Equipamentos - Como escolher o seu capacete

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Robini
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Equipamentos - Como escolher o seu capacete

Mensagem por Robini »

Equipamentos - Como escolher o seu capacete

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O acessório mais importante do equipamento de proteção e segurança para conduzir motos é sem dúvida o capacete, pois é ele quem protege a nossa cabecinha. Este guia, criado basicamente com base na nossa experiência e em informações fornecidas por alguns fabricantes de capacetes, serve exatamente para ajudá-lo a escolher um capacete de qualidade, que esteja de acordo com a sua moto e que lhe permita alguma segurança.

1. Tipos de Capacetes

Cada tipo de capacete tem a sua função própria, os seus limites em termos de segurança, as suas vantagens e as suas desvantagens. Cada grupo distinto de motociclistas tem mais inclinação para um certo tipo de capacete, dependendo principalmente da moto que conduz e também logicamente com o estilo do piloto.

ImagemIntegrais (para Estrada)
Fáceis de identificar por serem fechados, este formato lhes confere maior resistência a toda estrutura. No entanto, estes capacetes embaçam facilmente as viseiras e tornam-se quentes nos dias de maior calor. São os modelos mais caro de todos, uma vez que o custo de desenvolvimento é superior aos outros, oferecem maior proteção e têm muito mais materiais e funcionalidades (ex: canais de circulação de ar, forros removíveis, viseiras destacáveis, etc).

ImagemFora estrada
Têm um formato muito próprio que inclui uma proteção contra pedras, lama e poeira, e permitem o uso de óculos adequados. São logicamente indicados apenas para motocross e práticas de fora de estrada.

ImagemHíbridos
Permitem abrir/deslocar para cima a parte do queixo do capacete. Muito práticos nas grandes viagens, pois permitem descansar um pouco a cabeça e respirar melhor nas paragens, sem ter que retirar o capacete, e são também muito práticos para pessoas que usam óculos.

ImagemAbertos
Com área de cobertura mais reduzida, protegem apenas as orelhas e as partes laterais do rosto, e não possuem qualquer proteção para o queixo, sendo poucos os que incluem viseira. São mais baratos que os outros modelos de capacetes e são indicados principalmente para trajectos curtos, a pouca velocidade, ou seja, em áreas urbanas.

ImagemCurtos
São os modelos mais simples de capacetes. Não protegem nem o queixo, nem as laterais. São mais usados nas choppers/custom por se integrarem melhor no estilo, mas a segurança dos mesmos é muito precária ou quase nula. São também mais baratos que quaisquer outros.

2.Pontos essenciais de um capacete

:arrow: Conforto
À parte do fator segurança, o aspecto mais importante de um capacete é o conforto, pois usamos-o nas mais diversas condições, quando conduzimos a nossa moto. Deve ser seguro, esteticamente agradável e bastante confortável.

:!: Quando experimentar um capacete, use-o pelo menos durante 5 minutos antes de o retirar. Concentre-se nas zonas que o incomodam. Depois de retirá-lo, olhe-se ao espelho para ver se ficou com alguma marca vermelha no rosto. O capacete deve ficar bastante justo, mas sem ultrapassar o ponto do desconforto.

:arrow: Camada exterior (Casco)
O casco é normalmente composto por uma mistura de policarbonatos ou fibra de vidro. Capacetes em fibra de vidro oferecem elevada resistência ao impacto, são muito estáveis e duram bastante tempo. Os capacetes de policarbonatos são mais leves e muito rígidos. O casco deve ser moldado numa só peça pois a sua principal função é dissipar o impacto por toda a estrutura e evitar que qualquer objeto penetre no interior do capacete.

:!: Pergunte sempre acerca das normas de segurança que o capacete respeita (normalmente encontra-se rotulado no interior do capacete). Muitos fabricantes de capacetes dos mais baratos evitam sujeitar-se a testes de segurança, pois à partida não estarão à altura dos mesmos, e por isso não se encontram quaisquer indicações de normas de segurança.

:arrow: Camada de Protecção Interior
A camada de protecção de um capacete é normalmente feita de poliuretano, que são uns polímeros do tipo do esferovite. Tem como função absorver o impacto sem o transmitir para a sua cabeça. Alguns capacetes não têm esta camada, o que apesar de lhes dar um ar mais leve e prático de transportar, falta-lhes o ingrediente principal que é precisamente a segurança.

:arrow: Camada de Conforto (Forro)
É a camada que fica em contacto com a sua cabeça. Deve ter boa capacidade de respiração, ser bastante confortável, adaptável ao seu rosto e deve também absorver o suor. Alguns capacetes possuem forros laváveis e ainda forros substituíveis, o que prolonga ainda mais a vida do seu capacete. Deve-se levar este fator em conta pois, apesar destes tipos de capacetes terem um preço um pouco superior em comparação aos que não possuem forro substituível. A longo prazo sai mais barato pois basta-lhe substituir o interior para ficar com o capacete novo.

:!: O forro tende a adaptar-se ao formato do rosto de cada um. Geralmente os capacetes tornam-se mais confortáveis depois de algum tempo de uso, mas certifique-se de que adquire um capacete bem à sua medida.

:arrow: Sistema de Ventilação
Um bom sistema de ventilação é muito importante pois, além de manter o interior do capacete arejado, evita o embaçamento da viseira e mantém o ar renovado dentro do capacete. A construção deste sistema muitas vezes tem influência direta no ruído que se ouve dentro do capacete, o que se ocorrer, resulta num capacete de fraca qualidade, pois isso significa que foram efetuados poucos ou nenhum teste a este fator, provavelmente com o intuito de reduzir os custos de produção e manter o capacete a um preço baixo.

Verifique se o sistema de ventilação permite controlar a abertura/fecho e se existem aberturas (canais) na traseira do capacete (o ar que entra no capacete deve poder sair do mesmo).

:!: Os sistemas de ventilação são a principal causa de ruído dos capacetes. Quanto mais aerodinâmico (formas redondas) for o formato do capacete e respectivos canais de ventilação, menor será o ruído.

:arrow: Sistemas de fecho de segurança
Existem três tipos de fechos de segurança: Duplo anel em D (o mais seguro e mais leve. Ex: Arai), o fecho rápido (o mais comum e o mais fácil de usar. Ex: Shoei), velcro, e o sistema de alavanca (muito pouco usado e sujeito a estragar-se com frequência).

Para muitos que possuem capacetes com fechos tipo Duplo anel em D, mostramos abaixo o esquema de como fecha-lo corretamente.

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Quase todos nós, quando comprámos o primeiro capacete, andámos algum tempo sem dominar a técnica de abrir e fecha-lo. Por isso é comum vermos motociclistas em bombas de gasolina ou nas paragens com o capacete colocado e estranhamente agarrados ao pescoço. Provavelmente é alguém que tem o capacete há pouco tempo e ainda não aprendeu a técnica para tira-lo. Mas quando usamos o capacete com grande frequência, aprendemos a dominar qualquer sistema rapidamente e sem problemas.

:!: Tenha em atenção o sistema de fecho do capacete que pretende adquirir. Certifique-se que as fitas não são demasiadas longas e que as pontas destas não lhe incomodam no pescoço, pois se estiverem longas demais têm tendência a andar soltas e a roçar e a bater na pele, causando irritações desconfortáveis. As tiras são normalmente fabricadas em nylon, o mesmo material dos cintos de segurança, por ser bastante resistente e duradouro.

:arrow: Espaço para as orelhas
O interior do capacete deve ter espaço suficiente para alojar confortavelmente as nossas orelhas. Os forros com formato mais ergonómico são muito mais confortáveis e levam menos tempo a adaptarem-se ao formato da sua cabeça. Todos os capacetes são adaptáveis ao formato da sua cabeça, uns mais que outros, mas de forma limitada, ou seja, se experimentar um capacete que gosta muito, mas que ao princípio não condiz nada com a sua cabeça, dificilmente se ajustará de forma confortável, mesmo com muito uso.

:arrow: Óculos de sol
Conduzir com o sol de frente pode nos cegar ao extremo. Alguns capacetes já incluem viseiras escurecidas que tornam a condução em dias claros muito mais confortável, mas comprometendo a condução noturna. No entanto, um par de óculos de sol resolve o problema.

:arrow: Peso
A não ser que seja um capacete dos "Flinstones", o peso não deverá ser uma preocupação. Se for um pouco mais pesado que o seu capacete anterior não tem qualquer problema, pois em pouco tempo os seus músculos habituam-se ao novo peso.

:!: Um capacete mais leve será sempre mais confortável que um mais pesado, mas também o uso de materiais de compostos mais leves traduz-se num custo maior, pelo que deverá sempre balancear a sua escolha.

:arrow: Tamanhos
Algumas marcas têm um só tamanho para os cascos dos capacetes, mudando apenas a camada de protecção interior ou o forro. Isto significa que um capacete XS (extra pequenol) tem uma grande quantidade de forro ou de esferovite (EPS), comparado com a versão XL. Considerando que todos queremos um capacete que não nos torne a cabeça muito maior que o que ela é, verifique se o fabricante usa diferentes tamanhos de casco para modelos de diferentes tamanhos. (estes capacetes são também normalmente mais caros).

:arrow: Viseiras
Peça essencial em qualquer capacete, os que não têm não impedem que projéteis dos mais variados possíveis (mosquitos, pedras, poeiras, alcatrão, chuva, etc) o atinjam no rosto, podendo provocar graves lesões a nível dos olhos e da pele. É muito importante que a viseira ou os óculos de protecção (no caso dos fora estrada) não distorçam ou retirem muito ângulo de visão.

Verifique que tipo de viseira inclui o capacete e se permite mudar para diferentes tipos de viseiras (mais escuras, espelhadas, alta definição, etc), onde e como se abrem, facilidade de abertura, capacidade de vedar a entrada de chuva e de vento, facilidade de remoção/substituição e se as peças dos encaixes da viseira são substituíveis, pois é bastante comum danificarem-se com pequenas quedas.

:!: Certifique-se de que escolha um capacete com viseira anti-risco e com bom tratamento anti-embaçamento. Verifique também se a viseira não desliza em contacto direto com o casco (acaba por riscar e gastar o verniz e tinta exterior do capacete bem como a própria viseira).

:!: Evite colocar o capacete num local pouco seguro e muito acima do solo. Tantas vezes se vêem capacetes a cair no chão por estarem pendurados ou nos espelhos retrovisores, ou no assento ou em cima de um muro. Uma simples queda pode arruinar por completo um capacete.

:!: Certifique-se também de quais as normas de segurança que o capacete cumpre, pois por vezes as companhias de seguros tentam “fugir” por aí alegando, em caso de acidentes graves, que o capacete não cumpria as normas x e y de segurança. Apenas para que fique a saber.

3. O tamanho certo

- Use uma fita métrica para medir o perímetro da sua cabeça;
- De acordo com a tabela do fabricante, procure qual o tamanho correspondente à medida da sua cabeça (ex. Small, Large, Extra Large…);
- Pegue nas correias do capacete e encaixe-o na sua cabeça;
- O capacete deverá ficar bem justo à cabeça;
- O capacete deve ser confortável;
- Verifique se a parte anterior do capacete fica bem junta ao pescoço e à testa (não deverá caber o polegar entre o capacete e a cabeça);
- Ajuste e aperte o fecho das correias;
- O fecho não deverá ficar demasiado justo, pois aperta-lhe o pescoço;
- Abane a cabeça de modo a verificar se o capacete não abana;
- Certifique-se de que sua cabeça não escorregue dentro do capacete;
- Sente-se na sua moto na posição de condução. O topo do capacete não deverá influenciar a sua visão;
- O seu ângulo de visão deverá ser da ordem dos 100%;
- Se usa óculos, experimente-os com o capacete;
- Pressione com a mão por cima do capacete (simular a força do vento) e assegure-se que se sente confortável e que o capacete envolve toda a sua cabeça;
- Verifique se tem todas as características ao seu gosto;
- Use-o pelo menos durante 5 minutos para ver se fica com marcas vermelhas no rosto.

O tamanho do seu capacete não só é determinante no conforto e prazer que lhe proporcionará, mas também tem um papel importante em caso de quedas. Nunca compre um capacete que não lhe serve na perfeição. Existem vários métodos e truques para medir o seu capacete ideal.

- Comece por experimentar o tamanho que pensa ser o correto, de acordo com a tabela do fabricante;
- Segure no capacete pelas duas fitas, uma em cada mão e coloque-o até sentir o topo a tocar na cabeça. Se o sentir demasiado apertado (por exemplo, se a sua cabeça não chegar a tocar no topo do capacete ou se as suas orelhas não ficam bem acomodadas/encaixadas) ou se o incomoda, experimente o tamanho acima;
- Uma vez encontrado o tamanho confortável, deverá verificar se não está demasiado largo. Para isso, pegue numa das fitas, com o capacete apertado, e tente mover o capacete de lado a lado e de cima para baixo. Se o capacete escorregar, está grande demais. Se a sua pele e o couro cabeludo seguem o mesmo movimento do capacete, então esse é o tamanho certo;
- Finalmente, ainda enquanto segura nas fitas, mova-o mais rápido possível para baixo e para trás. Se sentir que o capacete pode sair em qualquer dessas posições, ou ele está demasiado grande ou as fitas não estão devidamente apertadas.

4. Cuidados e Manutenção

:arrow: Limpeza Exterior
Para limpar o seu capacete por fora, recomendamos o uso dos mesmos produtos concebidos para a limpeza dos automóveis. Praticamente todos os capacetes levam um acabamento idêntico ao dos automóveis, e poderá utilizá-los para a remoção de riscos e polimento. Tenha cuidado para não polir demais, pois acabará por abrasar a camada de acabamento, chegando à camada de pintura. Quando remover autocolantes do casco, ficam sempre resíduos de cola, que poderão ser removidos com álcool, limpando com água e sabão logo que termine.

:arrow: Limpeza Interior
Muitos capacetes têm interiores laváveis, os quais deverão ser lavados com sabão e à mão. Deixar secar à sombra para assegurar que o forro não se deforme.

:arrow: Limpeza dos canais de ventilação
Poeiras e sujeiras ficam normalmente acumuladas nestas áreas. Se possível, utilize um compressor a ar para soprar toda esta sujeira. Retire as peças interiores do capacete para proceder a esta operação.

:arrow: Apertar e remover os parafusos
Por vezes é necessário ajustar alguma peça do capacete, tal como o suporte da viseira ou da pala no caso dos de fora de estrada. Tenha atenção para não apertar demais estes parafusos pois, se forem de plástico podem partir-se ou se forem de alumínio podem rasgar-se.

5. Conclusão

Com este artigo espero dotar os leitores de alguma informação importante para a escolha de um capacete. Espero ter coberto aspectos que muitos não tem conhecimento apenas porque nunca lhes foi explicado, mas são de extrema importância podendo fazer a diferença entre um capacete que lhes deixará totalmente satisfeitos em termos de segurança e conforto, durarando muitos anos, ou um capacete que lhes trará problemas, não só pelo incómodo como pelos problemas físicos que podem causar.

A questão PREÇO não foi muito abordada aqui, mas ficou transparente que os melhores capacetes são normalmente os mais caros, pois têm todo um trabalho de pesquisa e investigação por trás, muitas horas nas pistas de corrida protegendo os melhores pilotos do mundo, refletindo obviamente no preço final mas, incluindo a garantia de um produto comprovadamente seguro, e a segurança deve ser a principal preocupação de qualquer motociclista. Por isso o conselho final é:

a máquina é substituível, você não.


Fonte: site Motonline (Portugal) - http://www.motonline.pt (texto adaptado)
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