Preparação Race Tech

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por MoLoToV »

leov8 escreveu:apalareti

sem querer abusar , mas ja abusando , você poderia fazer um tuto demonstrando como abrir um amortecedor traseiro...

ja tentei e quebrei ele tudo hahah

e tambem uma tabela com a quantidade de oléo que vão neles ..

abraços
http://www.youtube.com/watch?v=RQRxBSpG-Ng" target="_blank
da uma olhada ai
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

MoLoToV escreveu:
leov8 escreveu:apalareti

sem querer abusar , mas ja abusando , você poderia fazer um tuto demonstrando como abrir um amortecedor traseiro...

ja tentei e quebrei ele tudo hahah

e tambem uma tabela com a quantidade de oléo que vão neles ..

abraços
http://www.youtube.com/watch?v=RQRxBSpG-Ng" target="_blank
da uma olhada ai
Legal Motolov. Bom video.

Só tenho dois detalhes ai para facilitar.
Para tirar os anéis travas usem aquelas chaves de relojoeiro, a mais fina de todas, e se possível dê uma afiada nela, caso contrário será meio desajeitado igual o cara do video.

Outra coisa fundamental, ele só conseguiu desmontar a garrafinha pq essa usa uma válvula diferente (tipo frasco de remédio), ela é calibrada com uma agulha. No caso da maioria aqui as garrafinhas são igual bico de camara de ar, e neste caso o processo é diferente.

JAMAIS COMECE A DESMONTAR O AMORTECEDOR ANTES DE TIRAR TODO NITROGÊNIO, QUE NORMALMENTE É ACIMA DE 150 LIBRAS.

Antes de remover o anel trava do amortecedor, pressione a tampa da garrafinha para baixo e tire o anel trava da garrafinha. Lentamente comece a encher novamente com ar até que a tampa saia, mas lembre-se de manter a mão sobre a tampa para evitar uma lambança. JAMAIS PUXE PELO BICO.

Sinceramente eu não puxaria a tampa nem deste modelo de amortecedor do video, não gosto do jeito que ele forçou fazendo movimentos laterais. Prefiro injetar ar para a tampa sair por igual.

E por fim retire o anel trava do amortecedor. Este sim tem uma boa haste para puxar.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

leov8 escreveu:apalareti

sem querer abusar , mas ja abusando , você poderia fazer um tuto demonstrando como abrir um amortecedor traseiro...

ja tentei e quebrei ele tudo hahah

e tambem uma tabela com a quantidade de oléo que vão neles ..

abraços
Fala Leo,

Cara, eu tentei fazer mas não deu certo, não tinha ninguém para ir filmando.
Cara não existe tabela com quantidade, vc precisa encher o amortecedor para que não fique nenhuma bolha de ar dentro, e que você consiga abaixar toda a haste sem calço hidráulico.
Encha o amortecedor de óleo, coloque a tampa da garrafinha com a camisinha de forma que transborde e não sobre ar, trave com o anel. Coloque a haste até que a válvula afunde, complete com óleo até uns 3cm da boca, movimente a válvula até que o saia todo ar sob ela (o barulho de bolhas é seu guia). Complete com óleo até a altura da trava, abaixe a tampa de forma que ela encoste no óleo, segure firme e dê um pouco de pressão na garrafinha até o óleo transbordar pela tampa. Aperte com força a tampa e libere novamente o ar da garrafinha. Quando liberar o ar a tampa deve descer e ficar na posição, coloque o anel trava. Afunde a haste até o final para ver se não deu calço hidráulico.
Coloque umas 80 libras de ar e veja se a haste se extende totalmente. Tire o ar novamente afundando toda haste e agora está pronto para colocar as 175 libras de nitrogênio.
Importante: nunca calibrar com aqueles bicos igual de posto, pois quando vc tira, aquele tssss mínimo é suficiente para perder muita pressão, visto que vai uma quantidade mínima de nitrogênio com muuuuuuuuita pressão.
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por MoLoToV »

