[Ajuda] XR 200 De uso Urbano

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

Pulhote
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Abril 2019 à25 19:13

[Ajuda] XR 200 De uso Urbano

Mensagem por Pulhote »

Então galera, sou novo no fórum assim como sou novo no mundo das motocicletas. A alguns meses eu consegui adquirir minha primeira motocicleta, estava em busca de uma Tornado, mas como orçamento estava reduzido fiquei com uma XR 200 branca. Porém, a mesma esta com algumas coisas que atualmente estão me dando dores de cabeça.

Como não tenho um vasto conhecimento, peço ajuda aqui a vocês.
Seguinte, as rodas dianteiras e traseiras são jogo completo da Tornado, peguei ela assim já, e quando fui ver, o pinhão estava soldado ( Deve ter sido pq o conjunto da Tornado n encaixa perfeitamente ). Como a relação já está ficando gasta eu não sei mt o que fazer... Se vou atrás de um Kit de relação pra tornado ou se eu tento colocar as rodas originais da XR 200...
Outra coisa é que ela veio com o amortecedor traseiro estourado. Como não é o amortecedor original não vale a pena recuperar. Estava querendo saber sugestões se tem algum amortecedor atualmente que encaixe ou se eu tenho que comprar original dela.

Segue foto da XR 200 Atualmente smile::
Imagem
Bruninho31
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Abril 2019 à32 21:18

Re: [Ajuda] XR 200 De uso Urbano

Mensagem por Bruninho31 »

Seja bem vindo tbm sou novo aqui
Mais nao entendi tu falou q o pinhao ta soldado.. Mais nao seria a coroa??
Pq o pinhao é no motor

Se for realmente o pinhao dai so abrindo motor pra trocar o eixo
Pulhote
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Abril 2019 à25 19:13

Re: [Ajuda] XR 200 De uso Urbano

Mensagem por Pulhote »

De fato é o pinhão que está soldado. No caso uma de minhas dúvidas é seguinte, se eu tiver que trocar a relação, e tiver que abrir o motor e trocar a peça do pinhão, devo eu colocar a relação da XR 200 ou da Tornado ? tendo em vista que ambas as rodas são da Tornado e que atualmente ela esta usando a relação da Tornado ( Por isso que ta soldado, pq n encaixa normalmente )
Bruninho31
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Abril 2019 à32 21:18

Re: [Ajuda] XR 200 De uso Urbano

Mensagem por Bruninho31 »

Se vai abrir o motor pra trocar o eixo dai tu vai ter q por um pinhao certo e na traseira tu vai ter q manter d tornado pq é diferente os furos no cubo... A nao ser q troque o cubo pra um original pra dai por o kit completo de xr200
Pulhote
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Abril 2019 à25 19:13

Re: [Ajuda] XR 200 De uso Urbano

Mensagem por Pulhote »

Certo, no caso quando eu trocar, terei que fazer o que fizeram e soldar tbm já que n encaixa perfeitamente no eixo do motor da XR 200, né ?
Bruninho31
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Abril 2019 à32 21:18

Re: [Ajuda] XR 200 De uso Urbano

Mensagem por Bruninho31 »

Nao... Nao solda... Dai é Dinheiro posto fora.. Usa pinhao original .. Tem varios pinhao q da certo parafusados com a chapinha q tem q ter...
Pulhote
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Abril 2019 à25 19:13

Re: [Ajuda] XR 200 De uso Urbano

Mensagem por Pulhote »

É da certo ? Usar pinhão original da XR 200 com a coroa da Tornado ?
Bruninho31
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Abril 2019 à32 21:18

Re: [Ajuda] XR 200 De uso Urbano

Mensagem por Bruninho31 »

Tem q ver qual a medida da corrente se nao me engano de tornado é. 520

Vou da uma pesquisada
Bruninho31
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Abril 2019 à32 21:18

Re: [Ajuda] XR 200 De uso Urbano

Mensagem por Bruninho31 »

Pelo q vi das duas sao 520... Entao tem q da certo
Pulhote
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Abril 2019 à25 19:13

Re: [Ajuda] XR 200 De uso Urbano

Mensagem por Pulhote »

Fui buscar ela na oficina hj e aproveitei pra conversar o que podia ser feito em relação a moto sobre a transmissão.
Ele disse que uma das opções é pegar o eixo da XR 200 e ir em um torneiro mecânico pra adaptar pra os parafusos da Tornado. E dai em diante ficaria usando relação de transmissão da Tornado normal, sem ter que soldar o pinhão.

