Puxar carretinha. Qual categoria de habilitação?

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Puxar carretinha. Qual categoria de habilitação?

Mensagem por Fabrício »

Uma dúvida levantada por alguns amigos do fórum, e q resolvi postar um resposta mais detalhada, de um assunto q ver causando alguns transtornos aos motoristas q puxam carretinhas por esse Brasil a fora.

Afinal. Qual é a categoria necessária para se puxar carretinha???

Resposta:
De acordo com a LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997, lei q institui o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 143 - "Os candidatos poderão habilitar-se nas categorias de A a E, obedecida a seguinte gradação:".

II - Categoria B - condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

Aqui se enquadra apenas a unidade tratora (no caso, o nosso carro). Muitos pensam q os 3.500Kg é o limite de peso do carro + a carreta...mas não é isso, esse peso máximo é apenas o do carro.

O peso máximo da unidade tracionada (carreta + carga) q a categoria "B" dá condições de dirigir é de até 6.500Kg...onde eu vi isso???
No texto da categoria "E".


V - Categoria E - condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer.

Resumidamente....a categoria B permite q o condutor reboque uma unidade tracionada (reboque + carga) de até 6.500Kg. :wink:

Caso queiram consultar o Código de Trânsito Brasileiro aqui vai o link.
http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9503.htm

Espero q o tópico seja útil. :wink:
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Heheeheh, então eu posso!!!!!!!!
Tenho habilitação Categoria AD, só não posso dirigir carreta articulada nem Trollebus.
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

Também tenho a AD, só me arrependo de ter uma carteira de uma certa federação...
ruan.zanella
Super Membro
Mensagens: 1056
Registrado em: 15 Outubro 2006 à52 11:48

Mensagem por ruan.zanella »

topico util.....
minha cnh ab vale pra alguma coisa entao :mrgreen:
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Muito boa, mas tem alguma lei que fala como deve ser presa a moto em cima da carretinha, um amigo meu levou um esporro de um policial porque ele pegou uma carroção, esses quadrados fechados, os fazendinhas. Dai ele parafusou duas canaletas no fundo e ali prendia a moto, e o guarda queria dar uma multa por mudança nas caracterisitcas originais do veiculo.
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

jjacob_xt225, existem guardas e guardas, tipo se vc levar ao pe da letra, se ele tirou a tampa da carreta pra colocar as canaletas e está andando sem, o guarda pode até encher com isso. Mas se ele estava com todas as tampas, ai não tem o porque do cara encher, pois ele carrega o que quiser, claro que não pode dar excesso de peso nem lateral.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Ele tirou a tampa traseira sim para subir as motos, então ele dobra para cima a rampinha, e amarra ela na roda traseira.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Boa tio deer, tópico muito útil! =D>
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem