O que fazer se sua moto "beber" água?
Enviado: 03 Junho 2005 à57 09:56
Dica do Dimas: O que fazer se sua moto "beber" água?
Saiba que tudo o que o mecânico faz em sua moto tem um porquê. Quanto mais você entender o modo que funciona sua motocicleta, mais você escapa de situações complicadas durante uma prova ou mesmo um passeio. Assim, converse bastante com seu mecânico como se fosse aquelas crianças que querem saber o porquê de tudo.
Uma das coisas mais aterrorizantes para um piloto é um rio. Em edições passadas eu passei algumas dicas de como atravessar esses rios. Nesta eu vou passar uma manha do que fazer se a moto “beber água”.
Começar a xingar o organizador ou sentar e chorar não vai resolver.
É hora de começar a pensar e entender o que aconteceu com a moto.
Vamos imaginar a situação: você entrou no rio e ele era mais fundo do que imaginava ou então, o rio não era tão fundo, mas tinha aquela maldita pedrona bem no meio do caminho que te derrubou e apagou sua parceira.
Tente manter a calma e siga os passos que vou te dar.
A água quando entra se esconde basicamente em três pontos: na caixa de filtro de ar, no carburador e no cilindro. Temos de tirá-la destes três lugares se não, ela não vai ligar.
1° passo: tire a moto do rio, saia da passagem das motos e procure um lugar seco.
2° passo: feche a torneira de gasolina.
3° passo: Retire o filtro de ar e com a tampa aberta deite totalmente a moto do lado do filtro. Porquê? Quando a moto deita, vaza a gasolina da cuba do carburador e neste caso, toda a água que está na cuba vai vazar junto. E também a água da caixa do filtro de ar vai sair. Enquanto você aguarda a água sair do carburador, aperte a espuma do filtro até deixá-la seca. Lembre-se de tirar a luva para não lambuzá-la de óleo!
4° passo: Levante a moto, coloque o filtro e feche a tampa. Agora só falta o cilindro...
5° passo: Neste momento a dica se divide em duas: se a moto for 2 ou 4 tempos.
2 tempos - retire a vela e bata no ckick de partida várias vezes para a água sair. Não precisa virar a moto de ponta cabeça, isso é lenda.
4 tempos - Se a moto tiver descompressor não mexa na vela (é muito complicado) acione o descompressor e (se tiver uma partida elétrica levante a mão para o céu) acione várias vezes o botão (ou o pedal) sempre com o descompressor acionado. Essa ação vai fazer o motor cuspir a água para fora do cilindro.
Se NÃO tiver descompressor, vc vai ter q tirar a vela e ai sim acionar o pedal (ou botão) de partida... para a água sair pelo buraco da vela.
6° passo: abra a torneira de gasolina, coloque seus óculos, suas luvas e boa prova.
O principal deste procedimento é manter a calma, pois assim você seguirá todos os passos sem pular nenhum e sua prova não vai por água abaixo...
Um grande abraço a todos e até a próxima.
Dimas Mattos
Postada em 25/5/2005 às 11:51:03.
Fonte: (Extraído do portal ASW Rally Team)
[EDITADO POR TOPSMAN]
Galera... só pra constar, resolvi editar a Dica do Dimas que o amgio Robini deu pra lembrar que nossas motos nacionais 4t NÃO possuem descompressor, por isso fiz umas observações que estão em itálico no texto original para não dar margem a interpretações e consequentemente ações erradas na hora do sufoco. Abraços...
Saiba que tudo o que o mecânico faz em sua moto tem um porquê. Quanto mais você entender o modo que funciona sua motocicleta, mais você escapa de situações complicadas durante uma prova ou mesmo um passeio. Assim, converse bastante com seu mecânico como se fosse aquelas crianças que querem saber o porquê de tudo.
Uma das coisas mais aterrorizantes para um piloto é um rio. Em edições passadas eu passei algumas dicas de como atravessar esses rios. Nesta eu vou passar uma manha do que fazer se a moto “beber água”.
Começar a xingar o organizador ou sentar e chorar não vai resolver.
É hora de começar a pensar e entender o que aconteceu com a moto.
Vamos imaginar a situação: você entrou no rio e ele era mais fundo do que imaginava ou então, o rio não era tão fundo, mas tinha aquela maldita pedrona bem no meio do caminho que te derrubou e apagou sua parceira.
Tente manter a calma e siga os passos que vou te dar.
A água quando entra se esconde basicamente em três pontos: na caixa de filtro de ar, no carburador e no cilindro. Temos de tirá-la destes três lugares se não, ela não vai ligar.
1° passo: tire a moto do rio, saia da passagem das motos e procure um lugar seco.
2° passo: feche a torneira de gasolina.
3° passo: Retire o filtro de ar e com a tampa aberta deite totalmente a moto do lado do filtro. Porquê? Quando a moto deita, vaza a gasolina da cuba do carburador e neste caso, toda a água que está na cuba vai vazar junto. E também a água da caixa do filtro de ar vai sair. Enquanto você aguarda a água sair do carburador, aperte a espuma do filtro até deixá-la seca. Lembre-se de tirar a luva para não lambuzá-la de óleo!
4° passo: Levante a moto, coloque o filtro e feche a tampa. Agora só falta o cilindro...
5° passo: Neste momento a dica se divide em duas: se a moto for 2 ou 4 tempos.
2 tempos - retire a vela e bata no ckick de partida várias vezes para a água sair. Não precisa virar a moto de ponta cabeça, isso é lenda.
4 tempos - Se a moto tiver descompressor não mexa na vela (é muito complicado) acione o descompressor e (se tiver uma partida elétrica levante a mão para o céu) acione várias vezes o botão (ou o pedal) sempre com o descompressor acionado. Essa ação vai fazer o motor cuspir a água para fora do cilindro.
Se NÃO tiver descompressor, vc vai ter q tirar a vela e ai sim acionar o pedal (ou botão) de partida... para a água sair pelo buraco da vela.
6° passo: abra a torneira de gasolina, coloque seus óculos, suas luvas e boa prova.
O principal deste procedimento é manter a calma, pois assim você seguirá todos os passos sem pular nenhum e sua prova não vai por água abaixo...
Um grande abraço a todos e até a próxima.
Dimas Mattos
Postada em 25/5/2005 às 11:51:03.
Fonte: (Extraído do portal ASW Rally Team)
[EDITADO POR TOPSMAN]
Galera... só pra constar, resolvi editar a Dica do Dimas que o amgio Robini deu pra lembrar que nossas motos nacionais 4t NÃO possuem descompressor, por isso fiz umas observações que estão em itálico no texto original para não dar margem a interpretações e consequentemente ações erradas na hora do sufoco. Abraços...