Aproveitei também pra comentar e perguntar sobre o amortecedor, ele disse que consegue recuperar por 150 pilas, então acho que até então, todas as dúvidas foram sanadas kk
Bruninho31
Membro
Mensagens: 13
Registrado em: 15 Abril 2019 à32 21:18

Re: [Ajuda] XR 200 De uso Urbano

Mensagem por Bruninho31 »

Mais as estrias do pinhao da tornado é diferente do eixo da xr 200 entao só mudar a questao dos parafusos axo q nao da...
GabrielSto
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 27 Agosto 2014 à31 08:56

Re: [Ajuda] XR 200 De uso Urbano

Mensagem por GabrielSto »

Ola amigo, tudo bom ?
Vou te dar minha opinião, se pinhao está soldado no eixo provavelmente foi por que as estrias do eixo desgastaram com o tempo e o antigo dono não quis ter o trabalho de abrir o motor só por conta disso. Isso é comum e se ver em motos mais velhas, tanto no pinhão quanto no pedal de marchas.

Já que você se dispôs a abrir o motor pra trocar o eixo, eu nao te aconselho de jeito nenhum fazer gambiarra no eixo pra tentar adaptar um pinhão de tornado, vc ja esta fazendo o que poucas pessoas fazem que é abrir o motor so pra trocar o eixo e vai acabar cagando todo o serviço.

Você tem basicamente duas opções viáveis :
-Tirar a solda, colocar outro pinhão e soldar de novo como estava antes (o que a maioria faz nesses casos) e evitar de gastar uma boa grana abrindo o motor SÓ pelo eixo

-Abrir o motor e trocar o eixo, colocar o original da XR 200 e montar seu kit de relação nas lojas de peças, o que não tem segredo nenhum : pinhao de Xr 200 e coroa de tornado (isso considerando que seu cubo seja de tornado) e uma corrente pra ela. É simples, tem muitas lojas de peças que vendem o kit separado, muito comum.

Agora o que eu faria : Tiraria a solda, colocaria o pinhao de xr com coroa de tornado e só trocaria esse quando quando precisar abrir o motor para fazer alguma manutenção, assim você evitar ficar abrindo e fechando o motor por pouca coisa. O que, por sinal, nem é bom ficar fazendo nessas motos mais velhas, quanto menor abrir melhor.
GabrielSto
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 27 Agosto 2014 à31 08:56

Re: [Ajuda] XR 200 De uso Urbano

Mensagem por GabrielSto »

Inclusive meu irmão tem uma Falcon ano 99 aqui em casa com o pedal de marchas soldado também, está começando a vazar o retentor do pedal.. sabe o que farei ?
vou cortar a solda, trocar o retentor e soldar de novo ! o motor funciona como um relógio e eu não vou ter todo o trabalho de abrir ele no meio so por isso.. funciona numa boa com solda, temos essa moto a mais de 4 anos e so agora vou ter esse trabalho.. vou gastar um pouco de tempo e vou prolongando a abertura do motor ate que seja necessário.

Fica ai minha opinião, abraço.
Pulhote
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 15 Abril 2019 à25 19:13

Re: [Ajuda] XR 200 De uso Urbano

Mensagem por Pulhote »

GabrielSto escreveu:Ola amigo, tudo bom ?
Vou te dar minha opinião, se pinhao está soldado no eixo provavelmente foi por que as estrias do eixo desgastaram com o tempo e o antigo dono não quis ter o trabalho de abrir o motor só por conta disso. Isso é comum e se ver em motos mais velhas, tanto no pinhão quanto no pedal de marchas.

Já que você se dispôs a abrir o motor pra trocar o eixo, eu nao te aconselho de jeito nenhum fazer gambiarra no eixo pra tentar adaptar um pinhão de tornado, vc ja esta fazendo o que poucas pessoas fazem que é abrir o motor so pra trocar o eixo e vai acabar cagando todo o serviço.

Você tem basicamente duas opções viáveis :
-Tirar a solda, colocar outro pinhão e soldar de novo como estava antes (o que a maioria faz nesses casos) e evitar de gastar uma boa grana abrindo o motor SÓ pelo eixo

-Abrir o motor e trocar o eixo, colocar o original da XR 200 e montar seu kit de relação nas lojas de peças, o que não tem segredo nenhum : pinhao de Xr 200 e coroa de tornado (isso considerando que seu cubo seja de tornado) e uma corrente pra ela. É simples, tem muitas lojas de peças que vendem o kit separado, muito comum.

Agora o que eu faria : Tiraria a solda, colocaria o pinhao de xr com coroa de tornado e só trocaria esse quando quando precisar abrir o motor para fazer alguma manutenção, assim você evitar ficar abrindo e fechando o motor por pouca coisa. O que, por sinal, nem é bom ficar fazendo nessas motos mais velhas, quanto menor abrir melhor.
Massa GabrielSto, tinha pensado em fazer isso msm de colocar o original da XR e usar só a coroa da Tornado, um kit personalizado. Não sabia se ia dar certo, mas como disseste que já fez algo semelhante estou mais confiante, vlw pela Dica joia:::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem