[ENQUETE] Como vcs carburaram suas 250 e 300tinha 2T??
[ENQUETE] Como vcs carburaram suas 250 e 300tinha 2T??
Galera,
Resolvi abrir essa enquete independente de fabricante, modelo da ratoeira 2T (claro, desde que 250 e/ou 300cc), região desse nosso imenso país, etc., etc.
O objetivo é ver como andam os ajustes dos carburas, uma vez que temos praticamente os mesmos utilizados por várias fabricantes, mudando muitas vezes apenas o diâmetro.
Com isso, podemos sanar algumas dúvidas relacionadas a potência, torque, etc., uma vez que muitos dizem que a moto "X" é mais forte que a moto "Y", porém, 99% desconhecem as imensas possibilidades de ajustes nesses motores, inclusive que podem transformar qualquer uma das motocas em uma verdadeira cadeira elétrica (quem é das antigas deve conhecer muito bem esse expressão).
Segue abaixo dois set-ups que pude comprovar e uma breve descrição dos comportamentos:
HUSABERG TE 300 EU 2013/2013
STANDART COMO DEIXEI
Carburador Tipo: Keihin PWK 36S AG Keihin PWK 36S AG
Número de série: FK0292 CDR FK0292 CDR
Posição da agulha: 2ª 3ª
Agulha Nº.: N84K N2ZJ
Giclê principal: 115 165
Giclê de baixa: 35 40
Giclê de partida: 50 50
Parafuso do ar: 1,75 1,75
Mola das válvulas: Intermediária
Parafuso de ajuste da mola: sem carga
Mistura: 1,5% (15ml de Motul 800 para cada litro de gasolina)
Relação: 14/49
Comportamento: Moto na mão em qualquer piso e tipo de trilha.
KTM 300 EXC EU 2012/2013
STANDART COMO ESTAVA COMO DEIXEI
Carburador Tipo: Keihin PWK 36S AG Keihin PWK 36S AG Keihin PWK 36S AG
Número de série: FK0292 CDR FK0292 CDR FK0292 CDR
Posição da agulha: 2ª 2ª 3ª
Agulha Nº.: N2ZJ N2ZJ N2ZJ
Giclê principal: 115 185 175
Giclê de baixa: 35 52 45
Giclê de partida: 50 50 50
Parafuso do ar (Abrir):1,75 2,75 1,75
Mola das válvulas: Intermediária
Parafuso de ajuste da mola: fechado com umas oito voltas
Mistura: 1,5% (15ml de Motul 800 para cada litro de gasolina)
Relação: 14/50
Comportamento: No primeiro set-up estava muito arrisca, dificuldades para tracionar nas trilhas mais escorregadias, cascalhos, gastona, etc., requer uma tocada bem "Pro".
No segundo set-up ficou mais na mão, porém, devido a relaçao mais curta precisa de uma tocada um pouco mais pro (com um pouco de técnica em posicionamento, controlhe de acelerador e embreagem), porém, fica bem divertida.
É isso galera, façam seus relatos, comentários, etc.
Resolvi abrir essa enquete independente de fabricante, modelo da ratoeira 2T (claro, desde que 250 e/ou 300cc), região desse nosso imenso país, etc., etc.
O objetivo é ver como andam os ajustes dos carburas, uma vez que temos praticamente os mesmos utilizados por várias fabricantes, mudando muitas vezes apenas o diâmetro.
Com isso, podemos sanar algumas dúvidas relacionadas a potência, torque, etc., uma vez que muitos dizem que a moto "X" é mais forte que a moto "Y", porém, 99% desconhecem as imensas possibilidades de ajustes nesses motores, inclusive que podem transformar qualquer uma das motocas em uma verdadeira cadeira elétrica (quem é das antigas deve conhecer muito bem esse expressão).
Segue abaixo dois set-ups que pude comprovar e uma breve descrição dos comportamentos:
HUSABERG TE 300 EU 2013/2013
STANDART COMO DEIXEI
Carburador Tipo: Keihin PWK 36S AG Keihin PWK 36S AG
Número de série: FK0292 CDR FK0292 CDR
Posição da agulha: 2ª 3ª
Agulha Nº.: N84K N2ZJ
Giclê principal: 115 165
Giclê de baixa: 35 40
Giclê de partida: 50 50
Parafuso do ar: 1,75 1,75
Mola das válvulas: Intermediária
Parafuso de ajuste da mola: sem carga
Mistura: 1,5% (15ml de Motul 800 para cada litro de gasolina)
Relação: 14/49
Comportamento: Moto na mão em qualquer piso e tipo de trilha.
KTM 300 EXC EU 2012/2013
STANDART COMO ESTAVA COMO DEIXEI
Carburador Tipo: Keihin PWK 36S AG Keihin PWK 36S AG Keihin PWK 36S AG
Número de série: FK0292 CDR FK0292 CDR FK0292 CDR
Posição da agulha: 2ª 2ª 3ª
Agulha Nº.: N2ZJ N2ZJ N2ZJ
Giclê principal: 115 185 175
Giclê de baixa: 35 52 45
Giclê de partida: 50 50 50
Parafuso do ar (Abrir):1,75 2,75 1,75
Mola das válvulas: Intermediária
Parafuso de ajuste da mola: fechado com umas oito voltas
Mistura: 1,5% (15ml de Motul 800 para cada litro de gasolina)
Relação: 14/50
Comportamento: No primeiro set-up estava muito arrisca, dificuldades para tracionar nas trilhas mais escorregadias, cascalhos, gastona, etc., requer uma tocada bem "Pro".
No segundo set-up ficou mais na mão, porém, devido a relaçao mais curta precisa de uma tocada um pouco mais pro (com um pouco de técnica em posicionamento, controlhe de acelerador e embreagem), porém, fica bem divertida.
É isso galera, façam seus relatos, comentários, etc.
Re: [ENQUETE] Como vcs carburaram suas 250 e 300tinha 2T??
Parabéns pela iniciativa.
-
- Membro
- Mensagens: 332
- Registrado em: 10 Abril 2013 à47 08:12
Re: [ENQUETE] Como vcs carburaram suas 250 e 300tinha 2T??
aaah como eu gostaria de poder dar minha opinião aqui!
Re: [ENQUETE] Como vcs carburaram suas 250 e 300tinha 2T??
bom a minha moto gg250 aqui em brasilia em media 900 metros de altitude eu uso gicle de baixa 45 e de alta 145 agulha do pistonete 4 cava de baixo pra cima parafuso de ar 3 voltas.
quando eu comprei ela ela era de bh e estava com gicle de alta 155 aqui em brasilia ela ficou muito gorda.
quando eu comprei ela ela era de bh e estava com gicle de alta 155 aqui em brasilia ela ficou muito gorda.
Re: [ENQUETE] Como vcs carburaram suas 250 e 300tinha 2T??
A minha TM 250 usa carburador PWK 38 e usa gicle de baixa 60 e de alta 165 e agulha no meio da regulagem. nessa regulagem ela ta fazendo de 10 a 12 km com litro.
Re: [ENQUETE] Como vcs carburaram suas 250 e 300tinha 2T??
Não tenho nem a 250 nem a 300 mas, como contribuição, vou deixar um diagrama pra regulagem dos carbura dessas LINDA dessas fumacentas que pode ajudar bastante os cumpanhêro com carburação deficiente*
Forte abraço aos azeiteiros o/
Forte abraço aos azeiteiros o/
Re: [ENQUETE] Como vcs carburaram suas 250 e 300tinha 2T??
Atualmente estou usando o padrão que aparece em negrito na tabela abaixo "Te 250" com exceção da altura da agulha que está na 3, aqui a altitude é 700 m e eu só altero as configurações conforme as mudanças de temperatura, e aqui varia muito por sinal... Sempre tendo essa tabela padrão como base principal.
- Anexos
-
- TE 300
- 300.jpg (272.29 KiB) Exibido 6532 vezes
-
- TE 250
- 250.jpg (269.37 KiB) Exibido 6532 vezes
Re: [ENQUETE] Como vcs carburaram suas 250 e 300tinha 2T??
Sò um detalhe sobre estas tabelas de acertos fornecidas pelos fabricantes:
Os acertos indicados nestas tabelas são ultra conservadores, são ajustes padrões feitos para rodar ¨no mundo todo¨. Usando estas configurações, jamais vamos conseguir extrair todo o potencial que as motos oferecem. Para quem gosta e sabe alterar a carburação, estas tabelas não servem para muita coisa...
Os acertos indicados nestas tabelas são ultra conservadores, são ajustes padrões feitos para rodar ¨no mundo todo¨. Usando estas configurações, jamais vamos conseguir extrair todo o potencial que as motos oferecem. Para quem gosta e sabe alterar a carburação, estas tabelas não servem para muita coisa...
Re: [ENQUETE] Como vcs carburaram suas 250 e 300tinha 2T??
Boa noite
O rallyman vc usa a carburacao da tabela na tua moto certo
O gicle de baixa também é o mesmo ( 35) ?? Eu tenho uma ktm exc 250 ano 2007 motor encamisado já, morro em sc e ando a 400 mts de altitude, uso gasolina comum e motul 800 a 1.5%
Gicle de baixa 45
Parafuso do ar 1 volta
Agulha N8RH 4 casa
Gicle de alta 175
Mola da valvula vermelha 2 voltas na pre carga
Resultado: motoca com muita baixa e puxa bem quando acelera
Perfeita !!
O rallyman vc usa a carburacao da tabela na tua moto certo
O gicle de baixa também é o mesmo ( 35) ?? Eu tenho uma ktm exc 250 ano 2007 motor encamisado já, morro em sc e ando a 400 mts de altitude, uso gasolina comum e motul 800 a 1.5%
Gicle de baixa 45
Parafuso do ar 1 volta
Agulha N8RH 4 casa
Gicle de alta 175
Mola da valvula vermelha 2 voltas na pre carga
Resultado: motoca com muita baixa e puxa bem quando acelera
Perfeita !!
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 11 Respostas
- 1929 Exibições
-
Última mensagem por mikesurf
-
- 61 Respostas
- 18444 Exibições
-
Última mensagem por matheus loyo
-
- 15 Respostas
- 1952 Exibições
-
Última mensagem por FRED_BH
-
- 14 Respostas
- 1280 Exibições
-
Última mensagem por Gargamel
-
- 36 Respostas
- 6282 Exibições
-
Última mensagem por Rafael Corretor