Página 1 de 1

Freio borrachudo após troca de pastilhas

Enviado: 06 Janeiro 2007 à03 14:24
por igor.mr
Fala pessoal !

O freio da minha XR estava, freiando bem, embora o manete estava muito baixo e fluido já quase suminfo na janelinha do burrinho. Sinal que as pastilhas poderiam estar no fim, e ralmente estavam semana passada começou aquela "trpidação" característica de ferro com ferro, hj retirei as bichas e realmente, uma, a do lado dos pistões, estava comendo o ferro já e a outro com petelézimos de pastilha, eram as Nissim originais ainda da moto.

Beleza, paguei R$19,00 num par de Cobreq (é bom isso ?) e coloquei, depois de uns 10 minutos brigando com os pintões para se retrairem e acolheres as novas pastilhas coloquei tudo volta e blz, o fluido tá lá no teto e o manete bem alto. Mas embora depois de umas 5 freadas o freio começou a ficar bom o mente tá borrachudo. Tem como ter entrado ar no circuito ? pois não mexi em nada referente ao circuito hifraulico, apenas retirei as pasyilhas velhas, empurrei os pistões de volta e coloquei as novas.

E aí ? isso passa com o tempo ? heheeh


As nissin (lembrei do miojo hahahha)

Imagem


e a nova e as velhas só pra dar uma noção do desgaste, a moto está com 29 mil km.

Imagem

Enviado: 06 Janeiro 2007 à26 16:35
por Felipe 2Stroke
quando o fluido abaixa entra ar no sistema sim, o fluido tem q estar no nivel baixou entrou ar Ok, intao sangre o sistema, q td voltara ao normal :dentim:

Enviado: 06 Janeiro 2007 à32 17:49
por rodrigo_m20
Tem o tempo pras pastilhas assentarem tb, as cobreq não são grande coisa mas pra cidade funciona, pega uma ladeira e desce freiando q as pastilhas assentam hehe.

Não acho q tenha entrado ar não, mas veja quantos km vc já rodou sem trocar o fluído talvez esteja na hora tb.

Enviado: 06 Janeiro 2007 à16 18:49
por igor.mr
rodrigo_m20 escreveu:Tem o tempo pras pastilhas assentarem tb, as cobreq não são grande coisa mas pra cidade funciona, pega uma ladeira e desce freiando q as pastilhas assentam hehe.

Não acho q tenha entrado ar não, mas veja quantos km vc já rodou sem trocar o fluído talvez esteja na hora tb.

HHEHEHEH acredito que os mesmos 30 mil das pastilhas, da bateria (trocada mes passado) e do penu dianteiro (próxima coisa à trocar).

Pô mas o antigo dono, que era muito cuidadoso e chato com a moto fez todas as revisões até 21 ou 23 mil na autorizada, carimbada no manual e tudo, não deveria olhar estas coisas ? por isso não farei minhas revisões em autorizadas. hehehe

Enviado: 06 Janeiro 2007 à03 18:54
por rodrigo_m20
se ele fez as revisões então o fluido ta em dia, acho q troca de 10 em 10.000 km.
O cara devia andar muito devagar pra render tanto as pastilhas assim hehe.

Enviado: 06 Janeiro 2007 à30 19:21
por guilherme_sbc
Cara a minha eu não acerto o freio de jeito nenhum, já troquei pastilhas e o cara disseque ainda tava boa coloqui se não me engano as Mold Mix num sei o que lá rizadas.
E meu freio continua uma borracha só... dá até raiva, troquei e sangrei dirversas vezes, até tirei o flexivel e lavei por dentro pra ver se n~çao era sujeira. Alguém tem uma dica do que possa ser?

Enviado: 06 Janeiro 2007 à38 21:14
por Felipe 2Stroke
que tal intao verificarem o retentor do pistao e o retentor de poeira, no caso deste ultimo quando deteriorado o pistao acaba por mordelo junto a caracaça da pinça i ae consequentemente isso se reflete nessa sensação borrachuda :chorao:

Enviado: 06 Janeiro 2007 à47 23:30
por ruan.zanella
rapazes, pelo que eu saiba é normal nas primeiras 100 frenagens a pastilha não funcionar como o esperado pois ela está se ageitando ainda.


será que teu freio não tah borrachudo por pouco uso ainda :?:

Enviado: 06 Janeiro 2007 à08 23:56
por igor.mr
ruan.zanella escreveu:rapazes, pelo que eu saiba é normal nas primeiras 100 frenagens a pastilha não funcionar como o esperado pois ela está se ageitando ainda.


será que teu freio não tah borrachudo por pouco uso ainda :?:

É, mas acredito que o que muda é o poder de franagem, mas a resistencia do manete, se dá pelo circuito, as pastilhas não deviam influenciar nisso.

Enviado: 07 Janeiro 2007 à04 11:00
por Fabrício
Como o Rodrigo disse...não tem nem como comparar uma Cobreq com uma Nissin...até o preço justifica a diferença de eficiência/eficácia.
Quer uma dica???

Coloca um jogo de Nissin na sua moto...Freios são de fundamental importância para a sua segurança... :wink:

Enviado: 07 Janeiro 2007 à35 12:16
por diabo2
Fischer é boa tb.

Enviado: 07 Janeiro 2007 à46 17:20
por igor.mr
Eu sei, mas a questão não é o poder de frangem, mas fato de freio ter ficado borrachudo, o freio borrachudo, pelo que sei se dá pelo fato de ter ar no sistema, e não sei como pode ter entrado ar, apenas trocando as pastilhas.

Enviado: 07 Janeiro 2007 à09 17:43
por Prisco
Aproveitando o topico, vou trocar a mangueira por um aerokip e queria saber como fazer pra colocar o fluido sem deixar ar no sistema! Obrigado

Enviado: 08 Janeiro 2007 à35 08:02
por igor.mr
crosschão escreveu:
crosschão escreveu:
Igor_DH escreveu:Eu sei, mas a questão não é o poder de frangem, mas fato de freio ter ficado borrachudo, o freio borrachudo, pelo que sei se dá pelo fato de ter ar no sistema, e não sei como pode ter entrado ar, apenas trocando as pastilhas.

bão vai uma rapida explicação
quando se usa muito o freio ou o mesmo por um determinado periudo de tempo longo e não se faz as devidas manutenções, como a simples troca do fluido de freio, ele o fluido tem uma vida util apesar de funcionar mesmo estando fora de especidficação , porem as vezes quando se faz a simples troca de pastilha e retorna-se todo os pistões do burrinho pois não fazendo isso não entra as pastilhas novam porem o rsiduo do desgate do oleo pode ocupar espaço onde não se pode , sendo assim ele fica borrachudo, completando, trocou as pastilhas , troca-se o oleo eh simples não vai mais de 30ml'sde oleo e ai sim vc fica com o stema de freio revisa e não soh meio revisado querendo que ele breque como um novo ok.

Abraços
cross
122

e pra completar jah se for vc mesmo que for fazer veja se o pino que vc parafusa para segurar as pastilhas no lugar tem algum buraquinho onde apoia as pastilhas se tiver pode trocar o pino pois esses buraquinhos eh a causa das pastilhas gastarem mais um lado do que a outra , e aproveitando deh uma lubrificada nos caliper do freio pois ali nescessita de graxa e as borrachinhas que cobrem o caliper não pode estar cortada rachada ou inchada para não deixar entrar poh ou barro no sistema de freio se tudo isso estiver em ordem não tem o que fazer seu freio vai estar ok.

Maisum detalhe que eu estou cansado de ver nas pinças de freio dos meus clientes , eh que onde a pastilha apoia na poinça onde não tem parafuso , ali tem uma chapinha de aço inox que eh para que a pastilha com a vibração e o uso do ferio não cavoque a cavidade onde ela funciona, não se esqueça que esses sistemas de freio de moto são flutuantes e devem estar flutuando senão não funciona corretamente , o estar borrachudo pode ser falta de graxa e revisão geral do sistema de freio,não se esqueça ele trabalhava em uma posição com as pastilhas novas vão estar trabalhando em outra posição sendo assim vão acusar o desgaste de onde jah foi usado ok.


abraço
cross
122

Acho que está tudo em ordem, se o cáliper for o que eu estou pensando (duas paradas cobertas por coifas que deslisam na mão, paralelas a pinça) está ok, a "chapinha" que suporta as pastilhas tb estão ok. Trocarei o fluido de freio.

O que acho que aconteceu foi que quando estava com as pastilhas velhas, ao enclinar a moto o fluido chegava a sumir da janelinha e provavelmente entrou ar, aí com a troca das pastilhas, que ainda não estão freiando muito, o efeito borracha se intensificou.