Apalareti, ja que você é um cara que manja de suspas, me de uma dica
eu tenho uma crf 450x de veloterra, a suspencao dianteira foi preparada por um mecanico aqui da minha cidade, ela parou de dar aquelas shimadas que tanto me encomodavam, mas eu sinto ela muito macia, parece que o peso da 450x que nao é pouco fica todo na roda dianteira, fazendo ela escorregar muito.... e eu tava afim de tentar melhorar a suspa em casa mesmo, será que é só eu acertar a pre carga das molas, calçando elas, ou as vezes comprando uma mola ideal ajuda ?
Outra pergunta, a suspa traseira era original, nao tenho doque me queixar, mas esse fds tinha abertura do brasileiro de veloterra, e a pista tinha muito buraco, e na metade da prova comecei a sentir que a traseira tava muito mole, e começou a ´´ejetar`` nos buracos, pensei que tinha estourado a vedação, mas olhei na haste e não tem nada de anormal, nem uma gota de oleo, oque pode ser ?
Abraço
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

Motolove,

Pra te falar a verdade eu não conheço nenhuma pista de VX, mas imagino que seja uma pista lisa, sem valetas, sem buracos (com excessão dessa etapa), sem saltos, sem canaletas, ou seja, uma preparação bem específica.
De modo geral precisaria de uma suspensão mais firme do que no Enduro e talvez até mais firme que no MX. Em termos de genética creio que seja bem fácil, mas sua moto precisaria de muuuuita atenção no quesito mola, pré-carga, e compressão de baixa velocidade. Se simplesmente torná-la mais firme ela pode voltar a shimar, daí o trabalho maior na compressão de baixa e na pré-carga. Talvez até, em conjunto com este acerto, abaixar as mesas para alterar o caster.
Precisaria saber seu peso, e buscar os parâmetros atuais para poder sugerir alguma coisa. Qual o sag dianteiro atual? Qual o K da sua mola? Qual é a pré-carga atual? Qual a configuração atual da sua genética? Que óleo vc está usando? Qual quantidade?

Quanto a suspa traseira ser original, se ela já tem mais de 40 horas de uso, ou 6 meses, então já está na hora de trocar o óleo. O que você relatou me parece que após muitas costelinhas (imagino que sejam os buracos das frenagens e acelerações) ele superaquece e afina, o que justificaria os sintomas que você falou.
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por MoLoToV »

apalareti escreveu:Motolove,

Pra te falar a verdade eu não conheço nenhuma pista de VX, mas imagino que seja uma pista lisa, sem valetas, sem buracos (com excessão dessa etapa), sem saltos, sem canaletas, ou seja, uma preparação bem específica.
De modo geral precisaria de uma suspensão mais firme do que no Enduro e talvez até mais firme que no MX. Em termos de genética creio que seja bem fácil, mas sua moto precisaria de muuuuita atenção no quesito mola, pré-carga, e compressão de baixa velocidade. Se simplesmente torná-la mais firme ela pode voltar a shimar, daí o trabalho maior na compressão de baixa e na pré-carga. Talvez até, em conjunto com este acerto, abaixar as mesas para alterar o caster.
Precisaria saber seu peso, e buscar os parâmetros atuais para poder sugerir alguma coisa. Qual o sag dianteiro atual? Qual o K da sua mola? Qual é a pré-carga atual? Qual a configuração atual da sua genética? Que óleo vc está usando? Qual quantidade?

