Quebra eixo pinhão XLX 350R

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Luigi Tieghi
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 19 Setembro 2023 à05 13:23

Quebra eixo pinhão XLX 350R

Mensagem por Luigi Tieghi »

Boa Tarde! Sou novo no Fórum, já entrei aqui para procurar algumas dúvidas, mas nunca criei uma conta. Ainda estou aprendendo a usar o fórum, desculpe por algum erro.

Vamos lá, tenho uma XLX 350R 1990, estou tendo um problema que cada vez que acontece tenho que desmontar o motor todo.

Quando realizei a reforma da moto fiz a troca do eixo do pinhão, mas começou um problema de quebrar a ponta do eixo onde vai a engrenagem intermediária da partida, a moto estava dando muito contra-golpe, fiz a troca do CDI e resolveu o problema, mas notei que o eixo da Audax (julgo como uma marca boa) faltava um selo na ponta que o original tem, então juntamente com um amigo colocamos um pino na intenção de manter a pressão de óleo e reforçar a peça, foi torneado um pino e feito a linha de óleo para a lubrificação das buchas no eixo, o pino era uma broca velha e entrou prensado.

Andei com a moto por quase um ano sem nenhum problema, a moto pega com só uma pedala independente do horário ou clima, até que o eixo quebrou novamente a ponta, mas em um local um pouco diferente. A primeira quebra havia ocorrido no rebaixo do eixo e a segunda quebra no fim do rolamento bem no furo de entrada de óleo.

A engrenagem intermediara está com uma folga na bucha que eu acredito ser prejudicial, mas os mecânicos da minha cidade disseram ser normal.

Prestando atenção na ponta quebrada dá para perceber a diferença de textura da peça no entorno do furo de entrada de óleo, acredito que o pino por ter entrado prensado pode ter fragilizado ou gerado uma trinca na ponta do furo de óleo e acabou por quebrar
Anexos
Localização da Engrenagem
Localização da Engrenagem
10.JPG (2.88 MiB) Exibido 2503 vezes
Pino adicionado na ponta do Eixo
Pino adicionado na ponta do Eixo
1695142896367.jpg (1.76 MiB) Exibido 2503 vezes
Local da quebra
Local da quebra
D_NQ_NP_744767-MLB53667826464_022023-O.jpg (32.99 KiB) Exibido 2503 vezes
Ponta quebrada
Ponta quebrada
1695142896372.jpg (2.28 MiB) Exibido 2503 vezes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem