Escapamento esportivo para STX Motard

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
Belicoso
Membro
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Março 2007 à36 20:53

Escapamento esportivo para STX Motard

Mensagem por Belicoso »

Desculpem-me por não colocar fotos das etapas da construção. O pessoal aqui do fórum pediu pra eu fazer este DIY depois que o abafador já estava pronto.

Material:
- 1 cano de galvanizado de 43cm de comprimento e 4" de diâmetro interno.
- 1 cano perfurado de 45cm de comprimento e 2" ou 1+7/8" de diâmetro externo (cano interno de abafador ou silencioso de carro).
- 2 bolachas de ferro de 4" de diâmetro externo e 2" ou 1+7/8" de diâmetro interno (dependendo do diâmetro do cano perfurado). Uma com 1cm e outra com 2cm de espessura. Elas servirão de tampas para o abafador.
- 1 peça tronco-cônica de ferro (ou luva) com diâmetros internos de 1¼" e 2" nas extremidades.
- 1 tubo de lã de vidro com 40cm de comprimento e diâmetros de 4" e 2".
- 4 parafusos de 3/16" x 18mm.
- 1 abraçadeira de 2".
- 1 chapa de ferro de 1/8" de espessura para a confecção dos suportes (ou 2 abraçadeiras de 4" para fixação de escapemento).
- 1 lata de spray preto fosco de alta temperatura.

Confecção:
- Soldar a bolacha de 2cm em uma das extremidades do cano perfurado, deixando sobrar alguns mm de cano do outro lado da mesma.
- Abrir cortes longitudinais na extremidade de 1¼" da peça tronco-cônica para que a abraçadeira de 2" consiga vedar bem o encaixe no cano de escape.
- Remover o silencioso original e encaixar a peça tronco-cônica (ou luva) no cano de escape. Encaixar o cano de 4" na bolacha de 2cm e ajustar o ângulo que deve ficar o abafador. Os mm de sobra do cano perfurado devem encaixar por dentro da peça tronco-cônica para a soldagem. Para isso, a peça deve ser cortada no ângulo desejado.
- Remover o cano de 4" e soldar a peça tronco-cônica no cano perfurado e na bolacha.
- Soldar a bolacha de 1cm na extremidade do cano de 4". (conjunto 2)
- Vestir a lã de vidro em volta do cano perfurado. (conjunto 1)
- Vestir o conjunto 2 no conjunto 1, fazer os 4 furos com broca de 5/32" em volta do cano de 4" para a fixação dele na bolacha de 2cm de forma que ela também seja perfurada (centros dos furos 1cm distantes da extremidade do cano). Abrir roscas de 3/16" nos furos e colocar os parafusos.
- Recortar e moldar os suportes para que sejam soldados no cano de 4" nas posições corretas de fixação na moto. (Podem ser substituídos pelas abraçadeiras de 4" para fixação de escapamento. A Roncar vende abraçadeiras, mas não sei dizer o diâmetro delas)

Abafador pronto!

- Pintar o abafador com o spray e esperar o tempo de secagem. (seguir as instruções do fabricante)
- Montar o conjunto na moto e fixar a peça tronco-cônica no cano de escape com a abraçadeira de 2".
- Ligar a moto, regular a entrada de ar do carburador enriquecendo a mistura e sair pra curtir de abafador novo.

O resultado final é esse:

Imagem Imagem Imagem

Ronco gravado com o escapamento oringinal
http://geocities.yahoo.com.br/gablopes/ ... iginal.mp3

Ronco gravado com o abfador novo
http://geocities.yahoo.com.br/gablopes/ronco_novo.mp3

*A qualidade não está lá essas coisas... Gravei com meu celular.

Tomara que tenham gostado. Quem tiver alguma dúvida é só mandar e-mail, PM ou adicionar no Messenger.

Abraços!
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Mensagem por carara »

Parabéns =D> pela iniciativa....ficou muito bom!!! =D>
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Puts show =D> =D> =D> Mas ao inves do tubo galvanizado, um em aco inox nao ia ficar mais show nao :?: :?: :?: :?:
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Boa iniciativa Belicoso, logo logo já tá cheio de opçoes pra motoquinha, mas enquanto não chega, vc já tá de escape esportivo.
franhaydin
Super Membro
Mensagens: 1808
Registrado em: 21 Novembro 2005 à13 11:06

Mensagem por franhaydin »

hehehe - bem loucaaaa - mas e aí - pela cara da motoca ta metendo ela na pisca - como é a performance dela? e melhorou o rendimento com o escape novo?

abs
Fran
Belicoso
Membro
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Março 2007 à36 20:53

Mensagem por Belicoso »

furia SM escreveu:Puts show =D> =D> =D> Mas ao inves do tubo galvanizado, um em aco inox nao ia ficar mais show nao :?: :?: :?: :?:
Com certeza ficaria melhor com Inox, ma$ eu não e$tava podendo tanto a$$im... hahaha
Belicoso
Membro
Mensagens: 89
Registrado em: 16 Março 2007 à36 20:53

Mensagem por Belicoso »

franhaydin escreveu:hehehe - bem loucaaaa - mas e aí - pela cara da motoca ta metendo ela na pisca - como é a performance dela? e melhorou o rendimento com o escape novo?

abs
Fran
Nada a reclamar da performance dela. Não é um motor muito forte, mas também não deixa a desejar. A suspensão e a dirigibilidade são pontos fortíssimos nessa moto.

Depois do escape modificado o rendimento melhorou sensivelmente.
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

parabens pelo trabalho cara
professores pardais em ação!
Gustavo.M
Membro
Mensagens: 462
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à24 07:05

Mensagem por Gustavo.M »

Parabéns.Mto bom =D> =D>
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

ficou muito bom mesmo! gostei do acabamento em preto fosco!!!

eu fiz um pra minha tw com essas mesmas medidas, soh que fiz em inox. ficou muito bom tb. o ronco chega a incomodar, muito alto!
soh naum precisei fazer esse esquema da luva, ja cortei o cano de inox chanfrado, de maneira que pudesse usar o "acoplamento" do cano original.
depois que jah tava quase pronto, um amigo deu a ideia de fazer em aluminio!! eu idiota nem pensei nisso :o !! naum tem problema depois faco um ed aluminio! :D
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem