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"Operação XLX"

Enviado: 08 Novembro 2007 à43 15:52
por rbunny
E aí galera! Finalmente, depois de 1 ano parada, começa nesse final de semana o "project XLX"...

Vai dar trabalho, e eu farei apenas aos finais de semana... possivelmente não vou terminar e aí levar pra uma oficina especializada... ou então, vender o que der pra vender... mas não desisto sem tentar...

vai aí o shedule do projeto

Final de semana 1 - Transporte e Limpeza.

Final de semana 2 - tirar motor do quadro
desmontar carburador
desmontar tampa de válvulas / cabeçote
desmontar cilindro / parte de cima
avaliar - lista de peças

Semana 2 - Localizar e pesqisar preços de peças nescessarias parte de cima

Final de semana 3 - Desmontar parte de baixo - cambio - embreagem
avaliar - lista de peças

Semana 3 - Localizar e pesqisar preços de peças parte de baixo

Final de semana 4 - Desmontar elétrica e painel
avaliar - lista de peças

Semana 3 - Localizar e pesqisar preços de peças elétrica

Final de semana 4 - desmontar freios

Semana 4 - Tintas - lixas - freios

Final de semana 5 - Lixar / pintar quadro

Semana 5 - Peças que faltam

Final de semana 5 - Começar montagem motor - parte de baixo


e uma fotinho dela, já parada... hoje ela tá bem pior, com maresia + mta poeira... afinal, são pelomenos 7 meses já parada na msm garagem...

Imagem

palpites são mega-bem-vindos, se alguém tiver contatos p/ aquisição de peças também são bem-vindos...

e quem quiser aparecer na oficina pra dar uma mãozinha, será mto bem recebido com churrasco e cerveja!

abs!

Enviado: 08 Novembro 2007 à58 15:55
por rbunny
Obrigado!

Enviado: 08 Novembro 2007 à16 18:40
por jailton
nao dar para trabalhar na xl duas horas por noite, noite sim noite nao.

Enviado: 08 Novembro 2007 à29 22:12
por guilherme_sbc
Opa olha que ese convite pro churras com cerveja é tentador... :mrgreen:

Enviado: 08 Novembro 2007 à16 23:13
por mantabodyboarder
Não manjo nada dessa area, mas churras eu to dentro...

Daqui pra Santos é um "tirin de ispingarda".

Em SP acha quase tudo (umas coisas sempre faltam, como o filtro de ar que acabou e o maldito retentor de oleo da tampa da embreagem), mas é só procurar melhor na GO que acha em alguam loja séria (as bocas eu nem olho dentro)

Mas não vende não, encara o tratorzinho!

Com a lista de peças, com calma posso ver na GO os preços, mas as coisas mais comuns vc compra em alguma loja como Marquinho ou Paulinho motos (não lembro qual tem filial aí) por quase o mesmo preço que a GO.


Eu espero estar por aí no feriado com a XLX, ainda feia e sem pintura, mas já revisada... :P

Enviado: 09 Novembro 2007 à44 07:41
por rbunny
jailton escreveu:nao dar para trabalhar na xl duas horas por noite, noite sim noite nao.
não dá... eu to chegando em casa por volta das 9 da noite... pra sair as 6 da manhã... sem contar q tenho q dar uma assistencia pra namorada né... :evil:

se bem q acho q qdo o projeto engrenar mesmo, vou acabar indo pra oficina todo dia...
guilherme_sbc escreveu:Opa olha que ese convite pro churras com cerveja é tentador... :mrgreen:
deixa chegar a parte mais difícil, de montagem de tudo... pq aí toda ajuda será mto bem-vinda... e o churrasco estará lá com certeza!
mantabodyboarder escreveu:Não manjo nada dessa area, mas churras eu to dentro...

Daqui pra Santos é um "tirin de ispingarda".

Em SP acha quase tudo (umas coisas sempre faltam, como o filtro de ar que acabou e o maldito retentor de oleo da tampa da embreagem), mas é só procurar melhor na GO que acha em alguam loja séria (as bocas eu nem olho dentro)

Mas não vende não, encara o tratorzinho!

Com a lista de peças, com calma posso ver na GO os preços, mas as coisas mais comuns vc compra em alguma loja como Marquinho ou Paulinho motos (não lembro qual tem filial aí) por quase o mesmo preço que a GO.


Eu espero estar por aí no feriado com a XLX, ainda feia e sem pintura, mas já revisada... :P
podexá q eu vou postar a lista de peças aqui...

e no feriado, se quiser, dá um ligão (me manda MP) q aí a gente combina uma breja!
Elton escreveu:oi que empenho eim

mas eu to ansioso para ver como ela vai ficar, acho que vai ficar lindona!
mais ansioso q eu vc não tá!

valeu galera!!!

