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[FOTOS] - Troca de óleo de motor e filtro da Tornado

Enviado: 17 Setembro 2007 à07 18:07
por Stealth
Troca de óleo de motor e filtro da Tornado

Fiz (eu mesmo) minha primeira troca de óleo e filtro, então resolvi tirar umas fotos e compartilhar com quem é leigo como eu e queira fazer você mesmo a troca.

Primeiro de tudo aqui vão os itens que vai precisar para a troca:
* uma vazilha qualquer (eu usei um pote de sorvete, mas da próxima vez providenciarei um mais largo, pois sujou o chão e é bem chato de limpar depois)
* um funil (também providenciarei um mais largo pois o óleo demorou um pouco a passar neste que usei)
* um copo de medida (opcional: eu uso, pois gosto de medir exatamente a quantidade a ser colocada; mas na própria embalagem do óleo já vem umas marcações)
* uma chave número 12 para abrir o bujão de drename
* uma chave número 8 para abrir os parafusos do filtro de óleo
* uma chave de fenda (opcinal: usei para ajudar na abertura da tampa do filtro de óleo)
* 2 litros do seu óleo favorito
* 1 filtro de óleo
* luvas descartável (opcional: eu não usei, mas dá próximas vez vou usar porque é difícil demais retirar o óleo da mão)

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Antes de começar devemos estar com a moto quente para o óleo escorrer com facilidade.

1º: Remova a tampa de abastecimento de óleo:

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2º: Remova o bujão de drenagem (cuidado com o óleo pois vai estar quente e pode queimar sua mão):

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3º: Deixe escorrendo:

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4º: Enquanto escorre, desaparafuse a tampa do filtro de óleo:

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5º: Após remover os parafusos, se ficar difícil de tirar a tampa, use uma chave de fenda para facilitar:

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6º: Retire o filtro velho e deixe escorrer o óleo (por isso aconselho uma vazilha maior, pois começa a cair no chão):

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7º: Pegue o filtro novo e coloque a borracha de vedação (repare que no meio da borracha tem uma fenda, que é justamente onde você vai encaixar no buraco do filtro):

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Abaixo, só para ilustrar, coloquei 2 fotos do filtro velho para poder ver melhor como fica a borracha de vedação:

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8º: Coloque o filtro novo com a borracha de vedação voltada para fora (repare que a mola que tem dentro do recipiente onde vai o filtro vai fazer uma pressão para fora):

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9º: Verifique se a borracha de vedação da tampa do filtro de óleo está em boas condições. Caso contrário providencie a troca da mesma:

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10º: Feche a tampa do filtro de óleo de forma a ajustar o suficiente para não ficar frouxo. Não é preciso "arrochar" na chave, pois pode espanar a rosca.

11º: Antes de fechar o bujão de drenagem, incline a moto para um lado e para o outro para cair o restante de óleo. Verifique também o estado do bujão de drenagem e a arruela de vedação. Se não estiverem em boas condições, providencie uma nova.

12º: Após isso feche o bujão de drenagem o suficiente para não ficar frouxo. Também não é preciso "arrochar" demais.

13º Agora vamos colocar o óleo. No manual fala para colocarmos 1,5 litro (um litro e meio) de óleo. Coloque essa quantidade e feche a tampa de abastecimento. Ligue sua moto de 2 a 3 minutos (parada mesmo) para o motor esquentar um pouco. Desligue sua moto. Retire a tampa de abastecimento (que também é medidor do nível de óleo) limpe com um pano limpo e a introduza de novo (OBS: INTRODUZA SEM ROSQUEAR E COM A MOTO NA POSIÇÃO VERTICAL. NÃO DEIXE INCLINADA NO DESCANSO). Retire ela e veja o nível do óleo. Repare na foto abaixo os limites de mínimo e máximo do medidor. As marcas são na parte mais larga desta vareta. Quando eu coloquei 1,5 litro e fiz a medição, o óleo marcou na parte mínima, então adicionei mais 50 ml de óleo, liguei a moto
por mais 2 a 3 minutos e fiz a nova medição. Ficou pela metade da vareta. Adicionei mais 50 ml de óleo, liguei a moto por mais 2 a 3 minutos e fiz a nova medição. Aí sim ficou na parte mais alta do medidor. Resultado: foi colocado 1,6 litro de óleo. Faça regularmente essa medição. Se o nível começar a descer, complete até ficar dentro da marca. IMPORTANTE: não deixar abaixo da marca mínima nem acima da marca máxima.

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Bom, espero ter sido o mais claro possível. Desculpem qualquer erro na digitação. Grande abração para todos.

Enviado: 18 Setembro 2007 à40 01:07
por NESTOR/RS
Ôpa....show de contribuição para o fórum.... :wink: =D>

Enviado: 18 Setembro 2007 à43 10:51
por Ricardo
Ficou muito bom Stealth, parabéns! =D> =D> =D>

PS: Exceto pela cacaca no chao hein... eita!
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:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Enviado: 18 Setembro 2007 à48 10:55
por Stealth
Ricardo Skolaude: Foi o que falei nas explicações. Algumas coisas só aprendemos quando fazemos a primeira vez. Na próxima vez irei usar um pote maior, para dar conta do óleo que cai do local do filtro, e um par de luvas também. Mas valeu a experiência e fotos. :D

Enviado: 18 Setembro 2007 à05 11:55
por F_Barata
Muito bem explicado, a foto da drenagem parece que é a do carro atrás... demorei pra entender :D

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Abraço

Enviado: 18 Setembro 2007 à31 12:16
por Stealth
F_Barata: Nossa, não tinha pensado nisso. Deveria ter colocado um lençol branco entre o carro e a moto. #-o

Enviado: 18 Setembro 2007 à58 22:39
por fumaça?
Parabéns!!

Quem for fazer a troca em casa, lembre-se depois de levar o oleo velho parea um posto de coleta!!!

Este oleo é extremamente poluente e causa sérios impactos no meio ambiente que nós trilheiros tanto amamos.

;)

Enviado: 18 Setembro 2007 à32 22:42
por Stealth
fumaça? escreveu:Parabéns!!

Quem for fazer a troca em casa, lembre-se depois de levar o oleo velho parea um posto de coleta!!!

Este oleo é extremamente poluente e causa sérios impactos no meio ambiente que nós trilheiros tanto amamos.

;)
Parabéns pela citação. Eu esqueci de falar isso. Como havia te falado no MSN, eu uso um pouco para lubrificar a corrente e o restante levo na própria embalagem do óleo para o posto de recolhimento. Poluição ao meio ambiente de maneira nenhuma. =D> =D> =D> =D>

Enviado: 18 Setembro 2007 à47 23:36
por Fabrício
Muito fera Stealth...e perfeitas as fotos...Show... =D>

Enviado: 19 Setembro 2007 à40 00:26
por bessa27
Otimo!!!!!!! bom pra Saude do forum =D>