Já vi colegas me perguntarem a diferença dos DOTs do fluídos de freios....Aqui vão elas...
Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glycol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Você pode usar um tipo ou outro, mas NUNCA misturá-los sem antes lavar o sistema de freio com o novo fluido até retirar todo vestígio do antigo. O DOT 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3, sendo o DOT 4 também uma grande melhora, a custo menor. Ambos os tipos, glycol e silicone, tem prós e contras.
Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também. O DOT 3 é atualmente o fluído básico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água absorvida não altere tanto suas características como ocorre no DOT 3 (ambos absorvem água do ambiente - são higroscópicos). O DOT 5.1 é um fluido baseado em glycol que, porém, apresenta algumas das boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição), sem os mesmos inconvenientes.
Os fluidos DOT 5 são fluidos de freio baseados em silicone e de uso restrito em motos. Foi idealizado para uso em veículos militares, que devem permanecer estocados por anos e ainda assim manter-se em ordem de marcha em poucos minutos. Esses fluidos não são higroscópicos e não mancham a pintura, mas apresentam um grande inconveniente: Se por ventura alguma quantidade de água penetrar no sistema (através da borracha dos flexíveis, p. ex.), esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte mais quente do sistema, causando corrosão e fervendo logo acima dos 100ºC. Por isso não recomendamos seu uso em motocicletas.
Pontos de Ebulição dos Vários Fluídos de Freio
DOT 3 (azul) 220 graus
DOT 4 (vermelho) 260 graus
DOT 5 (transparente) 270 graus
DOT 5.1 (amarelo) 270 graus
A coisa mais importante é rotineiramente trocar o fluido de freio. Um ano é um bom período para troca. O uso de flexíveis de freio em teflon e inox pode duplicar esse período, pois através deles não haverá contaminação do fluido (mas continua havendo infiltração pela tampa do reservatório de fluído).
Fonte: RCA Discos
Tipos de fluído de freio e diferença dos DOT's...
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem