizar o funcionamento dele, mas isso aí recai a alguém que tenha um conhecimento bem aprofundado de mecânica e 2T, na qual como tu disse no começo que entende do básico, recomendo muita leitura técnica sobre como faze-lo e estudos de caso relacionados ao modelo da sua moto para se obter o up no motor.
* TENHA CERTEZA DO TIPO DE REVESTIMENTO ORIGINAL DO CILINDRO, SE É EM CROMO OU NIKASIL, pois em um motor que originalmente é revestido em nikasil e se faça cromo em seguida, não vai funcionar adequadamente, pois o nikasil teoricamente dura mais que o cromo e proporciona menor coeficiente de atrito, consequentemente aquece bem menos, consulta isso antes de mandar fazer o revestimento do cilindro da sua moto. Revestir um cilindro em cromo que originalmente era em nikasil , a moto vai perder bastante potencia
qualquer coisa estamos à vossa disposição
Victor93
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 14 Março 2012 à04 23:34

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por Victor93 »

amigo, uma dúvida:

Quanto se gasta em média para encamisar um cilindro 2t? To pegando uma cr 250 2001 e me surgiu essa dúvida.
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por f.cker »

O Juliano explicou muito bem..limpa bem e lubrifica pistao, gaiolas e cilindro com oleo 2t.

Apenas adicionaria o cuidado com a montagem do sistema KIPS.. Siga as marcacoes nas engrenagens como manda o manual de servico. Importante lubrificar o sistema com graxa de alta temperatura.

Só um ponto.. encamisar KDX com cromo fica excelente.. não perde quase nada de potencia.. temos que levar em conta que o Nikasil da KDX é de uma tecnologia dos anos 90.. nao se compara com o processo utilizado hoje.
E falo por experiencia própria.. já tive duas assim.
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por João Neres »

Caramba Juliano que explicação! aplauso:: palmas::

1. só fiquei em duvida por que meu pistão antigo não tinha esse pino na canaleta e o pistão novo ainda não chegou, se ele não tiver o pino como faço pra montar certo? ( o antigo os anéis giram livres na canaleta)

2. vc diz colocar a trava antes de montar o pistão na biela, isso quer dizer colocar um lado da trava no pistão > colocar na biela > passar o pino > depois colocar a outra trava?

3. no kit vem dois anéis, exite diferença entre eles? ou tanto faz montar em qualquer canaleta ?

4. sobre a junta liquida na base do cilindro, vc diz colocar a junta liquida somente ali nos dois pontos que se une? (frente e trás do cilindro/bloco?) comprei o kit completo de junta então devo dar um pingo de cola nesses dois pontos...

Estou vendo muitos videos e até um do motor da kdx mesmo mas neste é só a desmontagem, gosto muito de mexer com isso mas tenho um pouco de medo de fazer cagada rsrs mas to fazendo com calma e capricho, vai ficar legal...

eu irei colocar uma camisa no cilindro pois não tenho como pagar um nikasil...

f.cker, muito obrigado as suas dicas e opiniões valem muito! vc que já teve essa moto e já passou pelo que vou passar... vou atras dessa graxa pra temperatura joia:::

Victor,
vou te passar os orçamentos que fiz:

Retifica paulista: 290,00 camisa de ferro centrifugado
Rudari: camisa de cromo 420,00
Romaq: camisa de cromo 860,00 blink::

ainda falta orçar com o pessoal da Skatena pra ver quando custa e que material usam...
Victor93
Membro
Mensagens: 82
Registrado em: 14 Março 2012 à04 23:34

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por Victor93 »

Valeu João! Boa sorte aí
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por julianorettore »

João Neres escreveu:Caramba Juliano que explicação! aplauso:: palmas::

1. só fiquei em duvida por que meu pistão antigo não tinha esse pino na canaleta e o pistão novo ainda não chegou, se ele não tiver o pino como faço pra montar certo? ( o antigo os anéis giram livres na canaleta)
caso nao tenha o pino guia, ai tu monta em 180º e as pontas dos aneis nao coincidam com as janelas de admissão ou escape
2. vc diz colocar a trava antes de montar o pistão na biela, isso quer dizer colocar um lado da trava no pistão > colocar na biela > passar o pino > depois colocar a outra trava?
exato, cuida que no pistão tem uma seta , e essa seta tem que apontar para o lado do escape
3. no kit vem dois anéis, exite diferença entre eles? ou tanto faz montar em qualquer canaleta ?
as vezes que montei, vinha descrito na embalagem o anel q ia em cima, com a descrição TOP, cuida na montagem q no anel tem uma marca e a marca tem que ficar para cima, caso nao tenha o pino guia


4. sobre a junta liquida na base do cilindro, vc diz colocar a junta liquida somente ali nos dois pontos que se une? (frente e trás do cilindro/bloco?) comprei o kit completo de junta então devo dar um pingo de cola nesses dois pontos...
exato, na junção das carcaças é comum ficar um degrau e é um local propicio a entrar ar em falso, ai começa a dar mistura pobre na moto, ficar acelerada e da um monte de problema
Estou vendo muitos videos e até um do motor da kdx mesmo mas neste é só a desmontagem, gosto muito de mexer com isso mas tenho um pouco de medo de fazer cagada rsrs mas to fazendo com calma e capricho, vai ficar legal...

