Preciso de uma dica sobre pilotagem
Preciso de uma dica sobre pilotagem
Galera, gostaria de saber de vcs sobre como pilotar a moto com pneu de trilha em estrada de barro (terreno duro porém molhado e liso como sabão), pois quando tentei andar numa estradinha assim, a moto patinou que foi uma beleza... derrapou, derrapou até que eu não tive domínio e caí. Qual o segredo de andar nesse tipo de terreno?
-andar devagarinho pro caso de se cair não machucar?
-andar rápido pra ver se não dá tempo de patinar (correndo o risco de piorar a situação)?
-ou o problema pode estar na calibragem dos pneus?
eu estava com 15 libras na dianteira e 17 na traseira (pois costumo andar com minha mulher na garupa).
Valeu aí.
Ricardo
-andar devagarinho pro caso de se cair não machucar?
-andar rápido pra ver se não dá tempo de patinar (correndo o risco de piorar a situação)?
-ou o problema pode estar na calibragem dos pneus?
eu estava com 15 libras na dianteira e 17 na traseira (pois costumo andar com minha mulher na garupa).
Valeu aí.
Ricardo
Nessa situação eu andaria mais para rapido, guiando a moto com a posição do corpo e não pelo guidão, e com uma calibragem menor. Na dianteira uso 14 e na trezeira uso de 10 a 12. Vejo que isso também varia de pessoa para pessoa. No meu caso procuro ficar em pé, voltado ligeiramente com o corpo para trás.
O pneu tbm ajuda muito. Uso um metzeler MC5 110/100.
O pneu tbm ajuda muito. Uso um metzeler MC5 110/100.
Em terreno liso é calibragem do pneu entre 10 e 12 libras traseiro e 13 e 14 dianteiro.
Se vc tem um moto com bom torque, não precisa enrolar o cabo, é pior e é chão na certa, deixa ela numa rotação boa, preferencialmente na faixa de torque e tente manter assim, evite dar aceleradas bruscas.
Com a DR em subidas lisas eu vou só na 2ª no tó tó tó... ela sobe tudo e na manha.
Espero ter ajudado
Abraço
Se vc tem um moto com bom torque, não precisa enrolar o cabo, é pior e é chão na certa, deixa ela numa rotação boa, preferencialmente na faixa de torque e tente manter assim, evite dar aceleradas bruscas.
Com a DR em subidas lisas eu vou só na 2ª no tó tó tó... ela sobe tudo e na manha.
Espero ter ajudado
Abraço
Valeu aí galera, obrigado pelas dicas, vou seguir a recomendação da calibragem e ver o que acontece, como disse o AuaTT.
Peruch, minha moto é uma tornado, eu acho que o torque dela é bom e vc me ajudou sim. Só o fato de vcs falarem "é chão na certa" já me tira a dúvida se o problema era eu ser roião !!! :D
Ale primo, meus pneus ainda estão em bom estado, inclusive tá rendendo o bichinho. Eu botei em janeiro, rodo todo o dia na cidade e ele ainda tá tipo meia vida, com uns 5mm de cravo na traseira. O dianteiro é que tá indo embora mais rápido pq no asfalto eu sempre freio mais forte na dianteira e evito travar a roda traseira. Recomendo a marca pra quem busca durabilidade, um Pirelli Mx Scorpion pra terreno duro.
Falow!!
Peruch, minha moto é uma tornado, eu acho que o torque dela é bom e vc me ajudou sim. Só o fato de vcs falarem "é chão na certa" já me tira a dúvida se o problema era eu ser roião !!! :D
Ale primo, meus pneus ainda estão em bom estado, inclusive tá rendendo o bichinho. Eu botei em janeiro, rodo todo o dia na cidade e ele ainda tá tipo meia vida, com uns 5mm de cravo na traseira. O dianteiro é que tá indo embora mais rápido pq no asfalto eu sempre freio mais forte na dianteira e evito travar a roda traseira. Recomendo a marca pra quem busca durabilidade, um Pirelli Mx Scorpion pra terreno duro.
Falow!!
Eu tb tenho uma tornado e usava o Pirelli MX Scorpion. Tirei ele fora pois escorregava muito (muito duro, dura muito hehehe), e coloquei um par de Rinaldi RW33 (molinho, macio, dura pouco).
Fiz uma corrida com o RW33 em uma pista que estava um sabão, usei 12 libras no dianteiro e 13 no traseiro. Resultado: marquei um 1º e um 2º lugar no Cross Test. Adorei o pneu!! Ele deu muita diferença!!
Olha a foto da ocasião para vc ver como estava o chão:
Fiz uma corrida com o RW33 em uma pista que estava um sabão, usei 12 libras no dianteiro e 13 no traseiro. Resultado: marquei um 1º e um 2º lugar no Cross Test. Adorei o pneu!! Ele deu muita diferença!!
Olha a foto da ocasião para vc ver como estava o chão:
Realmente o Scorpion Extra é duro e escorrega, porém eu notei boa diferença com a calibragem baixa. Acho que vou continuar usando ele quando tiver de trocar, justamente pq rodo muito no asfalto. Minha expectativa é de 10.000km até a próxima troca rodando diariamente na cidade e fins de semana em trilhas leves. Eu rodo cerca de 1.200km/mês.
Quanto aos pneus da linha Scorpion, eu vi no site que tem vários modelos e o Mx Extra é o mais duro, sendo o Mx Soft o mais macio, que não deve escorregar tanto quanto o Extra em terrenos moles. Porém a durabilidade deve ser menor.
Quanto aos pneus da linha Scorpion, eu vi no site que tem vários modelos e o Mx Extra é o mais duro, sendo o Mx Soft o mais macio, que não deve escorregar tanto quanto o Extra em terrenos moles. Porém a durabilidade deve ser menor.
Não me crucifiquem!
Mas numa situação de "LAMA" pneus mais cheios que o normal funcionam melhor.
1º pq a moto fica mais pesada;
2º pq com pneus mais duros e com menos área de contato ele enterra mais na lama indo buscar o chão firme que esta por baixo;
3º pq em pneus mais duros o barro é expelido com mais facilidade, ficando mais limpo.
Nessa situação de lama funcionam melhor os pneus com cravos mais espassados.
Mas numa situação de "LAMA" pneus mais cheios que o normal funcionam melhor.
1º pq a moto fica mais pesada;
2º pq com pneus mais duros e com menos área de contato ele enterra mais na lama indo buscar o chão firme que esta por baixo;
3º pq em pneus mais duros o barro é expelido com mais facilidade, ficando mais limpo.
Nessa situação de lama funcionam melhor os pneus com cravos mais espassados.
Ale, no 2º e 3º eu concordo, mas me explica de que forma a moto fica mais pesada. Vc não está falando do ar né?ale primo escreveu:Não me crucifiquem!
Mas numa situação de "LAMA" pneus mais cheios que o normal funcionam melhor.
1º pq a moto fica mais pesada;
2º pq com pneus mais duros e com menos área de contato ele enterra mais na lama indo buscar o chão firme que esta por baixo;
3º pq em pneus mais duros o barro é expelido com mais facilidade, ficando mais limpo.
Nessa situação de lama funcionam melhor os pneus com cravos mais espassados.
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- Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57
A controvérsias. rsrsrsrs Normalmente concordo em GNeG contigo ale, mas a respeito dos pneus mais ou menos murchos, isso vai muito da moto(motor), do terreno, e principalmente do piloto! rsrsrsrsale primo escreveu:Não me crucifiquem!
Mas numa situação de "LAMA" pneus mais cheios que o normal funcionam melhor.
1º pq a moto fica mais pesada;
2º pq com pneus mais duros e com menos área de contato ele enterra mais na lama indo buscar o chão firme que esta por baixo;
3º pq em pneus mais duros o barro é expelido com mais facilidade, ficando mais limpo.
Nessa situação de lama funcionam melhor os pneus com cravos mais espassados.
Ja vi situações no meio da trilha, onde xr200 subia morros sorrindo e motos maiores não ia nem com a pêga! Depois fui descobrir que o cara tinha murchado beeem o pneu para andar ali (praticamente quintal da casa dele)...
Se tu tiver noção de como é a trilha o lance é optar.rscarmo escreveu:Legal as dicas, não sabia desses lances, agora uma perguntinha básica: não dá pra ficar regulando a calibragem no meio das trilhas, então o jeito é escolher um meio termo e o resto fica por conta do piloto, correto?
Pedras = maior calibragem
Barro, idem
chão liso = mais baixo
"Acho" melhor sair com uma calibragem maior e muchar o pneu que o contrário.
Não gosto de meio termo, pq fica ruim pra tudo.
Escolha onde quer se dar melhor e vai no sacrifício no resto.
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