Quanto a suspa traseira ser original, se ela já tem mais de 40 horas de uso, ou 6 meses, então já está na hora de trocar o óleo. O que você relatou me parece que após muitas costelinhas (imagino que sejam os buracos das frenagens e acelerações) ele superaquece e afina, o que justificaria os sintomas que você falou.
Apalareti, a genética da dianteira é a original, oleo motorex 5w, 350 mls em cada bengala...
Sei que na mola o mecanico mecheu, nao sei se trocou ou simplismente mandou retificar elas pra ficarem mais macias, oque fez parar de shimar, mas eu em curvas piorou e muito, a frente escorrega muito... O sag, quando foi feito a suspencao ficou em 80mm... peso 80kg
A suspencao traseira eu acho que eu mesmo vou abrir e trocar o oleo, pq ela nunca foi aberta, quem sabe tem ate alguma palheta trincada ou quebrada, pq eu vi isso acontecer na moto de um amigo um tempo atráz...
As pistas de veloterra ultimamente estao virando só em buracos, ate mais que as de mx que tem aqui em sc e no parana...

abraço
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

Motolove,

Estou pegando a CRF 450X 2009 como base, neste caso não recomendo mexer na mola original que tem k=0,47. Como você pesa 80Kg, a recomendação seria para um k=0,473, ou seja, muito pouca diferença. Recomendo trabalhar somente o SAG, que ao meu ver está muito alto. Um SAG de MX seria em torno de 7mm. Eu recomendo você mandar fazer algumas arruelas (agora que é, na minha Kayaba são de 28mm interno por 32mm externo) e ir trabalhando esse SAG de 70 a 60mm (como te falei não tenho a menor experiência em VX).
O indicado para sua moto andar em MX seria uma pré-carga de 7mm (não confundir com o SAG), neste caso é inverso, eu aumentaria para 8 ou 9 mm, o que deve jogar seu SAG mais próximo do seu objetivo.
Mas descubra o que foi feito na sua mola exatamente antes de mecher. Se for o caso meça o K novamente para ter certeza, além de medir o comprimento dela.
Pode aumentar também para 360ml.
Na genética eu incluiria um espaçador de 0,10mm. Mas precisaria ver as lâminas para indicar o local, e alteraria o mid valve para ela encher mais rápido e evitar uma possível cavitação.
Comece testando tudo com 12 clicks abrindo, tanto para compressão quanto para retorno.

Na traseira pode ter lâmina quebrada sim, isso é normal acontecer.

No geral creio que seu preparador amoleceu uma suspensão que já é mole (enduro), por isso você deve estar tendo problemas. Mas não gosto de falar em mole ou dura, o correto seria dizer lenta ou rápida. No enduro a suspa precisa ser rápida, pois sempre nos deparamos com buracos ou pedras, diferentemente do MX e SX que não tem isso e a suspa precisa ser mais lenta para suportar velocidades mais altas e os saltos.

Não esqueça também de acertar seu SAG traseiro para algo próximo a 98mm. Lembrando que um ajuste errado no traseeiro pode fazer sua moto shimar também.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por Leo Racing »

então , o amortecedor que tenho que fazer é de tornado .. num tem garrafinha , ele ja tem bico de nitrogenio .. tentei fazer em outro de uma bros qu eeu tinha aqui .. tive problema com a quantidade de oléo ... tem mais alguma dica?
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por Ricardo »

Pala, de acordo com o polaco, o sag para veloterra é mais duro do que pra motocross, eu colocaria sag de MX mesmo! No tópico que você postou sobre preparação de suspensões tem os sags indicados:


Motocicletas Importadas
Enduro: SAG traseiro de 100 a 110mm
Rali: SAG traseiro de 98 a 103mm
Motocross : SAG traseiro de 95 a 105mm
Supercross: SAG traseiro de 90 a 95mm
Supermotard: SAG traseiro de 80 a 85mm
Veloterra: SAG traseiro de 85 a 90mm

Enduro: SAG dianteiro de 80 a 85mm
Rali: SAG dianteiro de 77 a 83mm
Motocross : SAG dianteiro de 75 a 80mm
Supercross: SAG dianteiro de 70 a 75mm
Supermotard: SAG dianteiro de 65 a 70mm
Veloterra: SAG dianteiro de 68 a 72mm

Motocicletas Nacionais (Calculo em percentagem do curso das suspensões)
Enduro: SAG traseiro de 42%
Rali: SAG traseiro de 41%
Motocross: SAG traseiro de 40%
Supermotard: SAG traseiro de 30%
Veloterra: SAG traseiro de 35%