eu irei colocar uma camisa no cilindro pois não tenho como pagar um nikasil...

f.cker, muito obrigado as suas dicas e opiniões valem muito! vc que já teve essa moto e já passou pelo que vou passar... vou atras dessa graxa pra temperatura joia:::

Victor,
vou te passar os orçamentos que fiz:

Retifica paulista: 290,00 camisa de ferro centrifugado
Rudari: camisa de cromo 420,00
Romaq: camisa de cromo 860,00 blink::

ainda falta orçar com o pessoal da Skatena pra ver quando custa e que material usam...
para salientar a ajuda, segue esse link que vai te ajudar bastante : https://www.thumpertalk.com/forums/topi ... to-kdx200/" onclick="window.open(this.href);return false;
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por João Neres »

aplauso:: aplauso:: aplauso::

Ontem chegou o kit de pistão e a biela e ontem mesmo já mandei por sedex pra rudari...

somente pra ficar bem claro então no caso dos anéis, o meu pistão novo veio com os pinos das cavas, mas caso um dia não tenha então monto a 180º das janelas, porem monto os dois com as aberturas para o mesmo lado ou um a 180º para o lado esquerdo e o outro a 180º para direita?

* acho que seria 90º, pois se pegar em relação as janelas, a 180º a abertura ficaria em alguma janera rsrs, olhando de cima então a 90º do furo do escape, certo?

acho que não tenho mais duvidas, vamos ver na hora de montar gorfei::
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por julianorettore »

cara durante as montagens sempre surgem duvidas mas pode ficar certo que sempre estaremos aqui a disposição para ajuda-lo. boa sorte
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por Ronaldo p.a »

Opa João! Vai mandar a biela pra montar na Rudari, ou vai montar por aí mesmo?
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por João Neres »

Valeeu juliano!
vou montar a biela por aqui mesmo segunda vou levar pra montar
Italo00
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 25 Fevereiro 2017 à25 17:00

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por Italo00 »

leve a um profissional bem qualificado de confianca
ja tive dor de cabeca por causa de virabrequim desalinahado
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por João Neres »

Vou levar no mecânico que faz a manutenção dela quando não dou conta..

a curiosidade, no meu caso, vou encamisar o cilindro que estava com pistão C e voltará a medida A, mas a diferença no diâmetro do pistão é de centésimos.. então como fazem pra colocar a camisa? o cilindro é aberto bem mais pra encaixar a camisa como o novo diâmetro interno?
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por João Neres »

Algumas fotos do kit lingua::
Anexos
IMG_7078.JPG
IMG_7078.JPG (2.18 MiB) Exibido 17466 vezes
IMG_7080.JPG
IMG_7080.JPG (1.51 MiB) Exibido 17466 vezes
IMG_7079.JPG
IMG_7079.JPG (1.68 MiB) Exibido 17466 vezes
Italo00
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 25 Fevereiro 2017 à25 17:00

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por Italo00 »

João Neres escreveu:Vou levar no mecânico que faz a manutenção dela quando não dou conta..

a curiosidade, no meu caso, vou encamisar o cilindro que estava com pistão C e voltará a medida A, mas a diferença no diâmetro do pistão é de centésimos.. então como fazem pra colocar a camisa? o cilindro é aberto bem mais pra encaixar a camisa como o novo diâmetro interno?
Na retifica eles tem duas maneiras de trocar a camisa:
-eles aquecem o cilindro e retira a camisa antiga na prensa
-outra forma é passar uma fresa cortando a camisa antiga ate que ela saia, feito uma dessas formas eles colocam a camisa nova presando

Nao consegui achar um video retirando, mas consegui achar um deles colocando a camisa
https://youtu.be/j81iIT9JVKE" onclick="window.open(this.href);return false;


O kit pistao e de otima qualidade, vai ficar top a kdx
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por João Neres »

Valeu :)
e quando o cilindro é encamisado, para trocar as medidas de pistão por exemplo A para B vai precisar retificar a camisa ou vai funcionar como o cilindro original, apenas medindo o desgaste e trocando o kit de pistão ?
Italo00
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 25 Fevereiro 2017 à25 17:00

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por Italo00 »

Mede-se o diâmetro da camisa, quando a verificação indica que a camisa ja esta alem da medida de A e instala o pistao medida B, dependendo do caso se houver algum risco faz-se o brunimento, nao tem muito segredo
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por cascao »

https://www.youtube.com/watch?v=k_eTsq-9meg" onclick="window.open(this.href);return false;
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por João Neres »

Entendi, valeu pessoal!
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: Dicas Montagem Cilindro 2T

Mensagem por João Neres »

E sobre o amaciamento?
o certo é enrolar o cabo? ou adar de boa? por quanto tempo leva o amaciamento? devo usar mais óleo 2t nesse período?

estava usando 20ml de motul 710 p/litro de gasolina
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem