Construindo Hallmeter para motos
Enviado: 15 Dezembro 2007 à10 21:25
Como alguns membros do clube sabem, tenho encontrado dificuldades em relação ao acerto do carburador de minha DT 200. E tbm, ja estou enjoado de sair para conferir cor da vela. Depois de algumas idéias, lembrei de um amigo meu, que há algum tempo atras me mostrou um hallmeter "portatil" que permite ser colocado em qualquer moto, ou até mesmo carro. Depois de várias dicas, resolvi começar o projeto.
Segue abaixo a lista de materiais e a construção do equipamento;
Material utilizado:
1 Sonda lambda( o modelo da sonda fica a critério de cada um, preferi usar a de 4 fios para que se possa ter respostas rapidas na leitura);
1 Multimetro do amarelinho(Sim, aqueles de 15 reais mesmo);
2 Garras do tipo "jacaré" pretas;
1 Garra do tipo "jacaré" vermelha;
1 Pino "banana" vermelho para multimetro ;
1 Pino "banana" preto para multimetro;
1 Porca com a rosca compativel com a sonda;
1 Tubo de +/- 100mm( Diametro próximo ou igual a saida do escape da moto);
1 Conexão curva/ponteira para a junção da sonda com o escape;
2 Abraçadeiras para a fixação da sonda.
Material utilizado
Posicionamento da porca no tubo para inicio de desbaste
Aqui, foi o início do desbaste, por sorte encontrei um rebolo para a furadeira do mesmo diametro do tubo usado na sonda.
Depois do desbaste, a porca ja estava pronta para ser soldada.
Porca soldada( dispenso comentarios do tipo: pô! que cagado de pombo hein?)rs. Acabaram meus eletrodos finos, e naum sou muito bom na solda, oque importa é que após a solda, naum houve vazamentos.
Pintura vai bem(de preferencia 600º).
Sonda pronta:
Tenho um video do teste tbm, porem naum estou conseguindo postar. Minha opnião, é que o equipamento é legal, funciona bem porém existe um pouco de oscilação, mas preciso tirar algumas duvidas com meu amigo, pois achei que este tubo esta um pouco curto, e na marcha lenta a pressão atmosferica acaba interferindo na leitura(400mV). Nas outras faixas de rotação, fica legal, e o valor fica na faixa de 800/900mV.
Se alguem tiver alguma dica, ou correção, agradeço.
Abraço pessoal, até +.
Segue abaixo a lista de materiais e a construção do equipamento;
Material utilizado:
1 Sonda lambda( o modelo da sonda fica a critério de cada um, preferi usar a de 4 fios para que se possa ter respostas rapidas na leitura);
1 Multimetro do amarelinho(Sim, aqueles de 15 reais mesmo);
2 Garras do tipo "jacaré" pretas;
1 Garra do tipo "jacaré" vermelha;
1 Pino "banana" vermelho para multimetro ;
1 Pino "banana" preto para multimetro;
1 Porca com a rosca compativel com a sonda;
1 Tubo de +/- 100mm( Diametro próximo ou igual a saida do escape da moto);
1 Conexão curva/ponteira para a junção da sonda com o escape;
2 Abraçadeiras para a fixação da sonda.
Material utilizado
Posicionamento da porca no tubo para inicio de desbaste
Aqui, foi o início do desbaste, por sorte encontrei um rebolo para a furadeira do mesmo diametro do tubo usado na sonda.
Depois do desbaste, a porca ja estava pronta para ser soldada.
Porca soldada( dispenso comentarios do tipo: pô! que cagado de pombo hein?)rs. Acabaram meus eletrodos finos, e naum sou muito bom na solda, oque importa é que após a solda, naum houve vazamentos.
Pintura vai bem(de preferencia 600º).
Sonda pronta:
Tenho um video do teste tbm, porem naum estou conseguindo postar. Minha opnião, é que o equipamento é legal, funciona bem porém existe um pouco de oscilação, mas preciso tirar algumas duvidas com meu amigo, pois achei que este tubo esta um pouco curto, e na marcha lenta a pressão atmosferica acaba interferindo na leitura(400mV). Nas outras faixas de rotação, fica legal, e o valor fica na faixa de 800/900mV.
Se alguem tiver alguma dica, ou correção, agradeço.
Abraço pessoal, até +.