Enviado: 09 Novembro 2007 à12 08:05
por Ricardo
Também estou louco pra ver essa moto arrumada... show de operação! =D>

Enviado: 09 Novembro 2007 à52 10:12
por mantabodyboarder
Vai pintar original?

Se quiser plástico original, na GO tem TODOS, e tudo na faixa de 10 a 15 reais, caríssimo :P
Semana passada peguei todos os plasticos da vremeia na mão, pareceram razoáveis, não é original, mas passava bem...

Já viu as fotos da minha?
http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... hp?t=15535

Tem um desenho (bem) tosco de como quero pintar.

To mandando MP com contatos...

Enviado: 09 Novembro 2007 à26 10:35
por rbunny
então... a idéia é pintar orix...

a única dúvida q eu tenho sobre pintar é o quadro.. já vi algumas como a minha, cujos "detalhes" são azuis, e o quadro era pintado de azul... e algumas com o quadro vermelho, e algumas com o quadro branco... a minha tá com ele branco, mas eu gosto muito do quadro azul... então, to na duvida se pinto de azul ou deixo branco...

os prááásticos vou precisar do para-lamas dianteiro e da carinha (protetor de farol)... o resto, só preciso dos adesivos ;)

e o tanque, não sei ainda se vou pintar... seria a única parte q eu mandaria p/ algum funileiro fazer...

já respondi a MP!

e mano... to super-ansioso pra começar isso logo... é capaz de eu já desmontar ela amanhã...


abs!

Enviado: 09 Novembro 2007 à11 10:39
por rbunny
galera,

será q tem como adaptar um radiador de óleo, por exmplo, de twister na XLona???

tks

Enviado: 09 Novembro 2007 à48 19:44
por Lance
rbunny escreveu:galera,

será q tem como adaptar um radiador de óleo, por exemplo, de twister na XLona???

tks
Pode colocar o da XLX 350R, fica perfeito e sem gambis!! É tirar a tampa do filtro de óleo e a partir dela colocar tudo da 350.

Tenho uma XLX 250R também, mas de trilha, mas nem to afim de gastar muito $$ nela, estando boa de motor (isso já tá), chassi (também) e suspensões (to terminando) já mais que bom pra brincar no mato!!

Enviado: 09 Novembro 2007 à15 23:22
por Lynch

Enviado: 10 Novembro 2007 à03 07:46
por mantabodyboarder
Lendário é o bagageiro e o filtro de ar da 2 carburadores...

Não tava achando nem o paralelo, e olha que estava procurando na GO!

Enviado: 11 Novembro 2007 à22 08:54
por Lynch
bom o bagageiro eu acho q tenho aqui!!!!!!

agora o filtro de ar...rapaz...isso sim é lendario...acho até q é mais lendario q nota de R$ #-o 100

Enviado: 11 Novembro 2007 à17 09:02
por rbunny
só pra avisar, a operação transporte deu certo... amanhã fotos...

desisti de lava-la por enqto... acho q hj começo o desmonte, até tirar o motor do quadro...

uma boa notícia é que o motor girou... eu já havia subido no kick com meus poucos 100kg e ele não havia se mexido... ontem,durante o transporte (q foi feito no chão por falta de caminhonete) o kick fez o motor girar... bom sinal 8)

Valeu por todas as dicas!!

Enviado: 11 Novembro 2007 à44 09:17
por mantabodyboarder
Pelo menos travado de tudo não está... existe esperança de vida :P


Lynch, MP!

Enviado: 11 Novembro 2007 à49 17:02
por Lynch
XLX sempre!!!!
e sempre Reborn.....

entenda que...q quando quebra quebra mesmo rsrsrs..mais quando tá tudo certinha é prazerosa até quebrar denovo rsrs #-o

Enviado: 11 Novembro 2007 à31 23:38
por NESTOR/RS
êeeeeebbbaaaaaaaaaa....mais uma XLX para renascer.... =D> =D> =D>

Enviado: 21 Novembro 2007 à20 10:28
por rbunny
Relatório.

Data Estrelar 21/11/2007.

Bom, ontem foi dia de terminar de desmontar a menina, lavar algumas peças q vão ficar dentro da caixa de papelão por algum tempo, e começar a diagnosticar o que vai precisar trocar.

Parafusos
Bom, cada parafuso da moto é de uma medida, mesmo os que fazem parzinhos p/ segurar a mesma peça. Usei chaves de 8, 9, 10, 11, 12 e 13mm pra conseguir desmontar tudo, inclusive os prisioneiros da tampa do cabeçote (que vai ganhar um capítulo nesse relatório). A idéia agora é ir com todos esses parafusos na "Casa dos Parafusos" e padroniza-los, de preferencia, se der, todos tamanho 10mm e de inox, evitando ferrugem.