Enduro: SAG dianteiro de 30%
Rali: SAG dianteiro de 28.5%
Motocross: SAG dianteiro de 27%
Supermotard: SAG dianteiro de 20%
Veloterra: SAG dianteiro de 25 %
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

Ricardo escreveu:Pala, de acordo com o polaco, o sag para veloterra é mais duro do que pra motocross, eu colocaria sag de MX mesmo! No tópico que você postou sobre preparação de suspensões tem os sags indicados:


Motocicletas Importadas
Enduro: SAG traseiro de 100 a 110mm
Rali: SAG traseiro de 98 a 103mm
Motocross : SAG traseiro de 95 a 105mm
Supercross: SAG traseiro de 90 a 95mm
Supermotard: SAG traseiro de 80 a 85mm
Veloterra: SAG traseiro de 85 a 90mm

Enduro: SAG dianteiro de 80 a 85mm
Rali: SAG dianteiro de 77 a 83mm
Motocross : SAG dianteiro de 75 a 80mm
Supercross: SAG dianteiro de 70 a 75mm
Supermotard: SAG dianteiro de 65 a 70mm
Veloterra: SAG dianteiro de 68 a 72mm

Motocicletas Nacionais (Calculo em percentagem do curso das suspensões)
Enduro: SAG traseiro de 42%
Rali: SAG traseiro de 41%
Motocross: SAG traseiro de 40%
Supermotard: SAG traseiro de 30%
Veloterra: SAG traseiro de 35%

Enduro: SAG dianteiro de 30%
Rali: SAG dianteiro de 28.5%
Motocross: SAG dianteiro de 27%
Supermotard: SAG dianteiro de 20%
Veloterra: SAG dianteiro de 25 %
Isso, é nessa linha mesmo. Por isso essa história de amolecer uma suspa de enduro não está dando certo.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por apalareti »

leov8 escreveu:então , o amortecedor que tenho que fazer é de tornado .. num tem garrafinha , ele ja tem bico de nitrogenio .. tentei fazer em outro de uma bros qu eeu tinha aqui .. tive problema com a quantidade de oléo ... tem mais alguma dica?
Leo,

Mesmo sem garrafinha, antes de colocar pressão você precisa fazer o teste do calço hidráulico. É o mesmo princípio.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por Leo Racing »

ah , muito embaçado ... vou levar para alguem especializado fazer msmo .... obrigado
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por Matsui »

o loko leo nadou e morreu na praia? faz logo isso e moleza... ate eu ja fiz...
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por henriquejensen »

Desculpa desenterrar o tópico, mas por onde anda o Pala hein?
superagro
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 14 Maio 2007 à08 07:36

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por superagro »

Já me fiz essa pergunta várias vezes.
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por henriquejensen »

superagro escreveu:Já me fiz essa pergunta várias vezes.
Sei não hein, achou que rolou treta (to parecendo aquelas maria fifi...hauheuhuahu)
Vou troca uma idéia com ele no facebook
Scharlyngton
Membro
Mensagens: 22
Registrado em: 29 Janeiro 2016 à52 13:01

Re: Preparação Race Tech

Mensagem por Scharlyngton »

apalareti escreveu:
leov8 escreveu:então , o amortecedor que tenho que fazer é de tornado .. num tem garrafinha , ele ja tem bico de nitrogenio .. tentei fazer em outro de uma bros qu eeu tinha aqui .. tive problema com a quantidade de oléo ... tem mais alguma dica?
Leo,

Mesmo sem garrafinha, antes de colocar pressão você precisa fazer o teste do calço hidráulico. É o mesmo princípio.
Mano, então é encher o amortecedor da tornado de óleo, colocar a haste montada com a valvula e tirar o o ar que fique na parte de baixo, depois completar totalmente o óleo e lacrar? Depois pressurizar o nitrogênio dentro e instalar a mola? Estou tento que fazer isso por aqui e ninguém manja na cidade.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem