Injeção eletrônica em motos
Enviado: 02 Dezembro 2007 à21 21:40
Reavivei meu projeto de injeção eletrônica, inicialmente concebido pra funcionar no Camaro, mas como o carro estava esperando uma peça, e com isso resolvi desmontar o motor inteiro e preparar ele direito, acabei arquivando o projeto, e por enquanto o carro tbm. Bom, pelo menos até cair na minha mão um motor 125 de YBR completo...
Depois de uma certa briga com meu tio/patrão, consegui que ele fizesse um corpo de borboleta com TPS (sensor de posição da borboleta), encaixe pro bico injetor e uma rosca pra colocar o sensor de temperatura de ar da admissão.
Logo após comecei a busca por um escapamento zuado (baratinho de 30 reais) pois o escape que estava comigo era emprestado e estava 95% bom, logo eu tinha dó de fura-lo. Com o escape comprado lá fui eu furar e soldar uma rosca para encaixar a sonda lambda.
A segunda briga foi pra fazer a linha de combustivel, queria uma flauta pra prender o bico e o regulador de pressão, infelizmente eu perdi a briga e acabei usando mangueiras de ar penumático com um divisor tipo 'T'. Claro que na primeira pressurizada uma mangueira escapou e tomei um banho de gasolina, depois de algumas cintas plásticas e areme o sistema pressurizou legal.
A terceira parte foi a mais legal e chata ao mesmo tempo, foi fazer o chicote para ligar os sensores a central que eu fiz, solda pra cá, solda pra lá, conceitos novos de eletrônica embarcada e uma certa dor de cabeça, afinal pensei que a ignição fosse semelhante a de carros e ví que não tem nada a ver, mais uma plaquinha pra casar a ignição da moto como se fosse uma de carro e a injeção "entendesse".
Chegou a hora do vamos ver.
Inicialmente coloquei o carburador pra funcionar na moto, não consegui ligar e tive que limpar aquela desgraça, + 1/2 perdida.
Motor ligado no carbura, marcha lenta oscilante e do jeito que estava mesmo consegui as leituras dos sensores: Temperatura do motor, temperatura do ar da admissão, TPS, lambda e rotação. Na saida do bico coloquei o osciloscópio pra ver se estava pulsando e estava tudo Ok.
Carburador tirado (me impediram de joga ele na parede), corpo com os sensores encaixado, vamos aos testes. Pulso inicial de 15 ms, nada do motor pegar, após desligar a bomba notei um barulho de algo borbulhando, tirei o corpo pra ver se o bico pulsava, pra minha surpresa o bico estava vazando e por isso afogou o motor. Vamos testar com outro bico, legal, não estava vazando! depois de tirar a vela pra fazer o motor secar mais rápido aproveitei pra fazer a leitura, no carburador a mistura estava rica...
Bico ok, sensores ok, coca-cola ok (vicio é fróids), bateria ok, computador ok e vamos que vamos. Conseguimos fazer o motor funcionar, meia boca mais funcionou!!! Vivas!
Chamei meu tio pra ver e antes de dar os parabéns ele falou: a mistura tá mto gorda, puts, eu feliz que o motor estava funcionando 100% na injeção e ele não estava sequer satisfeito.
Diminui o tempo de injeção para 8 ms e ainda estava mto rico, fui diminuindo até chegar a 4 ms na lenta, nisso, com a borboelta toda fechada a rotação estava a 4000 rpms, claro que o corpo não estava 100% fechado, o motor girou com saude até mais de 7 mil RPMS, infelizmente o software não mostra valores acima disso, preciso mudar a escala... Bom, consegui fazer o motor funcionar na injeção eletrônica feita em casa, essa semana devo fazer ajustes finos (tem mais de 30 parametros pra serem ajustados), vou ter que ler trocentos manuais de injeção e aguardar os novos problemas que virão.
Amanhã posto umas fotos e se possivel um video, assim como a listagem do que foi usado (injeção frankstein, cada sensor/peça é de um modelo/marca diferente, sempre dos mais baratos possiveis)! Claro que tudo meio artesanal e protótipo, mas estou super empolgado com a possibilidade de ganhar uns trocados a mais se o projeto for pra frente! Os próximos passos ainda não estão mto definidos, fico entre fazer logo alguma coisa pra XLX 350 ou passar a placa pra SMD e mandar fazer os fotolitos pra fazer pelo menos umas 100 placas...
Depois de uma certa briga com meu tio/patrão, consegui que ele fizesse um corpo de borboleta com TPS (sensor de posição da borboleta), encaixe pro bico injetor e uma rosca pra colocar o sensor de temperatura de ar da admissão.
Logo após comecei a busca por um escapamento zuado (baratinho de 30 reais) pois o escape que estava comigo era emprestado e estava 95% bom, logo eu tinha dó de fura-lo. Com o escape comprado lá fui eu furar e soldar uma rosca para encaixar a sonda lambda.
A segunda briga foi pra fazer a linha de combustivel, queria uma flauta pra prender o bico e o regulador de pressão, infelizmente eu perdi a briga e acabei usando mangueiras de ar penumático com um divisor tipo 'T'. Claro que na primeira pressurizada uma mangueira escapou e tomei um banho de gasolina, depois de algumas cintas plásticas e areme o sistema pressurizou legal.
A terceira parte foi a mais legal e chata ao mesmo tempo, foi fazer o chicote para ligar os sensores a central que eu fiz, solda pra cá, solda pra lá, conceitos novos de eletrônica embarcada e uma certa dor de cabeça, afinal pensei que a ignição fosse semelhante a de carros e ví que não tem nada a ver, mais uma plaquinha pra casar a ignição da moto como se fosse uma de carro e a injeção "entendesse".
Chegou a hora do vamos ver.
Inicialmente coloquei o carburador pra funcionar na moto, não consegui ligar e tive que limpar aquela desgraça, + 1/2 perdida.
Motor ligado no carbura, marcha lenta oscilante e do jeito que estava mesmo consegui as leituras dos sensores: Temperatura do motor, temperatura do ar da admissão, TPS, lambda e rotação. Na saida do bico coloquei o osciloscópio pra ver se estava pulsando e estava tudo Ok.
Carburador tirado (me impediram de joga ele na parede), corpo com os sensores encaixado, vamos aos testes. Pulso inicial de 15 ms, nada do motor pegar, após desligar a bomba notei um barulho de algo borbulhando, tirei o corpo pra ver se o bico pulsava, pra minha surpresa o bico estava vazando e por isso afogou o motor. Vamos testar com outro bico, legal, não estava vazando! depois de tirar a vela pra fazer o motor secar mais rápido aproveitei pra fazer a leitura, no carburador a mistura estava rica...
Bico ok, sensores ok, coca-cola ok (vicio é fróids), bateria ok, computador ok e vamos que vamos. Conseguimos fazer o motor funcionar, meia boca mais funcionou!!! Vivas!
Chamei meu tio pra ver e antes de dar os parabéns ele falou: a mistura tá mto gorda, puts, eu feliz que o motor estava funcionando 100% na injeção e ele não estava sequer satisfeito.
Diminui o tempo de injeção para 8 ms e ainda estava mto rico, fui diminuindo até chegar a 4 ms na lenta, nisso, com a borboelta toda fechada a rotação estava a 4000 rpms, claro que o corpo não estava 100% fechado, o motor girou com saude até mais de 7 mil RPMS, infelizmente o software não mostra valores acima disso, preciso mudar a escala... Bom, consegui fazer o motor funcionar na injeção eletrônica feita em casa, essa semana devo fazer ajustes finos (tem mais de 30 parametros pra serem ajustados), vou ter que ler trocentos manuais de injeção e aguardar os novos problemas que virão.
Amanhã posto umas fotos e se possivel um video, assim como a listagem do que foi usado (injeção frankstein, cada sensor/peça é de um modelo/marca diferente, sempre dos mais baratos possiveis)! Claro que tudo meio artesanal e protótipo, mas estou super empolgado com a possibilidade de ganhar uns trocados a mais se o projeto for pra frente! Os próximos passos ainda não estão mto definidos, fico entre fazer logo alguma coisa pra XLX 350 ou passar a placa pra SMD e mandar fazer os fotolitos pra fazer pelo menos umas 100 placas...