Plásticos
As peças aparentes (ou seja, a lataria da moto) é em sua maioria de plástico. Os paralamas estão condenados, o dianteiro com muitos arranhões e o trazeiro mto queimado de sol. Por serem brancos, não aparentam tanto, mas um olhar mais atento percebe que realmente estão feios. Sem contar que o suporte metálico do para-lamas traseiro está quebrado, já foi soldado anteriormente, e quebrou novamente, logo, precisa ser trocado. A carinha dela, ou seja, a parte plástica que protege o farol, já tinha ido pro lixo há mto tempo. As tampas laterais, da bateria e do filtro de ar, estão em perfeito estado.

A caixa de ar, que também é o suporte da bateria, que é de plástico, está mto boa, porém, onde fica a bateria, houve reação química, corroeu tudo, e não consegui tirar o parafuso que segura a cinta da bateria, que também quebrou por causa dessa reação química. No fds vou tentar arrancar na furadeira.

Suportes Metálicos
Bom, todos os suportes que poderiam estar quebrados, estão quebrados. Suporte dos instrumentos de painel + farol, suporte da bateria, suporte da buzina/caixa de fusíveis, qualquer outro suportinho que tiver, tá quebrado. Foi tudo pro lixo, sem dó nem piedade. Vou correr atrás de outros depois, qdo for re-montar a moto. Isso se o escopo do projeto não mudar.

Parte Elétrica
Toda, eu disse, toda condenada. Um ou outro trecho de chicote dá pra aproveitar, mas é coisa mínima. O resto, todos os fios ressecados, com muitas emendas, muita fita isolante e muita gambiarra. Resultado: tudo no lixo. Aí, dependendo do futuro, compro chicote todo novo e monto, ou faço um chicote mega-simplificado, apenas p/ ignição. Tudo vai depender do foco que vou dar pra moto.

Motor
Antes de tirar o motor do quadro, tirei a tampa de válvulas, onde ficam os tuchos de acionamento das mesmas. O primeiro problema foi pra tirar os prisioneiros. Alguns, sairam com facilidade, apesar de serem ou de 8mm ou de 10mm. Outros, eram Alen, e também sairam fácil. Porém, como sempre, os dois últimos foram um parto.

Primeiro, o parafuso que prende o cabo do conta-giros, que fica na tampa, não sai nem por decreto. Pensei: bom, fica aí e quando for pra retífica eles tiram. Aí fui tirar o parafuso que prende a tampa. Originalmente, acredito que esse parafuso seja allen, pois seria mto mais fácil de tirar, porém, ele tava sextavado de 10mm, e não tinha espaço pra colocar a chave... foram mais de 45 minutos brigando com o parafuso, mas eu venci. Deu trabalho, mas saiu.

Um outro, central, tava tão gambiarrado, que precisava de contra-porca pra dar o tamanho correto... não deu trabalho, só um pouco de pentelhação, mas saiu. Depois, umas marteladinhas e a tampa saiu inteirinha, tranquila, ficando um pouco de junta do lado de baixo, e um pouco na própria tampa.

Aí foi a hora de visualmente tentar dectar alguma coisa errada. Um cane do comando de válvulas estava bem riscado, bem danificado, e o tucho referente a esse cane, bastante gasto. Acho que vai estar nessa válvula o problema. Tirando isso, tá tudo meio normal. Por curiosidade, talvés até mórbida, tentei girar o motor através do kick. E não é que girou, tranquilo, sem trancos, sem nada??? Ou seja: o que fodeu tudo foi uma válvula travada!!!

Conclusões
Agora a coisa começou a pegar um pouco mais. Com tantos detalhezinhos que precisam ser feitos p/ poder rodar com a motoca na rua, o investimento ficará bem alto. Sem contar que ver ela magrinha, como nas fotos que vou postar de noite, dá vontade de montar ela pra off-road, e depois pagar 200 por mês e comprar uma biroquinha zero. ou seja, ainda tem um patza ponto de interrogação na minha cabeça pensando no que fazer com essa moto. Mas, seguindo o conselho de um conhecido ingles, o Jack, vamos por partes. O principal agora é botar o motor pra funcionar. Então, qdo o motor estiver pronto da retífica completa (será que ainda esse ano?), começo a pensar no futuro que o projeto vai ter.

Qdo eu chegar em casa, posto as fotos que estão no meu micro, prontinhas já, da operação transporte e da operação desmonte.

valeu!

Enviado: 21 Novembro 2007 à21 10:48
por Ricardo
Tô gostando do relato... só faltou as fotos!!! =D>