Ponto do comando com corrente velha na Tornado!

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Ponto do comando com corrente velha na Tornado!

Mensagem por Ivan Luiz »

Quando a corrente de comando já está gasta ou se rebaixa o cabeçote os comandos ficam em posição atrazada certo?
Resolvi postar isso aqui depois de ver um mecanico rebaixar um cabeçote e depois tirar as engrenagens do comando pra poder colocar os comandos no ponto original!
É muito simples: no entalhado do virabrequim, onde a engrenagem pequena do comando é encaixada tem dois dentes que são amassados e a engrenagem só encaixa nessa posição. Voce pega uma lima meia-cana e tira esse amassado. Dessa forma vai dar pra montar a engrenagem em qualquer posiçao, e como o numero de dentes internos da engrenagem são impar e os externos são par, em cada posição que se coloca muda um pouco a posição dos comandos. Assim se consegue volta-los ao ponto original sem sacar as engrenagens.
Tambem tem uma gambiarra que eu nunca fiz, mas já vi feito, fica meio estranho mas funciona. Quando se rebaixa no cilindro pra passar pra alcool, e tornea a cabeça do pistão deixando cabeçudo, tipo uns 2,5 à 3 mm, a corrente não da regulagem nem se for nova. Aí da pra tirar "meio gomo da correte". Um gomo inteiro voce tiraria um pino, pularia um e tirava o seguinte, certo? Mas aí a corrente fica curta.
Então voce tira um pino não pula nenhum e tira o seguinte, ou seja um ao lado do outro. Agora voce está com a corrente separada e voce nota que as duas pontas estão iguais! Não encaixa uma na outra! Encaixa sim, fica meio desencontrada, meio remontada mas funciona! Se nao estou enganado a corrente é 3 chapinhas lado a lado que encaixa em 4, que encaixa em 3 que encaixa em 4 assim sucessivamente. Vai ser tirado uma das partes de 4 e encaixado 3 com 3. Com uma corrente na mão é mais facil entender! Apesar da emenda fica desalinhada a corrente não cai não!
Se o rebaixamento for pouco uma porca 3/8 soldada na ponta do acionador resolve!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

bem bacana essa ideia pra coloca os comandos no ponto! =D>

mas esse lance de diminuir a corrente "meio gomo" e deixar ela desalinhada eu nao curti nao! devem vender "meia emenda", eh soh procurar em lugares especializados! pra correntes comuns e maiores eu sei q vende e acha facil, mas eu nao sei como q eh a corrente de comando, pelo q vc disse IVAN ela eh diferente neh? mesmo assim acho q deve existir meia emenda.
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Eu tambem quando vi pela primeira vez achei uma aberração, mas como tem varios motores rodando assim, e sem problemas aqui na minha cidade sou obrigado a dar o braço a torcer que funciona. Mas isso é coisa para os tarados por taxa. Com até 2mm de rebaixamento dá pra resolver só aumentando a ponta do acionador!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

eh... pode ate ser que funcione bem, mas se dah pra colocar uma meia emenda sem gastar muita grana, nao vejo pq fazer isso! agora... se for dificil achar meia emenda pra essa corrente, ai tudo bem!
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Ivan Luiz, to preocupado, pq ja rebaixei 1.6mm no cabecote e agora vou ter q rebaixar 1.5mm +/- no cilindro, to preocupado com a corrente e com atraso dos comando, tu acha que eu so soldando uma porca na ponta do tensor, ja resolve :?: :?: :?: :?: Lembrando que uso um acionador com catraca que ja é um pouco mais longo que o original.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Elton escreveu:Nunca vi e nao entendi o esquema de emendar dois gomos femea (ou dois macho) da corrente

Tem como desenhar? hehe

tem a parte da corrente q fica o rolete e as placas ficam mais proximas tipo assim I--I, e tem a parte q nao fica o rolete q as placas ficam mais separadas tipo assim I I, entao a mais proxima entra dentro da mais separada tipo assim:
Obs:os tracos simbolizam o rolete

I I
I I
I--I
I I


mas nesse caso quando for tirar um gomo, na verdade vc tem q tirar dois conjuntos de placas, as que estao mais proximas e as q estao mais distantes, para que possa "casar o proximo conjunto".
Mas nesse caso o IVAN disse q eh muito e q a corrente fica muito curta, entao o ideal seria tira apenas um conjunto de placa. Mas o problema eh q desse jeito se vc tirar um conjunto nao "casa", pois fica separado com separado, ou proximo com proximo. Simbolizando

corrente normal

I I
I I
I--I
I--I
I I
I I
I--I
I--I
I I
I I


se tirar as placas que ficam proximas:

I I
I I
I--I
I--I
I I
I I

<= viu? nesse ponto a corrente nao "casa"
I I
I I
I--I
I--I
I I
I I


ai o IVAN sugeriu de fazer assim:

I I
I I
I--I
I--I
I I
I I
<= viu? ta desalhinhado, mas como o IVAN disse, desse jeito
I I funiona sem dar problemas.
I I
I--I
I--I
I I
I I



ai ficaria assim:

I I
I I
I--I
I--I
I I

II--II <= agora tah emcaixado!
I I
I--I
I--I
I I
I I
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

nao toh conseguindo editar o post! o botaode editar nao aparece!

ficou tudo alinhado a esquerda e perdeu os espacos que eu coloquei pra poder exemplificar!
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Essa corrente é de Strada, a da Tornado é mais larga mas o principio é o mesmo!
Imagem[/url]
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

foi o q eu quis explicar no mei post, mas perdeu a formatacao quando enviei!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

acho que pode gastaros dentes da engrenagem! tenho quase certeza que vai gastar!

Alguém entendido diz ai...
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Caraca....não ia postar....mas resolvi postar....sem dúvida é uma ótima idéia....mas brincar com corrente de comando ??? :shock:
Eu pessoalmente, jamais correria esse risco... :roll:
Mas...cada cabeça , uma sentença.
acho que pode gastaros dentes da engrenagem! tenho quase certeza que vai gastar!
:wink:

Além do mais...alguém pode me explicar como isso vai funcionar adequadamente, desalinhada assim?? :roll:

Imagem

:shock: :shock:
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Certa vez eu li a seguinte frase e nunca esqueci:
Teoria é quando se sabe tudo e nada funciona.
Pratica é quando tudo funciona e ninguem sabe porque.
Na verdade eu nunca fiz isso mas já vi ser feito e funcionar. Acredito que a corrente tem uma pequena folga lateral, por isso que funciona.
Mas se der pra calçar somente o tensionador e reposicionar os comandos pela engrenagem de baixo, sem duvida é mais seguro! Mas se for pra dar aquela super taxa e botar metanol...
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Certa vez eu li a seguinte frase e nunca esqueci:
Teoria é quando se sabe tudo e nada funciona.
Pratica é quando tudo funciona e ninguem sabe porque.
Perfeito.... =D>

O bom da pratica funcionando, sem a teoria, é ver o choro da galera quando a corrente de comando pula um dente ou rompe...

:cry: Como foi acontecer isso com o cabeçote/válvulas/pistão da minha motoquinha?!?!?!?! :cry:

O mais interessante disso, é que lá nos livros de teoria, já estava escrito que isso ia ocorrer..... :mrgreen:

Mas, é como já disse e vou novamente citar:
Mas...cada cabeça , uma sentença.

:wink:
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Eu estava pensando numa maneira educada de responder isso ao Ivan, Valeu Nestor.

Eu nunca faria isso em motor meu! É contra meus princípios rsrsrs


"Em tempo. Eu diria que prática sem teoria, é quando tudo funciona e ninguem sabe porque e nem por quanto tempo!" :mrgreen:
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Crosschão , Gustavo/PR e Nestor, se pareceu alguma resposta minha mal educada, peço desculpas e afirmo que não foi minha intenção!
Como eu disse no primeiro post, eu nunca fiz isso, apenas já vi ser feito varias vezes. Não recomendo mas postei para a titulo de informação, de repente, ao tentar fazer isso alguem encontra uma solução melhor. Os motores em que vi essa gambiarra, são de Kartcross, são abertos regularmente, sem duvida não se deve fazer isso num motor que se pretende ficar uns dois anos sem mexer, caso da trilha. Já um motor de arrancada por exemplo, que tem que durar 402 m, já seria de ariscar.
No meu motor eu acertei o ponto via engrenagem do virabrequim, e calcei o acionador!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Crosschão , Gustavo/PR e Nestor, se pareceu alguma resposta minha mal educada, peço desculpas e afirmo que não foi minha intenção!
Negativo Ivan, o tópico estra dentro dos conformes... cada um postando sua opnião e respeitando a dos amigos! Por isso é fórum é oque é. ;)

*na minha ensagem ai pra cima, substitua "educada" por "inteligente" pois foi oque eu quis dizer ;)


**Vi que você é de Mulherama... faz tempo que não passo por ai fazer uma festa! rsrsrs O lugar pra ter mulher bonita, meus jesuis... abraço! :mrgreen:
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Estava dando uma olhada nesse tópico: http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... 60&start=0
e notei que o Furia SM rebaixou 1,6 + 1,8 = 3,2 mm, e deu pra esticar
a corrente de comando somente aumentando o acionador. Sem duvidas essa é a opção mais segura! 8)
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Adoro Teoria... Nunca funciona !!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

kkkk

boa!
e quando isso acontece... dah ate pra ficar loko de raiva! kkk
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem