Iniciação à Pràtica do Trail

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GLF
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Iniciação à Pràtica do Trail

Mensagem por GLF »

Iniciação à Pràtica do Trail


A moto:

-Use apenas uma moto do tipo trail;

-Retire todos os acessórios dispensáveis para a utilização TT, tais como: top-case, malas rigidas, etc.
-Utilize pneus do tipo trail (mistos), em terrenos moles substitua-os por por pneus cardados. Calibre-os com 15 libras em tempo seco ou 12 libras em tempo molhado;
-Efectue uma revisão pormenorizada antes e no fim de cada passeio trail, tais como: lavagem da moto, limpeza do filtro de ar, ajuste da corrente, verificação e manutenção: dos cabos, do óleo do motor, da transmissão (pinhão, cremalheira, corrente), do estado e condições do motor, da bateria, do sistema de refrigeração líquida (se houver), dos pneus, das suspensões, do farol, etc. Atenção : Se a sua moto não tiver os items básicos acima descritos nas melhores condições, evite praticar trail. Ela terá grandes possibilidades de sofrer uma avaria no trilho. Desse modo, não será você apenas o prejudicado. O restante grupo, por ser normalmente solidário, tentará ajudá-lo, demandando tempo e energia e comprometendo o adorável desporto do grupo .
-Caso queira levar a coisa mais séria substitua o pinhão e/ou cremalheira, obtendo uma relação de transmissão de potência mais apropriada (maior torque em baixas rotaões);



Equipamentos de Protecção:

-Se sua situação económica não permitir a aquisição de todos os equipamentos de uma só vez, então, dê prioridade aos equipamentos mínimos, indispensáveis e obrigatórios : capacete, casaco, joelheiras, cotoveleiras, cinta dorsal, impermeável e luvas. Posteriormente, adquira calças, colete, capacete e camisola específicas para trail, óculos protectores e botas.
-Adquira também uma mochila para carregar cantil de água, kit de ferramentas, kit primeiros socorros, kit anti-furo, peças de reposição (parafusos, porcas, arruelas, emenda de corrente, borrachas, arame fino, cintas plásticas etc). Atenção : A sua saúde e condição física é muito mais importante e relevante do que qualquer outro bem. Por isso, dê preferência aos equipamentos de boa qualidade.
-Nos passeios em que seja necessário dormir convem ir prevenido com material de campismo de boa qualidade, alimentação e água
-Adquira uns alforges para tranporte do material mais volumoso pois assim o centro de gravidade da moto é mantido o mais baixo possivél.



Condição fisica

-É muito comum as pessoas imaginarem que estar em cima de uma moto não exige qualquer esforço; que toda energia a ser despendida será pela máquina. Tola e ignorante interpretação. A prática do off-road com uma moto (seja cross, enduro ou trail) traduz-se num dos desportos que mais exige esforço físico e preparação técnica e no nosso caso dado o peso elevado de algumas motos essa é uma questão ainda mais relevante. É sem dúvida um dos desportos que incorpora e exije o uso múltiplo e simultãneo de todos os músculos humanos onde, muitas vezes, ocorre a fadiga, tal o n’vel de exigência e comprometimento;
-Sendo assim, é aconselhável a prática quotidiana de exercícios, tanto musculares como aeróbicos, pelo menos, duas ou três vezes por semana;
-Não tome bebidas alcóolicas, nem tome estupefacientes antes e durante (e depois) o passeio trail.
-Use sempre uma cinta dorsal.



A técnica de pilotagem

-Nas subidas, posicione o seu corpo para a frente do banco, evitando que a moto empine;
-Nas descidas, posicione o seu corpo para trás do banco, procurando ficar em pé na moto. Agindo assim, o peso de seu corpo implica em rebaixar o centro de gravidade, dando maior equilíbrio ao conjunto piloto-moto;
-Evite acelerar ou travar de forma demasiada brusca. Isto pode provocar o descontrolo da máquina e implicar na sua queda;
-Nas curvas, desacelere e reduza gradualmente as mudanças, dando maior tracção e aderência aos pneus da moto. Incline a moto (atenção ao peso das maiores) e desloque a perna (correspondente ao sentido da curva) para a frente. Na saida da curva, acelere firme e aumente gradualmente as velocidades
-Use a embreagem apenas para a troca de velocidades. Jamais empregue a embreagem como recurso para superar obstáculos. Tal atitude pode danificar os discos de embreagem.
-Para levantar uma moto do chão vire a roda da frente para o lado oposto ao que está no chão e com as duas mãos no punho que está mais perto do chão levante a moto. Esta operação deve ser feita com o corpo centrado no meio do punho que vai agarrar e com as costas direitas. Não tenha problemas em pedir ajuda.


A postura politicamente/ecologicamente correta

-Evite andar com demasiada velocidade em ruas e povoados. Na ocorrência de tal situação, voc provoca receio/desprezo das pessoas, comprometendo a imagem do motociclista. Demonstre seu potencial apenas nos trilhos;
-Jamais deixe de fechar uma cancela. Uma cancela aberta permite o deslocamento de animais para uma plantação ou terreno de proprietários diferentes, provocando um estrago enorme. Estrago maior ainda será implantado na imagem dos motociclista; Normalmente a melhor maneira de prevenir esquecimentos é o primeiro da caravana abrir a cancela e a moto que o segue fecha-a depois de passar o ultimo.Assim temos sempre a certeza de que as cancelas que encontramos abertas ficam abertas e as fechadas, fechadas. Para além disso esta técnica permite que todo o grupo vai rodando as posições.
-Cultive uma relação amigável com os proprietários dos terrenos/quintas por onde você circula. Depende deles a boa vontade em aceitar a sua próxima passagem em seus domínios territoriais;
-Respeite tanto as belezas como as agruras da natureza. Nunca provoque estragos aos animais ou às plantas. Procure a sua perfeita interação com o meio ambiente. Nunca deixe nada sem ser as marcas dos seus pneus. Evite o uso de escapes demasiado ruidosos.
-Tenha sempre e em todas as suas atitudes um comportamento correcto e educado
-Na estrada mantenha uma condução defensiva
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