Deveres do FECHA TRILHA

Área destinada a textos explicativos, matérias, dicas e esclarecimentos de dúvidas sobre as modalidades Off Road de Enduro de Regulariade, Enduro FIM, Motocross, Cross Coutry, Veloterra, Free Style.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Deveres do FECHA TRILHA

Mensagem por PERUCH »

Galera, to precisando de algo como uma cartilha dos deveres do fecha trilhas. Tem muito piloto que acha q o fecha trilhas é obrigado a tirar a moto do piloto do mato, rebocar até o apoio, levar o piloto e tal... mas não é bem assim, sei q ele tem q auxiliar o piloto a sair do enrosco, colocar ele num local seguro, comunicar ao apoio, etc...

Se alguem puder me ajudar com alguma coisa eu agradeço.

Valeu
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Peruca, aqui em Brasília sempre andamos com alguém abrindo trilha e com alguém fechando! Mas, via de regra, revesamos o fecha trilha, pois é um saco (pelo menos eu acho, he, he, he!).

Pois bem, a grande questão está na sintonia entre o abre trilha e o fecha trilha. Ou seja, se o abre trilha vê que alguns ficaram pra trás, tem que parar a trilha, pedir para os que estão juntos com ele esperar e voltar para ver o que aconteceu. O dever do fecha trilha é apenas supervisionar, pra ver se tudo tá correndo de acordo com o programado e, eventualmente, ajudar os menos prós nos enrroscos (desde que dentro de suas possibilidades, é claro!).

É isso!
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Mensagem por carara »

Olha PERUCH...normalmente eu sou o fecha trilha e o que costumo fazer é aguardar o "piloto" sair do enrosco e se ele não conseguir sair sozinho ai sim dou uma ajuda, pelo contrario deixo ele ali...até aprender!!!!senão eles nunca vão evoluir!!!! e também e estraga alguma moto passo um radio pro puxa trilha parar e ai tentar consertar a moto! senão tiver como arrumar ali na trilha então é rebocado o vivente!!!!mas também não quer dizer que tem que ser o limpa trilha pra puxar!!!!! acho que é isso...ao menos é o que eu penso! e faço!
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

limpa trilha? fecha trilha? por aqui é só fecha trilha ...

já fiz fecha algumas vezes, o que penso é o seguinte:

Sair no mínimo 15 minutos após a última moto
Como os fecha podem se atrasar muito, um grupo pode ir deireto pro meio da prova
Comunicação é importante
Percorrer todo o trecho, sem cortar laços ou lugares onde vc "acha" que não tem problema
Se encontrar algum piloto enrroscado/perdido e muito atrasado dá pra ajudar ou por ele novamente na prova, mas se estiver pouco atrasado o fecha terá que esperar esse piloto, para não ajudar e prejudicar os outros
Levar corda, se der alguma ferramenta básica, aquela vela velha mas que ainda funciona
Não deixar, em hipótese alguma, nenhum piloto sem condições de voltar, seja avisando o apoio, seja rebocando até onde for preciso, seja carregando nas costas, nem que seja 3 da madrugada
Fechar porteiras, recolher lixo, observar danos as propriedades, levar esporro de moradores... não é bem fecha trilha mas é importante após a prova os organizadores refazerem o trajeto pra verificar isso também
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Valeu Galera.
Predador, vc entendeu mesmo o q eu quis dizer, pois me expressei mal no topico e nao falei q era numa prova de enduro, Gelous e Carara valeu ae, mas entenderam como trilha de final de semana.. hehehe. Tb geralmente sou fecha trilha qdo ando, mas as vezes dá raiva pq tem uns abre q nao esperam.. oo raiva. aheuahae.

Abração
ruan.zanella
Super Membro
Mensagens: 1056
Registrado em: 15 Outubro 2006 à52 11:48

Mensagem por ruan.zanella »

esse é o espirito dos bons trilheiros. um ajuda o ouro e no final todos ficam felizes ;-)
é PERUCH alguem tem que fazer o trabalho "sujo" ne? parabéns ai
Tracker
Membro
Mensagens: 273
Registrado em: 29 Novembro 2005 à42 02:06

Mensagem por Tracker »

Peruch,me pareceu que o Predador praticamente não deixou nenhuma das obrigações dos "fecha-trilha","limpa-trilha" ou "vassoura" de fora das explicações dele,acho que só acrescentaria a mangueirinha para troca de combustível em caso de pane sêca de algum piloto e um pouco de óleo 2T. :wink:
Guga_Garcez
Membro
Mensagens: 685
Registrado em: 24 Junho 2006 à32 18:29

Mensagem por Guga_Garcez »

oq Predador disse esta corretíssimo.

ja fui "varredor" de enduro tb

i oq eu fazia era tentar ligar uma moto q n ta ligado normalmente, tentando tombar, pois o roia ta morto pra isso

i rebocar a moto do cara caso ela n pegasse ate o povoado ou posto de gasolina mais próximo , pra ele poder xamar um reboke de verdade i eu poder terminar meu serviço


i no caso das trilhas qnd eu vou varrendo

q eu fiko pra fexar a cerca eles vao embora eu fiko ate a ultima pessoa passar, caso eu tenha ultrapassado alguem, mas o puxador sempre para la na frente pra espera as veses bem la na frente
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem