carbonização e consumo

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

carbonização e consumo

Mensagem por lagatixa »

Vou colocar aqui uma mensagem particular que mandei para o fera do sul do país, mas quero colher mais informações ;)
----------------------------

Fernandão, a minha tornado está bebendo muito, mesmo rodando mais leve possível, nõa passo de 80 e minhas acelerações são bem lentas, sem esticar as marchas e não adianta, a barbie faz no máximo 23km/l, antes ela não era assim. Se eu acelerar mais um pouquinho, não precisa ser muito, aí o consumo cai para menos de 20km/l.

Minha moto é toda original, meu motor tem 81000km, corte stand ainda, a moto não baixa uma gota de óleo nem fumaça. A carburação sou eu mesmo quem faço e deixo bem reguladinha, e mesmo empobrecendo a mistura ela não consegue economizar.

Eu notei que por duas vezes a moto apagou e só funcinou depois de empurrar. Vi que eu dava partida e o motor girava rápido {sem compressão}, e num empurrão forte ela pegava e ficou tudo bem. As duas vezes que isso aconteceu foi num intervalo de tempo de 4 meses. Certamente isso foi alguma carbonização que prendeu alguma válvula.

Imagino que para a moto chegar a esse ponto, deve estar bastante carbonizada, e acredito que isso deva afetar o consumo, esse motor nunca foi aberto para manutenção nenhuma, a não ser troca de 2 calços de válvula com o cabeçote no lugar mesmo.

Resumindo: estou pensando em retirar o cabeçote fora para descarbonizar, isso vai me dar alguma benefício real? Tal como um consumo menor de combustível? Ao menos desempenho melhorado devo ter, mas enfim, concorda que o motor deve estar carbonizado para acontecer o fato que relatei acima? É interessante fazer esse serviço de descarbonização? Se for, eu amanhã mesmo compro uma junta de cabeçote e car 80 ;) Alguma recomendação? valeu cara!
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

e aí fabiano? será que não é desgaste das valvulas, 80k é muita coisa...
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

uma boa retifica de sede de válvulas e um novo assentamento mantendo a espessura do assento conforme o manual de manutenção já dá um bom resultado. Se quiser mais desempenho dá pra fazer umas coisinhas na sede, mas acho que seu caso é economia mesmo, então é como lhe falei na MP, com 80k, a sede já deve estar com certa rugosidade, assim como a válvula, dessa forma a vedação é comprometida... é sem erro nesse caso, o serviço é muito bem vindo nessa quilometragem.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Boa fernando PF!!! =D> =D>
bernardonerd
Membro
Mensagens: 339
Registrado em: 25 Julho 2005 à33 10:50

Mensagem por bernardonerd »

a minha tornado tah fazendo uns 18 km litro .. toda original .. e com mistura pobre ....

mas a minah deve ter no maximo uns 15 a 20k rodado

ajuda eu tbm .....
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

o bernardo...se oce tiver precisando de um mecanico de confiança aki em BH te indico o meu!!!!q realmente isso ta muito estranho....sua toni tinha q tar fazendo 25km por litro facil!!!
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Sua carburação não foi mexida? Tipo cotar a mola do pistonete? Ou uma arrombadinha no giclê?? Qto a carbonização não influenciaria tanto assim no consumo e sim no desenpenho! Mas uma limpeza e um assentamento de valvula será bem vindo com essa Km!! :wink: :wink:
bernardonerd
Membro
Mensagens: 339
Registrado em: 25 Julho 2005 à33 10:50

Mensagem por bernardonerd »

nao .. o bura eh todo original ....


um mecaico me falou que a tornado nao eh ua moto que precida dar limpesa de valvula ... ele falou "M" ????


gui .. to pensando seriamente em ir no mecanico que voce me indicou mesmo, o bixo tah pegando ..... o fróids eh que eh meio longe daki de casa,e eu to meio apertado de grana

jah coloquei a moto dom 3 voltas , 4 voltas no bura .. e nada de melhorar ...
o cheiro que a roupa tah ficando .. puts... eh gasolina pura...
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Quanto ao consumo...o Fernadão já matou a charada....Não tem outra coisa a ser feita... :wink:

Já a parte da motoca ter girado o motor...sem compressão...e não pegar nem no tranco....e tals..Isso não tem nada a ver com as válvulas, ou carbonização....e tals....Isso daí é a chaveta do vira q está indo pro pau....
E se ela fez isso 4 vezes...pode esperar q a motoca vai te deixar na rua qualquer hora dessas....

A chaveta custa R$ 2,00 (paralela) e R$ 8,00 (original)....hehee....e a M.O...entre 20 e 30 reais....Coisa simples...Pode avisá-lo....
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Fabrício escreveu:Quanto ao consumo...o Fernadão já matou a charada....Não tem outra coisa a ser feita... :wink:

Já a parte da motoca ter girado o motor...sem compressão...e não pegar nem no tranco....e tals..Isso não tem nada a ver com as válvulas, ou carbonização....e tals....Isso daí é a chaveta do vira q está indo pro pau....
E se ela fez isso 4 vezes...pode esperar q a motoca vai te deixar na rua qualquer hora dessas....

A chaveta custa R$ 2,00 (paralela) e R$ 8,00 (original)....hehee....e a M.O...entre 20 e 30 reais....Coisa simples...Pode avisá-lo....
Fabrício! Ou a chaveta ta quebrada ou ela ta boa! Se quebrar ela sai do ponto e não funciona nunca mais! O q pode ter acontecido é a placa da partida tá falhando! Aquela roda livre atrás do magneto!! :roll: :roll:
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Racer143 escreveu:
Fabrício escreveu:Quanto ao consumo...o Fernadão já matou a charada....Não tem outra coisa a ser feita... :wink:

Já a parte da motoca ter girado o motor...sem compressão...e não pegar nem no tranco....e tals..Isso não tem nada a ver com as válvulas, ou carbonização....e tals....Isso daí é a chaveta do vira q está indo pro pau....
E se ela fez isso 4 vezes...pode esperar q a motoca vai te deixar na rua qualquer hora dessas....

A chaveta custa R$ 2,00 (paralela) e R$ 8,00 (original)....hehee....e a M.O...entre 20 e 30 reais....Coisa simples...Pode avisá-lo....
Fabrício! Ou a chaveta ta quebrada ou ela ta boa! Se quebrar ela sai do ponto e não funciona nunca mais! O q pode ter acontecido é a placa da partida tá falhando! Aquela roda livre atrás do magneto!! :roll: :roll:
Bem...lembrado....é q eu já vi deslizando 2 vezes até detonar a chaveta.....mas 4, realmente é demais..hehee :lol:
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

bernardonerd escreveu: gui .. to pensando seriamente em ir no mecanico que voce me indicou mesmo, o bixo tah pegando ..... o fróids eh que eh meio longe daki de casa,e eu to meio apertado de grana
bao....qto ao problema de ser longe acho q ele esta resolvido pois ele busca e entrega a moto em ksa!!!!

mas é 20 conto no total esse serviço....afinal o petróleo ta caro!
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

tenho certeza de que foi algo nas válvulas, o magneto preso ou solto não vai retirar compressão do motor.

Inclusive eu empurrava a moto em marcha, e tenho certeza que não era a embreagem de partida patinando/passando cabelo, pois o motor girava tranquilo.

E essa falta de compressão me aconteceu duas vezes, uma separada da outra de 4 meses.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem