[FOTOS] - Troca de óleo de motor e filtro da Tornado
Enviado: 17 Setembro 2007 à07 18:07
Troca de óleo de motor e filtro da Tornado
Fiz (eu mesmo) minha primeira troca de óleo e filtro, então resolvi tirar umas fotos e compartilhar com quem é leigo como eu e queira fazer você mesmo a troca.
Primeiro de tudo aqui vão os itens que vai precisar para a troca:
* uma vazilha qualquer (eu usei um pote de sorvete, mas da próxima vez providenciarei um mais largo, pois sujou o chão e é bem chato de limpar depois)
* um funil (também providenciarei um mais largo pois o óleo demorou um pouco a passar neste que usei)
* um copo de medida (opcional: eu uso, pois gosto de medir exatamente a quantidade a ser colocada; mas na própria embalagem do óleo já vem umas marcações)
* uma chave número 12 para abrir o bujão de drename
* uma chave número 8 para abrir os parafusos do filtro de óleo
* uma chave de fenda (opcinal: usei para ajudar na abertura da tampa do filtro de óleo)
* 2 litros do seu óleo favorito
* 1 filtro de óleo
* luvas descartável (opcional: eu não usei, mas dá próximas vez vou usar porque é difícil demais retirar o óleo da mão)
Antes de começar devemos estar com a moto quente para o óleo escorrer com facilidade.
1º: Remova a tampa de abastecimento de óleo:
2º: Remova o bujão de drenagem (cuidado com o óleo pois vai estar quente e pode queimar sua mão):
3º: Deixe escorrendo:
4º: Enquanto escorre, desaparafuse a tampa do filtro de óleo:
5º: Após remover os parafusos, se ficar difícil de tirar a tampa, use uma chave de fenda para facilitar:
6º: Retire o filtro velho e deixe escorrer o óleo (por isso aconselho uma vazilha maior, pois começa a cair no chão):
7º: Pegue o filtro novo e coloque a borracha de vedação (repare que no meio da borracha tem uma fenda, que é justamente onde você vai encaixar no buraco do filtro):
Abaixo, só para ilustrar, coloquei 2 fotos do filtro velho para poder ver melhor como fica a borracha de vedação:
8º: Coloque o filtro novo com a borracha de vedação voltada para fora (repare que a mola que tem dentro do recipiente onde vai o filtro vai fazer uma pressão para fora):
9º: Verifique se a borracha de vedação da tampa do filtro de óleo está em boas condições. Caso contrário providencie a troca da mesma:
10º: Feche a tampa do filtro de óleo de forma a ajustar o suficiente para não ficar frouxo. Não é preciso "arrochar" na chave, pois pode espanar a rosca.
11º: Antes de fechar o bujão de drenagem, incline a moto para um lado e para o outro para cair o restante de óleo. Verifique também o estado do bujão de drenagem e a arruela de vedação. Se não estiverem em boas condições, providencie uma nova.
12º: Após isso feche o bujão de drenagem o suficiente para não ficar frouxo. Também não é preciso "arrochar" demais.
13º Agora vamos colocar o óleo. No manual fala para colocarmos 1,5 litro (um litro e meio) de óleo. Coloque essa quantidade e feche a tampa de abastecimento. Ligue sua moto de 2 a 3 minutos (parada mesmo) para o motor esquentar um pouco. Desligue sua moto. Retire a tampa de abastecimento (que também é medidor do nível de óleo) limpe com um pano limpo e a introduza de novo (OBS: INTRODUZA SEM ROSQUEAR E COM A MOTO NA POSIÇÃO VERTICAL. NÃO DEIXE INCLINADA NO DESCANSO). Retire ela e veja o nível do óleo. Repare na foto abaixo os limites de mínimo e máximo do medidor. As marcas são na parte mais larga desta vareta. Quando eu coloquei 1,5 litro e fiz a medição, o óleo marcou na parte mínima, então adicionei mais 50 ml de óleo, liguei a moto
por mais 2 a 3 minutos e fiz a nova medição. Ficou pela metade da vareta. Adicionei mais 50 ml de óleo, liguei a moto por mais 2 a 3 minutos e fiz a nova medição. Aí sim ficou na parte mais alta do medidor. Resultado: foi colocado 1,6 litro de óleo. Faça regularmente essa medição. Se o nível começar a descer, complete até ficar dentro da marca. IMPORTANTE: não deixar abaixo da marca mínima nem acima da marca máxima.
Bom, espero ter sido o mais claro possível. Desculpem qualquer erro na digitação. Grande abração para todos.
Fiz (eu mesmo) minha primeira troca de óleo e filtro, então resolvi tirar umas fotos e compartilhar com quem é leigo como eu e queira fazer você mesmo a troca.
Primeiro de tudo aqui vão os itens que vai precisar para a troca:
* uma vazilha qualquer (eu usei um pote de sorvete, mas da próxima vez providenciarei um mais largo, pois sujou o chão e é bem chato de limpar depois)
* um funil (também providenciarei um mais largo pois o óleo demorou um pouco a passar neste que usei)
* um copo de medida (opcional: eu uso, pois gosto de medir exatamente a quantidade a ser colocada; mas na própria embalagem do óleo já vem umas marcações)
* uma chave número 12 para abrir o bujão de drename
* uma chave número 8 para abrir os parafusos do filtro de óleo
* uma chave de fenda (opcinal: usei para ajudar na abertura da tampa do filtro de óleo)
* 2 litros do seu óleo favorito
* 1 filtro de óleo
* luvas descartável (opcional: eu não usei, mas dá próximas vez vou usar porque é difícil demais retirar o óleo da mão)
Antes de começar devemos estar com a moto quente para o óleo escorrer com facilidade.
1º: Remova a tampa de abastecimento de óleo:
2º: Remova o bujão de drenagem (cuidado com o óleo pois vai estar quente e pode queimar sua mão):
3º: Deixe escorrendo:
4º: Enquanto escorre, desaparafuse a tampa do filtro de óleo:
5º: Após remover os parafusos, se ficar difícil de tirar a tampa, use uma chave de fenda para facilitar:
6º: Retire o filtro velho e deixe escorrer o óleo (por isso aconselho uma vazilha maior, pois começa a cair no chão):
7º: Pegue o filtro novo e coloque a borracha de vedação (repare que no meio da borracha tem uma fenda, que é justamente onde você vai encaixar no buraco do filtro):
Abaixo, só para ilustrar, coloquei 2 fotos do filtro velho para poder ver melhor como fica a borracha de vedação:
8º: Coloque o filtro novo com a borracha de vedação voltada para fora (repare que a mola que tem dentro do recipiente onde vai o filtro vai fazer uma pressão para fora):
9º: Verifique se a borracha de vedação da tampa do filtro de óleo está em boas condições. Caso contrário providencie a troca da mesma:
10º: Feche a tampa do filtro de óleo de forma a ajustar o suficiente para não ficar frouxo. Não é preciso "arrochar" na chave, pois pode espanar a rosca.
11º: Antes de fechar o bujão de drenagem, incline a moto para um lado e para o outro para cair o restante de óleo. Verifique também o estado do bujão de drenagem e a arruela de vedação. Se não estiverem em boas condições, providencie uma nova.
12º: Após isso feche o bujão de drenagem o suficiente para não ficar frouxo. Também não é preciso "arrochar" demais.
13º Agora vamos colocar o óleo. No manual fala para colocarmos 1,5 litro (um litro e meio) de óleo. Coloque essa quantidade e feche a tampa de abastecimento. Ligue sua moto de 2 a 3 minutos (parada mesmo) para o motor esquentar um pouco. Desligue sua moto. Retire a tampa de abastecimento (que também é medidor do nível de óleo) limpe com um pano limpo e a introduza de novo (OBS: INTRODUZA SEM ROSQUEAR E COM A MOTO NA POSIÇÃO VERTICAL. NÃO DEIXE INCLINADA NO DESCANSO). Retire ela e veja o nível do óleo. Repare na foto abaixo os limites de mínimo e máximo do medidor. As marcas são na parte mais larga desta vareta. Quando eu coloquei 1,5 litro e fiz a medição, o óleo marcou na parte mínima, então adicionei mais 50 ml de óleo, liguei a moto
por mais 2 a 3 minutos e fiz a nova medição. Ficou pela metade da vareta. Adicionei mais 50 ml de óleo, liguei a moto por mais 2 a 3 minutos e fiz a nova medição. Aí sim ficou na parte mais alta do medidor. Resultado: foi colocado 1,6 litro de óleo. Faça regularmente essa medição. Se o nível começar a descer, complete até ficar dentro da marca. IMPORTANTE: não deixar abaixo da marca mínima nem acima da marca máxima.
Bom, espero ter sido o mais claro possível. Desculpem qualquer erro na digitação. Grande abração para todos.